+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Acessar o Mikrotik somente por um IP

    Olá, eu juro q procurei... pois aquele video ameaçador do Hitler colaborou, + ñ achei.
    Então lá vai: Quero saber como eu faço pra ter acesso ao meu Mikrotik somente por um IP
    ou 2 no maximo. C alguem me ajudar ficarei grato... e outra coisa como faço pra trocar o Login... pois so acho a opção d trocar a senha.. Muito Obrigado!!!!

  2. #2
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Vamos por parte, para trocar o login, vc vai em user e cria um novo user com a politica que lhe convier ( full-write-read) e exclui o que nao quer.

  3. #3
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Para liberar apenas ip "x.x.x.x".

    ;;; TENTATIVA INDEVIDA WINBOX
    add chain=input src-address=!"x.x.x.x" protocol=tcp dst-port=8291
    action=add-src-to-address-list address-list=TENTATIVA ACESSO INDEVIDO
    address-list-timeout=0s

    1 add chain=input src-address-list=TENTATIVA ACESSO INDEVIDO action=drop

  4. #4
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Ou quando for adicionar o usuario na guia users tem um campo chamado allowed address, é só setar o ip que desejar acessar que só sera aceito login por esse ip que for setado la


    Falow abraços

  5. #5

    Padrão Muito Obrigado !!!!

    Kra, so não entendi a sua 1º explicação pra acessar apenas por um "IP".... + eu fico muito agradecido.
    Uma outra pergunta, nessa aba User q vc sugeriu tbm apareceu um opção d trocar o Password,
    eu posso trocar a senha por ali msm? Porque na opção normal q tem pra trocar a senha, tem o campo Old Password, entendeu. Outra coisa no campo "Allowed Adress" aparece aquele IP com a "/", eu não posso colocar um IP do tipo 192.168.xx.xx. Obrigado pela atenção!!!!
    Última edição por zinwell; 15-06-2009 às 20:29. Razão: Mais Dúvidas

  6. #6
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por zinwell Ver Post
    Kra, so não entendi a sua 1º explicação pra acessar apenas por um "IP".... + eu fico muito agradecido.
    Uma outra pergunta, nessa aba User q vc sugeriu tbm apareceu um opção d trocar o Password,
    eu posso trocar a senha por ali msm? Porque na opção normal q tem pra trocar a senha, tem o campo Old Password, entendeu. Outra coisa no campo "Allowed Adress" aparece aquele IP com a "/", eu não posso colocar um IP do tipo 192.168.xx.xx. Obrigado pela atenção!!!!
    Seguinte o ip que vc colocar na allowed addres, vc só consegue acessar o mk por ele...
    Exemplo: vamos supor que o pc da sua casa esteja com o ip 192.168.1.10 e você quer que somente esse pc acesso o mk pelo winbox, é so você colocar em allowed addres 192.168.1.10 que só esse ip ira acessar o mk pelo winbox os demais pc da rede nao conseguirao acessar o mk, era isso mesmo que você queria nao é?

    Bom la no campo password é só você colocar a senha la e pronto!!

    falow abraços

  7. #7

    Padrão Você sabia ?

    Kra desculpa a demora, a correria ta grande aqui. Era isso mesmo, vlw! Mais é o seguinte lá ja ta criado um, entendeu, tá assim: na verdade são dois o "system default user" como "admin full" mais o IP na frente, certo. E embaixo um outro sem o IP só o nome de Loggin eu suponho, a questão é q estou com duvida qual eu posso deletar entendeu? Quanto ao "Título" Você Sabia"
    foi q d tanto mexer acabei descobrindo algo diferente: Cliquei nos 3 pontinhos certo, apareceu o MAC do rádio ai então pediu o loggin e a senha, eu coloquei e entrei. só q é lento, muito lento.
    Se foi útil eu não sei, mais q foi estranho foi porque esse rádio só se pode acessar por um IP certo, i eu entrei pelo MAC em outra máquina da rede. quando eu digo outra maquina, uma bem distante aqui da torre 6 Km eu acho. Vlw mais uma vez

  8. #8
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por zinwell Ver Post
    Kra desculpa a demora, a correria ta grande aqui. Era isso mesmo, vlw! Mais é o seguinte lá ja ta criado um, entendeu, tá assim: na verdade são dois o "system default user" como "admin full" mais o IP na frente, certo. E embaixo um outro sem o IP só o nome de Loggin eu suponho, a questão é q estou com duvida qual eu posso deletar entendeu? Quanto ao "Título" Você Sabia"
    foi q d tanto mexer acabei descobrindo algo diferente: Cliquei nos 3 pontinhos certo, apareceu o MAC do rádio ai então pediu o loggin e a senha, eu coloquei e entrei. só q é lento, muito lento.
    Se foi útil eu não sei, mais q foi estranho foi porque esse rádio só se pode acessar por um IP certo, i eu entrei pelo MAC em outra máquina da rede. quando eu digo outra maquina, uma bem distante aqui da torre 6 Km eu acho. Vlw mais uma vez
    Bom o admin (FULL) este é o defaut, e o outro creio que foi você ou outra pessoa que criou, loga no mk e coloca a senha nele se ainda nao tiver senha, ai vc que escolhe qual você quer deixar ai fica ao seu criterio, se quiser pode colocar o ip no outro tbm senao este usuario pode acessar de qualquer local da rede ok.
    Esses 3 pontinhos que você disse server pra ver os mac e os ips dos mk que estao na sua rede, como vc disse tambem da pra entrar por mac no mk usando winbox, com certeza fica mais lento mesmo e nao se consegue subir arquivos pro mk tambem, se quiser que nao apareça nada quando vc clicar nos 3 pontinhos é so ir em ip>>neighbors e na aba discovery interfaces e desabilita a interface que vc desejar me corrijam se eu estiver errado mais acho que é isso mesmo

    Falow abraços
    Última edição por edcomrocha; 19-06-2009 às 18:40. Razão: correção no texto

  9. #9

    Padrão Eu quero...

