Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Slackware vs Ubuntu

    a alguns dias vejo que cada dia mais a distro ubuntu cresce em vista de colaboradores que o slackware

    pergunto

    Quem ja usou as 2 Distro quais o contro e pros de cada distro ???

  2. #2

    Padrão

    Isso é tópico de flame war...

    O Slackware é uma distribuição muito robusta. Deixando de lado a comodidade e a facilidade de uso, o Slackware se apresenta como uma distribuição muito segura e de fácil implantação em servidores.

    O Ubuntu é uma distribuição voltada a desktop, portanto a comodidade e a facilidade vem em primeiro lugar. Suas constantes atualização leva, muitas vezes, o sistema a instabilidade.

    Acho o Ubuntu mais difícil de domar que o Slackware. Por exemplo, não consigo usar aquele gerenciador de configuração de redes chinfrim... Talvez seja o apego ao console ou o método KISS de configuração de rede do Slackware .

    Em linhas gerais eu diria: Ubunto pra quem não entende nada de PC e Slackware pra quem não tem paciência para estar o tempo todo cercado de GUIs de auxílio (como eu!).

    ps: meus pontos de vista

  3. #3

    Padrão

    Bem meus pulos foram

    Conectiva/Slack
    ||
    Debian
    ||
    Ubuntu


    Acho que o ubuntu consegue reunir tudo, um excelente desktop e um ótimo server!

    Creio que o Ubuntu, por diversas razões vai se tornar enfim um padrão no mundo unix(tava demorando),
    quem usa NORMALMENTE (90% das vezes) não troca mais pela comodidade! é tudo muito
    facil de fazer. e segue o padrão do debian.

    ainda, conta com o maior hardware recognition do mundo unix, e um core team que tá esmagando
    os outros... ou seja.. ubuntu cresce os outros caem... caem ... caem... até morrerem!


    novos adeptos unix-like!? dúvido irem pra outra Distro que não Ubuntu!
    Última edição por arium; 12-02-2009 às 10:06.

  4. #4

    Padrão

    O slackware é mais tradicionalista, com foco em configuração em arquivos de texto, inclusive em aplicativos com GUI, existem alguns gerenciadores de pacotes e utilitarios para instalar aplicativos em formato de pacotes, mas o repositório é bem escasso, pois o foco é que você compile tudo.

    Já o ubuntu, bom citar ubuntu sem falar de debian não tem como, ambos possuem um repositório bem avantajado, com constantes atualizações e um rigoroso controle, agora falar que o ubuntu é para quem "não entende nada de computador" é palhaçada, bem vamos ver, você trabalha com desenvolvimento, você quer compilar seu ambiente gráfico, seu tocador de mp3, cliente de e-mail e tudo? acho que é melhor deixar a distribuição cuidar dessas coisas e você se preocupar com os aplicativos essenciais, nesse caso as ferramentas de trabalho, compilar e customizar suas ferramentas essenciais e o restante deixa para a sua distribuição (isso se você quiser), o ubuntu te da essa liberdade, ou toda vez que vem uma maquina você quer precisar ficar caçando drivers para funcionar corretamente, acho perca de tempo.

    Sem desmerecer o slackware, é uma distro que eu gosto, e uso, ressalto que é importante conhecê-lo pois quando você está numa distro não debian-based ao menos conseguirá sobreviver por mais tempo. Mas o papel da distribuição é esse, cuidar do funcionamento e organização das aplicações para que você se preocupe somente com o necessário.

    Inclusive vazou uma informação a um tempo que 60% dos terminais de trabalho da google rodam ubuntu e/ou variações.

    A filosofia do slackware é bacana, se você quer aprender e entender linux, use e abuse.
    A filosofia do ubuntu também é bacana, se você quer algo organizado com varios aplicativos testados e aprovados para o mesmo, ou se preferir fazer da forma braçal, também pode.

