+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida montando provedor

    ola amigos
    andei fuçando os foruns para acabar com minhas duvidas... porem o bom do wireless é quanto + vc fuça + vc fica com duvida, pois são muitos equips com grandes diferenças.

    bom...
    acabei optando por alguns equips e gostaria q alguem comentase se vai ser bom ouy n, e qunato +/- de distancia irei comnseguir com esses equips:


    ap gts 250mw reais + omni 24dbi (aquarios,gts,hyperlink,etc..)
    com controle por mac e controle de banda afim de dividir certinho as conexão, ficando 300 para cada.)
    esse vai ser o ponto de partida onde espero ter uns 3 km de distancia com cliente usando antena de grade.
    e gostaria de saber se com esses equips vou ter problemas com pessoas a 50m de mim, pois pretendo usar so grade em clientes que realmente precise usar.
    em clientes proximo irei usar placas pci.
    com espectativa para + de 20 clientes

    tudo gerenciado pelo ap mesmo.
    grato
    Última edição por marcosasjr; 05-06-2009 às 13:49.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcosasjr Ver Post
    ola amigos
    andei fuçando os foruns para acabar com minhas duvidas... porem o bom do wireless é quanto + vc fuça + vc fica com duvida, pois são muitos equips com grandes diferenças.

    bom...
    acabei optando por alguns equips e gostaria q alguem comentase se vai ser bom ouy n, e qunato +/- de distancia irei comnseguir com esses equips:


    ap gts 250mw reais + omni 24dbi (aquarios,gts,hyperlink,etc..)
    com controle por mac e controle de banda afim de dividir certinho as conexão, ficando 300 para cada.)
    esse vai ser o ponto de partida onde espero ter uns 3 km de distancia com cliente usando antena de grade.
    e gostaria de saber se com esses equips vou ter problemas com pessoas a 50m de mim, pois pretendo usar so grade em clientes que realmente precise usar.
    em clientes proximo irei usar placas pci.
    com espectativa para + de 20 clientes

    tudo gerenciado pelo ap mesmo.
    grato
    Ap GTS 250mw : Este Ap é Muito bom para ser usado como CLIENTE , Como AP deixa a Desejar se comparado a Linha Profissional . vai conseguir no maximo 15 Clientes Simultaneos com esse AP , Recomendo não Usar mais que 100mw para preservar a Qualidade do Sinal na Sua Região. Lembre-se Em Wireless potenci não é TUDO !!!

    Omini 24Dbi : Nunca vi Uma Omini de 24 DB que não seja Caseira , e mesmo que exista não recomendo o Uso , compre uma Omini de 12Db Aquario vai Suprir Suas Necessidades Tranquilamente !

    Controle de Banda : Esqueça essa Historia de controlar a Banda pelo AP , Faça algo Mais Profissional ... Monte um Servidor Baseado em alguma Distribuição Linux de Sua preferencia ( recomendo usar o MIKROTIK ou BFW ).

    Antena CLIENTE : Use em todos seus Clientes Antena Externa , não importa a distancia . se For usar placa PCI recomendo as Placas Baseadas no Chipset RALINK ou Atheros ( fuja das placas com Chipset Realtek)

    Tenha sempre em Mente : Potencia não é TUDO !!
    : Sem Visada sem Garantia !!!

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    A resposta do ddadinhoo diz tudo.. Mas gostaria de acrescentar que se vc esta começando e os recursos financeiros nao são como desejamos da pra comerçar com este AP e uma omini de 15Db.

    Mas se vc tiver recurso financeiro vale apenas comerçar da maneira mais correta possivel para evitar dor de cabeça.

  5. #5

    Padrão

    Amigo... a dica q te dou, até mesmo pela minha experiencia, ao inves de colocar AP GTS, que até tenho jogado aki pq nao é bom pra isso, entao coloca uma RB 600 e ou RB433AH que tem bom processamento todas com Mikrotik e ae sim vc terá um rendimento bem melhor e com certeza dependendo do cartao (xr2 recomendo) aguantará em torno de até 40 clientes simultaneos com velocidades media de 128 a 200k para cada. A omni, coloca coisa boa homologado, tipo Ideal, OIW, 12 ou 15dbi ou algo parecido.

