+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas iniciante

    ola a todos estou estudando ainda sobre o mikrotik ,tive alguams duvidas sobre hotspot , e criação de sub-rede , hoje trabalho com 10 pcs em minha lan house e + 35 clientes na rede wirelles .


    pergunta como faço para que a lan house nao fique restrita ao hotspot , ou seja ele fique em uma lista branca para que o controle o hot nao pegue ele.


    uso hoje duas placas de rede uma para wan e outra lan

  2. #2

    Post

    Citação Postado originalmente por jmathayde Ver Post
    ola a todos estou estudando ainda sobre o mikrotik ,tive alguams duvidas sobre hotspot , e criação de sub-rede , hoje trabalho com 10 pcs em minha lan house e + 35 clientes na rede wirelles .


    pergunta como faço para que a lan house nao fique restrita ao hotspot , ou seja ele fique em uma lista branca para que o controle o hot nao pegue ele.


    uso hoje duas placas de rede uma para wan e outra lan


    Amigo é só quando vc criar o hotspot vc especificar somente a sua interface wireless , assim somente essa interface seria controlado pelo hotspot a interface lan no caso que vc usa na lan-house não passaria pelo hotspot. Espero ter ajudado

  3. #3

    Padrão

    ola, estou hoje migrando para o mikrotik e ainda nao sei muito bem configurar de forma corretamais a minha duvida é o seguinte vou explicar melhor



    Hoje tenho um servidor linux fazendo ocontrole de tudo lan house e wireless.



    modem (bridge )- (servidor ) linux - switch gerenciavel - lan house

    - cliente wireless



    sendo que faço tudo em sub redes sao elas, alguns exemplos

    subnet y 65 192.160.80.1 30 y y 200 200 30 50 LAN1 42 0#
    subnet y 67 192.160.81.1 30 n y 200 200 30 50 LAN1 43 0#
    subnet y 68 192.160.82.1 30 n y 200 200 30 50 LAN1 44 0#
    subnet y 69 192.160.83.1 30 n y 200 200 30 50 LAN1 45 0#
    subnet y 70 192.160.84.1 30 n y 200 200 30 50 LAN1 46 0#
    subnet y 71 192.160.85.1 30 n y 200 200 30 50 LAN1 47 0#
    subnet y 72 192.160.86.1 30 n y 200 200 30 50 LAN1 48 0#
    subnet y 73 192.160.87.1 30 n y 200 200 30 50 LAN1 49 0#
    subnet y 74 192.160.88.1 30 n y 200 200 30 50 LAN1 50 0#
    subnet y 75 192.160.89.1 30 n y 200 200 30 50 LAN1 51 0#
    subnet y 76 192.160.90.1 30 n y 200 200 30 50 LAN1 52 0#
    subnet y 77 192.160.91.1 30 n y 400 400 50 80 LAN1 53 0#
    subnet y 66 192.168.50.1 24 n y 300 1000 80 100 LAN1 54 0#Lan House



    sendo que a ultima é da lan house com maskara 24 que usa 10 ips o resto so com 1 ip mesmo ,consegui ate criar no mikrotik as sub-redes ,mais quando ativo o hotspot nao tenho mais acesso ao servidor , sendo que gostaria de liberar pelo menos uma rede a 192.168.50.1/24 para que o servidor nao solicite senha e login, e eu tenha acesso a ele.


    tenho mais duvidas mais vou por partes

  4. #4

    Padrão

    a lan house está na mesma interface dos clientes wireless ? ou seja vc só tem uma ethernet para entrada do link e uma wireless para saida dos clientes e da lan house ?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cristofercg Ver Post
    a lan house está na mesma interface dos clientes wireless ? ou seja vc só tem uma ethernet para entrada do link e uma wireless para saida dos clientes e da lan house ?


    isso hoje esta assim mais posso tranquilamente separalas em : 1 placa para wan e 2 lan sendo que uma pra cada isso é simples fazer , mais a mina duvida é como fica a configuração do hotspot.

