Página 2 de 12 PrimeiroPrimeiro 1234567 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Meiobit Ver Post
    No caso desta tecnologia, os equipamentos atuais que utilizamos em nossos clientes para recepção de sinal não seriam aproveitados, se trata de uma nova tecnologia, outros padrões de antenas e receptores?
    As placas mudam, as antenas, boa pergunta...

    Eu acho que colocaram esse link aqui, mas se quiser entender mais leia:

    Redes Wireless: Entendendo o 802.11n

  3. #23

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    Não se trata de pessimismo ou otimismo mas de realidade. Não estou dizendo que não funciona ou que é inviável, mas que pareceu ter alguns desafios técnicos a serem encarados.

    Desafios que já podem ter sido solucionados com a própria criação da tecnologia.

    Eu estou mesmo é bem curioso.

    Olha quem tem que testar essa tecnologia e ver se ela emplaca mesmo somos nós ''provedores wireless'', essa tecnologia já tinha muita gente ''namorando com ela'' pelos benefícios que ela '''''''pode nos dar''''''.

    Isoo não tinha chegado ainda as nossas mãos para que pudessemos testar, mas agora a cioisa se ''materializa'' e fica ao nosso alcançe.

    Então quem estiver mais perto do paraguay e possa comprar uma antena um cartão e espetar em uma Rb para que nós assim possamos avaliar a tecnologia....Todos nós ganhamos!!!! Temos que agir como uma comunidade ''unida'' assim somos muiiiiiiiiito mais fortes.

    Acho esse tópico mais um divisor de águas no forum, por que começamos a discutir uma nova tecnologia, que está ao nosso alcançe, e se fizer 50% do esperado já é muita coisa, elevaremos a nossa prestação de serviço a um nível muito superior, então tudo que for '''discutido'' e debatido aqui nesse tópico será de muito válido para todos que acompanharem.
    Última edição por Roberto21; 30-05-2009 às 15:50.

  4. #24

    Padrão

    Pessoal, para uso num provedor, normalmente são usadas 3 antenas omini. Não precisa alinhar, pois elas trabalham sincronizadas para receber e enviar os sinais ao mesmo tempo. E aproveitando as reflexões e diminuindo os ruídos. Esta é a proposta do protocolo. Inclusive no kit cliente.

    Os Apezinhos N que estao aí no mercado fazem isso. Mas a grande dúvida é: Como se comportaria em uso outdoor, com 3 omini hyperlink, por exemplo. E nos casos de uso de setoriais? Eu já vi uma foto de uma setorial já pronta para outdoor. É o mesmo princípio desta que o Roberto postou, só que em tamanho grande, com suporte para fixar em mastro.

    E segundo a proposta, nada se perde, pois existe compatibilidade entre b/g/ e n.
    Como o Roberto falou, quem será o primeiro candidato? E se for usar mini-pci tem que ver a questão da compatibilidade com o MK, pois parece que as versões mais usadas ainda não estão reconhecendo o padrão. Talvêz alguma versão nova.
    Mas se não quiser esperar pela versão é só colocar dois APs tp-link e ver o resultado.

  5. #25

    Padrão

    vou arriscar, vou comprar 30 cards,
    r5n
    r52n

    vou comprar deles, e vou fazer o teste,
    a grande duvida que me vem é se tenho que colocar 3 pigtail ligado nele e colocar 3 painel na mesma direção ou 3 painel em direções diferentes..
    alguem ae tem alguma ideia sobre?

    mas já tenho noção de como vou fazer:

    primeiro teste:
    cartão + 3 painel de 120º e vê o que vai dá, no cliente rb + antena normal + card n


    depois vou fazer o teste colocando apenas 1 painel , depois com 2 , e verificar se tem alguma melhora ou piora e claro througput,

    depois vou de 3 omni de 8dbi hyperlink ,
    depois vou fazer teste colocando 6 antenas , 3 virada pra uma direção e 3 virada pra outra direção,
    e vê o que vai dá..
    não adianta ninguem aqui achar que alguma coisa vai funcionar porque ninguem ainda testou nada, e eu é "Testar" e vê no que vai dá.

  6. #26

    Padrão Teste Bancada Enlace Ponto a Ponto

    2 RB 433 - Normal
    2 Cartões SR71A - Ubiquitti MIMO
    4 Antenas Hyperlink 22 DBI.

    Index of /ftp/802.11n

    os testes que tem nessa fotos, são de udp, pois tcp bate 36 mbps e o processamento da rb já esta em 100% logo ficamos limitado ao processamento.

    acredito que utilizando Computador com alta capacidade de processamento e estes cartões com um bom sinal e configurações adquadas conseguiremos 100 mbps full em tcp.

    farei mais testes e postarei aki.

