Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Trafegar 2 links em um enlace. VLan?

    Boa noite a todos. Tenho a seguinte situação aqui, e presciso de uma solução, e gostaria que os mais experientes me sugerissem como fazer.

    Tenho um enlace do ponto A ao B, com banda de 40 megas, e outro enlace do ponto B ao C com 40 megas. Tudo usando Router Boards com Mikrotik.

    O ponto A deve-se comunicar com o ponto C em uma rede isolada, pois será uma rede particular. O tráfego será de 1 mega full, como tenho 40 mega nesse enlace, quero aproveitar para essa função.

    Entendo que terei que configurar um Vlan, seria isso? Uma Vlan do ponto A ao C. Como fazer no Mikrotik? Grato a todos.

  2. #2

    Padrão

    Quais as distâncias? Visadas boas?
    No Mikrotik é possível fazer, inclusive tenho um caso como esse com 11 repetidoras para fazer.

    Dê mais detalhes para ver se o seu caso é semelhante ao meu. Poderemos conversar mais sobre o assunto.
    Última edição por MarceloGOIAS; 30-05-2009 às 08:02.

  3. #3

    Padrão

    O meu caso aqui é o seguinte:

    Já tem o enlace funcionando, a tempos, eu irei adicionar um outro enlace em uma das pontas onde esse enlace já está funcionando. Interligando 2 pontos.

    A========B===========C
    40megas Novo enlace

    Necessidade de ter uma rede trafegando entre o ponto A e C, isolado da rede A e B. Faixa de Ip´s dirente, tudo isolado. Vou testar fazendo uma Vlan simplesmente, usar umas das portas de cada RB nos pontos A e C.

  4. #4

    Padrão

    Vc teve solução para seu problema utilizando vlan?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tecvinny Ver Post
    Vc teve solução para seu problema utilizando vlan?
    Testarei ainda essa semana, posto os resultados.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Testarei ainda essa semana, posto os resultados.

    Amigo,

    Se tiver tudo bridge é só configurar as duas pontas.

    Jorge

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhfaria Ver Post
    Amigo,

    Se tiver tudo bridge é só configurar as duas pontas.

    Jorge
    Sim, tudo bridge, só atribuir um vlan id então?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Sim, tudo bridge, só atribuir um vlan id então?
    Desculpa, talvez não entendi bem o que você quer fazer. Mas para trafegar duas redes diferentes não bastaria adicionar IP's de faixas diferentes na mesma bridge que você já tem?

    Aqui eu uso desta forma. Cada RB tem dois IP's diferentes, de ranges diferentes, na mesma bridge e, a princípio, sem problema algum. Sem necessidade de configurar vlan.

    É isso que você quer fazer?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Boa noite a todos. Tenho a seguinte situação aqui, e presciso de uma solução, e gostaria que os mais experientes me sugerissem como fazer.

    Tenho um enlace do ponto A ao B, com banda de 40 megas, e outro enlace do ponto B ao C com 40 megas. Tudo usando Router Boards com Mikrotik.

    O ponto A deve-se comunicar com o ponto C em uma rede isolada, pois será uma rede particular. O tráfego será de 1 mega full, como tenho 40 mega nesse enlace, quero aproveitar para essa função.

    Entendo que terei que configurar um Vlan, seria isso? Uma Vlan do ponto A ao C. Como fazer no Mikrotik? Grato a todos.
    Resumo: sugiro IPIP ao invés de VLAN. Versão extendida abaixo.

    Você pode resolver tanto por VLAN quanto por tunelamento EoIP, IPIP ou MPLS.
    Existem algumas Routerboards que suportam VLAN sem perda de MTU (ex: RB-600), mas não são todas... o melhor fator para decidir entre essas 4 formas é ver como você vai fazer para controlar que o serviço prestado seja só de 1 Mbps.

    Note que qualquer tunelamento vai afetar o MTU se você não configurar os enlaces troncais para passarem mais do que 1500 bytes. Desses 4, EoIP é o que tem maior overhead; MPLS é o mais complexo; IPIP e VLAN os de menor overhead, mas provavelmente IPIP o mais simples de aplicar controle de banda.

