+ Responder ao Tópico



  1. #141

    Padrão potencia de saida

    Olá pessoal, estou acompanhando o tópico e desde o início tenho uma dúvida: - Como fica a questão da potência de saída "e.i.r.p" eu acho, que é limitada pela anatel em 37 dBm se não me engano. O fato de ter 3 antenas de 14 da Hyperlink emitindo o mesmo sinal não ultrapassaria isso facilmente a ponto de inviabilizar a utilização da tecnologia N devido ao baixo sinal que poderá ser utilizado nos cartões?
    Desculpem-me se falei besteira...

  2. #142

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rafaelnb Ver Post
    Olá pessoal, estou acompanhando o tópico e desde o início tenho uma dúvida: - Como fica a questão da potência de saída "e.i.r.p" eu acho, que é limitada pela anatel em 37 dBm se não me engano. O fato de ter 3 antenas de 14 da Hyperlink emitindo o mesmo sinal não ultrapassaria isso facilmente a ponto de inviabilizar a utilização da tecnologia N devido ao baixo sinal que poderá ser utilizado nos cartões?
    Desculpem-me se falei besteira...
    Pelo contrário, é muito interessante esta sua colocação.
    O assunto é tão novo que nem a Anatel acho eu, sabe a resposta.

  3. #143

    Padrão

    Amigos, hoje vou fazer testes com SR71A - Da ubiuit, utilizando como ap para atender uns 70 online com velocidade de 200 a 400k, vou ver como ele irá se comportar e posto ainda hoje para vocês.

  4. #144

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cristianoduarte Ver Post
    Amigos, hoje vou fazer testes com SR71A - Da ubiuit, utilizando como ap para atender uns 70 online com velocidade de 200 a 400k, vou ver como ele irá se comportar e posto ainda hoje para vocês.
    Esse cartão deve ser o que há de melhor em N. Pena que ainda não está homologado.

  5. #145

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cristianoduarte Ver Post
    Amigos, hoje vou fazer testes com SR71A - Da ubiuit, utilizando como ap para atender uns 70 online com velocidade de 200 a 400k, vou ver como ele irá se comportar e posto ainda hoje para vocês.
    mas vai testa-lo com as tres antenas ou apenas uma??? N soh na base ou no cliente tb??? seria interessante usar as 3 na base e deixar os clientes como estao, assim a gente saberia como se comportaria a base estando em N e os cliente sem mecher, pois creio q a maioria aki iria utilizar desta forma...

  6. #146

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    mas vai testa-lo com as tres antenas ou apenas uma??? N soh na base ou no cliente tb??? seria interessante usar as 3 na base e deixar os clientes como estao, assim a gente saberia como se comportaria a base estando em N e os cliente sem mecher, pois creio q a maioria aki iria utilizar desta forma...
    Amigos, fiz os testes com tres antenas conectadas no cartão e o clientes sem ateração(todos em b/g), o cartão estava trabalhando em b/g/n e infelismente os resultados não são dos melhores.

    Com 40 online pings variando entre 3 e quase 2000 ms, no máximo 3mb de trafego. Vou ainda realizar novos testes, mudando configurações.

  7. #147

    Padrão

    cristianoduarte,
    deixa em b/g/n e pega uma RB + cartão e poem em algum cliente ou na sua casa com 2 antenas..
    Apenas um ambiente de teste..
    e posta pra nós como foi!

  8. #148

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cristianoduarte Ver Post
    Amigos, fiz os testes com tres antenas conectadas no cartão e o clientes sem ateração(todos em b/g), o cartão estava trabalhando em b/g/n e infelismente os resultados não são dos melhores.

    Com 40 online pings variando entre 3 e quase 2000 ms, no máximo 3mb de trafego. Vou ainda realizar novos testes, mudando configurações.
    Colega a minha idéia de teste não é assim, seria colocar a antena externa na torre espetar o cartão em N e colocar placas N nos clientes mais próximos para ver o desempenho, não seria em B ou G ...

  9. #149

    Padrão

    mais testou com as 3 antenas viradas para o mesmo local? ta usando o Mikrotik 4?

  10. #150

    Padrão

    Citação Postado originalmente por allysonsoares Ver Post
    mais testou com as 3 antenas viradas para o mesmo local? ta usando o Mikrotik 4?
    eh, pq o correto de testar seria assim mesmo, 3 antenas de no maximo 60º na base e com o MK 4 q da suporte a N...

  11. #151

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    eh, pq o correto de testar seria assim mesmo, 3 antenas de no maximo 60º na base e com o MK 4 q da suporte a N...

    será que os clientes não ficaram tudo apontado para o mesmo painel não, pegando apenas um dos 3 paineis.

  12. #152

    Padrão

    Citação Postado originalmente por allysonsoares Ver Post
    será que os clientes não ficaram tudo apontado para o mesmo painel não, pegando apenas um dos 3 paineis.
    Não, porque os 3 painéis estarão envolvidos na mesma conexão.
    A cada conexão do cliente os 3 serão usados. Não é um painel para cada cliente.
    Enquanto um transmite o outro já está recebendo e assim eles vão se revesando. É esta a proposta do protocolo para aumentar o tráfego.

