+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace 90km (Sugestão de material)

    Olá amigos, após muitos dias e varias horas lendo os tópicos dessa sessão, pude ter em mente uma formatação inicial de um projeto que estamos iniciando, e, conto com ajuda dos amigos em algumas sugestões de materiais e configurações. Gostaria de parabenizar o amigo xandemartini, aprendi muito no tópico de acompanhamento de sua aventura.

    Bom, no meu projeto pretendo interligar 2 pontos, sendo que estes estão 90km distantes um do outro. O nosso objetivo é colocar repetidoras a cada 20km, sendo:

    Ponto1 <--------> Ponto2 <-------> Ponto3 <-------> Ponto4
    50mt 50mt 36mt 36mt
    Neste projeto preciso obter uma banda igual ou maior que 30MB full, por isso a idéia de se ter distancias menores entre as repetidoras.

    Minhas dúvidas começam sobre quais equimentos e configurações traria um melhor desempenho.

    Sobre as routerboard minha dúvida seria sobre qual modelo seria melhor, 433AH ou 600?
    A cada routerboard irei usar 2 cartões XR5. Podendo portanto usar Nstreme dual.
    Tenho uma dúvida sobre essa solução, vi algumas pessoas falando que não obteve um resultado esperado com o uso do nstreme dual. Alguém tem algum case de sucesso? É possivel usar o nstreme simples e usar a band 5GHZ-turbo?
    E sobre o bonding, no meu caso pode ajudar em alguma coisa, ou seria redundancia desnecessaria?

    Outra dúvida é com relação as antenas de dupla polarização, considerando ao que elas se propõe é fantastico, porque no meu caso se decidir pelo nstreme dual, invés de 4 antenas por torre nos casos das repetidoras do meio, eu teria apenas 2 antenas. Me daria enconomia de grana e tiraria mais peso da torre. Mas e ai? alguém usa e esta satisfeito? o modelo que pretendo usar é o:

    OIW 5.8Ghz, 32dBi, DUPLA POLARIZAÇÃO, vi falar muito bem dela, procurei também os modelos da KATHREIN, mas o preço é quase o dobro e não tem porque, se as OIW tem uma performance igual.

    Para os cabos pretendo usar o cellflex 3/8.
    Fontes HAYONIK 12V 10ah.
    Um outro equipamento que achei super interessante e pretendo usar é o MCRR10/4 Remote Reset.
    Permiti a configuração das 4 tomadas sendo uma pra cada host monitorado.
    Queria fazer uso de paineis solares como alternativa a falta de energia. Alguém tem algum site de modelos de painéis e inversores?

    Bom, certo de que ja conhecem meu objetivo e o plano de materiais a serem usados, diriam que é possivel se obter o sucesso?


    Grato a todos que contribuir.

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Amigo, poderias usar este tipo de equipamento:

    >>> 01 CONJUNTO DE 2 PAINÉIS FOTOVOLTÁICOS DE 50W CADA,
    COM CONTROLADOR DE CARGA E DESCARGA DE 12/24V 6A
    (PODE SER USADO EM 12 OU 24V)

    >>> SUPORTA 3 RÁDIOS ALIMENTADOS DIRETAMENTE POR 12 VOLTS, COM CONSUMO DE ATÉ 4,5W . É RECOMENDADO USAR 2 BATERIAS SELADAS TIPO AGM DE 115Ah PARA MAIS DE 7 DIAS SEM SOL E VIDA ÚTIL DE MAIS DE 6 ANOS.

    Valor em torno de R$1.900,00 A 2.200,00.

    Rb vai de 433ah.

    No mais é usar XR5 mesmo que com certeza fechas 100% esse enlace.
    Última edição por leandrolopeswifi; 18-06-2009 às 19:18.

  3. #3

    Padrão

    amigo com XR5 e RB600 você vai fechar isso trnaquilo,
    Porém 30MBPS eu não sei..
    de acordo com o que vi aqui no forum pro bonding ficar bom você tem que fazer ele separada do RB por via de interface ethernet, e não wlan, no caso na torre vocÊ vai ter que ter a RB600 + 1 pra fazer o bonding dos 2 cartoes (no caso criar 2 bridges = wlan1+ether1 e wlan2+ether2)

    fazendo assim um bonding.

    outra coisa é aguardar um pouco pela solução MIMO, ou até mesmo testá-la,
    comprando um cartão SR7-1 ou o R52N , fechando o enlace em 5.8ghz em modo N e postando pra nós como ficou, acho que deve passar ao menos uns 25mbps full.. mas é um teste.. e eu não sei te dizer ao certo.

    ou então partir pra rádios Radwin ou ceragon..

