+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cache full linux + servidor provedor mikrotik

    Estou com um projeto de um provedor(já funcionando) para montar um servidor de cache com linux debian mas ele já tem um servidor mikrotik que recebe um IP valido e faz o nat para os clientes dele fazendo controle de banda + pppoe.

    Mas ele quer fazer um cache full com um server linux que ele tem separado para isso mas minha dúvida é como integrar o linux se ele tb tem que direcionar e fazer um nat por exemplo usando a porta 3128(para cache full no debian faço com squid + htb+tc)

    Porque se colocar o linux antes do mikrotilk ficariam dois Nats ai acho que o cache full do linux não passaria para a faixa de IP do mikoritk(no caso a segunda placa de rede dele)


    lá está assim:

    servidor mikrotik:

    placa 1: link embratel
    placa 2: ips da rede interna
    pppoe e etc...

    linux:
    eth0: o que colocar para não mexer na estrutura
    eth1: mesma pergunta da eth0


    OBS.: Não quero fazer em paralelo com o mikrotik quero deixar o mikrotik dele separado do meu servidor linux.

    OBS.: uma duvida:

    será que o linux não pode redeber o IP válido e passar a faixa da rede interna e o mikrotik ficar dentro da faixa de rede interna com uma placa de rede só continuar gerenciando??porque acho que a segunda placa é só para questão de NAT mesmo para rede interna.

  2. #2

    Padrão Cache

    Grande existe uma maneira melhor de se trabalhar com esse esquema de cache em linux e server mikrotik separados.

    mikrotik

    ether0 link embratel
    ether1 saida clientes

    linux ether0 link embratel


    apenas isso mais nada faça seu proxy por parent e redirecione para seu cache linux vai sentir a diferença

  3. #3

    Padrão

    não entendi muito bem mas vamos lá:

    mikrotik

    ether0 link embratel 200.255.255.66
    ether1 saida clientes 10.0.1.254 (gateway da rede interna)

    linux ether0 link embratel(qual IP fica aqui? outro valido?)
    se for como o linux vai se comunicar com o mikrotik?cabo cross?

    explica melhor e como fazer esse redirecionamento...]

    OBS:lembro que o mikrotik está fazendo pppoe para os clientes com controle de banda não sei se isso interfere.

  4. #4

    Padrão cache

    Isso mesmo na interface do linux ele tbem terá um outro ip valido.

    lembrando que o seu link deve chegar em um switch e dele sair para o mkt e para o linux certo.

  5. #5

    Padrão Ajuda

    Me add no msn que te dou uma força

  6. #6

    Padrão

    me passa seu msn..o meu é [email protected]


    mircmouse,

    teria como me passar como fazer isso pois não sabia que sem fazer o nat usando duas máquinas com Ips válidos no mesmo switch o linux faria cache para o Mikrotik(que usa um ip valido em uma interface e na outra uma faixa qualquer 10.0.1.0/24) e mesmo assim todos passam pelo proxy do linux(porta 3128) e aceitam o cache dele.


    me ajuda nisso ai....