Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Smile

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    Eu nao acho RB muito melhor que PC AP. Existem umas situações que rb é inviavel.

    Se voce quiser colocar o concentrador PPPoE direto nas torres usando RB vc vai ter uma incrivel dor de cabeca. Cada tunel PPP consome entre 4 a 6mb de ram. Quantos tuneis vcs acham que uma rb aguenta? Um PC AP funcionaria bem melhor nessa situação.
    Vai aparecer gente dizendo que daria de colocar o concentrador no provedor, e que realmente dá.
    Só que depois de muitos nós na rede, vc tem uma perda no pacote multicast ( PPPoE PADI ).
    Quando começar a dar esse problema, quero ver resolverem...

    Saudações,
    Existem outros problemas relacionados a esta estrutura de rbs principalmente quando se fala em um controlador central. Resolve-se facilmente com um PC MK, no entando concordo com o amigo com 500mhz 256mb ninguem suportaria 200 clientes pppoe rs

    Sem duvida um pc-ap com uma fonte termaltake 500W, 100% aterrado, 100% ventilado, com 3 mini-pci e cartoes de qualidade pode ter "200 kilos" mas te garanto que nunca vai te dar problemas.

    Já as RB podem ter defeitos que você só vai descobrir se vc tiver muita experiencia com elas.
    Alguns deles:

    Geralmente as fontes vêem com amperagem na qual nao é possivel trabalhar com folga de energia. ISP admins querem colocar 3 cartoes gerando problemas de alimentacao.
    Defeitos tornam-se de dificil resolucao impossibilitando a troca de peças.

    Enfim como já disseram aqui:
    RB esta ruim = troca a rb
    PC-AP esta ruim = troca componente com defeito.

    Sem mais.

  2. #22

    Padrão

    Bom... cada um tem sua opnião, para mim vai ser sempre RB a melhor opção!!!

  3. #23

    Padrão

    Pessoal, creio que essa questão é parecida qdo perguntam: pq minha latencia ta alta? até qtos clientes consigo atender simultaneamente em um unico cartao? etc..
    Td depende da sua rede, de como está configurada.
    Eu acredito que uma RB somente fazendo bridge (o q na minha opnião não é o mais recomendado), ou seja, sem queues, sem concentrador pppoe, etc... consiga atender um numero razoavel de usuarios simultaneos e dificilmente o cara vai querer trocar por um PCAP.
    Porém, aqui controlo tudo nas "pontas", e minhas RBs (433) ja estão abrindo o bico em questão de processamento. Por isso, estou disposto a migrar para PC AP.
    Em relação a placas com slots, cada adaptador PCI de sua MB vc consegue colocar até 4 cartoes mini pci atravéz de adaptadores (tenho alguns contatos que usam e nunca tiveram problemas), no lugar de HD utilizar adaptador IDE para memoria compactflash (mto menos problemas que um HD), fonte de ótima qualidade, como também citaram acima, montar uma boa caixa com exaustão e ventilação, um bom aterramento, etc. Se tiver tudo isso creio que dificilmente tera problemas com seu PC AP.
    Bom, resumindo, eu não acredito que um seja melhor que outro, tudo vai de acordo com a necessidade da pessoa, da rede da pessoa, do gosto da pessoa, e principalmente, do conhecimento.
    Ambos equipamentos bem configurados e e bem manuseados, são excelentes opções.

  4. #24
    Avatar de Oldayr
    Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    300

    Padrão

    É inquestionável que as RB´s seja melhores para este fim... Sendo que, por ironia eutropecei neste tópico:

    Router Board Travando

    Como a maioria usa RB´s, acho que cada caso é um caso, pois encontrei situações em que era só um ponto a ponto de 4,5 Km e vc gastar uns R$ 1500,00, só pra um ponto a ponto é dinheiro...

    Opnião:

    Ambas são ótimas opções e boas formas de se trabalhar. O que conta mesmo, é o que você quer fazer, aonde quer chegar e o quanto se tem para gastar...

