+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão energia solar pra rodar uma rb 433

    gente, to querendo colocar uma repetidora(rb 433 recebendo um ptp da minha torre master, e enviando(como ap ou bridge) pelo outro cartao.... a localização da mesma seria no "meio do nada" porem com uma visada previlegiada para um bairro imenso, onde nao existe internet denenhuma forma(rs)
    Tem como eu alimetar a rb com energia solar ?
    Algum colega ja fez issu ?
    quanto gastou ?
    qual a autonomia


    valew
    Última edição por mdcsp; 05-06-2009 às 23:16.

  2. #2

    Padrão

    Meu camarada tenho aki funcionando uma placa de 30watts e uma bateria de 45 amp automotiva, funcionando numa torre a uns 6 meses com 2 aps oiW, ate hj nunca me deu problema,



    ai foi um metodo quase caseiro , se quiser usar equipamento de ponta, o custo e maior, placa maior controlador de carga, bateria padrão etc etc!



    espero ter ajudado ae abraço!

  3. #3

    Padrão

    amigo Jalis poderia disponibilizar esse esquema de baixo custo pra nós? mesmo pra quem nao tem uma torre no meio do nada interessa mto a economia de energia

    abraços

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mdcsp Ver Post
    gente, to querendo colocar uma repetidora(rb 433 recebendo um ptp da minha torre master, e enviando(como ap ou bridge) pelo outro cartao.... a localização da mesma seria no "meio do nada" porem com uma visada previlegiada para um bairro imenso, onde nao existe internet denenhuma forma(rs)
    Tem como eu alimetar a rb com energia solar ?
    Algum colega ja fez issu ?
    quanto gastou ?
    qual a autonomia


    valew

    Olá MCDSP, tudo bem,

    Tenho aqui já 04 pontos funcionando com energia solar no meio do nada, como disse vc mas a visada é previlegiada. O mais simples que tenho é uma placa solar de 65 watts, com uma bateria de 70 amp, um controlador de cargas alimentando uma RB 433 com 03 cartões. Ligações: Ligar a placa de energia solar no controlador de cargas, ligar a bateria no controlador de cargas e ligar a RB no controlador de cargas, (no controlador já tem os borns para cada ligação).

    A RB deverá ser ligada com um conector jack, observando o positivo e o negativo +- (a parte interna do conector jack é o positivo. Isso ai nunca desligou, o primeiro ponto ta funcionando a mais de 02 anos.

    Valeu, qualquer duvida estamos ai.

    Portal Link

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Jalis Ver Post
    Meu camarada tenho aki funcionando uma placa de 30watts e uma bateria de 45 amp automotiva, funcionando numa torre a uns 6 meses com 2 aps oiW, ate hj nunca me deu problema,



    ai foi um metodo quase caseiro , se quiser usar equipamento de ponta, o custo e maior, placa maior controlador de carga, bateria padrão etc etc!



    espero ter ajudado ae abraço!
    energia solar nomeio do nada e ainda com baixo custo de instalação!!!!! OTIMO ajudou e muito,
    se puder postar ae o tal esquema dando mais detalhes dos equipamentos,como ligar tudo isso ficariamos grato... obrigado
    ah passa tb o custoaproximado que gastou

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandogomes01 Ver Post
    amigo Jalis poderia disponibilizar esse esquema de baixo custo pra nós? mesmo pra quem nao tem uma torre no meio do nada interessa mto a economia de energia

    abraços




    Aqui tem um kit padrão, vc pode estudar com o vendedor a retirada do controlador de carga (para diminuir o custo) que pra uma bateria maior não e nescessario, apenas para projetos maiores onde vai muitas placas, pra haver um controle maior de carga para nao sobrecarregar as baterias, uma placa de 30w ou 50w não sobrecarrega uma bateria pois o consumo e constante da routerboard ou AP

    MercadoLivre: KIT REPETIDORA COM PAINÉL SOLAR FOTOVOLTÁICO ( PLACA ) - R$ 1095.00



    Esta em Teste em 1 AP oiW 2401 faz 1 semana uma placa de 10w tambem anunciada no mercado livre, e duas baterias de Nobreak 7ah, ta funcionando bacana , e o custo e bem menor menos de 400 reais,

    a instalação é simples a placa solar tem positivo e negativo... a bateria tambem, liga positivo da placa e positivo da bateria e negativo da placa e negativo da bateria e pronto, aponta a placa pra onde o sol nasce ta bacana!

    esse foi o modo que fiz aqui e ta funcionando bacana!

