Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas com aterramento e sinal

    Boa noite pessoal, montei uma torre e gostaria de saber se alem de ter o para-raio tenho que aterrar a torre tipo liga-la ao cabo de aterramento, ouvi dizer que tenho que aterrar a torre tbm. Outra coisa devo deixar os Radios e as Antenas totalmente isolada da Torre?
    Pergunto isso pelo seguinte: durante o dia o sinal e a navegaçao fica boa, mais durante a noite o sinal fica bom mais pra navegar nao fica legal, tipo durante o dia os pings até o radio sao bem baixos e a noite os pings sobem demais, já testei em todos os canais, uso setorias de 90°.

    Agredeço a ajuda de vcs...

  2. #2
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Aterramento sempre é bom, segurança para seus equipamentos com certeza nunca é demais, quanto ao sinal, qual setorial de 90 vc ta usando ?
    Última edição por sergio; 18-07-2009 às 22:42.

  3. #3
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    NÃO use o terra do para-raio para os equipamentos, faça outro.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    NÃO use o terra do para-raio para os equipamentos, faça outro.
    Magal, os aterramentos devem estar interligados, para-raios e equipamentos, sendo tudo no mesmo aterramento, todo lugar que vejo é assim, inclusive o que a Embratel fez aqui.

  5. #5

    Padrão

    Se é tudo interligado, caindo um raio ele não vai fritar tudo!?

  6. #6

    Padrão

    verdade .....tenho visto torres novas com essa tecnologoa de colocar o para-raios la em cima ligado na torre e no pe da torre o aterramento do para raios no chao. Não fiz assim com medo de torrar meu equipamento , fiz separado para-raios de um lado e aterramento da torre no outro. Será que os dois estão corretos?

  7. #7

    Padrão Raio

    O raio procura a terra, se o seu aterramento estiver bom o raio vai direto pra terra, não volta.
    Se você colocar 2 aterramentos, um para torre e outro para os equipamentos, o raio poderá voltar pela aste do terra e queimar algum equipamento, é por isso que se interliga tudo. O raio sempre procura o caminho mais curto até a terra, mas se o aterramento não estiver bem feito, quando ele dissipar na terra, ele pode voltar pelo outro aterramento ir para os equipamentos. Não sei se consegui passar a informação.
    Boa sorte!

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por israelneto Ver Post
    O raio procura a terra, se o seu aterramento estiver bom o raio vai direto pra terra, não volta.
    Se você colocar 2 aterramentos, um para torre e outro para os equipamentos, o raio poderá voltar pela aste do terra e queimar algum equipamento, é por isso que se interliga tudo. O raio sempre procura o caminho mais curto até a terra, mas se o aterramento não estiver bem feito, quando ele dissipar na terra, ele pode voltar pelo outro aterramento ir para os equipamentos. Não sei se consegui passar a informação.
    Boa sorte!
    Correto, é isso, tudo tem que estar no mesmo aterramento.

  9. #9
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Caro Josue, por acaso tem uns 20 anos que trabalho como engenheiro da Embratel e nossos padrões de aterramento não são estes que você mencionou.

    Já fiscalizei mais de 200 instalações de torres.


    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Magal, os aterramentos devem estar interligados, para-raios e equipamentos, sendo tudo no mesmo aterramento, todo lugar que vejo é assim, inclusive o que a Embratel fez aqui.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    Caro Josue, por acaso tem uns 20 anos que trabalho como engenheiro da Embratel e nossos padrões de aterramento não são estes que você mencionou.

    Já fiscalizei mais de 200 instalações de torres.
    Magal aqui na torre da BrasilTelecom da minha cidade é do jeito q o colega falou, o aterramento é ligado na torre e os equipamentos também são aterrados na torre.

    Ai no pé dela cada canto sai uma aste e vai esparramando por todo terreno e ainda tem uma caixa de brita com areia para segurar a umidade.

    Olha que já caiu muitos raio aqui nessa torre deles aqui.

    Depois vou tirar uma foto e te mando.

  11. #11

    Padrão

    Acabei de tirar as fotos da torre da BrasilTelecom, vou postar aqui até outras que podem servir como modelo para os colegas.

    Espero que tenham serventia para vocês pq pra mim teve, copiei tudo da torre deles. Rs..rs..rs.rs.rs..




