+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Routerboard - Indicação

    Bom dia pessoal,


    Uso um AP AProuter com mikrotik para gerenciar uma rede de mais ou menos 50 clientes. Porém, agora há muitos concorrentes na minha regiao (no minimo uns 30 no site survey) e estou procurando mais qualidade e estabilidade, pois, com o AP os clientes ainda reclamam um pouco no caso da velocidade e estabilidade. Isso acontece muito a noite, nao sei o porque, link nao é pois aqui tenho 4mbps e o link, as vezes, nao passa de 1mbps segundo a interface do MK. Uso uma antena da hiperlink, já um pouco antiga (2 anos mais ou menos).

    Tem uma lojinha perto de casa onde o site deles é esse aqui: Tudoinformatic.com (desculpem-me se nao puder colar link). Gostaria de saber se a routerboard deles é de qualidade e o cartao também.

    Grato a todos,
    André Ribeiro.

  2. #2

    Padrão

    primeiro, concerteza vc tem 4 mega adsl, ou seja, uma merda quando tem muitas pessoas emcima,

    acho que o problema é o link e o ap
    faz o teste, vai na casa de um cliente, se o ping estiver normal da casa do cliente ate o servidor e mesmo assim a net estiver lenta, entao o teu link que nao é suficiente, e se for realmente adsl o upload é muito baixo para trabalhar como provedor, e tem limite de conexoes simultaneas..

    sobre a RB, coloca uma RB 433 ja vai fica bom (apesar que eu nao gosto de mikrotik nas torres)

  3. #3

    Padrão

    Blz meu caro...

    esse minicard EMP-8602 plus-s de 600mW vale a pena??

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Andr0x Ver Post
    Blz meu caro...

    esse minicard EMP-8602 plus-s de 600mW vale a pena??
    Esse cartão funciona legal, desde que saiba configurá-lo.
    Uma boa sujestão seria o R52H, que agora tambem esta homologado!

  5. #5

    Padrão

    amigo vc primeiro tem que testar sua rede para ver se não e interferencia

    2º se o seu link for adsl não posso afirmar porque vc não citou se ele e full ou adsl mais se for adsl ja vi um link de 4Mb funcionar em uma rede de 150 clientes com clientes simultaneos uma media de 50 a 70 no horario de pico funcionar sem problemas com link de 100Kbps para cada cliente mais e um provedor de internet a cabo que tem na cidade vizinha e funciona normal vc pode ir na casa de cada cliente fazer os teste a velocidade ta beleza.

    3º ja a minha indicação e de vc usar RB433AH e cartão R52H

    vc tambem pode checar os cabos

  6. #6

    Padrão

    amigos...

    Vendo os clientes conectados no MK, vejo que momentaneamente eles conseguem o link maximo configurado (caso 128k ou 256k) e outras vezes vejo eles com uma velocidade critica de 20 a 60k.
    Realmente eu já nao sei mais o que faço... já fui na casa de clientes e a velocidade lá bate o link maximo... já em outros, mesmo com o sinal alto (50 a 70%), demora pra abrir uma simples home page como do google...
    As vezes penso que é o AP, outras vezes a antena, outras o servidor MK... já nao sei mais o que faço... espero que voces me deem uma luz

    grato.

  7. #7

    Padrão

    todo o inicio é assim. mas se vc nao tem conhecimento minimo em redes fica dificil...
    primeiro vc tenq ir no cliente na hora do problema e testar se o problema esta no modem----internet ou no cliente----servidor..

    e como vc faz isso? dando ping...

    vai no cliente, primeiro piga do cliente ate a torre, se tiver ok, pinga do cliente ate o servidor, se tiver ok pinga do cliente ate um site na net. e se tudo responder e ainda assim estiver lento, entao é o teu link d internet que nao da conta do recado... é adsl? q tipo de link vc tem?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ederjohann Ver Post
    todo o inicio é assim. mas se vc nao tem conhecimento minimo em redes fica dificil...
    primeiro vc tenq ir no cliente na hora do problema e testar se o problema esta no modem----internet ou no cliente----servidor..

