Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão De -48 para -79 num dia !

    Boa noite pessoal, podeme me dar uma luz, como sempre estava tudo funcionando perfeitamente( todo inicio de post é assim ), de 01 dia pra cá o sinal em alguns clientes caiu fortemente, pessoas que estavam com sinal -48/-55 foram para - 78 e não navega como na imagem abaixo, e outros que estavam legal, está piorando o sinal, nao sei o que pode ser, a placa na qual estão navegando é uma wimacmax 200 Mw trabalhando em 17 dbi. alguém me dá uma luz ?

    Ricardo Sobrinho.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         p.JPG
Visualizações:	152
Tamanho: 	22,3 KB
ID:      	4498   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         num.JPG
Visualizações:	152
Tamanho: 	37,5 KB
ID:      	4499  


  2. #2

    Padrão

    Bom dia!

    Seguinte, você fez alguma alteração antes disso acontecer ? O cabo está bem vedado, não entrou agua ? A fonte da RB tá OK ? É antena omni ? Qual a placa que você usa no seu ap ?

    Passe mais detalhes...

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rpclanhouse Ver Post
    Boa noite pessoal, podeme me dar uma luz, como sempre estava tudo funcionando perfeitamente( todo inicio de post é assim ), de 01 dia pra cá o sinal em alguns clientes caiu fortemente, pessoas que estavam com sinal -48/-55 foram para - 78 e não navega como na imagem abaixo, e outros que estavam legal, está piorando o sinal, nao sei o que pode ser, a placa na qual estão navegando é uma wimacmax 200 Mw trabalhando em 17 dbi. alguém me dá uma luz ?

    Ricardo Sobrinho.
    Amigo, aki já passei por uns problemas desses, no meu caso foi o cabo que tava com mau contato, antes de checar qualquer coisa complicada verifique o cabeamento, já que a potencia diminuiu tudo indica que seja isso

  4. #4

    Thumbs up

    Se choveu um dia antes, vá direto aos conectores para ver se não tem água! Se tiver troca os cabos e os conectores!

  5. #5
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    Se choveu um dia antes, vá direto aos conectores para ver se não tem água! Se tiver troca os cabos e os conectores!

    Sim claro, olharei hoje pela tarde, mas justifica apenas alguns clientes estarem com problemas ? e os mesmos estão relativamente perto, os demais que estão muiiiiito mais longe , esta tudo normal.

  6. #6

    Question

    Citação Postado originalmente por rpclanhouse Ver Post
    Sim claro, olharei hoje pela tarde, mas justifica apenas alguns clientes estarem com problemas ? e os mesmos estão relativamente perto, os demais que estão muiiiiito mais longe , esta tudo normal.

    Trocou de canal ?

    Qual sua antena ?

  7. #7

    Smile

    Se for omni, e você tem em media 10 a 20 clientes.. troque urgente caso contrario terá mais problemas estranhos.
    Se nao for em todos os clientes verifique os cabos destes que estão com problemas, caso seja em todos os clientes verifique os cabos da torre de transmissao.

    Abs!

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rpclanhouse Ver Post
    Boa noite pessoal, podeme me dar uma luz, como sempre estava tudo funcionando perfeitamente( todo inicio de post é assim ), de 01 dia pra cá o sinal em alguns clientes caiu fortemente, pessoas que estavam com sinal -48/-55 foram para - 78 e não navega como na imagem abaixo, e outros que estavam legal, está piorando o sinal, nao sei o que pode ser, a placa na qual estão navegando é uma wimacmax 200 Mw trabalhando em 17 dbi. alguém me dá uma luz ?
    Ricardo Sobrinho.
    Vc está em Suzano, SP. Pode não ter nada a ver, mas aqui, em Cabo Frio - RJ a temperatura caiu bruscamente, e aí? Isso pode influenciar...

