+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual e a melhor opcao para atender um cliente em 2,4 a 13 Km da torre

    coloquei uma Rb-433ah +EMP-8602 Plus-S+ uma Hyper de 24 para atender um cliente em 2,4 a 13 Km da torre e no cliente antena aquario de 25 dbi mais um radio acho que e um Access point ap router
    Última edição por EderMartinstiros; 30-05-2009 às 02:29.

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Fala Eder,blz!
    Cara, a 13km da torre se tiveres 100% visada (sem morros,arvores,predios,etc entre a torre e o cliente), podes usar ou um nano station2 ou um ovislink 5470 mais uma antena de grade na horizontal 25dbi ou antenas de disco acima de 29dbi(TSM,ZIROK,GEENGE,HYPERLINK).Nessa distäncia tem que alinhar 100% pra nao ter dor de cabeca depois. Uso aqui muito a geenge e a tsm 31dbi pra distancias longas. Eu fiz um cliente semana passada (2.4ghz)mesma distancia sua 13km e fechou com 82% de sinal.Usa um GPS + binoculo que vc alinha perfeito.
    Se tiver obstaculos no caminho como arvores etc ae a coisa fica mais complicada.
    Abraco.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Fala Eder,blz!
    Cara, a 13km da torre se tiveres 100% visada (sem morros,arvores,predios,etc entre a torre e o cliente), podes usar ou um nano station2 ou um ovislink 5470 mais uma antena de grade na horizontal 25dbi ou antenas de disco acima de 29dbi(TSM,ZIROK,GEENGE,HYPERLINK).Nessa distäncia tem que alinhar 100% pra nao ter dor de cabeca depois. Uso aqui muito a geenge e a tsm 31dbi pra distancias longas. Eu fiz um cliente semana passada (2.4ghz)mesma distancia sua 13km e fechou com 82% de sinal.Usa um GPS + binoculo que vc alinha perfeito.
    Se tiver obstaculos no caminho como arvores etc ae a coisa fica mais complicada.
    Abraco.
    saudaçoes meu amigo Leandro tudo blz... nuusa terminei de instalar hoje na casa do cliente ficou show de bola o ack.timeout esta em 53 Signal strength esta em -50 e o Signal noise esta em 43 db esta muito bom e sao 14 km pelo etrex e nao tem obstaculos no caminho e 100% de visada limpa no radio do cliente esta como 78%de sinal o ping esta e 3 ms a 20 ms

    caro amigo leandrolopeswifi
    estava pensando em usar 4 Antena parábola 31dBi 150cm Zirok WLL-150 para atender zona rural com uma RouterBOARD 600 A com cartao Engenius (Atheros AR5413)
    sera que fica bom a torre tem 80 metros
    e esta ai que esta na foto
    Última edição por EderMartinstiros; 31-05-2009 às 01:24.

  4. #4

    Padrão

    bom se tiver visada precisa menos que isso, aqui tenho pc-ap e atendo clientes ate 18km sem problemas.. usando uma omni hyperlink,m nos clientes antena de 24db e ap comum...

  5. #5

    Padrão

    se tiver visada, ok, aqui na minha cidade atravessei um sinal para um cliente de apenas 3km de distancia usando 2.4, mas a quantidade de "provedores" é grande e ficam gerando ruidos, seria melhor usar 5.8ghz se pudesse. abraço

  6. #6
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Legal!!!!Quando fechamos os links dessa maneira ae da gosto de trabalhar!!
    Parabens ao amigo.
    Como te falei, alinhando pelo GPS é um doce de estabelecer o link.o ajuste fino (vai pelo ping ) é dado sempre no final.
    Quanto a ideia de usar as antenas parabolas, eu te indico que as use apenas pra pontos muitos distantes, pois elas concentram mais o sinal. use-as para Ponto a ponto entre os seus POPS.
    monte um POP nessa zona rural que atenda a essas áreas e nele coloque 4 paineis setorial fechando 360 graus de cobertura.Podes usar um PC-AP com cartao de qualidade ou Mikrotik pra controlar os clientes.
    O enlace até esse pop faz em 5.8ghz, dois wla5000 e duas geenge 31db seriam o recomendado.

