+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão clientes wireless demoram a navegar

    Ola meus amigos, tenho alguns problemas com navegacao e msn nos clientes, tenho um provedor de radio com edimax 7209 em DHCP, um speedy de 2 MB, quem controla os clientes é um servidor com slackware, que foi criado um firewall e um controle de bandas HTB, eu tava com banda minina de 128kb, achei muito baixo e passei para 150kb, mais so tenho 6 clientes com 200kb, ainda estou começando. um cliente no local da torre, navega bem entra no msn apesar de demorar um pouco mais entra e tem 100% de sinal, outro cliente com distancia de +- 700 mt, nao entra no msn e para abrir as paginas demora muito e ta com 100% de sinal, só que no ping esse cliente perde muitos pacotes, tentei o amsn mais fica a mesma coisa, preciso resolver esse pepino amigos, por favor me ajudem, obrigado
    claudio.

  2. #2

    Padrão

    Tenta trocar o seu AP por um mais robusto, esse ap edimax com formware modificado fica meio lento, outro detalhe, qual servidor dns vc esta usando, tente montar um no seu Slack e aponte o dns dos seus clientes pra ele e ve se melhora.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por csolinux Ver Post
    Ola meus amigos, tenho alguns problemas com navegacao e msn nos clientes, tenho um provedor de radio com edimax 7209 em DHCP, um speedy de 2 MB, quem controla os clientes é um servidor com slackware, que foi criado um firewall e um controle de bandas HTB, eu tava com banda minina de 128kb, achei muito baixo e passei para 150kb, mais so tenho 6 clientes com 200kb, ainda estou começando. um cliente no local da torre, navega bem entra no msn apesar de demorar um pouco mais entra e tem 100% de sinal, outro cliente com distancia de +- 700 mt, nao entra no msn e para abrir as paginas demora muito e ta com 100% de sinal, só que no ping esse cliente perde muitos pacotes, tentei o amsn mais fica a mesma coisa, preciso resolver esse pepino amigos, por favor me ajudem, obrigado
    claudio.

    Bom dia Amigo o radio edmax não é bom para isso, como disse o amigo acima vc tem que usar um radio mais robusto tipo Zinwell e Aprouter

  4. #4

    Padrão

    Amigão, esses rádios com chip set real tech, não são bons para destribuição.
    Mude para outro modelos de ap, outra coisa, as veses pode ser o Speed que não esta dando conta, pois não aguenta mesmo muita coisa.
    Uma outra soliução, voce deve estar trabalhando com 400mw de potencia no radio, baixe isso pois essa alta potencia facilita o travamento do rádio.
    Mas uma dica impoirtante, mude essa forma de trabalho pois esses aps não suportam esse tipo de serviço.

  5. #5

    Padrão

    Ah, esqueci de mencionar, isso ja foi dicutido aqui no forum, esses radios não trabalham com 400mw, se vc setar isso via software, só vai jogar sujeira na sua rede e piorar a situação, a melhor saida pra vc é colocar um radio mais robustou ou mesmo uma RB e detalhe, pra essa distancia que vc esta citando (700m), com 50mw vc atende tranquilo, aqui tenho clientes com 4km de distancia rodando super bem com meus aps setados pra 50mw.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por csolinux Ver Post
    Ola meus amigos, tenho alguns problemas com navegacao e msn nos clientes, tenho um provedor de radio com edimax 7209 em DHCP, um speedy de 2 MB, quem controla os clientes é um servidor com slackware, que foi criado um firewall e um controle de bandas HTB, eu tava com banda minina de 128kb, achei muito baixo e passei para 150kb, mais so tenho 6 clientes com 200kb, ainda estou começando. um cliente no local da torre, navega bem entra no msn apesar de demorar um pouco mais entra e tem 100% de sinal, outro cliente com distancia de +- 700 mt, nao entra no msn e para abrir as paginas demora muito e ta com 100% de sinal, só que no ping esse cliente perde muitos pacotes, tentei o amsn mais fica a mesma coisa, preciso resolver esse pepino amigos, por favor me ajudem, obrigado
    claudio.
    Amigo a esta distancia a maioria dos rádios pode atender você. Tenta isolar o problema.
    1 Dispara pings da maquina do cliente para o radio que recebe o sinal ( ping IP -t –L 1400).
    Obs: Verifique se há perdas de pacotes já neste primeiro estagio, caso tenha muita perda o problema esta entre o radio que recebe o sinal e o micro do cliente caso contrário segue o procedimento abaixo.
    2 Depois dispara pings para o radio base, segue mesma observação anterior.
    3 Dispara pings para seu gateway a maquina que compartilha o seu speedy (segue mesma observação anterior).
    Caso o problema seja no enlace RF, verifique apontamento da antena, cabos e conectores, pois vc pode esta recebendo um bom sinal, mas esta tendo perda no retorno, ou seja quando o radio cliente envia sinal para o radio base.
    Angelo