  10. #10
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    Resumo: sugiro IPIP ao invés de VLAN. Versão extendida abaixo.

    Você pode resolver tanto por VLAN quanto por tunelamento EoIP, IPIP ou MPLS.
    Existem algumas Routerboards que suportam VLAN sem perda de MTU (ex: RB-600), mas não são todas... o melhor fator para decidir entre essas 4 formas é ver como você vai fazer para controlar que o serviço prestado seja só de 1 Mbps.

    Note que qualquer tunelamento vai afetar o MTU se você não configurar os enlaces troncais para passarem mais do que 1500 bytes. Desses 4, EoIP é o que tem maior overhead; MPLS é o mais complexo; IPIP e VLAN os de menor overhead, mas provavelmente IPIP o mais simples de aplicar controle de banda.
    IPIP seria uma rede /30?

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    IPIP seria uma rede /30?
    Não, tunelamento de IP sobre IP.
    http://www.mikrotik.com/testdocs/ros/3.0/vpn/ipip.php

  12. #12

    Padrão

    Na realidade eu consegui apenas fazendo como o amigo disse, configurando uma rede separada nas pontas, uma /30, mais tive a impressão de algumas perdas, e além de tudo queria algo mais profissional, o controle de banda seria feito em uma das pontas, mais isso é algo que posso até nem fazer na RB, e sim em um servidor. Essa semana farei novos testes, estarei lendo sobre sua opnião Rubensk. Grato.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ricardowz Ver Post
    Desculpa, talvez não entendi bem o que você quer fazer. Mas para trafegar duas redes diferentes não bastaria adicionar IP's de faixas diferentes na mesma bridge que você já tem?

    Aqui eu uso desta forma. Cada RB tem dois IP's diferentes, de ranges diferentes, na mesma bridge e, a princípio, sem problema algum. Sem necessidade de configurar vlan.

    É isso que você quer fazer?
    Sim, fiz assim e funcuciona realmente, mais queria mais segurança.

  14. #14

    Padrão

    Estou retornando ao tópico, pois este é um problema que vem me encomodando, eu já fiz o enlace, mais apenas trafegando na bridge sem Vlan nem nada. Minha primeira tentativa foi a Vlan, segundo o manual:

    http://www.mikrotik.com/testdocs/ros...rface/vlan.php

    Mais não funcionou por nada. Esperimentei reduzir o MTU para nas interface, mais não tive sucesso. Passarei agora a tentar o tunel IpIp.

  15. #15

    Padrão

    Boa Tarde ou Bom Dia!
    Estou com a mesma situação..

    Ponto A(WDSBriged)<----->Ponto B(WDSBriged)<--------->PontoC(WDSBriged)

    Ponto A ( Servidor MKT, sai um Cabo rede e vai para POE da RB, sendo cartão como AP 2.4 Briged para clientes, e outros cartão 5.8 Fechando Enlaces para ponto B )

    Ponto B ( RB AP+WDS briged 5.8 com 3 Cartão, é um AP em Modo Briged operando apenas WDS fechando um ponto com uma Fazenda. 01 cartão fecha enlace com ponto A outro com Ponto B e outro com Ponto D e lá tem outro RB tudo em Briged e atendendo uns 10 Clientes)

    Ponto C ( Tenho uma RB com 3 Cartão . 01 fecha pont com Ponto B e Outro Fecha ponto com o Escritorio e outr é AP Briged para clientes em 2.4)

    Servidores estão no Ponto A, quero passar tudo para Ponto C..

    Quero levar o link de uma modo seguro

    Ponto ai vai ficar o Link-----------> Servidor Escritorio Ponto C

    Procedimento para Criar a VLan Seria.

    VLAN 01 Ponto A com Ponto B
    VLAN 02 Ponto B com Ponto C
    ou
    Vlan Direto do Ponto A com Ponto C ?

    Espero ter explicado da mameira mais simples... se não Desculpa...
    Essa VLAN e para Passar IP Real o Link...

    O que utilizar nessa estrutura?

    Obg..

