+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão duvidas em balancear 2 link's

    olá pessoal .. bom vamos lah
    Onde trabalho tem uma lan e um provedor de internet juntos ..
    na lan tem um speed roteado num radio edmax operando em modo gateway pela porta wan e destribuindo pela s lan ou seja:
    ip- edmax porta wan - 192.168.2.1 mask 255.255.255.0 gtw (ip do modem) 192.168.1.1 e com os devidos dns.

    ip- edmax porta lan - 192.168.0.100 mask 255.255.255.0 sem gtw..
    Aí o switch entra em uma porta lan do edmax e distribui a net pras maquinas que buscam o gtw no radio (192.168.0.100)
    Tudo funciona normal, só que o speed aki nessa região cai demais e como a tem o provedor aki do lado queria colocar o link via radio tbm, de emergencia, mais gostaria de coloca-lo de um jeito que não precisasse sair trocando ips, das maquinas da lan, quando um caise o outro subisse automaticamente.
    Jah liberei um ip no provedor - ip 172.16.225.10 mask 255.255.255.252 gtw 172.16.225.9 e tem os dns do provedor... (esse cabo sairá do switch principal do provedor, o que recebe o link)

    pessoal queria juntar esses dois link no mikrotik para fezer o balanceamento, gostaria de um passo a passo pois sou iniciante e tenho muitas duvidas. qts placas de rede eu ia usar no mk???
    quais as confis... tenho um mk aki prontinho, só falta configurar..

    segui esse tuto só que não sei se estou fazendo algo errado, não deu certo..
    Tutoriais/Wireless/FailOver-Link de Sombra - UnderLinux Wiki
    Espero a colaboração de vcs ai do forum , abraços

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por danix Ver Post
    olá pessoal .. bom vamos lah
    Onde trabalho tem uma lan e um provedor de internet juntos ..
    na lan tem um speed roteado num radio edmax operando em modo gateway pela porta wan e destribuindo pela s lan ou seja:
    ip- edmax porta wan - 192.168.2.1 mask 255.255.255.0 gtw (ip do modem) 192.168.1.1 e com os devidos dns.
    ip- edmax porta lan - 192.168.0.100 mask 255.255.255.0 sem gtw..
    Aí o switch entra em uma porta lan do edmax e distribui a net pras maquinas que buscam o gtw no radio (192.168.0.100)
    Tudo funciona normal, só que o speed aki nessa região cai demais e como a tem o provedor aki do lado queria colocar o link via radio tbm, de emergencia, mais gostaria de coloca-lo de um jeito que não precisasse sair trocando ips, das maquinas da lan, quando um caise o outro subisse automaticamente.
    Jah liberei um ip no provedor - ip 172.16.225.10 mask 255.255.255.252 gtw 172.16.225.9 e tem os dns do provedor... (esse cabo sairá do switch principal do provedor, o que recebe o link)

    pessoal queria juntar esses dois link no mikrotik para fezer o balanceamento, gostaria de um passo a passo pois sou iniciante e tenho muitas duvidas. qts placas de rede eu ia usar no mk???
    quais as confis... tenho um mk aki prontinho, só falta configurar..

    segui esse tuto só que não sei se estou fazendo algo errado, não deu certo..
    Tutoriais/Wireless/FailOver-Link de Sombra - UnderLinux Wiki
    Espero a colaboração de vcs ai do forum , abraços
    Acompanhando

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por telworld Ver Post
    Acompanhando

    Amigo para acompanhar o Tópico, Não é necessario postar algo.

    tem uma ferramenta logo no começo do tópico chamada "ferramentas do topico/Increver assinatura nesse tópico."

    Não que eu esteje querendo ensinar ou te forçar a usar ela.

    é que assim como eu e vc, outros usuarios devem estar acompanhando o topico tambem. e com esse novo post é enviado ao nosso email, uma msg, e com essa ferramenta não.


    desculpe se fui grosso, não é a minha intenção e espero que sirva tbem a outros usuarios.

    pois é muito importante sabermos usar o forum assim como saber usar o banheiro da sua casa!

    educação se aprende em ksa, no forum, na rua, ou até mesmo em presidios. enfim.

    Vlw.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rafasysop Ver Post
    Amigo para acompanhar o Tópico, Não é necessario postar algo.

    tem uma ferramenta logo no começo do tópico chamada "ferramentas do topico/Increver assinatura nesse tópico."

    Não que eu esteje querendo ensinar ou te forçar a usar ela.

    é que assim como eu e vc, outros usuarios devem estar acompanhando o topico tambem. e com esse novo post é enviado ao nosso email, uma msg, e com essa ferramenta não.


    desculpe se fui grosso, não é a minha intenção e espero que sirva tbem a outros usuarios.

    pois é muito importante sabermos usar o forum assim como saber usar o banheiro da sua casa!

    educação se aprende em ksa, no forum, na rua, ou até mesmo em presidios. enfim.

    Vlw.
    nada amigo estou aqui pra apreder tambem, como todo bom aprendiz temos que ser umilde
    obrigado pela dica

  5. #5

    Padrão quase feito..

    galera com a ajuda do interhome, usuario aqui do under, e tbm um otimo profissional, quase consegui fazer funcionar, mais tem um problema ainda ...
    colocamos, os dois link no mk, o speedy e o via radio, os dois funcionam normalmente mais qdo jogo esse servidor na rede da lan ele fica normal por uns 10 minutos e depois a rede trava, nada funciona até reiiniciar... o que pode estar acontecendo????,
    Configuramos os dois links mais por enquanto estou trabalhando só com o speedy, ( o cabo da radio não esta espetado) creio que apartir de quarta feira os dois estarão trabalhando juntos....


    abraços..

  6. #6

    Padrão

    Ja olhou se tem virus na rede?
    se alguem pode estar fazendo um ping da morte?
    ou até mesmo conflitos em sua rede.

    tente desligar sua rede e deichar o MK com balanceamento so pra 2 maquinas de sua confiança.

  7. #7

    Padrão

    Amigo, seguinte, essa rede funciona sem o mk... mais só com o link speed, tenho um edmax configurado como gateway e o moden cai na porta wan dele que repassa para as portas lan desse mesmo radio.. nas portas lan desse radio cai o switch.. td funciona normal.. quando espeto o mk funciona td certinho, de dentro do mk pingo todas as maquinas, e todas as maquinas pingam o mk e o servidor do programa de controle, só que igual falei da uns 10 minutos o programa nas maquinas clientes da um aviso de que houve um erro na rede.. aí reinicio o switch e volta mais por pouco tempo, e essa mesma switch funciona com o radio sem o mk normal... jah conferi td qto é hipotese nas maquinas clientes, conflitos, virus, e td mais, ..mais não tem jeito cai..

    espero que consiga resolver, com a ajuda de vcs!! abraços..