    Vlw!

  5. #25

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    Eu nao acho RB muito melhor que PC AP. Existem umas situações que rb é inviavel.

    Se voce quiser colocar o concentrador PPPoE direto nas torres usando RB vc vai ter uma incrivel dor de cabeca. Cada tunel PPP consome entre 4 a 6mb de ram. Quantos tuneis vcs acham que uma rb aguenta? Um PC AP funcionaria bem melhor nessa situação.
    Vai aparecer gente dizendo que daria de colocar o concentrador no provedor, e que realmente dá.
    Só que depois de muitos nós na rede, vc tem uma perda no pacote multicast ( PPPoE PADI ).
    Quando começar a dar esse problema, quero ver resolverem...

    Saudações,
    amigo, como assim de 4 a 6 mb por tunel?? tendo em vista q cada cliente conectado figura-se um tunel, eu geralmente tenho em media 200 conectados e meu concentrador com 2gb teria q mostrar um consumo de no minimo 50% de uso da memoria... quando nao passa de 70mb consumidos... pq???

  6. #26

    Thumbs up

    Agora sim ta bom este tópico!

    Parabéns a todos que estão contribuindo !
    Última edição por Giovani.couto; 05-06-2009 às 18:18.

  7. #27

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhfaria Ver Post
    Amigo vc chegou muito afobadão, se possivel chegue com mais calma e us palavras um pouco mais amenas que vc será melhor entendido.

    Jorge


    entendi sua posição e acho q vc tem razão. pelo menos educado vc é d+, MAIS A MINHA OPNIÃO É AQUELA MESMO. SÓ FUI CINCERO, MAIS DE QUALQUER FORMA BRIGADÃO PELO CONCELHO

  8. #28

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    amigo, como assim de 4 a 6 mb por tunel?? tendo em vista q cada cliente conectado figura-se um tunel, eu geralmente tenho em media 200 conectados e meu concentrador com 2gb teria q mostrar um consumo de no minimo 50% de uso da memoria... quando nao passa de 70mb consumidos... pq???
    Por causa da alocação dinâmica. Acho que coloquei informação incompleta. Os 4mb a 6mb são o topo do uso da conexão. Se ele só se conecta e nao tem trafego nao chega a consumir isso tudo.
    Mas coloque a turma toda pra fazer um trafego na rede, vai ver que a carga de memoria e processador vai subir, já que a maquina tem que processar todos os pacotes (nao é igual a bridge que mal consome ja que ela só repassa...)

    Saudações,

  9. #29

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    Por causa da alocação dinâmica. Acho que coloquei informação incompleta. Os 4mb a 6mb são o topo do uso da conexão. Se ele só se conecta e nao tem trafego nao chega a consumir isso tudo.
    Mas coloque a turma toda pra fazer um trafego na rede, vai ver que a carga de memoria e processador vai subir, já que a maquina tem que processar todos os pacotes (nao é igual a bridge que mal consome ja que ela só repassa...)

    Saudações,
    Realmente confere, liberei toda minha banda e a memoria RAM começou a baixar !

  10. #30

    Padrão

    Tambem estou interessado em experimentar um PCAP, alguem sabe como é a homologação da placa pci greatek WL-2454G, pode ser usada com qualquer antena???? E é Boa ? Para mim é a mais facil de adquirir.

  11. #31

    Padrão

    Bicho, pergunta dificil essa...

    Bora lá!!

    No caso da RB, ela não e nada mais que uma MOBO compacta, mas o incrível mesmo e que vi gente falando que ela fou projetada pra ficar na torre!!! Nãnaninanão, ela e projetada pra ser uma MOBO que roda RouterOS pra gerenciar a rede, se ela fosse feita pra ficar na torre ja viria de fábrica selada, o que acontece na verdade e que a aplicação e variada então ela e leve, compacta e tem o necessário pra suprir a necessidade de uma rede substituindo assim pequenos servidores, roteadores, hubs e afins, mas então pra que os slots mini pci, fato que os cartões precederam as Rb´s então e obvio deduzir que fora adaptações feitas ao longo do tempo pra aproveitar uma coisa que deu certo.