  4. #4

    Padrão

    Amigo leandro, vc sabe onde posso encontrar esse cara ai? brigadão mano.

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Amigo, poderias usar este tipo de equipamento:

    >>> 01 CONJUNTO DE 2 PAINÉIS FOTOVOLTÁICOS DE 50W CADA,
    COM CONTROLADOR DE CARGA E DESCARGA DE 12/24V 6A
    (PODE SER USADO EM 12 OU 24V)

    >>> SUPORTA 3 RÁDIOS ALIMENTADOS DIRETAMENTE POR 12 VOLTS, COM CONSUMO DE ATÉ 4,5W . É RECOMENDADO USAR 2 BATERIAS SELADAS TIPO AGM DE 115Ah PARA MAIS DE 7 DIAS SEM SOL E VIDA ÚTIL DE MAIS DE 6 ANOS.

    Valor em torno de R$1.900,00 A 2.200,00.

    Rb vai de 433ah.

    No mais é usar XR5 mesmo que com certeza fechas 100% esse enlace.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por standart Ver Post
    Olá amigos, após muitos dias e varias horas lendo os tópicos dessa sessão, pude ter em mente uma formatação inicial de um projeto que estamos iniciando, e, conto com ajuda dos amigos em algumas sugestões de materiais e configurações. Gostaria de parabenizar o amigo xandemartini, aprendi muito no tópico de acompanhamento de sua aventura.

    Bom, no meu projeto pretendo interligar 2 pontos, sendo que estes estão 90km distantes um do outro. O nosso objetivo é colocar repetidoras a cada 20km, sendo:

    Ponto1 <--------> Ponto2 <-------> Ponto3 <-------> Ponto4
    50mt 50mt 36mt 36mt
    Neste projeto preciso obter uma banda igual ou maior que 30MB full, por isso a idéia de se ter distancias menores entre as repetidoras.

    Minhas dúvidas começam sobre quais equimentos e configurações traria um melhor desempenho.
    Sobre as routerboard minha dúvida seria sobre qual modelo seria melhor, 433AH ou 600?
    A cada routerboard irei usar 2 cartões XR5. Podendo portanto usar Nstreme dual.
    Tenho uma dúvida sobre essa solução, vi algumas pessoas falando que não obteve um resultado esperado com o uso do nstreme dual. Alguém tem algum case de sucesso? É possivel usar o nstreme simples e usar a band 5GHZ-turbo?
    E sobre o bonding, no meu caso pode ajudar em alguma coisa, ou seria redundancia desnecessaria?

    Outra dúvida é com relação as antenas de dupla polarização, considerando ao que elas se propõe é fantastico, porque no meu caso se decidir pelo nstreme dual, invés de 4 antenas por torre nos casos das repetidoras do meio, eu teria apenas 2 antenas. Me daria enconomia de grana e tiraria mais peso da torre. Mas e ai? alguém usa e esta satisfeito? o modelo que pretendo usar é o:

    OIW 5.8Ghz, 32dBi, DUPLA POLARIZAÇÃO, vi falar muito bem dela, procurei também os modelos da KATHREIN, mas o preço é quase o dobro e não tem porque, se as OIW tem uma performance igual.

    Para os cabos pretendo usar o cellflex 3/8.
    Fontes HAYONIK 12V 10ah.
    Um outro equipamento que achei super interessante e pretendo usar é o MCRR10/4 Remote Reset.
    Permiti a configuração das 4 tomadas sendo uma pra cada host monitorado.
    Queria fazer uso de paineis solares como alternativa a falta de energia. Alguém tem algum site de modelos de painéis e inversores?

    Bom, certo de que ja conhecem meu objetivo e o plano de materiais a serem usados, diriam que é possivel se obter o sucesso?


    Grato a todos que contribuir.
    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
    Meu amigo pq quatro torres?
    O percurso é montanhoso?
    Eu tenho um link de 95 km só com uma repetiçao.
    O ponto repetidor fica à 60 km de distancia, numa altitude de + ou - 700 mts,estou usando rb 600 com xr5,antenas plutons 36dbi mas no lado maior, eu to mudando pra zirok 90 cm(que eu aconselho).
    Nesse link eu to rebolando 20 mb,isso pq o meu fornecedor só libera esse valor.
    Alem do mais, no repetidor eu to distribuindo pra sete localidades, e é na energia solar,um par de painéis, uma bateria de 150 amp. e mais alguns detalhes.
    Meu msn [email protected]