    OBS: SE SERVIU AGRADEÇA.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SDC10686 - REDUZIDA.jpg
Visualizações:	358
Tamanho: 	63,4 KB
ID:      	4596   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SDC10687 - REDUZIDA.jpg
Visualizações:	349
Tamanho: 	1,19 MB
ID:      	4597  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SDC10688 - REDUZIDA.jpg
Visualizações:	306
Tamanho: 	103,5 KB
ID:      	4598   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SDC10689 - REDUZIDA.jpg
Visualizações:	486
Tamanho: 	912,6 KB
ID:      	4599  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SDC10690 - REDUZIDA.jpg
Visualizações:	330
Tamanho: 	898,8 KB
ID:      	4600   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SDC10691 - REDUZIDA.jpg
Visualizações:	307
Tamanho: 	844,9 KB
ID:      	4601  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SDC10692 - REDUZIDA.jpg
Visualizações:	308
Tamanho: 	1.021,4 KB
ID:      	4602   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SDC10693 - REDUZIDA.jpg
Visualizações:	319
Tamanho: 	1,06 MB
ID:      	4603  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SDC10694 - REDUZIDA.jpg
Visualizações:	292
Tamanho: 	578,9 KB
ID:      	4604   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SDC10695 - REDUZIDA.jpg
Visualizações:	311
Tamanho: 	643,6 KB
ID:      	4605  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SDC10697 - REDUZIDA.jpg
Visualizações:	299
Tamanho: 	495,1 KB
ID:      	4606  

  12. #12

    Padrão

    não sabia que operadora tambem levantava torre de estaio,
    aqui na região toda, em qualquer buraco é torre auto-portante,

    acho que a brasiltelecom tava ruim mesmo de $$$ pra fazer uma torre dessa.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    não sabia que operadora tambem levantava torre de estaio,
    aqui na região toda, em qualquer buraco é torre auto-portante,

    acho que a brasiltelecom tava ruim mesmo de $$$ pra fazer uma torre dessa.
    O problema não é falta de R$ e sim ventos muitos fortes, não ter morros em volta para quebrar o vento, por ter muito espaço a estaiada é melhor, segurança, altura e varias outras coisas.

    Aqui as vezes venta tão forte de derruba muitas arvores.

    Também a parábola q está na torres deles se eu não estiver enganado tem quase 4mt.

    A claro fez uma aqui com 60mt só q a parabola dela não passa de 2mt.

  14. #14

    Padrão

    aqui tambem não é tão diferente..

    porém a torre da Oi só o pé dela deve ser uns 6x6mts ou mais.
    mas aí entra o bom senso pois a torre deles não tem mais nada além do que essas antenas aí..
    onde eu estou me referindo deve ter uns 20 enlaces.

  15. #15
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Boas fotos. Vou passar para vocês o padrão usado pela Empratel.

    Obs: Os aterramentos chamados de UST tem como padrão aterrar tudo junto para-raio, equipamentos etc, são práticos mas a eficiência nào é boa, a maior proteção é obtida com os aterramentos separados, outra vantagem do UST é que evita o problema de DDP.


    Citação Postado originalmente por NetoGO23 Ver Post
    Acabei de tirar as fotos da torre da BrasilTelecom, vou postar aqui até outras que podem servir como modelo para os colegas.

    Espero que tenham serventia para vocês pq pra mim teve, copiei tudo da torre deles. Rs..rs..rs.rs.rs..




    OBS: SE SERVIU AGRADEÇA.

  16. #16

    Padrão

    Tem uma torre da Oi aqui perto de uma torre nossa, o cabo do para-raios ligado na torre, assim como todo o equipamento, em geral só vejo assim. Contudo estive em uma instalação abandonada, com torre e abrigo da Oi, estamos usando essa torre, com autorização da prefeitura, lá tinha o aterramento como o Magal disse, mais montamos um novo aterramento tudo no mesmo circuito, justamente por causa da questão de DDP.

  17. #17

    Padrão

    aqui perto de casa tem uma torre da oi quadrada 60 mt´s 5 para raios , caiu um raio que todos os switch´s do provedor aqui ficaram com defeitos (fora os 10 queimados) ñ transmitia dhcp e varias placas de rede dos computadores queiamaram, varios equipamentos da oi estragaram.

    Meu pc queimou a fonte rs rs

    acho que o aterramento ñ deu conta

  18. #18

    Padrão

    aterramento separados evitando assim um retorno de energia nos equipamentos

    se a embratel ligou tudo junto igual o amigo ai disse "os tecnicos que instalaram são porcos"

  19. #19
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Correto! São coisas que as terceirizadas fazem quando não são fiscalizadas.

    Citação Postado originalmente por scraipt Ver Post
    aterramento separados evitando assim um retorno de energia nos equipamentos

    se a embratel ligou tudo junto igual o amigo ai disse "os tecnicos que instalaram são porcos"

  20. #20

    Thumbs up

    Não Pode haver diferença de potencia de aterramento, no para raios, na torre e nos equipamentos, pois se der um raio forte na torre ou no pára-raios com certeza vai danificar o equipamento!

    Resumindo, aterramento no chão obviamente, equipamentos ligados ao aterramento por um cabo separado e torre nos pé dela ligado ao aterramento !