    Boa semana ao amigo.
    Última edição por leandrolopeswifi; 01-06-2009 às 00:38.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Legal!!!!Quando fechamos os links dessa maneira ae da gosto de trabalhar!!
    Parabens ao amigo.
    Como te falei, alinhando pelo GPS é um doce de estabelecer o link.o ajuste fino (vai pelo ping ) é dado sempre no final.
    Quanto a ideia de usar as antenas parabolas, eu te indico que as use apenas pra pontos muitos distantes, pois elas concentram mais o sinal. use-as para Ponto a ponto entre os seus POPS.
    monte um POP nessa zona rural que atenda a essas áreas e nele coloque 4 paineis setorial fechando 360 graus de cobertura.Podes usar um PC-AP com cartao de qualidade ou Mikrotik pra controlar os clientes.
    O enlace até esse pop faz em 5.8ghz, dois wla5000 e duas geenge 31db seriam o recomendado.

    Boa semana ao amigo.
    leandrolopeswifi, tudo bem ?
    Que tipo de GPS e como você faz alinhamento com ele ? Como que funciona este esquema ? Tenho o GPS do celular e o automotivo, servem ?
    Obrigado!

  8. #8
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Agpnet eu uso o Garmin Etrex Legend pra fechar os enlaces. É um GPS simples , fácil de mexer e a prova d'agua. Tenho um outro tbm, Garmin GPS eTrex Venture HC que tbm é ótimo.Gps automotivo não é o indicado,ok.
    Abraço.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Agpnet eu uso o Garmin Etrex Legend pra fechar os enlaces. É um GPS simples , fácil de mexer e a prova d'agua. Tenho um outro tbm, Garmin GPS eTrex Venture HC que tbm é ótimo.Gps automotivo não é o indicado,ok.
    Abraço.
    Caraca, preciso juntar grana para um negócio deste... mas deixa eu ver se entendi, você coloca a coordenada de destino (ex.torre principal, torre do ptp..etc.) e de onde você estiver ele vai apontar a direção (em linha reta), ai você olha a direção e aponta a antena ?

    Valew!

  10. #10

    Wink

    Rapaz, funcionou teu enlace ai, nas condições de interferência aqui em minha cidade, e proximidades, só em 5.8 funcionaria.

  11. #11
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Agpnet, eh simples demais.
    Vc vai no ponto 1 e marca as coordenadas.
    Vai pro ponto 2 e marca o ponto. Após seleciona a função GOTO ,dentro do menu de points (pontos marcados), e verás uma seta dizendo em que direção esta o ponto 1.
    ae é colocar o gps embaixo do dipolo da antena e alinhar.
    facil. alinhando na vertical, vc faz o alinhamento fino na horizontal de grau em grau.
    Mas geralmente já sei o grau a ser ajustado, pois calculo pelo radio mobile antes.

  12. #12

    Padrão

    Boa tarde passoal, estou com um problema. Coloquei um nanostatiom 2.4 com uma omni de 12db em uma torre, mas no clienta o sinal fica muito baixo e naum consigo navegar...Alguem pode me ajudar???

    Obrigado.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por zolho Ver Post
    Boa tarde passoal, estou com um problema. Coloquei um nanostatiom 2.4 com uma omni de 12db em uma torre, mas no clienta o sinal fica muito baixo e naum consigo navegar...Alguem pode me ajudar???

    Obrigado.
    vc setou no nanostation a opção avançada de antena externa?, caso sim verifique sua antena , verifique o pigtail se está bom, e qual a distancia do cliente? ele está usando qual antena? a antena dele está na orientação certa? tipo horizontal ou vertical a polarização? abraço.

  14. #14

    Padrão

    Sim coloquei ele pra antena externa sim,testei com 3 pingtail...Na verdade testei de duas formas:1-tentei fazer um ponto a ponto sendo que de um lado estava apenas o nano e do outro lado o nano com uma antena Hyper link como AP, 2- mais um outro nano na omni de 12dbi jogando o sinal pra uma antena gradeada.Mas o sinal do nano sem as antenas ficou bem melhor doq com elas.

  15. #15
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Dependendo da distancia+poluiçao de RF na sua região, os nanos podem apresentar baixa performance mesmo. Basicamente tens que alinhar eles 100%, e testar. Se nao adiantar, coloca duas antenas de grade nas pontas com os nanos,que resolve 100%.
    Se nao funcionar, faz teste de bancada com os nanos que pode ser defeito,ok.

  16. #16

    Padrão

    Tenho um cliente nessa situação.

    Utilizo um ap outdoor com uma antena zirok disco 60cm ficou muito bom.

    o ap outdoor vc poder adquir em www.superkitcliente.com.br