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Amigo, poderias usar este tipo de equipamento:

    >>> 01 CONJUNTO DE 2 PAINÉIS FOTOVOLTÁICOS DE 50W CADA,
    COM CONTROLADOR DE CARGA E DESCARGA DE 12/24V 6A
    (PODE SER USADO EM 12 OU 24V)

    >>> SUPORTA 3 RÁDIOS ALIMENTADOS DIRETAMENTE POR 12 VOLTS, COM CONSUMO DE ATÉ 4,5W . É RECOMENDADO USAR 2 BATERIAS SELADAS TIPO AGM DE 115Ah PARA MAIS DE 7 DIAS SEM SOL E VIDA ÚTIL DE MAIS DE 6 ANOS.

    Valor em torno de R$1.900,00 A 2.200,00.

    Rb vai de 433ah.

    No mais é usar XR5 mesmo que com certeza fechas 100% esse enlace.
    Utilizaria modo NStreme com 1 pluton de disco com 2 alimentadores? será que funciona?

  7. #7

    Padrão

    Olha amigo, objetivo da quantidade de torres e exatamente diminuir a distancia entre elas, para conseguir um melhor sinal de consequentemente uma melhor taxa de transmissão.

    Parabéns ao amigo que conseguiu tamanha proeza, achei admiravel. Mas no entanto não queremos correr riscos e temos ainda outros meios de aproveitamento dessa estrutura da forma que esta sendo feita.

    Meu abraço e muito obrigado.

    Citação Postado originalmente por valdemidiopereira Ver Post
    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
    Meu amigo pq quatro torres?
    O percurso é montanhoso?
    Eu tenho um link de 95 km só com uma repetiçao.
    O ponto repetidor fica à 60 km de distancia, numa altitude de + ou - 700 mts,estou usando rb 600 com xr5,antenas plutons 36dbi mas no lado maior, eu to mudando pra zirok 90 cm(que eu aconselho).
    Nesse link eu to rebolando 20 mb,isso pq o meu fornecedor só libera esse valor.
    Alem do mais, no repetidor eu to distribuindo pra sete localidades, e é na energia solar,um par de painéis, uma bateria de 150 amp. e mais alguns detalhes.
    Meu msn [email protected]

  8. #8

    Padrão

    Standart, invez de fazer esse investimento em torres e etc.. como só o investimento em torres deve ficar em torno de uns 20 mil (pelo visto) , acho que o melhor pra vocês aí seria usar rádios licenciados,

    por exemplo os da digitel passam 32mbps e não são tao caros e operam de 7 a 10ghz,
    tem os ceragon e os siae , e outros como o infilink e radwin..

    nesse seu projeto compensa.. pois a demanda é maior que 20mbps, (até 20mbps dá pra fechar com mikrotiks e etc.. passou disso.. já é outro estagio)

    sem contar que assim você não fica indo em varios lugar e é mais facil pra manutencao..


  9. #9

    Padrão

    Olá amigo yondaime, operar nesses frenquencias não vai me gerar um outro custo com licenciamento?
    E assim, essa area onde estarão estas torres são bastante populadas por grandes investidores agropecuarios. A nosso intenção e chegar até eles. Nesse primeiro momento ficaria apenas este circuito de transmissão, mas logo em seguida, utilizariamos essa infra, pra outros serviços.

    Mas de qualquer forma vou dar uma pesquisada nesses radios que voce me falou.

    Abraços amigo.

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    Standart, invez de fazer esse investimento em torres e etc.. como só o investimento em torres deve ficar em torno de uns 20 mil (pelo visto) , acho que o melhor pra vocês aí seria usar rádios licenciados,

    por exemplo os da digitel passam 32mbps e não são tao caros e operam de 7 a 10ghz,
    tem os ceragon e os siae , e outros como o infilink e radwin..

    nesse seu projeto compensa.. pois a demanda é maior que 20mbps, (até 20mbps dá pra fechar com mikrotiks e etc.. passou disso.. já é outro estagio)

    sem contar que assim você não fica indo em varios lugar e é mais facil pra manutencao..


  10. #10

    Padrão

    Amigo o licenciamento fica em torno de 1500 a 2000 , pois a propia empresa que te vende os rádios faz o projeto direitinho, é coisa fina , coisa de operadora grande..
    você vai lá paga as taxas e pronto, tá licenciada a sua frequencia e nunca vai te dar problema..