    e como vc faz isso? dando ping...

    vai no cliente, primeiro piga do cliente ate a torre, se tiver ok, pinga do cliente ate o servidor, se tiver ok pinga do cliente ate um site na net. e se tudo responder e ainda assim estiver lento, entao é o teu link d internet que nao da conta do recado... é adsl? q tipo de link vc tem?
    Sim, é ADSL... como um amigo anterior falou, há pessoas aqui (concorrentes conhecidos) que tem mais de 150 clientes e ficam num horario de pico de até 80 clientes online numa velocidade de 128kbps e segurando bem. É fato, pois eu já vi.
    O teste que eu faço é checar as conexoes do cliente pra ver se há algum dano no conector SMS, depois eu checo o sinal e se tudo estiver OK eu testo a internet...

    Acredito que tenho um certo conhecimento sobre redes sim, porém ainda estou limitado pq mexo muito com rede do windows... meu MK fui eu quem fiz seguindo tutoriais como também o cache full, etc...

    Sobre o ping, vc poderia me explicar melhor como testaria isso? Meu sistema é exatamente assim: Antena pra AP em bridge e MK pra gerenciar... qualquer um pode conectar no AP que vai dar no meu hotspot. Entao o usuario cadastrado coloca o login e senha pra conectar a internet...

    Grato.

  9. #9

    Padrão

    eu acredito que o problema é sua adsl, adsl tem limite de conexões simultaneas, entao se teus concorrentes estao usando adsl concerteza eles tem mais adsl e fazem um balanceamento.. ja testei, e em adsl, maximo simultaneo que aguenta sem da problema é 15 usuarios... acima disso ja da "pagina nao pode ser exibida"

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ederjohann Ver Post
    eu acredito que o problema é sua adsl, adsl tem limite de conexões simultaneas, entao se teus concorrentes estao usando adsl concerteza eles tem mais adsl e fazem um balanceamento.. ja testei, e em adsl, maximo simultaneo que aguenta sem da problema é 15 usuarios... acima disso ja da "pagina nao pode ser exibida"

    Eu conheço alguns de meus concorrentes e os links deles também sao ADSL e nao usam balanceamento. Eu conseguia segurar esses clientes numa boa, porém depois de um tempo ta ficando muito instavel... esse é o meu problema.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ederjohann Ver Post
    eu acredito que o problema é sua adsl, adsl tem limite de conexões simultaneas, entao se teus concorrentes estao usando adsl concerteza eles tem mais adsl e fazem um balanceamento.. ja testei, e em adsl, maximo simultaneo que aguenta sem da problema é 15 usuarios... acima disso ja da "pagina nao pode ser exibida"
    Amigo, acho q cada caso é caso, eu mesmo tenho duas redes cada uma com um adsl de 4 mb, uma tem 45 clientes cadastrado e bate cerca de 25 simultaneos e a outra tenho 85 clientes cadastrado e bate cerca de 45 online trafego entre 2mb e 2,5 e nenhuma das duas redes da latencia ou algum tipo de problema, por ex dessa de 85 clientes, usava balanceamento com 3 adsl 1+1+4mb depois testei somente com um de 4 mb, deixei os 2 de 1 mb parado e ficou blz por cerca de 2 meses e resolvi testar o thunder cache...

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Andr0x Ver Post
    Bom dia pessoal,


    Uso um AP AProuter com mikrotik para gerenciar uma rede de mais ou menos 50 clientes. Porém, agora há muitos concorrentes na minha regiao (no minimo uns 30 no site survey) e estou procurando mais qualidade e estabilidade, pois, com o AP os clientes ainda reclamam um pouco no caso da velocidade e estabilidade. Isso acontece muito a noite, nao sei o porque, link nao é pois aqui tenho 4mbps e o link, as vezes, nao passa de 1mbps segundo a interface do MK. Uso uma antena da hiperlink, já um pouco antiga (2 anos mais ou menos).

