+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace 1km em 2,4 urgente

    Pessoal, é a primeira vez que preciso fazer um ptp, tenho uma rb433ah + rb433 na outra ponta com dois cards r52h (um para receber e outro com uma omni de 8dbi), na 433ah tenho um emp-8602, estou precisando fachar esse link para atender uns 20 clientes, vale a pena com estes cartões fechar usando a mesma grade de 24dbi que uso para clientes em 2,4 ? Ou vale comprar um par de antenas de 5,8 ? Acredito que precise de uns 4mb full, a distância é de apenas 1km (de um morro para outro /\-------/\), tem que ser uma solução econômica, neste momento estou fachando temporariamente o ptp da seguinte maneira (Omni de 8+RB433---kodama770+grade24--> <----omni15+rb433ah) lembrando, fiz assim pois no momento não tinha nenhuma grade com rg213, apenas rg58 direto no dipolo, por isso usei o kodama, e ficou uma m3rd@... no kodama tive que habilitar pppoe relay, ta um lixo, por isso quero fazer um wds entre as rbs, pois na rb433ah (principal) tem dois emp-8602, e estou usando apenas um com uma omni, o outro tava reservado para este fim e na rb433 (repetidora) estou usando apenas um dos r52h para distribuir e o outro vou usar-lo para o ptp.

    Obrigado Pessoal, estou aflito!!!! Tenho que fechar isso amanhã, o pessoal ta reclamando, o pppoe cai toda hora, perde pacotes....


    Agradeço muito se alguém puder me ajudar !!!

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Amigo, enlaces ptp sempre usa 5.8ghz!!!é mais confiável e mais estável,mais banda passante menos stres,ok.
    Nessa distancia que queres qualquer radio mais em conta faz tranquilo (se tiver visada limpa claro), nao precisaria necessariamente usar uma rb.
    usa um wla5000 na outra ponta com antena de grade ou disco (24 a 29dbi) em 5.8ghz que vai ficar filé teu enlace.
    Cuida bem na hora de apontar as antenas, pois em 5.8ghz tem que ser perfeito o alinhamento.
    Boa Sorte,ok.

  3. #3

    Padrão

    Leandro, comprei um par de Zirok WLL605 para fechar em 5,8, apesar de ser perto, preciso de qualidade, vou usar um emp-8602 e um r52h, agora fiquei confuso na hora de configurar as placas, tem muitas frequencias (estou acostumado com os 11 canais), o lance do wds (estou estudando uns tutos, mas cada um diferente do outro..aff), quais data-rates usar, ack e o tal do nstreme é bom ?. Você teria alguma dica de configuração para este tipo de enlace ?

    Obrigado

  4. #4
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Me passa as coordenadas (GPS) que te posto aqui como usar .
    tem que saber distancia, altura, eleva;cao correta de cada ponto e calcular direto no link.
    A principio com essas antenas fecha lindasso, sao ótimas pra ponto a ponto. porem dificeis de se alinhar quando estao em cima da torre.

