+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Minha vez...Qual Rb ?

    Pessoal um opinião de vocês por favor... Estou precisando de uma RB ''simples'' onde o Link entrará pela LAN e terá uma antena omni enviando o sinal para os clientes, nesse ponto talvez tenha ums 80 clientes cadastrados e não mais que a metade simultâneo por que a maioria são clientes comerciais, nesse local uso um PC-AP e estou querendo substituir pela RB.

    O cartão eu já escolhi será o engenius...( só para 2.4 sem muita potência...suporta) mas a Rb qual vc's indicariam?

    Estava pensando na Rb 133, já que a 411 é level 3 e não funcionaria como AP, lembrando só preciso de UM CARTÃO para uma omni e não preciso de uma 433 para essa ocasião....

    Que vocês me diriam ?


    Também estou mudando meus PTP de ''G'' para 5.8, a distância não é muito grande, devido a obstáculos da cidade eles não estão a mais de 1,5km de distância estou inclinado em usar as nanostation5 ( 5.8 ) para esses PTP o que vocês me orientam nesse caso também ?


    Por enquanto obrigado...
    Última edição por Roberto21; 29-05-2009 às 02:05.

  2. #2

    Angry

    PÔ quando eu preciso de uma opinião ninguém se habilita não é?? Mas quando precisam todos entram no msn para perguntar...34 pessoas já olharam e ninguém diz nada, nem uma opinião?

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Pessoal um opinião de vocês por favor... Estou precisando de uma RB ''simples'' onde o Link entrará pela LAN e terá uma antena omni enviando o sinal para os clientes, nesse ponto talvez tenha ums 80 clientes cadastrados e não mais que a metade simultâneo por que a maioria são clientes comerciais, nesse local uso um PC-AP e estou querendo substituir pela RB.

    O cartão eu já escolhi será o engenius...( só para 2.4 sem muita potência...suporta) mas a Rb qual vc's indicariam?

    Estava pensando na Rb 133, já que a 411 é level 3 e não funcionaria como AP, lembrando só preciso de UM CARTÃO para uma omni e não preciso de uma 433 para essa ocasião....

    Que vocês me diriam ?


    Também estou mudando meus PTP de ''G'' para 5.8, a distância não é muito grande, devido a obstáculos da cidade eles não estão a mais de 1,5km de distância estou inclinado em usar as nanostation5 ( 5.8 ) para esses PTP o que vocês me orientam nesse caso também ?


    Por enquanto obrigado...
    Por experiência:

    Não trabalhe com cartões da egenius, pois possuem problema com a potência, ruído, etc.. Recomendo você usar os cartões da própria Mikrotik, como o R52H (2.4) ou mesmo o R5H (5.8)... estamos usando em torno de 50 ou mais aqui na empresa e são excelente; Só recomendação, de forma alguma subir a potência dele no tx-power, porque ele literamente torra (queimamos uns 3 aqui nos testes). Usar sempre em default;

    Quanto a RB, recomendo você usar a RB433, pois a 133 está fora de linha e ambas são similares, porém a 433 possui mais memória e processamento. Estamos usando em várias bases aqui na empresa, em 5.8, com 20 a 30 prédios pendurados em cada (usar como bridge, com o conntrack desligado). è interessante colocar uma RB destas, ao invés de uma como a 411 ou 133c (ambas com apenas 1 slot de cartão e 1 porta ethernet), pois caso seja necessário fazer um upgrade, não precisará trocar os equipamentos.

    Com a RB433 + R5H, em curta distância e com o enlace fechado corretamente (bom ccq, sinal e ptroughtput), você consiguirá facilmente passar na faixa de 20~25mb... Nano é bom, inclusive usamos aqui, mas acho Mikrotik muito melhor, pois você tem muito mais parâmetros e recursos para administrar tudo (tipo o próprio ACK que na NANO não tem).

    Sobre o número de clientes, ficar esperto pois 80 é muito cliente para 1 único cartão. Devemos considerar que em 2.4 você terá em boas condições no máximo entre 2~3mb de banda passante. Caso você tenha muitos clientes, consumindo e dependendo se rolar o cache-full, você poderá saturar seu cartão rapidamente, provocando lentidão no sistema. O ideal mesmo no meu ponto de vista seria realmente colocar outros cartões e subdividir o tráfego, agora se você não quiser arriscar com isso, vocêpode limitar o número de clientes que no máximo poderão se associar (e navegar) nessa torre. Caso você defina 40 e o próximo tente se associar a torre, automaticamente será barrado e só liberado quando 1 dos 40 sair... É uma alternativa... Outra coisa recomendada para torres com muitos clientes é colocar os scripts de ACK, pois ACK alto também pode deixar seu sistema lento.

    Bem, fica ae uma idéia do que pode ser feito, e caso possa ser útil novamente, só posta...

  4. #4

  5. #5

    Padrão

    Eu sempre usei cartoes da Engenius nunca tive problemas ... e uso ateh hoje ... tem cartao meu que vai fazer um ano e nunca deu pau !

  6. #6

    Padrão

    Amigo Roberto,
    eu não aconselho á você usar OMNI e nem cartão Engenius, pode até funcionar pra alguns mas pra min aqui e para muitos não funcionou e acho que por diferença de 10 reais você não pode arriscar,

    compre cartões R52h que como AP Funciona muito bem!
    Outra coisa compensa muito mais você gastar um pouco mais agora e ter 3 ou 4 paineis na torre do que fazer isso depois..
    com uma RB433 por exemplo com 3 cartões r52h todos com potencia de 18dbm você vai ter um otimo rendimento e se não quer gastar muito com paineis hyperlink ou Oiw , use da TSM de 12dbi que vai te servir muito bem.

    eu tive a experiencia de colocar omni em uma torre uma vez, e depois pra migrar pra painel e etc.. foi uma dor de cabeça e além do mais eu gastei muito mais.. se tivesse feito com paineis era só uma vez.. outra coisa,

    Quanto ao nano5, vai te dar uma otima perfomace e vai funcionar muito bem..
    mas faça um suporte aí no serralheiro para inclinação.. e além do mais coloque o nano com proteção na porta ethernet e use nobreak de no minimo 600va o recomendado é 1200va pra cima..

    assim você não terá problemas futuros e tambem não tera que ficar migrando a torre.. pois a mesma irá fica um bom tempo sem precisar de upgrade.