  6. #6

    Post

    com uma placa para cada é mais facil fazer, é só ir no hotspot e na aba server ver em qual interface o seu hotspot está trabalhando, e botar ele para trabalhar somente na placa dos clientes assim ele não vai interferir em nada na outra interface da lan-house, ou se vc quizer deixar como está com semente uma placa vc precisa somente ir na aba Ip bindings do hotspot e cadastrar o ip ou mac dos pcs da sua lan-house e em Type vc deixa BYPASS , que eles não precisarão mais passar pela pagina de login . entendeu ? espero ter ajudado

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cristofercg Ver Post
    com uma placa para cada é mais facil fazer, é só ir no hotspot e na aba server ver em qual interface o seu hotspot está trabalhando, e botar ele para trabalhar somente na placa dos clientes assim ele não vai interferir em nada na outra interface da lan-house, ou se vc quizer deixar como está com semente uma placa vc precisa somente ir na aba Ip bindings do hotspot e cadastrar o ip ou mac dos pcs da sua lan-house e em Type vc deixa BYPASS , que eles não precisarão mais passar pela pagina de login . entendeu ? espero ter ajudado


    testando posto logo o resultado , valeu pela dica.

  8. #8
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jmathayde Ver Post
    ola a todos estou estudando ainda sobre o mikrotik ,tive alguams duvidas sobre hotspot , e criação de sub-rede , hoje trabalho com 10 pcs em minha lan house e + 35 clientes na rede wirelles .


    pergunta como faço para que a lan house nao fique restrita ao hotspot , ou seja ele fique em uma lista branca para que o controle o hot nao pegue ele.


    uso hoje duas placas de rede uma para wan e outra lan
    Dá pra fazer diferente, cadastra o Mac dos Pcs da lanhouse, no Ip bondings e coloca como Bypassed, assim eles não entrarão no Hotspot e passarão direto, tendo como controle somente o software de gerenciamento de sua Lan.

    Ricardo Sobrinho.

  9. #9

    Post

    Citação Postado originalmente por rpclanhouse Ver Post
    Dá pra fazer diferente, cadastra o Mac dos Pcs da lanhouse, no Ip bondings e coloca como Bypassed, assim eles não entrarão no Hotspot e passarão direto, tendo como controle somente o software de gerenciamento de sua Lan.

    Ricardo Sobrinho.

    Exatamente o que eu falei no post anterior. depois vc lê.....

  10. #10

    Padrão

    ok deu certo ate o momento , mais tenho mais uma duvida , estou olhando os topicos e vi varios materia sobre a instalaçao do hotspot , mas a uns 2 dias atras vi um tuto show de bola mais nao encontro mais , minha duvida.



    |Como tenho varias sub-redes e tres modalidades de velocidade 256 / 512 e 700 e nao achei nenhum tutorial aonde explica como fazer isso ( ate achei como falei acima mais nao encontro mais )


    como é minha rede hoje :

    na mesma interface de rede tenho 192.168.20.1/24 com rage de 7 ips por dhcp aonde os clientes entram na rede e caem em uma pagina de propaganda e dela nao da pra fazer mais nada so fica ali so com numero para contato ,a pessoa liga e fala comigo para a instalação e quando libero eles eles vao para uma pagina de login e senha.No dia 1 pre-bloqueio eles , quando o cliente liga o pc a primeira pagina que aparece fica o aviso que dia 5 se ele nao pagar ira cortar a net , passando isso no dia 5 se nao pagar eu bloqueio ele e quando ele abre a net fica na pagina de bloqueio, isso como esta hoje .Acho que isso tudo o Mikrotik vai fazer igual ou ate melhor.


    tenho 45 clientes cadastrados em sub-redes.Ja criei no mickrotik todas elas.

