+ Responder ao Tópico

1. e eu posso utilizar o mesmo túnel para todas as filiais, acho que o problemas ficaria resolvido de vez, ou não??? Sim, fica resolvido

Para que as filiais utilizem o mesmo túnel (tun0) eu devo especificar o túnel em questão em cada filial é isso? ( tenho que ver a configuracao do seu cliente para poder indicar a correcao, poste a configuracao do cliente aqui )

E os endereços de rede posso deixar os mesmo?
    Sim,

2. Citação Postado originalmente por amaia Ver Post
    e eu posso utilizar o mesmo túnel para todas as filiais, acho que o problemas ficaria resolvido de vez, ou não??? Sim, fica resolvido

Para que as filiais utilizem o mesmo túnel (tun0) eu devo especificar o túnel em questão em cada filial é isso? ( tenho que ver a configuracao do seu cliente para poder indicar a correcao, poste a configuracao do cliente aqui )

E os endereços de rede posso deixar os mesmo?
    Sim,
    Não entendi o seu comentário tão sucinto!!!

3. A resposta da segunda pergunta depende de como esta a configuracao do seu cliente, pois existe a configuracao para um tunel um cliente, e existe a configuracao para um tunel multiplos clientes.

bgbauer
    Amaia, valeu pela dica. Consegui fazer a comunicação transparente para os dois lados. Barbadinha.

5. Citação Postado originalmente por amaia Ver Post
    A resposta da segunda pergunta depende de como esta a configuracao do seu cliente, pois existe a configuracao para um tunel um cliente, e existe a configuracao para um tunel multiplos clientes.
    No meu caso eu tenho cinco clientes e cada um com um túnel diferente (tun0, tun1, tun2, ...). No parametro "dev" do arquivo de configuração dos clientes eu não especifico o dispositivo, sendo assim o mesmo é criado automaticamente. Ok?

Se eu passar a utilizar o parametro "dev" do arquivo de configuraçao dos clientes de forma fixa, com um túnel único (tun0) para todos, o meu problema se resolverá? Poderei manter os endereços da VPN como hoje estão ou terei que mudar mais algum coisa?

Muito obrigado pela sua pronta atenção e aguardo retorno

Um forte abraço.
    Última edição por aprendiz_ce; 17-06-2009 às 09:17.

Tópicos Similares

1. Dúvida VPN filiais para filiais
    Por analistaslack no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 31-10-2007, 10:24
  2. Openvpn com 2 Filiais
    Por gilmarcabral no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 11
    Último Post: 17-05-2007, 08:44
  3. duvidas no OpenVpn
    Por Bravo no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1