Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik suporta link de 40mb com 4000 clientes?

    Pessoal, é um prazer estar postando neste fórum com alto nível técnico, pena que não estou postando algo para ajudar, mas desta vez preciso da ajuda de vocês para tentar tirar uma dúvida,.....

    Um provedor de internet possui um link de 40Mb porém este provedor irá contratar outro link de 10Mb de outra operadora, a idéia é utilizar Mikrotik como Core de rede gerenciando estes dois links poréééééémmmmmm a minha graande dúvida é.... será que este cara suporta um I/O que 4000 clientes geram? Estou muito preocupado com a solução, se os amigos puderem me oferecer uma luz já fico muito agradecido.

    Obrigado!

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Magovit Ver Post
    Pessoal, é um prazer estar postando neste fórum com alto nível técnico, pena que não estou postando algo para ajudar, mas desta vez preciso da ajuda de vocês para tentar tirar uma dúvida,.....

    Um provedor de internet possui um link de 40Mb porém este provedor irá contratar outro link de 10Mb de outra operadora, a idéia é utilizar Mikrotik como Core de rede gerenciando estes dois links poréééééémmmmmm a minha graande dúvida é.... será que este cara suporta um I/O que 4000 clientes geram? Estou muito preocupado com a solução, se os amigos puderem me oferecer uma luz já fico muito agradecido.

    Obrigado!
    Perfeitamente!!!

    Tenho 2 cases no RJ.

    Um usando 300mb de link e outro usando 100mb... Mas para administrar esse tráfego todo, recomendo você usar máquinas dedicadas, como o dell poweredge 1450, pois você irá pecisar de processamento e memória para administrar todo estes clientes.

  3. #3

    Padrão

    Intessante , veja o meu caso, testei com uma máquina quad-core ( sei que o mikro não aproveita tudos os cores) e depois de 30 segundos não aguentou e tive que remover da rede, será que existe alguns detalhes que estou deixando passar? obrigado xD

  4. #4

    Padrão

    Um quad-core 30 segundos....tem algo errado, o que você utilizou nessa maquina? Posta mais detalhes ai...

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Magovit Ver Post
    Intessante , veja o meu caso, testei com uma máquina quad-core ( sei que o mikro não aproveita tudos os cores) e depois de 30 segundos não aguentou e tive que remover da rede, será que existe alguns detalhes que estou deixando passar? obrigado xD
    Muitos aqui não sabem, mas a Mikrotik tem uns pacotes "extras" de correção para certos tipos de problemas com alguns tipos de processadores e os mesmos são disponibilizados somente de acordo com o problema e são para resolver o problema em questão e somente. Sua licença é original? Se for, entra em contato comigo por PVT que vejo o que posso fazer por você...

    Vou pecisar de 2 coisas:

    O arquivo support.rif e o SOFT-ID, ok??

  6. #6

    Padrão sim

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Muitos aqui não sabem, mas a Mikrotik tem uns pacotes "extras" de correção para certos tipos de problemas com alguns tipos de processadores e os mesmos são disponibilizados somente de acordo com o problema e são para resolver o problema em questão e somente. Sua licença é original? Se for, entra em contato comigo por PVT que vejo o que posso fazer por você...

    Vou pecisar de 2 coisas:

    O arquivo support.rif e o SOFT-ID, ok??
    se ele não suporta, não sei o que suporta....

  7. #7

    Padrão

    Caramba....Só pedi para ele postar por que queria saber da situação, por que ''talvez'' um dia eu chegue lá.... (rsssssssssssssssss) Não tenho conhecimento técnico para resolver isso não, era só curiosidade.

  8. #8

    Padrão

    Nossa galera, Show de bola esta força já dispensada neste tópico!!!!! amanhã posto os dados possíveis e entrarei em contato sobre a licença ^^ Não sei como agradecer, mas por enquanto muito obrigado.

  9. #9

    Padrão

    aqui ta rodando pouco mais.. em um atlhon x2 ...

    uma rb1000 segura facil

    vi case de rb1000 rodando com 150 e outro com 200mb de link.. fazendo bgp com 3 operadoras...