    Abraços
    Gilmar Balbinot

  7. #27

    Padrão

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    vou arriscar, vou comprar 30 cards,
    r5n
    r52n

    vou comprar deles, e vou fazer o teste,
    a grande duvida que me vem é se tenho que colocar 3 pigtail ligado nele e colocar 3 painel na mesma direção ou 3 painel em direções diferentes..
    alguem ae tem alguma ideia sobre?

    mas já tenho noção de como vou fazer:

    primeiro teste:
    cartão + 3 painel de 120º e vê o que vai dá, no cliente rb + antena normal + card n


    depois vou fazer o teste colocando apenas 1 painel , depois com 2 , e verificar se tem alguma melhora ou piora e claro througput,

    depois vou de 3 omni de 8dbi hyperlink ,
    depois vou fazer teste colocando 6 antenas , 3 virada pra uma direção e 3 virada pra outra direção,
    e vê o que vai dá..
    não adianta ninguem aqui achar que alguma coisa vai funcionar porque ninguem ainda testou nada, e eu é "Testar" e vê no que vai dá.
    Concordo plenamente, faz isso mesmo...é de grande ajuda para todos, se você tem a ''condição'' de fazer estou aguardando seu '''testemunho''(rssssssssss)

  8. #28

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gilmar Ver Post
    2 RB 433 - Normal
    2 Cartões SR71A - Ubiquitti MIMO
    4 Antenas Hyperlink 22 DBI.

    Index of /ftp/802.11n

    os testes que tem nessa fotos, são de udp, pois tcp bate 36 mbps e o processamento da rb já esta em 100% logo ficamos limitado ao processamento.

    acredito que utilizando Computador com alta capacidade de processamento e estes cartões com um bom sinal e configurações adquadas conseguiremos 100 mbps full em tcp.

    farei mais testes e postarei aki.

    Abraços
    Gilmar Balbinot

    Isso ai meu garoto, poxa vida...vamos colocar isso pra ''moer'' antes do que penso..., Vamos achar a solução para aumentar essas taxas

  9. #29

    Padrão

    Gilmar ,
    eu vou usar RB600 se não me engano ela tem porta de 1Gbps, que acho ser o ideal para isso, não?
    outra coisa é montar um PC-AP e comprar a licença e fazer os testes...

  10. #30

    Padrão

    Como não sou dono de provedor, vou ficar no aguardo também. Mas assim que surgir uma oportunidade, estarei lá.

  11. #31

    Padrão

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    Gilmar ,
    eu vou usar RB600 se não me engano ela tem porta de 1Gbps, que acho ser o ideal para isso, não?
    outra coisa é montar um PC-AP e comprar a licença e fazer os testes...

    Sim o Correto é vc usar RB com portas Gigabit.

    o teste que eu fiz foi de dentro da RB A para RB B usando Btest do mikrotik.

    Baseado em UDP, pois TCP o processamento da RB 433 qdo chega a 36 mbps vai a 100% ai não tem que exigir mais do cartão o problema esta no processamento.

    então vou fazer testes com Computadores no protocolo TCP e ver como se comporta vou Ethernet Gigabit nos PCs e testar este elace com notebooks nas pontas.

    posto o resultado, em seguida.

    acredito que pra ficar bom mesmo isso deve ser feito com RB600A em bridge e nas pontas RB1000 pois para tanta banda é necessario alto processamento.

    Gilmar

  12. #32

  13. #33

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gilmar Ver Post
    2 RB 433 - Normal
    2 Cartões SR71A - Ubiquitti MIMO
    4 Antenas Hyperlink 22 DBI.

    Index of /ftp/802.11n

    os testes que tem nessa fotos, são de udp, pois tcp bate 36 mbps e o processamento da rb já esta em 100% logo ficamos limitado ao processamento.

    acredito que utilizando Computador com alta capacidade de processamento e estes cartões com um bom sinal e configurações adquadas conseguiremos 100 mbps full em tcp.

    farei mais testes e postarei aki.

    Abraços
    Gilmar Balbinot
    Gilmar, você dismistificou mais uma coisa. No forum da Ubiquiti diz que este cartão só seria compatível com as RB da Ubiquiti.
    Mas agora você provou que não. Agora sim, vai deslanchar o uso deste cartão.

  14. #34

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Gilmar, você dismistificou mais uma coisa. No forum da Ubiquiti diz que este cartão só seria compatível com as RB da Ubiquiti.
    Mas agora você provou que não. Agora sim, vai deslanchar o uso deste cartão.
    Aí, tá vendo, isso tá cheirando a jogada comercial da Ubiquiti. Lembro que a pouco tempo falamos sobre isso 1929, sobre esse cartão.