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizrfabri Ver Post
    Ah, esqueci de mencionar, isso ja foi dicutido aqui no forum, esses radios não trabalham com 400mw, se vc setar isso via software, só vai jogar sujeira na sua rede e piorar a situação, a melhor saida pra vc é colocar um radio mais robustou ou mesmo uma RB e detalhe, pra essa distancia que vc esta citando (700m), com 50mw vc atende tranquilo, aqui tenho clientes com 4km de distancia rodando super bem com meus aps setados pra 50mw.
    ai luiz blz é alex q tinha a cyber ai em borbs hehe

  8. #8

    Padrão

    Troque de rádio, tipo um zinwell g220 ou um nanostation2, ou Aprouter ou uma RB, e depois verifique as antenas utilizadas, se estão boas, se os pigtails não estão enferrujados, se há outras pessoas trabalhando no mesmo canal que vc por perto, todos esses fatores. e se algum cliente tiver usando p2p aí é normal, a não ser que vc tenha um servidor com um mikrotik ou um myauth, se vc deixar só pelo o controle somente pelo o rádio é bem fácil ele travar e perder pacotes. abraço

  9. #9

    Padrão

    comece certo,
    não vá na pilha de rádinhos!

    use Routerboard + Cartões CM9 ou R52h
    Use painel setorial da Hyperlink ou TSM ou Ideal Ou Pluton
    não use link adsl, busque alternativa pra link full aí onde você mora.
    e não trabalhe com plaquinha PCI porque só dá problema!

    "é mais caro, porém você fica muito tempo sem ter que mexer na estrutura e pendura N vezes mais clientes."

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    comece certo,
    não vá na pilha de rádinhos!

    use Routerboard + Cartões CM9 ou R52h
    Use painel setorial da Hyperlink ou TSM ou Ideal Ou Pluton
    não use link adsl, busque alternativa pra link full aí onde você mora.
    e não trabalhe com plaquinha PCI porque só dá problema!

    "é mais caro, porém você fica muito tempo sem ter que mexer na estrutura e pendura N vezes mais clientes."
    Eu sou da mesmo opinião também, não adianta muito outras soluções só em antena que OIW também vai muito bem como setor.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por starsat Ver Post
    ai luiz blz é alex q tinha a cyber ai em borbs hehe

    Opa, ola Alex, eu ainda continuo no provedor daqui, []'s

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Leonardo66 Ver Post
    Eu sou da mesmo opinião também, não adianta muito outras soluções só em antena que OIW também vai muito bem como setor.

    Olá amigo, vc trabalha com as antenas da OIW, como é o desempenho delas, em relação as Hyperlink, acabei de receber uma aqui, é a 2414P090, mas achei ela muito grande, é maior q uma hyperlink de 17dbi

  13. #13

    Padrão

    amigo vc mora em campinas, esse celular e da oi? valeu pelas dicas, preciso desses auxilios ok. ate
    claudio