    A canoical está investindo bastante visando melhorar a GUI deixando mais intuitiva e atraente, isso é importante, mais o ubuntu não foge da filosofia GNU\LINUX você pode ter total controle do acontece na maquina independente de tudo, mas nem sempre você vai querer compilar cada release do seu gerenciador de arquivos vai? quando tiver tempo e disposição é recomendado fazer mas nem sempre temos essa virtude.

    Obs.: só nao gostei do título do tópico "Slackware vs Ubuntu", eles não são ínimigos, compartilham os mesmos príncipios, porém com metas diferentes.

    A[]'s
    Última edição por allisonvoll; 13-02-2009 às 11:09.

  5. #5

    Padrão

    Acho que o Amigo alison colocou legal a situação!

    em duas linhas eu colocaria assim:

    Slack = pra quem gosta de escova bits!

    Ubuntu = pra quem não tem tempo a perder e quer se preocupar apenas com que realmente interessa.

  6. #6

    Padrão

    Já usei as duas....e não sou muito fã das distros baseadas no debian....sem desmerece-las obviamente...A meu ver o slackware é a distro mais apropriada para servidores, é a mais estavel....e como já me acostumei com ele, é a minha distro oficial....e para finalizar.....vejo o crescimento do ubunto....E para usuarios de desktop é uma boa distro....é uma distro comercial, está divulgando a força do linux...

    Essa é minha opiniao sobre essas distros....slack é a perfeita, e a ubuntu é a facilidade para os iniciantes, quebrando assim aquele paradigma de que linux é ora doido....linux é difícil....



    É isso ae.....
    Abraços

  7. #7

    Padrão

    Eu uso o slack no meu desktop e nunca tive de compilar nenhum programa e tenho tudo o que eu preciso, além dele funcionar redondo no museu que chamo de computador.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por arium Ver Post
    Acho que o Amigo alison colocou legal a situação!

    em duas linhas eu colocaria assim:

    Slack = pra quem gosta de escova bits!

    Ubuntu = pra quem não tem tempo a perder e quer se preocupar apenas com que realmente interessa.
    Então é para esse mesmo que vou migrar. Estava em dúvida cruel, mas vou encará-lo.


  9. #9
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Vai de Slackware amigo.

  10. #10

    Padrão

    Até compreendo bem as diferenças, o Slack dispensa apresentações. Mas como meu ramo de trabalho é organizacional, o mais prático e "amigável" visualmente facilitaria um pouco. Mas... Você me deixou em dúvida novamente :P

  11. #11
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Prático e amigável, então use o ubuntu.

  12. #12

    Padrão

    Eu colocaria diferente Ubunto nao é para o que realmente interessa pois me digam se estabilidade e facilidade andam juntas? se assim fosse os M$ Wins da vida seriam otimos nao é? ubuntu é para quem nao sabe o que faz com linux pois facilita a instalacao de pacotes e essas coisas que ainda pegam nos linux.
    Mas me respondam uma coisa quando o assunto é dominar e ter poder sobre o sistema que é que manda? con certesa é o Slack pois foi feito voltado para a estabilidade e para quem sabe o que faz com um sistema operacional !!
    quero que me falem quem tem poder total sobre um ubuntu? nem o proprio sudo dá conta do recado.
    Sem sombra de duvidas Slackware é melhor em questao de sistema nao em facilidade e praticidade para usuarios noobs !!!

  13. #13

    Padrão

    "Corram para as montanhas, os Trolls chegaram!"


    Bom, pelo jeito além de você ressussitar um tópico (não vejo problema algum desde que a discussão seja produtiva).

    Você simplesmente não leu todos os posts, então prefiro ignorar seu comentário infeliz.

    Ja usei e ainda uso muito slackware, e também uso ubuntu.

    "quero que me falem quem tem poder total sobre um ubuntu? nem o proprio sudo dá conta do recado"

    Bom, quem tem poder total sobre o ubuntu? o root (meio óbvio não), me diga se um usuário comum tem total controle sobre o slackware (se tiver é uma falha de segurança grave), o sudo cumpre muito bem o seu papel (mas pelo jeito você nem sabe muito do que está falando).