  5. #5

    Padrão

    qualquer zinwell g220 ou um nanostation2 ou um aprouter faz, com duas antenas de grade de 25dbi com pigtails de 20cm faz belezinha,porém vc tem que ver se não há interferencias de outras estações próximas a você, melhor usar 5.8ghz (mesmo que parece superdimensionado) mais aumenta o tráfego e robustez. mas lhe digo, tenho um cliente a quase 3km que eu atendo com um nanostation2, que recebe um sinal de uma omni de 15dbi (usando 63mw) e funciona legal, mas mesmo assim tem interferencia de vez enquando.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Me passa as coordenadas (GPS) que te posto aqui como usar .
    tem que saber distancia, altura, eleva;cao correta de cada ponto e calcular direto no link.
    A principio com essas antenas fecha lindasso, sao ótimas pra ponto a ponto. porem dificeis de se alinhar quando estao em cima da torre.
    Não tenho GPS, por enquanto só no olho, uma vai ficar na torre (acredito que vai ser difícil la em cima, entregaram la na empresa a tarde e não as vi ainda, não sei como vou fixar-las na torre) e a outra vai ficar em uma casa bem no alto de um morro, com visada boa.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    qualquer zinwell g220 ou um nanostation2 ou um aprouter faz, com duas antenas de grade de 25dbi com pigtails de 20cm faz belezinha,porém vc tem que ver se não há interferencias de outras estações próximas a você, melhor usar 5.8ghz (mesmo que parece superdimensionado) mais aumenta o tráfego e robustez. mas lhe digo, tenho um cliente a quase 3km que eu atendo com um nanostation2, que recebe um sinal de uma omni de 15dbi (usando 63mw) e funciona legal, mas mesmo assim tem interferencia de vez enquando.
    beirsdorf, bem que eu tentei usar aprouter para esta finalidade, mas o danado não fazia wds nem a pau com o mk, o ack é fixo, e de vez em quando o sinal oscila muito (-64~-78) acho que é por causa de interferencia, apesar de não usar duas direcionais, fiz de omni para direcional, se der tempo bom amanha vou subir as zirok, vai ficar sinistro na torre ela quase toda virada para baixo ( o ponto de visada pega os dois últimos lances do final da torre)

  8. #8
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por agpnet Ver Post
    Não tenho GPS, por enquanto só no olho, uma vai ficar na torre (acredito que vai ser difícil la em cima, entregaram la na empresa a tarde e não as vi ainda, não sei como vou fixar-las na torre) e a outra vai ficar em uma casa bem no alto de um morro, com visada boa.


    O brother,, alinha pelo google earth, com pontos de referencia. depois alinhamento fino no ping mesmo.
    ou compra um abussula de 5pila ae nos camelôs(ambulantes) e alinha certinho.
    Pra prender a antena eh fácil, usa suporte delas pra vertical, é só ler o manual delas.
    tem gente que manda fazer um extensor pra ficar a uns 30cm da torre, tbm funciona.
    Cuida o angulo dela. coloca as duas em +ou- 70 graus, se nao pegar sinal vai abaixando de grau em grau acompanhando no ping (usar netbook é o ideal nessas horas.)
    se precisar de mais ajuda é só avisar.
    Se tivesse as coordenadas ficava mais facil, ae te dizia o angulo aproximado de elevaçao das antenas pelo calculo do radio mobile.

  9. #9

    Padrão

    Qual melhor opção para esse enlance de 1km:

    1. WDS em bridge.
    2. WDS com roteamento.

  10. #10

    Padrão

    Pessoal, consegui fechar o enlace (ufa) sozinho parecia o papaléguas rsrsrs, alinhei as zirok, bridge,wds, blz!!! No entanto estou com um problema, não consigo pingar a repetidora, da ping timeout, meus clientes usam pppoe, ta funcionando normal, mas não consigo chegar no mk, coloquei ip na bridge e nada, não sei o que pode ser, pois no mk da torre principal, tem ip na bridge e funciona normal...

    Obrigado pelos esforços pessoal! Muito obrigado pela ajuda!

  11. #11
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Parabens brother!!!!é isso ae mesmo, mão na massa e fé em deus que vai longe!
    Pra pingar o seu MK tem que estar na mesma faixa de ip do MK, fez isso com os APS???
    Acredito que seja esse o problema.
    ex:
    MK: 192.168.0.100
    AP1 WDS: 192.168.0.150
    AP2 WDS: 192.1680.180

    Abraço.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Parabens brother!!!!é isso ae mesmo, mão na massa e fé em deus que vai longe!
    Pra pingar o seu MK tem que estar na mesma faixa de ip do MK, fez isso com os APS???
    Acredito que seja esse o problema.
    ex:
    MK: 192.168.0.100
    AP1 WDS: 192.168.0.150
    AP2 WDS: 192.1680.180

    Abraço.

    Obrigado pela força!!! , a minha dúvida é se coloco ip na bridge e na interface wds1 criada, vou até o pop hoje verificar o que pode estar acontecendo, depois eu posto o resultado.

    Abraço!