    O PC-AP tem a terrivel desvantagem do consumo de energia, oque vc economiza em relação a RB, vc gasta em sistema de flutuação, mas eu ainda prefiro usar PC-AP, justamente pelo fato de se poder trocar peças, felizmente ainda se acha MOBO antiga, com muito mais processamento que Rb, com tamanho pequeno, com 4, 5 ou 6 pci com custo muito baixo, e considerando a relação custoxbeneficio, PC-AP ainda vale a pena.
    Nas placas mais novas tem a dificuldade dos pci, inclusive se alguem puder comentar, gostaria de saber como e o desempenho da RB14, e possivel alimentar 4 8602, 3 em 11b um em 11a sem dar problema?? Se não e possivel pq a mk vende ela? Existe algum jeito de funcionar com a arquitetura que eu descrevi?

  12. #32

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Malverick Ver Post
    Bicho, pergunta dificil essa...

    Bora lá!!

    No caso da RB, ela não e nada mais que uma MOBO compacta, mas o incrível mesmo e que vi gente falando que ela fou projetada pra ficar na torre!!! Nãnaninanão, ela e projetada pra ser uma MOBO que roda RouterOS pra gerenciar a rede, se ela fosse feita pra ficar na torre ja viria de fábrica selada, o que acontece na verdade e que a aplicação e variada então ela e leve, compacta e tem o necessário pra suprir a necessidade de uma rede substituindo assim pequenos servidores, roteadores, hubs e afins, mas então pra que os slots mini pci, fato que os cartões precederam as Rb´s então e obvio deduzir que fora adaptações feitas ao longo do tempo pra aproveitar uma coisa que deu certo.

    O PC-AP tem a terrivel desvantagem do consumo de energia, oque vc economiza em relação a RB, vc gasta em sistema de flutuação, mas eu ainda prefiro usar PC-AP, justamente pelo fato de se poder trocar peças, felizmente ainda se acha MOBO antiga, com muito mais processamento que Rb, com tamanho pequeno, com 4, 5 ou 6 pci com custo muito baixo, e considerando a relação custoxbeneficio, PC-AP ainda vale a pena.
    Nas placas mais novas tem a dificuldade dos pci, inclusive se alguem puder comentar, gostaria de saber como e o desempenho da RB14, e possivel alimentar 4 8602, 3 em 11b um em 11a sem dar problema?? Se não e possivel pq a mk vende ela? Existe algum jeito de funcionar com a arquitetura que eu descrevi?
    Não fiz o teste mas acho impossivel alimentar 4 cartoes com 3.3v de energia de 1 slot. Não irão trabalhar corretamente, sem falar que sua fonte nao deve ser menor do que uma de 500w reais.
    Talvez 1 ou 2 no maximo, mas 4 cartões já acho exagero pra um slot pci.
    Tem que ver o consumo de 1 cartão, deve ter no datasheet.

    Corrija se estiver errado.
    []´s

  13. #33

    Padrão

    RB e mais pratica mais como o negocio aqui e economia vo de pc ap
    e tambem se vc souber escolher a placa mae certa e montar certinho dificilmente vai dar pau
    olha um que eu acabei de montar para ser repetidor K6 500 64mb cf32mb placa de rede ati realtek e 3 pci wimacmax de 37 reais identica a sansung 2400p so que o acabamento e menos rusticos mais to providenciando das tplink agora pois são melhores, e o melhor e importante placa mae muito boa (prefira as que tenham bios simples essas são as que dão menos pau) esse repetidor ja fiz 2 e muito estavel tenho um que ta a 6meses e não deu nenhum pau esse vai ser outro repetidor pois eu trabalho com pequenas celulas com 2 grades e uma uma omni de 8dbi ou dependendo do angulo as panelinhas e esses ponto a no maximo 3 km um da outra.