    Pergunta

    1 - como faço para cadastra as velocidades , tipo 256,512/700 , sendo que a qualquer mes posso alterar para o cliente ?

    2 - como faço o cadastro no hotspot destas sub-redes e velocidade.



    Pode me passar o caminho das pedra caso nao queira perder tempo com estas pergunta estou estudando para ficar melhor que esta hoje , acho que encontrei o sistema perfeito para minha rede.

  11. #11

    Post

    Vamos lá então, vc quer montar planos para seus clientes do hotspot e a qualquer momento alterar o plano deles ? se for isso é só vc ir na aba users clica em profiles cria ou altera um profile de acordo com sua nescessidades onde nesse profile RATE LIMIT (tx/rx) é a velocidade que vc deseja botar para upload e download um exemplo seria 256k/256k que seriam 256k para downloa e a mesma velocidade para upload. caso eu tenha entendido sua pergunta errada tente explicar melhor, caso tenha te ajudado agradeça o post não custa nada. vlw amigo abraço !

  12. #12

    Padrão

    correto isso mesmo que necessito , vou postar aqui outras duvidas que tenho para ate nao poluir muito o forum .

    Obs me lembro quando li o post que tem que adcionar um dns , mais nao me lembro como era
    na parte da configuração.

    Criando esta regras de velocidade como vou adcionar elas em minha sub-redes ?



    Estou lendo tambem regras de firewall e nao intendi como adciono estas regras pois são longas , tenho que adiocnar na mão mesmo




    exemplo deste post
    Um script para Firewall no Mikrotik bem simples


    desde ja agradeço a atenção em responder

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jmathayde Ver Post
    correto isso mesmo que necessito , vou postar aqui outras duvidas que tenho para ate nao poluir muito o forum .

    Obs me lembro quando li o post que tem que adcionar um dns , mais nao me lembro como era
    na parte da configuração.

    Criando esta regras de velocidade como vou adcionar elas em minha sub-redes ?



    Estou lendo tambem regras de firewall e nao intendi como adciono estas regras pois são longas , tenho que adiocnar na mão mesmo




    exemplo deste post
    Um script para Firewall no Mikrotik bem simples


    desde ja agradeço a atenção em responder

    Amigo depois de criar os profiles com as determinadas velocidades vc escolhe ele no cadastro do cliente, ou seja os clientes que vc tem na aba users vc precisa abrir e e editar o campo Profile de acordo com o profile que vc criou. se o cliente estiver com o profile correto ele vai criar automaticamente uma regra com o ip do cliente no queue simple e vai controlar a banda de acordo com o que vc botou no profile, lembrando que ele só cria a regra quando o cliente se loga ao hotspot. Referente ao DNS vc deve estar falando do DNS Name que é o nome para o seu ip local ao invez de no endereço aparecer o ip do seu mk ele aparece o nome que vc botar no DNS name. Ex: http://192.168.1.1/login se vc botar o DNS name como provedor.net , ao invez de aparecer o ip como no exemplo ele irá aparecer o nome especificado no DNS name. se precisar de uma ajuda maior me adicione no msn [email protected]
    Última edição por cristofercg; 14-06-2009 às 22:36.

  14. #14

    Padrão

    Tudo indo certo aqui , mais parei em mais uma duvida :


    Quando crio as regras de controle de banda no Queue , tenho que fazer ela para cada cliente ou deixo pra fazer isso no hotspot ?

  15. #15

    Post

    Citação Postado originalmente por jmathayde Ver Post
    Tudo indo certo aqui , mais parei em mais uma duvida :


    Quando crio as regras de controle de banda no Queue , tenho que fazer ela para cada cliente ou deixo pra fazer isso no hotspot ?

    Você escolhe se vc quiser criar um controle para cada cliente tudo bem, mais é bem mais facil setar a velocidade no profile do hotspot que quando o cliente se loga ele cria uma regra automatica no queue simple e o cliente só navega naquela velocidade do profile.