+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace 21Km com pouca visada

    Amigos, preciso fechar um link de 21Km com pouca visada, algumas matas e morros.
    Gostaria de uma idéia de vocês quanto a quais equipamentos utilizar para fechar esse link.
    Obrigado ae galera.

    Abraço.

  2. #2

    Padrão Enlace 21 km

    Olá. Sem visada ou com obstruções você tem poucas pções.
    1 - Tentar aumentar ao máximo possível as torres para obter visada.
    2 - Fazer repetidoras no meio do caminho, quebrando até a linha reta.
    3 - Usar equipamentos de 900mhz (que porém não são ainda homologados pela Anatel e podem gerar - segundos alguns dizem neste forum - interferencias nos celulares ,principalmente da TIM).

    Esta ultima opção é que está mais sendo usada, eu mesmo tenho 1 enlace de 74km, com pouquíssima ou quase nenhuma visada, pois há um morro entre as pontas cerca de 30km (mais ou menos no meio do caminho) que impede a visada, mas passa por ali o sinal e transmito 3.3mb (somente de ida ou de volta), mas como o uso de download é maior sempre fica em torno de 2.4mb e up em torno de 400kbps. Os equipamentos são: 2 routerboards como esta (MercadoLivre: ROUTERBOARD RB433 MELHOR CUSTO BENEFICIO 3LAN+3MINIPCI CTBA - R$ 379.40), + 2 cartões como este (MercadoLivre: UBIQUITI MINI PCI XR9 600MW 900MHZ - 600MW - R$ 489.00) + duas antenas Aquarios (homologada que custa em torno de 160,00). Um bom alinhamento, uma boa configurada (tem vários posts aqui sobre o assunto, com manuais e tudo) e pronto!

    Só que é bom você tentar ver outros meios mais em conta, de repente um prédio em outro ponto das cidades, com torres bem altas acabam saindo com o mesmo custo de todo este aparato.

    Qualquer coisa estamos aqui!

    Leoman Alves. - REVNET TELECOM - JEREMOABO (BA)

  3. #3

    Padrão

    Valeu pela dica ai doido, mas aqui é interior nao tem predio, so morro e mata rsrsrsrsrs. vou postar um mapa pelo google maps.
    abc

  4. #4
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcostmariano Ver Post
    Amigos, preciso fechar um link de 21Km com pouca visada, algumas matas e morros.
    Gostaria de uma idéia de vocês quanto a quais equipamentos utilizar para fechar esse link.
    Obrigado ae galera.

    Abraço.
    uma boa opção, no meu caso, e colocando uma repetidora no meio, vai eliminar sua dor de cabeça depois.
    eu tive um caso aqui que tinha que levar o speedy da cidade para um fazenda tive que mandar para uma torre de tv local que ficava 11km do ponto inicial depois mandar para a fazenda que tinha mais 14km tudo ficou com uma boa visada limpa. ficou otimo, estão todos felizes

  5. #5

    Padrão

    Amigos agradeço a contribuição de todos por estarem discutindo o tópico.
    Mas tem outra coisa,
    nesse vilarejo possui uma torre da Oi, antiga telemar, onde recebe o sinal de telefone fixo da cidade, é bem alta, deve ter seus 40m, mas o ponto de onde vou mandar daqui fica 158m mais alto.
    Alguem sabe se a Oi alugaria a torre deles, pelo bem da populaçao daquele lugar?