  9. #9

    Padrão

    E bem difícil diagnosticar esse tipo de coisa, principalmente com a vaga informação que foi passada...
    existem diversos fatores para interferir na qualidade do teu enlace alguns deles são:

    Conectores -> se estiver molhado, oxidado, mal contato, etc... tanto no cliente com no radio da torre ( mas pela tua descrição que citasse que "alguns cliente estão assim", eu apostaria nos conectores dos clientes molhados)

    Chuva intensa

    Encobrimento da visada

    Deslocamento da Antena por vento( ou mulecagem)

    Nas Zirok 5.8 acontecia dos pombos cagarem no platico do dipolo

  10. #10
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    Vc está em Suzano, SP. Pode não ter nada a ver, mas aqui, em Cabo Frio - RJ a temperatura caiu bruscamente, e aí? Isso pode influenciar...
    è realmente caiu uns 10 graus, ta um frio dp cão ! influencia ?, to pensando em tirar o pcap lá de cima e colocar rádios enviando sinal pois com os radios nunca deu pau.
    que acha ?

  11. #11

    Padrão

    Observando essa temperatura, já pensou na possibilidade de sua antena, conectores, cabos (mais difícil, penso eu), ou rádio ter sofrido condensação?
    Como os colegas disseram passe mais detalhes do que ocorreu aí;

  12. #12
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Observando essa temperatura, já pensou na possibilidade de sua antena, conectores, cabos (mais difícil, penso eu), ou rádio ter sofrido condensação?
    Como os colegas disseram passe mais detalhes do que ocorreu aí;
    Em resumo, ocorreu que de uns dias pra cá ta lento, lentidão total pra quem ta wireles,porém, nem todos, isso que me incomoda, alguns estão exatamente normais, vou subir amanhã e olhar tudo, cabo, placas, e até cabos, que eu imagino não ser, estou pensando em colocar um rádio enviando sinal, será q fica bom ? com o mk só gerenciando ? descendo meu pcap e colocando um edimax ou mesmo um radio da ap router ?

    Abraços

    Ricardo Sobrinho.

  13. #13
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por darklinux3 Ver Post
    Se for omni, e você tem em media 10 a 20 clientes.. troque urgente caso contrario terá mais problemas estranhos.
    Se nao for em todos os clientes verifique os cabos destes que estão com problemas, caso seja em todos os clientes verifique os cabos da torre de transmissao.

    Abs!
    Não entendi, se for Omni terei problemas? como assim, sempre usei Omini, estranho ....

  14. #14

    Padrão

    Amigo, usando omni você nao cria a chamada zona de fresnel com a mesma forma e concentracão igual a um painel setorial. Impossivel comparar a melhora que terá usando paineis, algumas delas:

    - melhora de sinal em seus clientes mais distantes.
    - redução da potencia usada nos equipamentos, maior vida util.
    - pings estaveis em seus clientes.
    - paineis suportam mais de 40 clientes se utilizados com cartoes de qualidade.

    Aqui utilizo 4 repetidoras com paineis hyperlink, Mk 2.9.51 e uma 3.15 todas versoes compradas. Não tenho problemas desse tipo, há variacoes de sinal dos clientes mas não da forma que você mensiona no topico. As variacoes que possuo são cerca de 1dB a 5 dB para mais ou para menos no sinal dos clientes e utilizo potencia de 18dbm.

    Espero ter ajudado
    Abs!

  15. #15

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por tnarnold Ver Post
    Nas Zirok 5.8 acontecia dos pombos cagarem no platico do dipolo

    Putz !!! Até isso, como se já não bastasse as interferências e o resto todo!

  16. #16
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    Putz !!! Até isso, como se já não bastasse as interferências e o resto todo!
    rsrsr é de lascar mesmo !

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rpclanhouse Ver Post
    è realmente caiu uns 10 graus, ta um frio dp cão ! influencia ?, to pensando em tirar o pcap lá de cima e colocar rádios enviando sinal pois com os radios nunca deu pau. que acha ?
    Influencia pois sempre tem a contração de materiais por temperatura, sem falar que pode alterar a umidade do ambiente.