    Agora, se vc tiver condicoes financeiras, monta um servidor com MK pra todo o controle dos clientes e coloca 4 setoriais de 15DBi da Ideal cada um com uma RB e cartoes RX2 ou até mesmo Engenius pra rodar apenas como AP. funciona que é uma maravilha!!!

    pense numa coisa. "Nunca tente inventar coisas onde o óbvio está ali pra ser feito". entao nao tente economizar dinheiro quando vc ja tem certeza que nao vai funcionar legal.

    espero ter ajudado

    Abraços
    Última edição por neuri; 06-06-2009 às 08:37.

  6. #6

    Padrão concordo com os colegas

    Mas será essencial vc colocar um servidor mikrotik, quaiquer dúvidas me adicione no messsenger
    [email protected]

  7. #7

    Padrão

    Cara, todo mundo ja passou as dicas corretissimas, apenas reforço as dicas dos colegas, prefeira o uso de RouterBoard no seu ap e e antena para atenter a 3Km, com 8dbi vc atende tranquilamente, antenas de 15dbi vc terá problemas em seus clientes q estão proximos a base e lembre-se em wireles potencia não é sinonimo de qualidade.

    Como disseram acima, evite fazer controle de banda no proprio AP, use um servidor para isso, caso a grana esteja curta pra comprar uma RB com as configs q te passaram, de uma pesquisada por Senao, aqui no forum mesmo, tem umas dicas legais sobre os radios deles, não lembro do modelo no momento, mas posso garantir q é melhor do q este q vc esta usando hj, para a função de AP pelo menos.

    Por enquanto é isso e boa sorte.

    Luiz

  8. #8

    Padrão

    caro luizrfabri, posso garantir q com antenas de 15dbi nao terá problemas com clientes muito pertos nao. pois eu uso e nunca tive problemas, basta colocar antena de grade para todos os clientes. agora tem que se levar em conta a altura dessas antenas. pq omni quanto mais baixo vc puder usar melhor para os clientes mais proximos. mas tbm nao prejudicará muito os clientes mais longe. pois tenho uma antena da Ideal de 15dbi em um cano 6mt galvanizado em cima de um telhado e uma RB do pé do cano.. a menina manda sinal para clientes a 2,5km tranquilamente (tem q ter visada).... desculpa ae mano veio.. mas é minha realidade e está tudo 100%
    abraços

  9. #9
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão

    Olha,,, se vc está iniciando e sem muita grana,,, e não pode por servidor,, rb, etc..,, então pode iniciar assim,,, 3 aprouter wr254 (são homologados pela anatel) e uma antena aquário 8 DBI ou uma ideal 14 Dbi (essa sei que é homologada pela anatel) Você faz um ponto a ponto com dois rádio em WDS e coloca o outro fazendo o controle de mac e banda. Vc vai poder ter uns 25 clientes nesse rádio,, ai se almentar tua clientela vc tira a antena omini e coloca duas setorias,, e mais um aprouter,, ai já vai poder dobrar tua clientela, uma setorial da tsm de 12,5 dbi tá na faixa de 250 reais,,, e são muito boas. Assim vc vai iniciar teu provedor sem muito custo,, e aos poucos vai melhorando teu equipamento,, eu inciei assim,, pois no começo a grana é curta,, hoje eu tenho servidor BSD, microtik e varias setoriais,,, ma no começo foi assim,, 3 aprouter wr254,, Custo em média R$200,00 cada ap,, uma omini ideal,, hj deve estar na faixa de 400,00, só um detalhe,, não esqueça da tia ANA,,, melhor é legalizar tudo antes de começar a trabalhar.
    Boa sorte,, espero ter colaborado.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por neuri Ver Post
    caro luizrfabri, posso garantir q com antenas de 15dbi nao terá problemas com clientes muito pertos nao. pois eu uso e nunca tive problemas, basta colocar antena de grade para todos os clientes. agora tem que se levar em conta a altura dessas antenas. pq omni quanto mais baixo vc puder usar melhor para os clientes mais proximos. mas tbm nao prejudicará muito os clientes mais longe. pois tenho uma antena da Ideal de 15dbi em um cano 6mt galvanizado em cima de um telhado e uma RB do pé do cano.. a menina manda sinal para clientes a 2,5km tranquilamente (tem q ter visada).... desculpa ae mano veio.. mas é minha realidade e está tudo 100%
    abraços