  13. #153

    Padrão

    Pessoal dos que tinham comprado os cartões e estavam fazendo teste, alguem tem algum resultado que torne as ""N"" viável e funcional?

    E refente aos clientes, será q deixando eles só com os kit atuais e mudando os cartões só mesmo para suportar mais clientes e mais trafego na rede interna, para assim podermos usar IPTV, VOIP interno, etc...

    Quais os cartões e a media de preços existente hoje que podemos usar em nossas RBs?

    Aguardo novos resultados.

  14. #154

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NetoGO23 Ver Post
    Pessoal dos que tinham comprado os cartões e estavam fazendo teste, alguem tem algum resultado que torne as ""N"" viável e funcional?

    E refente aos clientes, será q deixando eles só com os kit atuais e mudando os cartões só mesmo para suportar mais clientes e mais trafego na rede interna, para assim podermos usar IPTV, VOIP interno, etc...

    Quais os cartões e a media de preços existente hoje que podemos usar em nossas RBs?

    Aguardo novos resultados.

    Olha amigo, fiz os teste com sr71a da ubiquiti setei ele para b/g/n e nos clientes não fiz alteraçoes deixei em b/g mesmo com kit comum. Infelizmente foi uma decepção ficou muito ruim, trafego baixo (700k) no cartão e pings variando de 300 - 1800. Vou testar em bancada com um placa pci N conectada a esta sr71, o problema é a placa precisar de 2 antenas para se conectar.

  15. #155

    Padrão

    Cristiano, este resultado está realmente muito fora das probabilidades.
    Deve haver alguma coisa que passou desapercebido.
    Eu não tenho experiência com ele mas seria impossível a Ubiquiti lançar um produto com este resultado.

  16. #156

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cristianoduarte Ver Post
    Olha amigo, fiz os teste com sr71a da ubiquiti setei ele para b/g/n e nos clientes não fiz alteraçoes deixei em b/g mesmo com kit comum. Infelizmente foi uma decepção ficou muito ruim, trafego baixo (700k) no cartão e pings variando de 300 - 1800. Vou testar em bancada com um placa pci N conectada a esta sr71, o problema é a placa precisar de 2 antenas para se conectar.
    Tente colocar uma placa "" N "" em um pc e só ligar uma antena de grade comum q usamos para ver se melhora.

    Pq se assim der certo podemos apenas trocas as placas PCI dos clientes.

  17. #157

    Padrão

    pra ver a funcionalidade do "N" na integra teriamos que ter realmente o mesmo cenario nas duas pontas, mas esse teste de usar "N" soh na base e deixar os clientes como estavam era necessario pra podermos saber se, com uma pequena alteraçao teriamos resultados significativos, mas pelo visto vamos ter q aguardar testes usando o N nas duas pontas... o que de inicio inviabilizaria a migraçao tendo em vista os custos... mas estamos no aguardo...

  18. #158

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NetoGO23 Ver Post
    Tente colocar uma placa "" N "" em um pc e só ligar uma antena de grade comum q usamos para ver se melhora.

    Pq se assim der certo podemos apenas trocas as placas PCI dos clientes.
    Aí não adiantaria Neto.
    Pois a Placa tem com 2 ou 3 saídas e todas teriam que ser utilizadas.
    Para uso cliente vai ser sempre inviável pelos custos, a não ser com o adptador USB N. Mas só para aqueles mais próximos.

  19. #159

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cristianoduarte Ver Post
    Amigos, fiz os testes com tres antenas conectadas no cartão e o clientes sem ateração(todos em b/g), o cartão estava trabalhando em b/g/n e infelismente os resultados não são dos melhores.

    Com 40 online pings variando entre 3 e quase 2000 ms, no máximo 3mb de trafego. Vou ainda realizar novos testes, mudando configurações.

    me esclarece só uma coisa, o padrão N também trabalha em 5.8GHZ? não tenho o provedor ainda, mais estou tentando montar um, e quero fazer teste com alguns padrões, tipo vc fez o teste ai em 2.4 com b/g, seria interessante colocar o servir trabalhando em N 5.8ghz e os clientes em A, se isso for possível.

  20. #160

    Padrão

    Citação Postado originalmente por allysonsoares Ver Post
    me esclarece só uma coisa, o padrão N também trabalha em 5.8GHZ? não tenho o provedor ainda, mais estou tentando montar um, e quero fazer teste com alguns padrões, tipo vc fez o teste ai em 2.4 com b/g, seria interessante colocar o servir trabalhando em N 5.8ghz e os clientes em A, se isso for possível.
    Você leu o tópico todo ???

    Te aconselho estudar os padrões A,B,G e N !

    E Também um pouco sobre Servidores, Mikrotik´s e Linux !