    Tudo que você faz no slackware você pode fazer no ubuntu, ele facilita, mas não te obriga a seguir o jeito dele, pra começar, você sabe o que é uma distribuição linux?

    E outra não é caso de ser "noob" ou não, se você ler alguns dos meus posts desse tópico vai entender isso.

    Sei la, mas não conhecer algo e julgar é ignorância. Antes de começar uma flamewar, e bom ler o tópico inteiro.

    Agora se você acha que o mundo é só slackware e o resto é lixo (o que ficou bem evidente), procure um psiquiatra o quanto antes.

    Sem mais.

  14. #14

    Padrão

    O Ubuntu é p/ qm quer dizer q usa LINUX mas não sabe fazer uso da linha de comando, q é o essencial em LINUX; é muito automatizado, cheio de opções, vc acaba ñ usando nem 1/10 daquilo q tem instalado. Eu uso SLACKWARE porque é CLEAN, o UBUNTU é cheio de bijuteria. P/ quem gosta de EFEITOS-3D q engole a memória da maquina, + ñ tem propósito algum, só o de ser "BONITINHO"... é a parada! Mas p/ quem busca funcionalidade e estabilidade, SLACK é tudo!!! Procurem por quem entende de computação/Linux, e verão que SLACKUSERS dominam o cenário. K.I.S.S. FOR YOU TOO!

  15. #15

    Padrão to com vc parceiro

    Slack é tudo de bom e Ubuntu é for noob pergunte aos desenvolvedores aos montadores de servers aos administradores de sistema quem é superior !!

  16. #16

    Padrão

    Dizer q o Slack é clean já é exagero...
    Faça uma instalação full e vejo o que você vai usar!
    Se quiser algo "clean" vai de arch linux

  17. #17

    Padrão

    O que acham sobre Suse Linux? Porque ele é pouco citado?

  18. #18

    Padrão

    os cara vem chama quem usa ubuntu de noob, que é pra quem não sabe nada de nada! bla bla bla bla...

    faço uma pergunta muito simples pra vocês vocês usam MIKROTIK!??!?!

    faz um pppoe server no linux! faz um hotspot no linux! faz o xxxxxxxxx que o parta no linux?! tu fica se mantando HORAS E HORAS...

    e depois vai lá e faz no mikrotik!! 4 comando e cabou!!


    pois não deviam usar o mkt já que o linux faz tudo é só ir lar e fazer!!! a questão é a praticidade e a facilidade!

    quem não quer perder tempo e partir pra algo mais efetivo... falam em coisa 3d e não sei mais oq.. ubuntu server vem tão shell quanto qualquer outra distro...



    bem gosto não se discute!
    só não gostaria que os novatos tenham impressão errada...
    não acho legal ofença ... nem para um lado nem para o outro... cada um tem um ponto de vista e um gosto. e é isso.

    e queira ou não queira a distro que mais cresce no mundo é a ubuntu e logo vai se tornar padrão no mundo unix-like
    Última edição por Magal; 22-05-2010 às 19:14.

  19. #19

    Padrão

    Gosto não se discute.
    Falta de educação, idem.

  20. #20

    Padrão

    Verdade, tem post que começa bem ai vem uns e começam usurpar........

    Dando a minha humilde opinião......pelo pouco que conheço de Slake e Ubuntu, conheço a nivel de curioso mesmo , só de instalar para ver como é e como funciona , por isso nem tenho gabarito para falar de desempenho. Posso falar como usuario que a istro ubuntu é bem mais atrativa aos sohos de quem é acostumado com windows, como eu que por mais que admire a liberdade e todas as vantagens de uma distro linux ainda não consegui me desvincular totalmente do windows. Confesso que to fazendo de tudo para que isso aconteça, mas deixar as facilidades do windows , para quem é acostumado é dificil, mas o que me deixa muito bravo é a instabilidade do mesmo. Opinião de entusuasta: Qualquer distro linux, que eu conheça com excessão do Ubuntu é muito menos "chamativa ou atraente", por isso na minha opinião a recusa da população em geral em usar uma distro linux.