Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Bom dia pessoal depois de 02 semanas perdendo cabelo, eis a solução para quem esta passando pelo q eu passei, sao detalhes q ninguem conta, acho q por medo de deixar de ganhar uma graninha !!!!

Vamos lá..
    Seguindo os mesmos scripts q postei apenas vamos alterar algumas coisas... pois nos links da net q achei muitos estavam com links quebrados por isso q demorei tanto para descobrir e saber o caminho das pedras.

OBS: Aqui uso Debian Lenny

1- Instale seu squid2.7 com suporte a ZPH + o ThunderCache só seguir o Tuto q vem no Thunder (INSTALL_PTBR) isso atraves do apt-get.
    No seu squid.conf adicione

zph_mode tos
    zph_local 0x10
    zph_sibling 0x10
    zph_parent 0x10
    zph_option 1

2- Monte seu script firewall e adicione...

iptables -A OUTPUT -t mangle -j CONNMARK --save-mark
    iptables -A OUTPUT -t mangle -j CONNMARK --restore-mark
    iptables -A OUTPUT -t mangle -m mark ! --mark 0 -j ACCEPT
    iptables -A OUTPUT -t mangle -m string --string 'Thunder: Thunder' --algo kmp -j MARK --set-mark 700
    iptables -A OUTPUT -t mangle -j CONNMARK --save-mark

3- Baixe o HTB-tools-0.3.0a , agora vem o pulo do gato ( se seguir essa sequancia tudo dara certo !!!

-
    -apt-get install libncurses5-dev kernel-package gcc make iproute dialog flex
    caregue esses modulos
    modprobe sch_htb
    modprobe sch_sfq
    modprobe cls_u32
    - mkdir /usr/local/man/man8
    -tar xvzf HTB-tools-0.3.0a.tar.gz
    Dentro do diretório HTB-TOOLS-0.3.0a, crie um diretório dentro do subdiretório /include. O diretório criado terá o nome de asm (/include/asm):
    baixe e descompacte dentro de /include/asm Bitops
    va em
    cd HTB-tools-0.3.0a
    cd sys/
    remova rm -rf q_parser.c
    baixe novamente wget http://kerneldark.googlepages.com/q_parser.c
    agora cd ..
    e make full
    pronto o htb-tool esta instalado

edite etc/htb/eth1-qos.cfg e faça suas regras... no meu caso ...

################
    # eth1-qos.cfg #
    ################
    # for how to configure and use see docs/HowTo/
    class Rede {
    bandwidth 100000;
    limit 100000;
    burst 0;
    priority 1;
    #Classe responsavel para controle de banda de internet
    client PC_1 {
    bandwidth 300;
    limit 320;
    burst 2;
    priority 1;
    dst {
    192.168.254.31/32;
    };
    };
    ......

no final coloquei

client thunder {
    bandwidth 4096;
    limit 2048;
    burst 120;
    mark 700;
    priority 1;
    upload 128;
    dst {
    192.168.254.0/24;
    };
    };
    };
    class default { bandwidth 8; };

Bom no meu esta tudo legalzão, oq nao esta em cache ele baixa a 320kbps e o q esta em cache tanto pelo squid como pelo thunder vem a full... Outra testei um video q estou asssitindo pela primeira vez... ele baixa controlado...

Bom era isso q eu queria, agradeço ao Emanuel e aos colegas q me ajudaram...

Obtive mais informações desses links
    HTB-Tools dando erro - Página 3
    Linux: Squid 2.6 + HTB-tools com cache full [Artigo]

2. Joia Parabens mesmo!!! achou a soluçao e postou para todo mundo ver isto sim é ajuda ajudou a vc e este post ja ajuda quem esta batendo cabeça feito louco sem reclamar que correu atraz e se quiser tem que pagar pelo pulo do gato....

3. heheeh valeu, espero q todos pensem assim, de de graça oq recebeste...
    Uma mao lava a outra !!!

Pensem bem
    "Uma pessoa q te pediu uma ajuda hoje, amanha pode quebrar uma arvore pra vc "!!! hauahuaahu

4. Uma vez utilizei htb-tools nao funcionou do jeito que eu queria, dai resolvi estudar o tc e fazer minhas regras.

1) cria-se a classe default na interface com a banda total.
    2) cria-se uma classe com velocidade de 320k
    3) cria-se outra classe com velocidade do cache full

4) marca-se com iptables os pacotes com a string "thunder: thunder" (marcado com o apache), com mark 700 por ex.

5)cria-se um filtro para tudo que tiver a marca do cache full (700) seja enviado para a classe 2(cache full)
    6) cria-se outro filtro para tudo que nao tiver a marca 700, seja enviado para a classe 1(320)

Não postei os comandos por que agora nao me lembro de cabeça, desta maneira eu acho que fica mais enxuto e pode ser colocado dentro do seu proprio scritp de firewall

5. Vai ser difícil fazer o zph funcionar, pois quem esta controlando a saida para os clientes não é o squid e sim o htb, então a regra para liberar mais ou menos velocidade tem que estar no htb, e não no squid, pois o zph manda full para a eth1, mais como a eth1 esta sendo controlada pelo htb e tem que passar por suas regras, não vai funcionar a não ser que vc consiga criar regras marcando pacotes que venham do servidor para o cliente tirando o controle de velocidade.

Mais na minha opinião se vc esta fazendo isso para uma rede local é válido, agora se for para um provedor wireless, eu recomendaria que vc não manda-se sem controle para os clientes, pois o throughput do seu rádio ficaria lá em cima, e ai seria um tiro no pé, pois ao invés de vc aumentar a velocidade, o rádio ficaria tão ocupado que a velocidade do mesmo seria prejudicada.

Espero ter ajudado..

Tópicos Similares

1. Respostas: 12
    Último Post: 08-04-2010, 08:57
  2. ponto a ponto 5.8ghz sem sucesso
    Por ederamboni no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 26-11-2007, 07:04
  3. Audio frontal sem sucesso INTEL 945GNTLR
    Por guilhermeibc no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 2
    Último Post: 11-12-2006, 11:11