    Olá, aqui realmente tive problemas com clientes proximos, pois uso torres com 30 metros na media e com esta estrutura, clientes muito proximos da omni relamente tem problemas de sinal, mas como eu disse, para essa distancia pretendida, uma omni de 8dbi da e sobra, mas se ele quiser usar a de 15, pois as vezes ele ja tem ela comprada, pode numa boa, mas eu sempre frizo: em wireless potencia não é sinonimo de qualidade.

  11. #11

    Padrão

    colegas
    obrigado pelas dicas,
    bom com essas dicas todas eu pratimamente mudei o meu conçeito...
    ampliou meu horizonte, entao vou em busca de me informar melhor sobre esases equips q vcs comentaram.
    para fazer um provedor simples porem profissional sem gambiarras

    agradeço a todos...
    assim q tiver alguma posição estarei aki comentando
    abraço

  12. #12

    Padrão

    uma coisa qn commentei dinheiro é sim um problema, porem gastar com coisa ruim no final acaba tendo dor de cabeça. e estou fazend isso junto com meu amigo e acabamos vendo q no total de equipa,memtps e estavamos penssando n sera muito diferente desse kit mikrotik MercadoLivre: Kit Provedor Profissional Internet - c/ Mikrotik RB 433 - R$ 1099.00
    com RB433

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...tik-rb-433-_JM

    bom dando uma pequisada por ai...
    estamos vendo q essa foi a melhor ou vai ser a melhor escolha.
    estamos de olho nesse kit oq vcs acham?
    vi tb q muita gente critica essa placa mini pci q vem, e gostam muito da r52h no estou vendo se a possibilidades de comprar...

    fora a mudança de planos sobre os equips,
    os planos para anteder são os mesmo, clientes tanto perto qunato longe
    grato
    obrigado a todos pelas informações
    obs.: acho q n comentei, + o link q será compartilhado é da velox, temos 2 mb atualmente.
    Última edição por marcosasjr; 12-06-2009 às 11:50.

  13. #13

    Padrão

    Pessoal, antecipo meus agradecimentos... este fórum esta sendo de grande valia para mim.

    Olha quero sim legalizar meu provedor, mais gente o que tenho mal da para iniciar meu provedor.
    tem remédio para uma situação como a minha?

    não quero de jeito nem um trabalhar ilegal, só não tenho como legalizar agora... até pq como comentei no inicio, nem sequer sei se aqui em minha cidade vou ter sucesso, com o provedor.

    mais quero me ater aqui sobre os dois temas principais, a legalidade de tudo, e um provedor de pequeno porte, para mais tarde conforme a empresa ir crescendo eu vou ampliando.

    outra coisa tb é que no inicio não tenho um link dedicado.

    alguém aqui tem alguma formula para eu fazer as contas de quantos clientes eu posso colocar em um link ADSL Normal?.... tipo aqui tenho atualmente 2 mega da Brasiltelecom (200kbps)... posso colocar até 8megas (800kbps).

    quantos clientes posso colocar sem diminuir uma certa qualidade?

    Desculpa colocar tantas dúvidas, ais só assim vou poder fazer as coisas mais certas possíveis.

    "Mais importante que a velocidade que se anda.... é andar na direção certa"... Emmanuel - Chico Xavier.

  14. #14

    Padrão

    galera
    to aperriando vcs d+ ne...
    bom
    afim de aprender +, vou montar meu proprio mikrotik,
    mobo intel p3 700 mhz com 128 de ram pc133
    ja tenho aki em casa um ataptador ide > CF
    entao so vou comprar o CF.
    + gostaria de saber qual placa wireless pci colocar...
    haa
    essa mobo so tem 3 pci e não tem rede onboard
    tenho uma placa de rede 3com aki q vou por

    minha duvida mesamo é a placa pci wirless
    qual por...
    podem indicar?
    no ML tava vendo as senao com chipset atheros oq acham?