+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Alguns sites não conectam

    Trabalho com Linux a pelo menos uns 10 anos e nunca vi nada parecido. Me recuso a reiniciar a máquina antes de ir até o fim... Tenho um firewall iptables, distribuição do linux redhat RHEL5, atrás dessa máquina têm mais 3000 máquinas.

    O "fenômeno" é o seguinte... tenho máquinas que conectam via proxy transparente e outras diretamente via forward+nat. O que ocorre é que de alguns dias pra cá alguns sites conectam e outros não... isso ocorre quando o acesso é feito via nat. Tenho 2 blocos IP da telefonica e quando coloco uma máquina com IP do bloco, saindo mesmo passando pelo firewall(sem nat) a navegação é beleza... mas quando faço o firewall+masquerade ou um snat pronto... alguns sites conectam e outros não.

    Alguem já passou por alguma coisa parecida?

    Grande Abraço!

  2. #2

    Padrão

    Amigo nao sei se tem a ver mas aqui no meu aconteceu um negocio parecido... mas somente pelo proxy e era problema da Embratel... da uma ligada pra la e verifica seu link

    abraços

  3. #3
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Eu tive esse problema 3 vezes com meu notebook, eu instalei Ubuntu (eca!), Arch Linux (2 vezes), e depois de alguns dias simplesmente alguns sites não funcionavam, um exemplo é o próprio under-linux. Instalava servidor DNS, mas não funcionava, um dia testei de conectar via o proxy do meu servidor, e FUNCIONOU...

    Não faço a mínima idéia do que estava acontecento, mas simplesmente eu formatei (Arch Linux, tinha dado um problema no kernel), e voltou a funcionar.

  4. #4

    Padrão

    bom, nessas horas é bom desconfiar de tudo, rs.
    Só uma luz, esses dias tive um problema parecido, e me rachei de pesquisar o que poderia ser.
    e o engraçado é que os sites, éram apenas sites de bancos.

    bom resumindo...
    o problema estava nos arquivos lmhosts e hosts do windows que estavam apontando para endereços que não existiam mais.

  5. #5
    Gustav
    Visitante

    Padrão Problemas no backbone da telefonica

    Nos ultimos dias muitos problemas semelhantes como este estão acontecendo com a Internet aqui no Brasil, e basicamente aconcetem por algumas situações.

    A internet aqui no Brasil tem poucos links internacionais. Algumas grandes empresas tem grana para estabelecer links entre o Brasil e outros países, mais especificamente os EUA, e outras empresas, por questão de conectividade, se conectam à estas empresas, e eventualmente revendem serviços baseados nestes links

    A Internet hoje se utiliza do protocolo BGP4 para satisfazer a divulgação das dibversas redes espalhadas pelo mundo, para saber qual é o melhor caminho para chegar até elas, e voltar para quem as acessou.
    Atualmente este protocolo divulga cerca de 160.000 rotas para os diversos routers que interligam os diversos backbones mundiais e nacionais.

    Acontece que, quando um acesso é feito por algum link até um site, e o caminho é router1<->router2<->router3, não significa que este mesmo caminho será usado para devolver este tráfego.
    Eu não vou entraer em detalhes sobre isto, mas deve-se à política de divulgação e aprendizagem de redes versus o tamanho dos links. Isto é definido por cada um dos administradores dos backbones (brasileiros e estrangeiros) e tem muitas variáveis a serem consideradas.

    O grande problema que acontece, como o mencionado abaixo, diz respeito ao backbone da telefonica brasil e telefonica internacional.
    Por algum motivo (incapacidade, incompetencia, estupidez, esquecimento, rei na barriga, etc) os administradores do backbone da telefonica estão causando erros quando efetuam a manipulação de algumas rotas.

    Além disso, as confugurações de seus equipamentos (Core routers Juniper, Cisco, etc) não estão corretamente feitas, o que causa problemas quando estes se conectam às diversas empresas de internet no Brasil. Aparentemente esles também estão forçando a utilização de um backbone interno deles (tdata.com.br) que tem problemas em sua administração e configuração.

    Então eu digo para se prepararem, pois o show de problemas apenas começou...



    > O "fenômeno" é o seguinte... tenho máquinas que conectam via proxy transparente e
    > outras diretamente via forward+nat. O que ocorre é que de alguns dias pra cá alguns
    > sites conectam e outros não... isso ocorre quando o acesso é feito via nat. Tenho
    > 2 blocos IP da telefonica e quando coloco uma máquina com IP do bloco, saindo mesmo
    > passando pelo firewall(sem nat) a navegação é beleza... mas quando faço o
    > firewall+masquerade ou um snat pronto... alguns sites conectam e outros não.