+ Responder ao Tópico

1. Pcap sewm dúvida aquela sua Mb 462 e teu proc amd k6 2 500 com sua mem de 128 roda tranquilo

2. Pc-ap é sem duvida superior as Rbs. Tanto em resposta, quanto em custos. Gosto não se discute.
    Porem para cada doença, tem seu remédio.
    Em alguns casos, 1 apzinho vai resolver até melhor que uma pc-ap.

Não Registrado
    cara o que a galera falou e verdade massss se vc escolher a placa mae certa funcionando bem todo ok vai dar show no rb ,poque o processador nao se compara com um do pc que e infinitamente mas poderoso e esso vai dae qualidade a sua net . o rb quando vc fizer todo o controle de banda e todo com a quantidade de clientes ele vai sentir o porradao ja o pcap nao ta nem ai.

4. Bom,vamos então tentar decifrar o enigma.Este caso de "PC-AP ou RB",esta igual ao caso de "HotSpot ou PPPoE".Ambos tem seus Prós e Contras.Trabalho ha um ano com PC-AP e vou procurar relatar como foi por aqui durante esse tempo.

Por que montei PC-AP?

Antes de montar o PC-AP,usava aqui APs,na verdade AP,pois o cenário era uma antena onmi de 15dbi,AP Edimax(Aprouter) e Sistema Mikrotik para fazer o controle de banda e firewall,ficando o AP encarregado apenas de transmitir o sinal.Então pesquisei sobre os cartões mini-pci,sobre as RBs,Fonte de alimentação,Antenas e etc.OK estava tudo pesquisado e planejado,era só chegar na loja e comprar,porem estava em falta a dira cuja RB (RB600),então minha idéia era a secundária.que no caso seria o modo PC-AP,Comprei uma placa mãe (P5 C2D),1GB de Memoria DDR2,HD IDE 160GB,Fonte Satellite de 400 "(Real)",ai era só pegar as placas mini-pci.Porem perguntei ao vendedor sobre potencia das ditas placas e o mesmo não sobe me responder,e me indicou o rapaz que é responsavel do RMA.Fui até esse cara do RMA,e o mesmo me indicou a usar um adaptador (RB14 se não me engano) e cartões mini-pci,que assim eu simularia uma RB600.Ok,comprei os acessórios e montei em uma caixa hermetica enorme,que somando a caixa hermetica + Placa Mãe + processador + memoria + Coolers + Fonte + HD + adaptador + Cartões mini-pci + Placa de rede etc,deu mais de 20KG.A torre é de 36mts,foi um trampo de loco subir a danada até o topo.Resumindo antes que alguem cite,a maquina montada realmente foi um tanto quanto exagerada (Excesso em memoria,processador,HD).Nesse periodo de um ano,tive problemas apenas de:

- 1 Vez queimou a fonte
    - 1 Vez de algum tipo de problema,que ficava derrubando os pppoe,ai foi só abaixar o trem dela,e formatar a instalação,jogar o backup em cima e subir a caixa novamente,mais uma vez um baita trampo.Só pra complementar,foi apenas feito a formatação do sistema e colocado o backup do dia anterior e pronto, resolveu o problema das quedas dos pppoe.Lembrando q todo o serviço de controle é feito em baixo,em cima somente é feito o controle de acesso e distribuição de sinal,nada mais.

Bom,o problema que tive aparentemente foi somente estes 2 citados acima...

Relatos que li e ouvi sobre o PC-AP!

Assim como na RB,no PC-AP deve ser usado uma fonte superior à aquela que o fabricante indica,pois fontes de Amperagens baixas podem gerar latencia,perda de pacotes,quedas e até reinicio da maquina.
    A fonte básica de uma RB,é a de 12v com um pouco mais de 1A. Bom até funciona assim,mas para apenas 1 cartão e com potencia baixa setada no mesmo.E mesmo assim ainda encontrei relatos que não aconselham a fonte descrita acima nem para um cartão.
    A fonte para um PC-AP também deve ser forte,acima dos 350w (REAL) e de preferencia de boa marca,pra não errar na escolha,uma boa indicação seria Corsair.

Outro ponto que encontrei e que foi muito discutido,foi sobre a polemica de usar adaptador para cartçoes mini-pci em PC-AP.Muitos dizem que a energia que passa pelos Slots PCI,pode gerar um aumento na latencia dos cartões,e essa interferencia pela energia somente se deve caso usar adaptador de mini-pci.Outro ponto discutido foi a energia que passa no slot pci,pois segundo pesquisas cada slot consome um X maximo de energia.Vendo isso então ficaria a pergunta,Com muito trafego nos cartões, a energia enviada para o slot pci seria suficiente?

Ai muitos vão dizer uma coisa,"Eu vou de RB600, pois a mesma possui 266/400 de processamento e 64MB de memoria,e também foi feita para 4 cartões.Sendo assim o fabricante sabe que a mesma suporta perfeitamente a demanda"

Sera? Poi a fonte indicada por eles,serve male mal para umc cartão...

Então em resumo,pesquisei muito e resolvi implantar RBs nas minhas torres,mas essa decisão não foi devido as especificações técnicas do fabricante não,mas através de pesquisas que fiz durante todo esse tempo, e também por relatos de colegas.

Grande detalhe,Rbs não foram feitas para fazer o controle do servidor,tais como: firewall,controle de banda etc.Caso alguem queira uma RB com podencia para isso,esta a disposição a RB1000, com processamento de 1Ghz (Se nao me engano) e memoria de 512MB.

Lógicamente essa é minha opinião e relato.

Se alguém me pedir hoje qual é minha preferencia entre RB e PC-AP,eu digo que usei PC-AP durente muito tempo (1 ano) e que agora vou testar com RB.Daqui uns meses terei uma boa opinião formada.Lembrando que cada caso um caso e cada rede uma rede.

5. Citação Postado originalmente por jhfaria Ver Post
    Pessoal estou pensando usar Mikrotik mas não sei qual é melhor usar PCAP ou RB, e quais os pros e contras de cada uma.

Jorge
    vai de rb jorge bem melhor, mais pratico barato e leve, queimou vc joga fora e coloka outra pronto, nao precisa ficar quebrando cabeça quando da pau.

Tópicos Similares

1. Respostas: 8
    Último Post: 03-08-2010, 11:03
  2. Respostas: 12
    Último Post: 14-06-2010, 12:46
  3. Respostas: 27
    Último Post: 29-07-2009, 12:55
  4. Autonomia, qual melhor RB ou nano?
    Por multlink no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 01-06-2009, 20:28
  5. Qual é melhor usar (ntpd ou ntpdate)?
    Por andunno no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 01-06-2006, 10:05

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L