  10. #10

    Padrão

    também concordo que uma RB 1000 segure isso ai sim tranqüilo! compra uma RB1000u para rack!
    tenho uma RB1000u aqui como gateway da minha rede... a fibra cai direto nela.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    aqui ta rodando pouco mais.. em um atlhon x2 ...
    uma rb1000 segura facil
    vi case de rb1000 rodando com 150 e outro com 200mb de link.. fazendo bgp com 3 operadoras...
    Por curiosidade... a velocidade não me preocupou, mas e os 4000 usuários, segura?

  12. #12

    Padrão

    Bom dia,

    embora eu já atue na área há quase 20 anos eu tenho apenas dois ano e meio de Mikrotik, mas já tenho casos complexos com o sistema, como um caso de 3.000 e outro com quase 5.000 clientes. Mas com máquinas boas, dual, fonte redundante, Mikrotik bem configurados. Pode pôr que funciona bem. Entretanto, não ponha todos os serviços na mesma máquina como autenticação, cacheamento de páginas e balanceamento. Para autenticar e controlar banda pode ser no mesmo servidor. Resumindo: para ter estabilidade de "verdade" divida os serviços.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia,

    embora eu já atue na área há quase 20 anos eu tenho apenas dois ano e meio de Mikrotik, mas já tenho casos complexos com o sistema, como um caso de 3.000 e outro com quase 5.000 clientes. Mas com máquinas boas, dual, fonte redundante, Mikrotik bem configurados. Pode pôr que funciona bem. Entretanto, não ponha todos os serviços na mesma máquina como autenticação, cacheamento de páginas e balanceamento. Para autenticar e controlar banda pode ser no mesmo servidor. Resumindo: para ter estabilidade de "verdade" divida os serviços.

    Mudando um pouco para tirar uma duvida, qual a velocidade oferecida aos clientes com 40 mega de link full para 4000 clientes, obrigado pela compreenção

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por geba3uer Ver Post
    Mudando um pouco para tirar uma duvida, qual a velocidade oferecida aos clientes com 40 mega de link full para 4000 clientes, obrigado pela compreenção
    Os casos que eu citei estão da seguinte forma:
    - 3.100 clientes (aproximadamente)
    * Link Embratel de 40Mbps
    * Planos vendidos: 150kbps, 250kpbs, 400kbps, 500kbps

    - 4.800 clientes
    * Oi 20Mbps
    * Embratel 40Mbps
    * AS e bloco IP próprios
    * Planos vendidos: 200kbps, 300kbps, 400kbps, 500kbps, 600kbps

  15. #15
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Suporte MK

    Caros amigos vocês podem enviar um e-mail para o suporte da Mikrotik [email protected] ou acessar o endereço MikroTik Routers and Wireless para maiores detalhes de como funciona, mas é simples:

    Você deve gerar o arquivo clicando no Winbox em Make Supout.rif após isso você deve enviar o email pra [email protected] anexando o arquivo, o relato do problema e o ID do seu MK (ultimo item desnecessario) já que no arquivo supout.rif tem todas as informacões necessárias que eles precisam.
    Pode também postar no Fórum internacional Mikrotik que logo em seguida o Normis te responde.

    ***Obs.: E caso não consiga retorno nenhum pode entrar em contato diretamente com o Arnis, mas ai antes de passar o e-mail dele pra alguém preciso da autorização dele.

  16. #16

    Padrão

    Eu to usando uma RB1000 como router fazendo BGP e ta passando 50Mb nela e ta bem tranquilo, esta em torno de 4000 clientes, mas com controle de banda tem outros servidores ela esta somente como router.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Magovit Ver Post
    Intessante , veja o meu caso, testei com uma máquina quad-core ( sei que o mikro não aproveita tudos os cores) e depois de 30 segundos não aguentou e tive que remover da rede, será que existe alguns detalhes que estou deixando passar? obrigado xD
    Olha quanto tá o consumo de memoria da maquina. Quanto mais conexao, mais memoria...

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    Olha quanto tá o consumo de memoria da maquina. Quanto mais conexao, mais memoria...