    Quanto a substituição é um teste, ajudará ao menos a isolar o problema.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por darklinux3 Ver Post
    Se for omni, e você tem em media 10 a 20 clientes.. troque urgente caso contrario terá mais problemas estranhos.
    Se nao for em todos os clientes verifique os cabos destes que estão com problemas, caso seja em todos os clientes verifique os cabos da torre de transmissao.

    Abs!
    Ñ discordo de vc, mas OMNI ñ é esse lixo todo, ja usei nas minha antigas bases e migrei para setoriais hyperlink, realmente tem uma qualidade e sinal mais estavel, mas até hj tenho uma base com omni, aquario por sinal, 8 db com 50 clientes media de 20 a 30 simultaneos e ta perfeito....

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    Ñ discordo de vc, mas OMNI ñ é esse lixo todo, ja usei nas minha antigas bases e migrei para setoriais hyperlink, realmente tem uma qualidade e sinal mais estavel, mas até hj tenho uma base com omni, aquario por sinal, 8 db com 50 clientes media de 20 a 30 simultaneos e ta perfeito....
    Exatamente, com baixo ganho(8dbm) ruido é menor, entao tem mais estabilidade de sinal.
    Agora experimenta colocar uma omni de 15dbi pra você ver.

    Compare as duas omni entre elas e depois com paineis hyperlink 14dbi.

    Aqui eu tinha 2 omni no começo, mas tive alguns problemas dos quais nao me incomodaram tanto, dava pra levar. Mas a rede foi crescendo e resolvi comprar uns paineis para testar ja que aqui no forum todos sempre falaram bem.
    A melhora foi incrivel, atingi mais 5km com 1 painel de 14dbi ligado em uma ag530 em 2,4ghz.
    Troquei todas as minhas omni por paineis hyperlink e reduziram as mensagens de data loss e station leaving dos clientes.

    []'s

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por darklinux3 Ver Post
    Exatamente, com baixo ganho(8dbm) ruido é menor, entao tem mais estabilidade de sinal.
    Agora experimenta colocar uma omni de 15dbi pra você ver.

    Compare as duas omni entre elas e depois com paineis hyperlink 14dbi.

    Aqui eu tinha 2 omni no começo, mas tive alguns problemas dos quais nao me incomodaram tanto, dava pra levar. Mas a rede foi crescendo e resolvi comprar uns paineis para testar ja que aqui no forum todos sempre falaram bem.
    A melhora foi incrivel, atingi mais 5km com 1 painel de 14dbi ligado em uma ag530 em 2,4ghz.
    Troquei todas as minhas omni por paineis hyperlink e reduziram as mensagens de data loss e station leaving dos clientes.

    []'s
    Acho q depende de situações, cada caso é um caso, por isso citei no inicio q ñ discordava de vc, eu tinha 4 bases minhas com OMNI, eram duas de 15 dbi da aquario e mais duas de 8 bdi uma da aquario e outra hyperlink, detalhe importante, o sinal da hyperlink alcançava o mesmo q a de 15 db da aquario, hj nas minhas só resta uma com a aquario de 8, ñ tirei as omnis pq estava ruim, mas sim pq a rede cresceu, ñ daria pra colocar 100 clientes em um cartão, claro q as setoriais é bem melhor, mas começei com a omni e fiquei satisfeito com elas, se observar relatos aqui no forum, tem gente q no maximo usa 2 ou 3 km mesmo usando setorial e coloca outro ponto pra avançar com mais clientes, meu ultimo problema aconteceu com quase a metade dos clientes q tive conectados em uma setorial alguns o sinal caiu, outros com sinal bom e navegação ruim, depois de esquentar muito a cabeça descobri q tinha uma rede proxima usando o mesmo canal do cartão desta minha setorial, bastei mudar o canal e fui feliz...