  16. #16

    Padrão

    Tem várias maneiras de vc resolver isso soh aconcelho a não usar VLAN, mto pouco provável vc ter êxito usando essa opção, nem vou tentar explicar o pq levaria mto tempo. Vou passar algumas soluções.
    Pelo o que eu entendi vc precisa de um rede virtual privada, certo? Bem a solução é VPN.
    Vc pode fazer através de um servidor linux ou no mikrotik na própria RB. Vamos as soluções:
    IPSEC
    EoIP Tunnel
    PPTP SERVER
    OVPN SERVER.....,
    A solução mais rápida de implentar eh EoIP, porém eu aconselharia vc usar PPTP Server ou OVPN Server pois exigem autenciação da mesma forma q ocorre com as conexoes pppoe.
    E outra coisa boa é que tanto PPTP SERVER quanto OVPN SERVER tem controle de banda, ou seja vc pode determinar qual velocidade vai passar por esse túnel VPN.
    Minha sugestão.
    Vlw.
    Última edição por hagazin; 14-11-2009 às 00:43.

  17. #17

    Padrão

    Essa soluções sugeridas, não são só para ambientes Internet? No caso minha situção é rede local. Vou partir agora para teste sem bridge, com roteamento, pois acho que não está dando certo por causa das bridges que uso nos enlaces.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Essa soluções sugeridas, não são só para ambientes Internet? No caso minha situção é rede local. Vou partir agora para teste sem bridge, com roteamento, pois acho que não está dando certo por causa das bridges que uso nos enlaces.
    Se vc for olhar por essa ótica a internet na verdade eh uma grande bridge... eheh
    Bom eh o seguinte, vc cria o servidor (PPTP OU OVPN) no ponto A (Esse ponto A não vai ficar em bridge não, ele vai ser um Gateway), no ponto C (Esse tbm vai ser um gateway com PPTP CLIENTE OU OVPN CLIENTE). A VPN vai unir as redes q estão atrás do gateway formando um rede virtual. Entendeu...?, faço isso direto aqui com os clientes empresariais q eu tenho.
    Se vc precisar de um ajuda na configuração me add no msn [email protected] ou [email protected] .
    Ficarei grato em ajudar.

    Vlw.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por hagazin Ver Post
    Tem várias maneiras de vc resolver isso soh aconcelho a não usar VLAN, mto pouco provável vc ter êxito usando essa opção, nem vou tentar explicar o pq levaria mto tempo. Vou passar algumas soluções.
    Pelo o que eu entendi vc precisa de um rede virtual privada, certo? Bem a solução é VPN.
    Vc pode fazer através de um servidor linux ou no mikrotik na própria RB. Vamos as soluções:
    IPSEC
    EoIP Tunnel
    PPTP SERVER
    OVPN SERVER.....,
    A solução mais rápida de implentar eh EoIP, porém eu aconselharia vc usar PPTP Server ou OVPN Server pois exigem autenciação da mesma forma q ocorre com as conexoes pppoe.
    E outra coisa boa é que tanto PPTP SERVER quanto OVPN SERVER tem controle de banda, ou seja vc pode determinar qual velocidade vai passar por esse túnel VPN.
    Minha sugestão.
    Vlw.
    Valeu pela dica...
    Vou testar desempenho das soluções mencionadas....

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por hagazin Ver Post
    Se vc for olhar por essa ótica a internet na verdade eh uma grande bridge... eheh
    Bom eh o seguinte, vc cria o servidor (PPTP OU OVPN) no ponto A (Esse ponto A não vai ficar em bridge não, ele vai ser um Gateway), no ponto C (Esse tbm vai ser um gateway com PPTP CLIENTE OU OVPN CLIENTE). A VPN vai unir as redes q estão atrás do gateway formando um rede virtual. Entendeu...?, faço isso direto aqui com os clientes empresariais q eu tenho.
    Se vc precisar de um ajuda na configuração me add no msn [email protected] ou [email protected] .
    Ficarei grato em ajudar.

    Vlw.
    Então, isso mesmo que quiz dizer, deve existir roteamento, uma rota default para o EoIP por exemplo, contudo é isso mesmo que irei testar. Posto os resultados. Obrigado.