    Trabalhei por cerca de 4 anos com suporte a servidores Dell e uma coisa muito frequente que vejo pessoas comparando servidores montados em casa com placas simples e querendo comparar com uma maquina que é projetada para aguentar trafego, lembro de um ocorrido numa certa feita quando da perda de um banco de dados em um servidor Dell com 2 processadores de PIII 700 na tentativa de suprir o banco de dados até a recomposição do bando foi colocado um Pentium 2GHz no lugar mas o mesmo não aguentou 30 minutos e travou.
    Em resumo existe uma grande diferença se começando pela placa mãe usada e a forma como o sistema é projetado para atender essa demanda, outra coisa que levo em conta é uma empresa com tantos clientes simplesmente não se pode dar ao luxo de colocar uma maquina simples onde uma simples queima de fonte pare todo o sistema, isso nos dias de hoje já não é mais aceito.

    Gosto muito dos servidores Dell e tambem dos servidores IBM realmente vale a pena pagar o valor de uma maquina destas, quanto a servidores HP realmente não os conheço para indicar mas em relação a custos os Dell são mais baratos, a unica coisa que vejo que o Mikrotik peca é não aceitar discos SCSI e RAID até onde sei, mas creio que logo logo isso sera adicionado ao mesmo.

    Grato

    Fabio

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por geba3uer Ver Post
    Trabalhei por cerca de 4 anos com suporte a servidores Dell e uma coisa muito frequente que vejo pessoas comparando servidores montados em casa com placas simples e querendo comparar com uma maquina que é projetada para aguentar trafego, lembro de um ocorrido numa certa feita quando da perda de um banco de dados em um servidor Dell com 2 processadores de PIII 700 na tentativa de suprir o banco de dados até a recomposição do bando foi colocado um Pentium 2GHz no lugar mas o mesmo não aguentou 30 minutos e travou.
    Em resumo existe uma grande diferença se começando pela placa mãe usada e a forma como o sistema é projetado para atender essa demanda, outra coisa que levo em conta é uma empresa com tantos clientes simplesmente não se pode dar ao luxo de colocar uma maquina simples onde uma simples queima de fonte pare todo o sistema, isso nos dias de hoje já não é mais aceito.

    Gosto muito dos servidores Dell e tambem dos servidores IBM realmente vale a pena pagar o valor de uma maquina destas, quanto a servidores HP realmente não os conheço para indicar mas em relação a custos os Dell são mais baratos, a unica coisa que vejo que o Mikrotik peca é não aceitar discos SCSI e RAID até onde sei, mas creio que logo logo isso sera adicionado ao mesmo.

    Grato

    Fabio
    É verdade. Eu também gosto muito da DELL de da IBM, são ótimas máquinas para se trabalhar, nunca falharam onde eu as implantei.

  20. #20
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia,

    embora eu já atue na área há quase 20 anos eu tenho apenas dois ano e meio de Mikrotik, mas já tenho casos complexos com o sistema, como um caso de 3.000 e outro com quase 5.000 clientes. Mas com máquinas boas, dual, fonte redundante, Mikrotik bem configurados. Pode pôr que funciona bem. Entretanto, não ponha todos os serviços na mesma máquina como autenticação, cacheamento de páginas e balanceamento. Para autenticar e controlar banda pode ser no mesmo servidor. Resumindo: para ter estabilidade de "verdade" divida os serviços.
    Bom Dia Marcelo, tenho um Provedor configurado basicamente por alguns tópicos aqui do under, porem ele esta se tornando muito lento para os usuarios, tenho 170 na rede com 95% configurado com 250k, Meu link é de 4MB, e meu Servidor um Athlon64 3200+, 512MB DDR400, HD 40GB, 1 Rede Onboard Para entrada do Link e Uma 3Com Gigabit para saida dos Clientes.

    Tenho Procurado alguns tutoriais de configuração avançada para realmente prover acesso a internet, mas nao consigo achar, minhas configurações estao basicas, e meu Web Proxy tb é no proprio MK. Pode me ajudar com algum tutorial que possa melhorar meu trafego mesmo adicionando mais clientes ?

    Tambem tenho um Outro PC com Debian instalado e configurado com o tutorial do Luciano, mas nao sei mais como proceder e torna-lo meu proxy principal. ele ta com o Thundercahe nele.

    Agradeço qualquer ajuda.