+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Acesso de usuário

    Alô galera.

    Estou tendo um probleminha com meu servidor de arquivos.

    Utilizando o Ubuntu server, criei as pastas compartilhadas para que os professores aqui do Colégio disponibilizem seus arquivos para os alunos.

    Criei para cada professor o compartilhamento de sua pasta no samba da seguinte forma:
    [professor 1]
    path = /home/professor 1
    available = yes
    writable = yes
    write list = professor 1

    A minha idéia é que assim somente o professor teria acesso de leitura e gravação a esta pasta. Já o usuário aluno que está devidamente criado deveria ter o acesso somente de leitura.
    A parte do professor deu certo, todos conseguem ler e escrever em sua pasta, mas não consigo fazer o usuário aluno nem se quer acessar a pasta. Não abre nem a janelinha onde se informa o usuário e a senha.

    Isso só acontece de máquinas windows. No laboratório linux, acessando com o usuário aluno funciona normalmente.
    Já tentei com o parâmetro read list e o browseable e nada.

    O que estou esquecendo?

    Valeu!
    Última edição por Terry; 01-06-2009 às 17:31.

  2. #2

    Padrão

    Olá, eu acho que o seu problema está no nome da pasta porque você tem que representar o espaço entre professor e o número 1.
    Exemplo: /home/professor\1 assim você estaria representando o nome da pasta certinho porque espaço no Linux tem que ser representado, ou seja, você tem que informar a existência do espaço.

    Uma opção seria mudar o nome da pasta para /home/professor-1 se fizer isso no samba não se esqueça de fazer o mesmo no diretório dentro de home, terá que ir ao diretório e renomeá-la.

  3. #3

    Padrão

    Opa!, pode tentar:

    [professor 1]
    path = /home/professor 1
    available = yes
    writable = yes
    write list = professor 1
    valid users = aluno

    Eu uso assim...
    Espero ter ajudado!

  4. #4

    Padrão

    ou

    criar os usuarios "professor" e "aluno", colocar o usuario "aluno" no grupo "professor".

    no compartilhamento:

    [classe1]
    path = /home/classe
    force create mode = 744
    force directory mode = 744
    valid users = professor aluno
    browseable = yes

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por m4gnet0 Ver Post
    Olá, eu acho que o seu problema está no nome da pasta porque você tem que representar o espaço entre professor e o número 1.
    Exemplo: /home/professor\1 assim você estaria representando o nome da pasta certinho porque espaço no Linux tem que ser representado, ou seja, você tem que informar a existência do espaço.

    Uma opção seria mudar o nome da pasta para /home/professor-1 se fizer isso no samba não se esqueça de fazer o mesmo no diretório dentro de home, terá que ir ao diretório e renomeá-la.
    concordo!
    depois do espaço o samba estaria considerando uma nova instrução da variavel path.