    Entendido. Mais um coisa tem como eu criar dois "Users" lá com IP's difirentes? outra coisa, lá tem os 2 Users como eu disse, só q um não tem o IP, o (Defautl) tem o IP na frente, so o q criaram não tem, mas pra acessar entra-se com o Loggin: "admin" e a senha, entendeu. eu acho estranho é pq não tem o IP na frente desse nome... é o seguinte isso tudo funciona numa lan house, e o kra q montou deixou assim, e são mais 2 mikrotik como "Bridge" e esse nome tem neles tambem... Qual eu devo "deletar" pra acessar d qualquer máquina ? Lá vai outra Voce Sabia? eu entrei no Mikrotik pelo "Gateway"....Vlw,

  10. #10
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por zinwell Ver Post
    Entendido. Mais um coisa tem como eu criar dois "Users" lá com IP's difirentes? outra coisa, lá tem os 2 Users como eu disse, só q um não tem o IP, o (Defautl) tem o IP na frente, so o q criaram não tem, mas pra acessar entra-se com o Loggin: "admin" e a senha, entendeu. eu acho estranho é pq não tem o IP na frente desse nome... é o seguinte isso tudo funciona numa lan house, e o kra q montou deixou assim, e são mais 2 mikrotik como "Bridge" e esse nome tem neles tambem... Qual eu devo "deletar" pra acessar d qualquer máquina ? Lá vai outra Voce Sabia? eu entrei no Mikrotik pelo "Gateway"....Vlw,
    Você nao precisa deletar para acessar de qualquer maquina, é so no lugar do ip colocar o 0.0.0.0/0, pronto isso ira fazer acessar este usuario de qualquer ip, e você pode deletar qualquer usuario desde que faço como te disse sobre o ip ok.

    Essa de entrar pelo gateway eu nao entendi poderia explicar melhor?

    olha nesse link para você que esta aprendendo vai ser muito util>>>>Mikrotik - UnderLinux Wiki

    Falow abraços, da uma procurada no forum tambem este link é muito util tambem >>>>Under-Linux.Org Fóruns

  11. #11

    Padrão Leitura é tudo

    Valeu de novo kra.... vo tentar hoje, é q tem muito serviço aqui ai num da tempo de parar pra ler,
    o tempo q sobra eu tento olhar céu, brincar com um cachorro, escuta música.... essas coisas normais. Quanto ao Gateway q eu disse, é o seguinte eu coloquei o IP do Mikrotik no navegar , no firefox mesmo, qualquer um da certo.... ai abriu um pagina do Mikrotik i no canto direito superior pedindo login e senha eu coloquei e pronto entrou, lá eh igual ao "winbox" só q com mesnos recurso, só q na primeira pagina tinha essa informação do meu "Gateway". Então tive a ideia d colocar ele no novegador tbm coloquei a msm senha e pronto, depois testei no winbox a mesma coisa, so isso msm, num muda muita coisa não.... Vo tentar tirar umas 2 hrs pra ler um pouco nesse link q tu envio... Vlw pela paciência... Até

  12. #12
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por zinwell Ver Post
    Valeu de novo kra.... vo tentar hoje, é q tem muito serviço aqui ai num da tempo de parar pra ler,
    o tempo q sobra eu tento olhar céu, brincar com um cachorro, escuta música.... essas coisas normais. Quanto ao Gateway q eu disse, é o seguinte eu coloquei o IP do Mikrotik no navegar , no firefox mesmo, qualquer um da certo.... ai abriu um pagina do Mikrotik i no canto direito superior pedindo login e senha eu coloquei e pronto entrou, lá eh igual ao "winbox" só q com mesnos recurso, só q na primeira pagina tinha essa informação do meu "Gateway". Então tive a ideia d colocar ele no novegador tbm coloquei a msm senha e pronto, depois testei no winbox a mesma coisa, so isso msm, num muda muita coisa não.... Vo tentar tirar umas 2 hrs pra ler um pouco nesse link q tu envio... Vlw pela paciência... Até
    Ah sim agora entendi, é o mk tem recursos otimos que vc nem imagina, como você eu tambem estou aprendendo agora, conforme a gente vai mexendo nele vai achando coisas que nunca pensamos que tem nele, isso da uma lida que você nao vai se arrepender nao, alias vai é gostar muito

    Falow abraços

  13. #13

    Padrão Curiosidade

    Kra, num sei si vc sabe, deve saber é claro, q da pra acessar o radio do cliente via bronser. Eu digo os radios da rede tipo: "zinwell, ap router... blz. Só q esses dias mexendo coloquei sem querer um IP de cliente q não acessa via rádio e sim via placa wireless. Foi curioso apareceu uma página escura com uma frase em "Francês". Traduzi essa frase ai fico piro ainda dizia q o "script .php já estava salva e não precisa mais ser salvo... Ah essa tal d internet.... Vlw!!!!