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Jalis Ver Post
    Aqui tem um kit padrão, vc pode estudar com o vendedor a retirada do controlador de carga (para diminuir o custo) que pra uma bateria maior não e nescessario, apenas para projetos maiores onde vai muitas placas, pra haver um controle maior de carga para nao sobrecarregar as baterias, uma placa de 30w ou 50w não sobrecarrega uma bateria pois o consumo e constante da routerboard ou AP

    MercadoLivre: KIT REPETIDORA COM PAINÉL SOLAR FOTOVOLTÁICO ( PLACA ) - R$ 1095.00



    Esta em Teste em 1 AP oiW 2401 faz 1 semana uma placa de 10w tambem anunciada no mercado livre, e duas baterias de Nobreak 7ah, ta funcionando bacana , e o custo e bem menor menos de 400 reais,

    a instalação é simples a placa solar tem positivo e negativo... a bateria tambem, liga positivo da placa e positivo da bateria e negativo da placa e negativo da bateria e pronto, aponta a placa pra onde o sol nasce ta bacana!

    esse foi o modo que fiz aqui e ta funcionando bacana!
    Esta placa de 10w é que me chamou a atenção.
    Queria colocar 6 Nano2 e dois Nano5.

    Com certeza um AP não consome 10w. Mas fica a dúvida; estes 10w são em relação a quê? por hora, por dia? Eu fiz uma pergunta a este vendedor e ele me disse que uma bateria de 60A deveria levar cerca de 20 dias para carga completa, se não tiver outro equipamento em uso.

    O que eu queria saber como é feito o cálculo de consumo de equipamentos para poder calcular qual a placa seria a indicada para mim. Nesta placa por ex. 10W, 12V, mas qual a amperagem? Sem esse dado eu acho que não tem como fazer o cálculo?

    Agora, o regulador é importante, pois se o rádio não consumir toda a energia gerada pela placa, o excedente vai para a bateria. E vai chegar um dia que a bateria vai sobrecarregar.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Esta placa de 10w é que me chamou a atenção.
    Queria colocar 6 Nano2 e dois Nano5.

    Com certeza um AP não consome 10w. Mas fica a dúvida; estes 10w são em relação a quê? por hora, por dia? Eu fiz uma pergunta a este vendedor e ele me disse que uma bateria de 60A deveria levar cerca de 20 dias para carga completa, se não tiver outro equipamento em uso.

    O que eu queria saber como é feito o cálculo de consumo de equipamentos para poder calcular qual a placa seria a indicada para mim. Nesta placa por ex. 10W, 12V, mas qual a amperagem? Sem esse dado eu acho que não tem como fazer o cálculo?

    Agora, o regulador é importante, pois se o rádio não consumir toda a energia gerada pela placa, o excedente vai para a bateria. E vai chegar um dia que a bateria vai sobrecarregar.

    A aMPERAGEM DESSA MINHA PLACA É 1,0AH QUER DIZER 1 AMPERE POR HORA, 1 AP EM MEDIA CONSOME 800MA MAS DAE VC TEM A NOITE QUE NAO TEM LUZ PORTANTO NÃO TA CARREGANDO, HOJE FAZ 14 DIAS QUE TA FUNCIONANDO O SEGUNDO PROJETO, E NÃO DEU PROBLEMA ATE O PRESENTE MOMENTO, ESPERAR PRA VER!

  9. #9

    Padrão

    galera, estive pensando em vez de luz solar um gerador héolico nao seria uma solucao melhor? afinal de contas vento temos 24hs... será que alguem tem um projetinho basico?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandogomes01 Ver Post
    galera, estive pensando em vez de luz solar um gerador héolico nao seria uma solucao melhor? afinal de contas vento temos 24hs... será que alguem tem um projetinho basico?
    Desisti do eolico. Pelo preço. Tem pronto por 2.400,00
    E para fazer fica complicado juntar todas as peças. No ML tem um sujeito que faz o rotor e o estator. Mas fica só aí mais de 600,00. Juntando outros componentes vai aos 1000 e poucos. Com este valor pega uma placa solar de maior capacidade já com controlador.