    Agora se vocÊ quer realmente só colocar a OMni, use omni hyperlink de 15dbi, pois é a melhor que já usei e é incrivel.. tenho uma em uma cidade pequena (3000 mil habt) a 2 anos e NUNCA parou e o sinal é super forte e ela não piffa com o tempo.. mas o cartão é r52h

    se possivel use cabo cellflex ele é muito bom e evita ruido no propio cabo..

    amigo, sorte aí e espero que as respostas aqui postadas sejam de proveito pra você.

  7. #7

    Padrão

    opa! Aqui usamos o XR2 e não tivemos problemas, mas a tal de antena OMNI que é uma bosta e nem adianta falar que a da hyperlink é a melhor não, porque não é! aqui ja quebramos umas duas. Omini é uma bosta, é so trocar por antenas setor e dividir os clientes que não vai te dar dor de cabeça....

  8. #8

    Padrão

    Fala Roberto,
    vc pode usar a 411A ou AH uma delas tem level 4 então rola AP. Cartões eu tenho usado o r52h, muito bom. Antes eu usava o da eugenius, mas como o CATV falou tem um bug, que acho que foi em uma serie de fabricação deles. Eu compro com um pessoal de SP da Ultrawireless .

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Pessoal um opinião de vocês por favor... Estou precisando de uma RB ''simples'' onde o Link entrará pela LAN e terá uma antena omni enviando o sinal para os clientes, nesse ponto talvez tenha ums 80 clientes cadastrados e não mais que a metade simultâneo por que a maioria são clientes comerciais, nesse local uso um PC-AP e estou querendo substituir pela RB.

    O cartão eu já escolhi será o engenius...( só para 2.4 sem muita potência...suporta) mas a Rb qual vc's indicariam?

    Estava pensando na Rb 133, já que a 411 é level 3 e não funcionaria como AP, lembrando só preciso de UM CARTÃO para uma omni e não preciso de uma 433 para essa ocasião....

    Que vocês me diriam ?


    Também estou mudando meus PTP de ''G'' para 5.8, a distância não é muito grande, devido a obstáculos da cidade eles não estão a mais de 1,5km de distância estou inclinado em usar as nanostation5 ( 5.8 ) para esses PTP o que vocês me orientam nesse caso também ?


    Por enquanto obrigado...

  9. #9

    Padrão

    Eu uso um PTP dois Eugenius em 5.8 com zirok de disco com 3 km distancia, duas rb 133 há mais de um ano... passo 54m puro... do outro lado tenho 45 clientes simultâneos numa omni hypertec 15.5 dbi... sem problema... me preparando para colocar 3 hyperlink 90º horizontal no próximo ano.
    Última edição por EdilsonLSouza; 21-06-2009 às 03:07.

  10. #10

    Padrão

    Dá uma lida neste material que vai lhe ajudar um pouco.
    Citação Postado originalmente por magal
    https://under-linux.org/f114061-engenius-emp-8602-um-cartao-polemico

  11. #11

    Padrão

    Uso 6 RB433 e 2 RB333 aqui! Gosto das Rb333 mas virou mosca branca!! O melhor custo benefício atual é a RB433 com cartão r52h!! Apesar de não ter experiencia com elas segurando tantos clientes simultaneos, o radio q tenho a maior quantidade tem 45 e na média de 20 simultaneos! Controlando pppoe e firewall direto na RB!! O processamento é tranquilo não passa de 15% nos picos! Mas como tudo na vida cada caso é um caso! Só saberás realmente se ficará bom, depois de instalado! O grande toque é o que muitos já falaram em outros tópicos, uma boa fonte de energia! Aqui uso as minhas ligadas direto em baterias de carro de 60 amperes, e um nobreak alimentando as baterias! Por um descuido meu já passou 4 dias e meio só na bateria e não caiu! Em uma manutenção de rotina vi q o cabo q chegava do nobreak alimentando a bateria estava com mau contato!

  12. #12

    Post

    Ligada direto na bateria tem quantos cartões nessa rb433 ah?

    mostre como foi feita essa ligação

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ZeXP Ver Post
    Uso 6 RB433 e 2 RB333 aqui! Gosto das Rb333 mas virou mosca branca!! O melhor custo benefício atual é a RB433 com cartão r52h!! Apesar de não ter experiencia com elas segurando tantos clientes simultaneos, o radio q tenho a maior quantidade tem 45 e na média de 20 simultaneos! Controlando pppoe e firewall direto na RB!! O processamento é tranquilo não passa de 15% nos picos! Mas como tudo na vida cada caso é um caso! Só saberás realmente se ficará bom, depois de instalado! O grande toque é o que muitos já falaram em outros tópicos, uma boa fonte de energia! Aqui uso as minhas ligadas direto em baterias de carro de 60 amperes, e um nobreak alimentando as baterias! Por um descuido meu já passou 4 dias e meio só na bateria e não caiu! Em uma manutenção de rotina vi q o cabo q chegava do nobreak alimentando a bateria estava com mau contato!
    As rb333 voce encontra ainda mas o preço dela hoje ta equiparada a RB433UAH

    http://telworld.com.br/Lista.htm