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por csolinux Ver Post
    Ola meus amigos, tenho alguns problemas com navegacao e msn nos clientes, tenho um provedor de radio com edimax 7209 em DHCP, um speedy de 2 MB, quem controla os clientes é um servidor com slackware, que foi criado um firewall e um controle de bandas HTB, eu tava com banda minina de 128kb, achei muito baixo e passei para 150kb, mais so tenho 6 clientes com 200kb, ainda estou começando. um cliente no local da torre, navega bem entra no msn apesar de demorar um pouco mais entra e tem 100% de sinal, outro cliente com distancia de +- 700 mt, nao entra no msn e para abrir as paginas demora muito e ta com 100% de sinal, só que no ping esse cliente perde muitos pacotes, tentei o amsn mais fica a mesma coisa, preciso resolver esse pepino amigos, por favor me ajudem, obrigado
    claudio.
    kra, sinal 100% nem sempre e 100%, qual placa vc ta usando no cliente? Observe que na maioria dos casos, 100% que mostra pra vc e de força, e não de qualidade de sinal!
    O que no caso e tão ou até mais inportante que a força do sinal a qualidade, junto com muita força pode vir tb muito ruido (noise), logo se o ruido fou igual ou inferior a força em pequena escala da isso mesmo, o nivel de ruido tem que ser pelo menos 50% menor que o sinal, mais que isso a dificuldade de navegar e muito grande! começa abaixando a potência desse radio pra 150mw e regula o ack timeout, de resto vc pode refazer o acoplamento com mais eficiência que tudo ficara bem!!

  15. #15

    Padrão

    cara amigo, obrigado por estar me ajudando, seguinte nos cliente estou usando ralink 7128g da edimax, eu vou baixar o MW para 150 , agora esse ack timeout onde vejo isso?
    o sinal mostra nos clientes 100% e o noise ta em 70%, como resolvo isso de ruido?
    estou mais para frente a trocar o radio por um mikrotik ou algo desse porte, agora a grana ta curta cara.
    valeu obrigado
    claudio

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizrfabri Ver Post
    Olá amigo, vc trabalha com as antenas da OIW, como é o desempenho delas, em relação as Hyperlink, acabei de receber uma aqui, é a 2414P090, mas achei ela muito grande, é maior q uma hyperlink de 17dbi

    Olha eu indico sim OIW, pois a OIW e a Hyper tem qualidades parecidissimas.
    Portanto eu utilizaria OIW sendo que em custo benficio ela sai melhor.

    Meu CEl é da OI sim, pode entrar em contato a vontade.


    Abraços.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por csolinux Ver Post
    cara amigo, obrigado por estar me ajudando, seguinte nos cliente estou usando ralink 7128g da edimax, eu vou baixar o MW para 150 , agora esse ack timeout onde vejo isso?
    o sinal mostra nos clientes 100% e o noise ta em 70%, como resolvo isso de ruido?
    estou mais para frente a trocar o radio por um mikrotik ou algo desse porte, agora a grana ta curta cara.
    valeu obrigado
    claudio
    Quanto de cabo vc ta usando?
    Ja tentou trocar de canal?
    Abaixou a potencia do radio?
    Nem precisa mexer no ACK seu ruido ta muito alto!!
    Se nada disso ai em cima da certo so resta mudar a antena de posição e procurar um alinhamento melhor!

  18. #18

    Padrão

    o cabo no cliente tem 10 metros, o canal é o 11 e so tem eu com ele, a potencia ainda nao baixei o ruido ta muito alto como assim, ta bom ou ruim, o alinhamento que vc fala e no cliente, mesmo com 100%.
    valeu galera pela ajuda.
    carioca

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por csolinux Ver Post
    o cabo no cliente tem 10 metros, o canal é o 11 e so tem eu com ele, a potencia ainda nao baixei o ruido ta muito alto como assim, ta bom ou ruim, o alinhamento que vc fala e no cliente, mesmo com 100%.
    valeu galera pela ajuda.
    carioca
    70% e muito, começa abaixando a potência do radio!
    E so pq não aparece mais redes no canal 11 não quer dizer que não tenha, troca o 11 pelo 1 pra ve o que acontece!! ou se vc tive como scanear rede com ssid oculto pra vc ver quantos ap´s tão no canal 11, talvez no seu ap aparece so vc mas no cliente ele recebe de outros ap´s , a sobreposição dos canais causa esse ruido!