+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por scraipt Ver Post
    aterramento separados evitando assim um retorno de energia nos equipamentos

se a embratel ligou tudo junto igual o amigo ai disse "os tecnicos que instalaram são porcos"
    Claro que não gente, potencial equalizado, são normas, mesmo que tenha hastes para cada aterramento, no final tudo deve ser interligado, isso não é porcaria.

Magal, com respeito a seu profissionalismo, mais não concordo com aterramentos separados, conforme você citou. Já li e reli várias normas e sempre vejo que tudo deve ser equalizado para evitar DDP, e retorno por outros aterramentos que tiverem resistência diferente. Já que é fiscal, você deve ter conflitos com a SetiSite, que montou me link da Embratel aqui, foi fiscalizado pelo Engenheiro Marcelo, tudo interligado.

2. Tudo bem até concordo com a diferença de potencial, mais no caso ai é 2 aterramentos para finalidades diferentes

1 contra raios e descargas elétricas de alta voltagem, outra contra curto-circuito de equipamento eletronico ( DE BAIXA VOLTAGEM)..

nesse caso "seja qual NORMA FOR" .. o aterramento é separado ! pode teimar... mais é !

3. Citação Postado originalmente por scraipt Ver Post
    Tudo bem até concordo com a diferença de potencial, mais no caso ai é 2 aterramentos para finalidades diferentes

1 contra raios e descargas elétricas de alta voltagem, outra contra curto-circuito de equipamento eletronico ( DE BAIXA VOLTAGEM)..

nesse caso "seja qual NORMA FOR" .. o aterramento é separado ! pode teimar... mais é !

Norma não é lei, ela existe por causa da segurança, a norma foi criada porque chegou-se a conclusão que é o melhor a ser feito, se está fora da norma está correndo risco. Eu acredito que exista casos onde não deve ser equalizado, mais ainda não vi, apenas uma única vez em um sistema antigo. Se você tiver dois aterramentos, e por azar o aterramento de baixa, como você disse estiver pior, você terá um retorno de descarga elétrica nele, e tudo que estiver neste aterramento sofrerá a descarga. Já se estiver equalizado no mesmo circuito, a descarga se anulará no aterramento, se o mesmo estiver eficiente. Não existe isolação eficiente contra um raio, por isso o melhor a se fazer e equalizar, assim a descarga descerá ao aterramento.

4. Olha só,,, segundo o que eu aprendi no meu curso de Mecatrônica e um pouco em NR10 e também lendo e entendendo pelo menos 1% do que estava escrito na nova ABNT NBR5410:2004. Todo sistema de aterramento deve por norma fazer parte de uma única malha para evitar a DDP, porem como tudo tem um “porem” no caso do para raios ele pode ser separado sim e a norma aprova ele separado, fica a critério e gosto, pois se todo aterramento estiver eficiente, e deve estar, dificilmente haverá qualquer tipo de retorno pelo mesmo, mas se for junto ou separado tanto faz e tiver mal feito com certeza vai dar problemas e as desculpas de estarem juntos ou separados só serviram de muletas para por a culpa em alguém.

Em minha opinião se o para raios estiver bem feito e o aterramento dos equipamentos também e estiverem com impedâncias iguais e dentro da norma podem ser sim separados sem causar qualquer problema e funcionaram tão bem quanto se estivessem juntos. Se estiver perto o ideal seria ficarem juntos e se estiver longe eu, por exemplo, não ligaria junto de forma alguma e deixaria o do para raio o mais longe possível.

Agora tudo depende de como se classifica o bem feito de cada um, tipo assim tem local que apenas uma ou duas hastes são o suficiente para se obter uma impedância dentro da norma que se não me falha a memória é de até 10 ohms “sendo o ideal o quanto mais baixo” e sendo assim o engenheiro libera e assina em baixo, mas essas duas hastes podem ou não serem suficientes para suportar e absorver uma descarga atmosférica forte e ai sim vai sobrar energia que vai correr pra todo lado e como o pão cai sempre com a manteiga pra baixo pode ter certeza que vai queimar tudo que for equipamento caro e a lâmpada de 1 Real em cima da torre vai continuar acesa... rsrs

Se falei algo errado me desculpem e vamos discutir e corrigir juntos

5. Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    NÃO use o terra do para-raio para os equipamentos, faça outro.
    Não entendi, instalamos equipamentos da ASGA, NEC e SAF, e as recomendações foram uma só, ATERRE NO CABO DE DESCIDA.

Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Magal, os aterramentos devem estar interligados, para-raios e equipamentos, sendo tudo no mesmo aterramento, todo lugar que vejo é assim, inclusive o que a Embratel fez aqui.
    Já ví mais 100 instalações assim, inclusive da Nextel, concordo.

Citação Postado originalmente por israelneto Ver Post
    O raio procura a terra, se o seu aterramento estiver bom o raio vai direto pra terra, não volta.
    Se você colocar 2 aterramentos, um para torre e outro para os equipamentos, o raio poderá voltar pela aste do terra e queimar algum equipamento, é por isso que se interliga tudo. O raio sempre procura o caminho mais curto até a terra, mas se o aterramento não estiver bem feito, quando ele dissipar na terra, ele pode voltar pelo outro aterramento ir para os equipamentos. Não sei se consegui passar a informação.
    Boa sorte!
    Não é questão de VOLTAR, ele não volta, na verdade, nem chega a descer porque encontrou um caminho fácil, se neste caminho estiver seu equipamento, ele frita. DDP é uma coisa séria e muito complicada.

Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    Caro Josue, por acaso tem uns 20 anos que trabalho como engenheiro da Embratel e nossos padrões de aterramento não são estes que você mencionou.

Já fiscalizei mais de 200 instalações de torres.
    Não sei quando terei tempo, e se terei, não quero criar intrigas, acredito e sei que você é um profissional muito qualificado, mediante sua postura no forum e suas informações. Mas se tiver tempo, e voltar ao morro, onde a embratel tem suas principais torres, tentarei fotografar os vários aterramentos em um unico cabo de descida, principalmente nos NecNeo que já vi e alguns da Siemens, com antena Andrew de 30, 60 e 120cm. Inclusive com Kit de aterramento da Andrew, para cabos coax, com presilha para torre !. por que será? senão viria um cabo gigante até o chão

Citação Postado originalmente por scraipt Ver Post
    aterramento separados evitando assim um retorno de energia nos equipamentos.
    se a embratel ligou tudo junto igual o amigo ai disse "os tecnicos que instalaram são porcos"
    na verdade eu acho um pouco de extremismo a palavra porco. Cada caso é um caso, já vi de tudo nessa vida, cabo rg-58 no cliente com anteninha de 2dbi como conector entre outras "beldades".
    Já vi várias torres com aterramento único e realmente, não consigo imaginar, uma torre de 60 metro, com pelo menos 16 rádios AsGa, SAF, NEC e siemens cada um com seu cabo de aterramento. Vocês coneseguem imaginar isso ? Já viram essa macarronada ?

Sem sacanagem, é cada uma aqui no fórum que tá ficando terrível.

Um aterramento que se preze, não tem mais que 6 ou 9 Ohms. Se a malha for bem feita, e a torre estiver nesse aterramento, tudo fica certo, pode estar com tudo no mesmo cabo e malha.

Agora, se a torre não for corretamente aterrada, entendo o que estão falando, DDP na certa, já que a malha é um aterramento, e a torre é outro, seu equipamento vai ficar no meio, atuando como um fusível.

Abraços !

Tópicos Similares

1. Respostas: 5
    Último Post: 16-03-2015, 17:50
  2. Respostas: 8
    Último Post: 06-11-2014, 06:32
  3. Duvida com sinal fraco antena hyp 26dbi 5.4gh.
    Por mikroDICF no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 20-06-2012, 08:50
  4. Duvida com recepção de sinal
    Por GWnetRichard no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 28-01-2010, 00:04
  5. Duvidas com Sinal - Tsunami MP11A
    Por Tsunami - Mp11 no fórum Redes
    Respostas: 9
    Último Post: 26-07-2005, 23:35

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L