    http://img169.imageshack.us/img169/7...adeb160154.jpghttp://img403.imageshack.us/img403/3...adeb140152.jpghttp://img19.imageshack.us/img19/1870/b090147.jpghttp://img19.imageshack.us/img19/1870/b090147.jpg

  14. #34
    Avatar de Oldayr
    Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    300

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    RB e mais pratica mais como o negocio aqui e economia vo de pc ap
    e tambem se vc souber escolher a placa mae certa e montar certinho dificilmente vai dar pau
    olha um que eu acabei de montar para ser repetidor K6 500 64mb cf32mb placa de rede ati realtek e 3 pci wimacmax de 37 reais identica a sansung 2400p so que o acabamento e menos rusticos mais to providenciando das tplink agora pois são melhores, e o melhor e importante placa mae muito boa (prefira as que tenham bios simples essas são as que dão menos pau) esse repetidor ja fiz 2 e muito estavel tenho um que ta a 6meses e não deu nenhum pau esse vai ser outro repetidor pois eu trabalho com pequenas celulas com 2 grades e uma uma omni de 8dbi ou dependendo do angulo as panelinhas e esses ponto a no maximo 3 km um da outra.


    http://img169.imageshack.us/img169/7...adeb160154.jpghttp://img403.imageshack.us/img403/3...adeb140152.jpghttp://img19.imageshack.us/img19/1870/b090147.jpghttp://img19.imageshack.us/img19/1870/b090147.jpg

    Kara!!!

    Qual foi a configuração q vc usou para esse pc-ap?

    Deu isso tudo? 3 (11b) + 1 (11a)?

  15. #35

    Padrão

    Usei placa mae da compaq k 6 2 500 64mb e cf de 32mb pois tenho muitos deles aqui parado essa placa tem 4pci e liga sozinho caso caia a energia ela tem video on e nao tem agp e a bios dela e mo simplona coloquei uma placa de rede realtek e 3 pci atheros 5212 mais nada impedi de coloca do jeito que vc falou 3b e 1a

  16. #36

    Padrão

    amigo minha opinião he a seguinte :

    *se o local for de fácil acesso pc-ap

    * se for de difícil acesso rb

    no meu caso eu Naum subo nas torres (42m atual e outra em breve de 30m numa repetidora)

    nos prédios + altos ai eu uso pc-ap pq tenho como subir e fazer os reparos (qdo necessário)

  17. #37

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    Eu nao acho RB muito melhor que PC AP. Existem umas situações que rb é inviavel.

    Se voce quiser colocar o concentrador PPPoE direto nas torres usando RB vc vai ter uma incrivel dor de cabeca. Cada tunel PPP consome entre 4 a 6mb de ram. Quantos tuneis vcs acham que uma rb aguenta? Um PC AP funcionaria bem melhor nessa situação.
    Vai aparecer gente dizendo que daria de colocar o concentrador no provedor, e que realmente dá.
    Só que depois de muitos nós na rede, vc tem uma perda no pacote multicast ( PPPoE PADI ).
    Quando começar a dar esse problema, quero ver resolverem...

    Saudações,
    Boa colocação!!! Abraços!!!

  18. #38

    Padrão

    Na verdade cada situação é cada situação.
    Mas que a RB é bem mais prático de se trabalhar isso é claro.

  19. #39

    Padrão

    Mas os custos com cartoes XY pra RB nao sao mais caros q uma placa pci pra PC-AP?
    Se minha colocacao nuh tiver nada a ver me corrija!

  20. #40

    Padrão

    Com certeza pois placas pci de boa qualidade como tplink vc paga 50 reais e de 5.8ghz 70 reais ai a placa pci para os cartoes so perdem em potencia mais quem que poluir com espectro sabe que isso não e certo pois ai vc aumenta a potencia mais aumenta o ruido.