+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Poder ou não poder usar a torre como parte do aterramento de um pára-raios vai muito além "do poder e não poder". Quem simplesmente pegar o cabo do pára-raios e parafusar na torre está correndo sérios riscos de perder tudo nela, não só equipamentos, mas também antenas e até cabos.

Obviamente que a descarga elétrica de um raio (formado pelo acúmulo de eletricidade em uma nuvem) procura o pólo contrário situado na terra. Nas nuvens mais baixas a tendência é de carga elétrica positiva, nas mais altas negativas. Por indução, as cargas elétricas nas nuvens são atraídas pela carga elétrica contrária situada na terra. Os pontos mais altos, como torres de telecomunicações, transformam-se em pontes entre núvens e terra. Caso a torre seja boa condutora a descarga descerá para a terra, caso contrário poderá ser acumulada temporariamente, tempo suficiente para danificar equipamentos.

Entretanto, torres de telecomunicações podem ser construídas de materiais bons, ótimos ou razoáveis condutores de eletricidade ou ter estruturas das mais variadas. Para começar jamais use sua torre de cantoneira bem fina como parte do pára-raios. Preferencialmente em torre de estruturas altoportantes ou estaiadas de cantoneiras largas. Nelas a resistência para passagem de eletricidade é menor. Para que uma torre seja usada como parte do aterramento o cabo de descida do pára-raios deve ser afixado na parte de baixo, próximo ao chão, ou fixado em partes diferentes da torre, como cima, meio e em baixo, para que não haja diferença de potencial elétrico. Também não pode haver diferença de potencial entre a torre e a terra, por isso um terrômetro é aconselhável nas medições. Quando menos resistência, melhor.

Bem construído a descarga descerá e dissipará na terra. Para isso, é necessário uma boa malha de astes interligadas por cabos circulando toda a torre, bem espalhada. Caso contrário, os equipamentos existentes na torre sofrerá danos ou perdas irreversíveis se a impedância entre torre e terreno for alta.
    Bem,então na dúvida é melhor utilizar um cabo de cobre nú descendo até a terra,certo?Ai caso eu utilize então esse cabo ligado nas hastes em baixo,eu posso então conectar o cabo e os equipamentos wireless neste mesmo cabo então?

E com relação a torre,caso tenha para-raios em cima com cabo de descida,preciso conectar a torre neste mesmo cabo ?

Minha preocupação é juntar a energia estatica que o cabo irá soltar dos equipamentos wireless com o dos raios.

Obrigado pela contribuição de todos,esta sendo show de bola!

2. montei minha torre a poucos dias e chamei uma empresa aki do RJ ( raio brasil , dizem que foram eles que fizeram o para-raios do cristo redentor ) pra fazer o para-raios e aterramento e ficou da seguinte maneira: franklin , tubo galvanizado com 2mts servindo de aste , cabo de decida em uma caixa de inspeção no solo com 3 astes de cobre com + ou - 2mts fincadas no chão , e a 2mts de distancia uma das outras , aterramento dos equipamentos que estao em um comodo ao lado da torre saindo da caixa de inspeção , aterramento para equipamentos no alto da torre ligado ao cabo de decida do para-raios , ha o cabo de decida esta com isoladores a 20cm da torre , enfim tudo no mesmo aterramento , no laudo tecnico consta 8 Ohms .. não entendo de para-raios só estou postando a minha experiencia , vou tentar tirar fotos pra postar .

3. Citação Postado originalmente por carlinhotocabrabo Ver Post
    montei minha torre a poucos dias e chamei uma empresa aki do RJ ( raio brasil , dizem que foram eles que fizeram o para-raios do cristo redentor ) pra fazer o para-raios e aterramento e ficou da seguinte maneira: franklin , tubo galvanizado com 2mts servindo de aste , cabo de decida em uma caixa de inspeção no solo com 3 astes de cobre com + ou - 2mts fincadas no chão , e a 2mts de distancia uma das outras , aterramento dos equipamentos que estao em um comodo ao lado da torre saindo da caixa de inspeção , aterramento para equipamentos no alto da torre ligado ao cabo de decida do para-raios , ha o cabo de decida esta com isoladores a 20cm da torre , enfim tudo no mesmo aterramento , no laudo tecnico consta 8 Ohms .. não entendo de para-raios só estou postando a minha experiencia , vou tentar tirar fotos pra postar .
    Interessante,muito bom ter postado sua experiencia.Bem você usou oque para aterrar o sistema de transmissão,cabos de antena,etc ? Utilizou algum tipo de kit para aterramento,centelhador, Lighting Protector?

Abração,

4. Citação Postado originalmente por tskstar Ver Post
    Interessante,muito bom ter postado sua experiencia.Bem você usou oque para aterrar o sistema de transmissão,cabos de antena,etc ? Utilizou algum tipo de kit para aterramento,centelhador, Lighting Protector?

Abração,
    ainda não montei os equipamentos na torre , vou usar protetores de surto hyperlink altelicom nas antenas .

5. Citação Postado originalmente por carlinhotocabrabo Ver Post
    ainda não montei os equipamentos na torre , vou usar protetores de surto hyperlink altelicom nas antenas .
    Ai você liga este protetor no cabo do para-raio?

Teria o link do mesmo se possivel?

Mtoo obrigado

Tópicos Similares

1. Respostas: 5
    Último Post: 16-03-2015, 17:50
  2. Respostas: 8
    Último Post: 06-11-2014, 06:32
  3. Duvida com sinal fraco antena hyp 26dbi 5.4gh.
    Por mikroDICF no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 20-06-2012, 08:50
  4. Duvida com recepção de sinal
    Por GWnetRichard no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 28-01-2010, 00:04
  5. Duvidas com Sinal - Tsunami MP11A
    Por Tsunami - Mp11 no fórum Redes
    Respostas: 9
    Último Post: 26-07-2005, 23:35

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L