    Para o padrão começar a ser usado acredito que a única coisa que vai complicar é a questão da antena nos clientes. Pelo que andei lendo o padrão prescisa de ter os 3 sinais para alcançar a banda máxima, contudo, se funcionar usando pelo menos uma antena no cliente, já dá para trafegar mais banda e mais clientes simultâneos no POP.

  15. #35
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Acompanhando...

  16. #36
    Mikrotiando..
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    326
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Ja trabalhei com tecnoogia N, e os testes não foram nada satisfatorios..
    Tanto que fomos obrigado a trocar por G.
    Mas..
    Não foi com MK.

  17. #37

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ddllss Ver Post
    Ja trabalhei com tecnoogia N, e os testes não foram nada satisfatorios..
    Tanto que fomos obrigado a trocar por G.
    Mas..
    Não foi com MK.

    Caro colega...Se você não trabalhou com ''N'' e não foi com Rb's distribuindo o sinal para os seus clientes, você ou não leu, ou não compreendeu a finalidade do tópico.

    Estamos aqui ''começando'' a debater entre nós a possibilidade de uma tecnologia nos levar a brigar de igual para igual com as grandes, incluo ai o 3G por falarem tanto em ''mobilidade'', se você usou um '''apzinho'' com uma placa wireless e não teve bom desempenho, não tem nada a ver com esse tópico, a sua opinião pode ser DADA SIM quantas vezes você achar que deve,mas me diga, o que você está fazendo para ajudar esse tópico? Poste ao menos que experiência você teve em que cenário que foi testado por você a tecnologia ''N'' e por que ''você'' acha que não deu certo.

    Obrigado.

  18. #38

    Padrão

    o ubiquiti somente nao funcionava nas rbs por falta de drivers desde q eu sei,
    agora na versao 4 beta os cartoes jah sao suportados

    e como Gilmar é um cara fodão pra essas coisas! jah testou os bichinhos na versao 4

    é de pessoas como o Gilmar que a gente precisa aqui no forum
    Parabens!
    Última edição por gzanatta00; 31-05-2009 às 20:25.

  19. #39

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Aí, tá vendo, isso tá cheirando a jogada comercial da Ubiquiti. Lembro que a pouco tempo falamos sobre isso 1929, sobre esse cartão.

    Para o padrão começar a ser usado acredito que a única coisa que vai complicar é a questão da antena nos clientes. Pelo que andei lendo o padrão prescisa de ter os 3 sinais para alcançar a banda máxima, contudo, se funcionar usando pelo menos uma antena no cliente, já dá para trafegar mais banda e mais clientes simultâneos no POP.
    acho que seria por ai a solução das 3 antenas no cliente e na base , veja que tem antena com abertura de 60º, 90º, 120º, 180º ... o interessante é que tem uma antena que é dual band , 2.4 e 5.8 na mesma antena >> http://www.superpass.com/SP-MIMO.html
    Última edição por carlinhotocabrabo; 31-05-2009 às 22:45.

  20. #40

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Aí, tá vendo, isso tá cheirando a jogada comercial da Ubiquiti. Lembro que a pouco tempo falamos sobre isso 1929, sobre esse cartão.

    Para o padrão começar a ser usado acredito que a única coisa que vai complicar é a questão da antena nos clientes. Pelo que andei lendo o padrão prescisa de ter os 3 sinais para alcançar a banda máxima, contudo, se funcionar usando pelo menos uma antena no cliente, já dá para trafegar mais banda e mais clientes simultâneos no POP.
    Exatamente, Josué. Já faz algum tempo que estamos no aguardo de testes.
    Eu não testei, pois com a grana curta não dava para arriscar perder o investimento;
    Mas a curiosidade é grande com os resultados.

    Em setembro de 2008 abri um tópico pois estava balançando para testar. Mas depois dei uma segurada.

    https://under-linux.org/f114762-voce-tem-experiencia-em-mimo

    Agora pelo visto, só vai faltar a homologação, pois o teste que o companheiro apresentou, já mostrou resultados positivos.
    Quanto ao kit cliente aí a coisa complica mesmo, pois os Aps que estão homologados ficam caros para cliente.
    Mas pelo que entendi, se na base tiver um sistema destes, já deverá dar uma melhorada no desempenho da rede, porque apesar do cliente estar em b/g, na base o desempenho deverá ser maior, desde que a RB aceite gigabit.
    Ísto deverá desafogar a RB. E deverá permitir um número maior de usuários online.
    O ideal seria o cliente também em N. Daí sim ele poderia ter um tráfego maior. Mas quem vai ter link para oferecer maior velocidade para o cliente? Talvêz para melhorar o tráfego entre o proxy e o cliente aí sim poderia ajudar.

    Eu imagino isso, não sei se estou entendendo certo.