+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace de 45KM

    Boa Boite,

    Pretendo fazer um encale de 45km com o seguinte equipamento de ambos os lados, com zona de fresnel limpa passando aproximadamente 15m do obstaculo mais proximo.

    RB433 + XR5 + Antena Zirok de 32.5Dbi.

    A Pergunta e a Seguinte!
    Sera que com esse equipamento eu consigo fechar o enlace?
    Qual seria o trougpout que conseguiria? Precisaria de 12MB Sera que consigo?
    Qual seria a Latencia Aproximada?

    Escolhi a Antena Zirok Pois ela e mais barata, porem mais dificil de alinhas, mas como ja vi um enlace de 50km com uma delas passando 8MB! Nao me pergunte o equipamento... hehehhe nao deixaram eu ver qual era!

    Aguardo respostas. Obrigado

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Amigo, conseguir consegue se tiver 100% visada e condiçoes de enlace.Me manda suas coordenadas gps da (torre 1 e torre 2) ,que calculo pra vc aqui.

  3. #3

    Padrão

    você fecha esse enlace até com as zirok's de 60cms no caso a 605 passando 10mb full :}
    é só usar um bom cartão,
    mas você tambem pode usar antena da Ideal "boa e barata" ( www.idealantenas.com.br ) que vai funcionar melhor e é mais fácil de alinhar.

  4. #4
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Duas ideal , geenge ou OIW de disco , é filé. usando xr5 entao, ae vira brincadeira.

  5. #5

    Padrão

    Tenho dois pares de Antenas OIW bidirecionais, são maravilhosas, meu PTP é 43KM só que ainda não acertei em boa configuração, pois não tenho muita expêriência com mikrotik ainda.]

    se alguém poder postar sua configuração ou uma configuração de PTP basico com Nstreme.

    abração a todos!

  6. #6

    Padrão

    Segue os Pontos

    Torre A
    02:56:54.0S
    048:56:47.0W

    Torre B
    03:19:32.7S
    048:57:00.8W

    Usei o Link Partner da Motorola pra Calcular.
    Obrigado

  7. #7
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Segue dados solicitados.
    Conforme planejamento pelo radiomobile, em 5.8ghz fecha tranquilo seu enlace, usando torres de 30metros em cada ponta.
    As antenas usei de 32dbi,ok.
    Seguem fotos.
    http://img44.imageshack.us/img44/43/ptp2.jpg

    http://img44.imageshack.us/img44/668/ptp58geral.jpg

    http://img44.imageshack.us/img44/267...imagem1jpg.jpg

    http://img44.imageshack.us/img44/3207/ptp5.jpg

  8. #8
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Em 2.4 com 1watt de potencia fecha tbm.
    http://img44.imageshack.us/img44/6938/ptp241watt.jpg

    Abraço.

  9. #9

    Padrão

    Cara as antenas Ideal são muito boas melhor que a Zirok, te aconselho a usalas.

  10. #10

    Padrão

    Bons amigos desculpem contrariar alguém, mas se conselho fosse bom não seria de graça, nossa rede tem 200 km do CPD ate a ultima cidade montamos com zirok e ideal.
    Zirok como todos sabem é um caos para alinhar,a ideal alinha fácil e amassa muito fácil com ventos nestes dois casos antenas ideal de 1,20 mts e zirok de 90 cm.
    São caras, mas vai de hyperlink de 32,5, pois com o tempo as ideal amassaram e as zirok desalinhou conclusão trocamos a rede inteira e tem mais onde usavos ideal de 1,20 mts estamos com hyperlink de 29 dbi.
    Leve em consideração que este é seu link principal.
    Caso alguém queira antenas ideal tenho 4 paradas pode vir buscar só para desocupar

  11. #11

    Padrão

    Amigo nunca tive problemas com essas, antenas.

  12. #12
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    bah eu quero!!!Antenas ideal??rapah, isso é ouro aqui no RS!!!fica jóia demais\!

    tu mora onde meu camarada ???
    tcftelecom, me manda que ainda te pago a cerveja !!!!

    [email protected]

  13. #13

    Padrão

    Bom dia Senhores!!!! hehehe

    Eu to usando no meu enlace torres de 60 metros pois preciso de 100% de certeza q esse link vai funcionar, e pra min uma torre de 30 metros sai a 5 mil e uma de 60 sai a 8, entao nao vale a pena economizar esses 3 mil....quanto custa essas antenas ideal?

    Voces acham q ficaria com quantos MB de transmisão? porque fora esse link tem mais dois, ao todo sao 3 links com um total de 100km! sendo q a primeira torre ja esta pronta no lugar e tem 90 metros,

    Isso vai Ficar bom ne?

    Ate mais!

  14. #14

    Padrão

    Amigo, a antena da ideal deve sair em media uns R$700 , de 33dbi, (não tenho certeza)
    eu sei que a OIW (hyperlink) de 33 sai á R$1100,00.

    olha eu acredito que você consegue uns 15~20mbps full.

    capricha na instalação eletrica e no sistema de backup (baterias), pois o que faz esses enlaces ficarem dando problema é oscilação de energia ou antena mal alinhada!

  15. #15

    Padrão

    Onde vc conseguiu essa torre de 60mts por 8K? Posta aí pra gente. Como ela é fabricada? Tenho interesse.

    Obrigado

    Fábio

  16. #16

    Padrão

    Consigo essa torre em uma cidade proxima a minha, eu vo la essa semana, vou confirmar o valor, mas a 3 meses eu fiz essa cotacao ele me fez a esse preco, sem nota fiscal, ela nao e galvanizada, mas e bem feita, e me entrega montada dentro do estado... assim que eu chegar de la eu posto aqui o preco delas.


    Ate mais

  17. #17

  18. #18

    Padrão

    O problema é que na ceitel só tem 2m, e para suportar umas katrein de 29 e 34dbi com uma torre de 60 metro daquela é complicado. Naum vou usar antena desse porte agora, mas já estou pensando no futuro, pq até uma torre dessas chegar aqui...

  19. #19

    Padrão

    A Torre Sai a 8mil ele e de cantoneira, soldada com modulos de 3 metros, ferro preto, sem esticador com para-raios, com anti-torcor
    Qualquer coisa manda uma msg particular
    Valeu