    Tem uma lojinha perto de casa onde o site deles é esse aqui: Tudoinformatic.com (desculpem-me se nao puder colar link). Gostaria de saber se a routerboard deles é de qualidade e o cartao também.

    Grato a todos,
    André Ribeiro.

    Como o amigo falow, testa parte por parte para saber, um detalhe, AP comum ñ aguenta trafego constante, sempre da latencia, tive muito esse problema qdo começei, depois q mudei meus AP pra MK acabaram meus problemas, outro detalhe, vc faz controle de P2P, ares, conexões simultaneas? Isso ajuda muito pra deixar uma rede estavel....

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    Como o amigo falow, testa parte por parte para saber, um detalhe, AP comum ñ aguenta trafego constante, sempre da latencia, tive muito esse problema qdo começei, depois q mudei meus AP pra MK acabaram meus problemas, outro detalhe, vc faz controle de P2P, ares, conexões simultaneas? Isso ajuda muito pra deixar uma rede estavel....

    Fazia somente de P2P, depois deixei pq o pessoal estava querendo usar emule...

    Qual linha de comando eu bloqueio ares e conexoes simultaneas??

    Afinal, compro a routerboard ou nao?

    muito grato.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Andr0x Ver Post
    Fazia somente de P2P, depois deixei pq o pessoal estava querendo usar emule...

    Qual linha de comando eu bloqueio ares e conexoes simultaneas??

    Afinal, compro a routerboard ou nao?

    muito grato.
    amigo não é querendo criticar axo melhor você se aprofundar mais um pouco aqui tem muita coisa falando sobre oque usar é só pesquisar que você axa oque está procurando....aprendi muito pesquisando no google e aqui no forum.............tenha pasciencia e estude um pouco......

  15. #15

    Padrão

    Amigo, verifique qto está saindo de upload, ADSL qdo bate o limite de upload, interfere no download.
    Ex: ADSL 4mb DOWN/ 600k UP

    Qdo bater o 600k de upload, o desempenho de sua adsl fica comprometido, mesmo estando trafegando 1mb de DOWN no momento.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Andr0x Ver Post
    Fazia somente de P2P, depois deixei pq o pessoal estava querendo usar emule...

    Qual linha de comando eu bloqueio ares e conexoes simultaneas??

    Afinal, compro a routerboard ou nao?

    muito grato.
    AMigo, vc ñ vai bloquear o P2P, mas sim controlar, o ares eu bloquei durante os horários de pico, compre a RB, bem melhor q esses apezinhos, dê uma boa pesquizada no forum, tem td que vc quer e mais um pouco, td q aprendi foi atravez deste forum, pesquizando, quebrando a cabeça e qdo ñ tinha pra onde recorrer os amigos aqui ajudavam, valeu...

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    AMigo, vc ñ vai bloquear o P2P, mas sim controlar, o ares eu bloquei durante os horários de pico, compre a RB, bem melhor q esses apezinhos, dê uma boa pesquizada no forum, tem td que vc quer e mais um pouco, td q aprendi foi atravez deste forum, pesquizando, quebrando a cabeça e qdo ñ tinha pra onde recorrer os amigos aqui ajudavam, valeu...
    Olá amigo,

    Sim, eu nao bloqueava e sim limitava o p2p mas depois deixei aberto. Vou controlar novamente pra ver se segura. Já o ARES, realmente nao sei como fazer. Conexoes simultaneas tb nao...

    É verdade, sempre a galera aqui do fórum ajuda muito, tenho que agradecer a vcs por isso...

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por skullred Ver Post
    Amigo, verifique qto está saindo de upload, ADSL qdo bate o limite de upload, interfere no download.
    Ex: ADSL 4mb DOWN/ 600k UP

    Qdo bater o 600k de upload, o desempenho de sua adsl fica comprometido, mesmo estando trafegando 1mb de DOWN no momento.

    Verdade... só que o limite de upload nao bate tb... meus clientes sao tudo 32k de upload e 128k download.