    Claro que é interessante colocar as torres se no caso você for atender ali no meio, porém, 30mbps com mikrotik com esse tanto de salto, eu não sei.. acredito que 18mb você consegue sim..
    mas aí é o caso de se estudar o bonding e tambem o nstreme e vê no que vai dar..

    normalmente é bom colocar os pés no chão e procurar a alternativa que vai lhe atender melhor..
    talvez seja melhor pra você fazer o enlace inteiro sem repeticao e com o tempo ir instalando as torres de acordo com o que o pessoal for pedindo.. aí você vai crescendo, porém onde você já atua vai estar com uma infra-estrutura muito boa .. que no caso é os radios licenciados.. aí o resto é mamaãoo..

  11. #11
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    Amigo o licenciamento fica em torno de 1500 a 2000 , pois a propia empresa que te vende os rádios faz o projeto direitinho, é coisa fina , coisa de operadora grande..
    você vai lá paga as taxas e pronto, tá licenciada a sua frequencia e nunca vai te dar problema..

    Claro que é interessante colocar as torres se no caso você for atender ali no meio, porém, 30mbps com mikrotik com esse tanto de salto, eu não sei.. acredito que 18mb você consegue sim..
    mas aí é o caso de se estudar o bonding e tambem o nstreme e vê no que vai dar..

    normalmente é bom colocar os pés no chão e procurar a alternativa que vai lhe atender melhor..
    talvez seja melhor pra você fazer o enlace inteiro sem repeticao e com o tempo ir instalando as torres de acordo com o que o pessoal for pedindo.. aí você vai crescendo, porém onde você já atua vai estar com uma infra-estrutura muito boa .. que no caso é os radios licenciados.. aí o resto é mamaãoo..


    Concordo com o yondame , a primeira opção seria cotar com rádios profissionais.
    Em ultimo caso usar as pluton com Nstreme.
    Faça uma cotação com os distribuidores desses rádios e compare.

  12. #12

    Padrão

    Eu sugiro usar 3 torres, ponta A, meio, ponta B, com rádios de freq. não licenciada mas de alto throughput como Motorola Ortho (agora Motorola PTP) ou Redline RedConnex AN-80i, operando em 5.8 mesmo.

    No caso do AN-80i, pegue a licença de 108 Mbps... num caso ideal daria 90 Mbps, mas a grande utilidade é ter o máximo tamanho de canal com a máxima modulação, o que dá melhor estabilidade e adaptabilidade.

  13. #13

    Padrão

    so fica bom com radio licenciado de 8ghz, pois em 5.8ghz nao vai ter qualidade de serviço pois a banda do radio oscila e com os radios profissionais ou é 32mb ou é nada. aqui to percorrendo 200km mas to fazendo em 8ghz.

  14. #14

    Padrão

    Redline é redline,
    um dos melhoes rádios , porém o preço dele é equiparado á radios licenciados.


  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por toptech Ver Post
    so fica bom com radio licenciado de 8ghz, pois em 5.8ghz nao vai ter qualidade de serviço pois a banda do radio oscila e com os radios profissionais ou é 32mb ou é nada. aqui to percorrendo 200km mas to fazendo em 8ghz.
    Alguém já considerou usar 6 GHz ao invés de 7.5 ou 8 GHz ?

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    Redline é redline,
    um dos melhoes rádios , porém o preço dele é equiparado á radios licenciados.

    O AN-80 até que é bem conta... os Motorola PTP 500 etc. são sim bem caros, mas nada que um bom "lero" e cotações da Redline, DWS-SIAE e Ceragon não resolva.

    O importante é as pessoas saberem que há um meio-termo entre Wi-Fi e rádios de freq. licenciada, e que isso funciona bem. Se assume que a performance de algo em 5.8 vai ser a dos Wi-Fi, e isso não é verdade.

    Outro ponto de comparação é o de antenas, que tanto são bem mais caras em 6-8 GHz, quanto o são por terem recursos como radome que também podem ser usados em 5.8, e que também dão aumento de confiabilidade.
    Última edição por rubensk; 23-06-2009 às 17:29.

  17. #17

    Padrão

    Tem também os equipamentos da WNI, WNI do Brasil, tô cotando com eles para um enlace de 95km direto, para subistituir os mk, que estão funcionando com R52H com 10mbps full.

    Abraços

    Fábio

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabimdiTereza Ver Post
    Tem também os equipamentos da WNI, WNI do Brasil, tô cotando com eles para um enlace de 95km direto, para subistituir os mk, que estão funcionando com R52H com 10mbps full.

    Abraços

    Fábio
    Quais modelos ? Eles tem os Kyma* que não vão dar mais que os MK, mas vi no site uma linha Challenger que eu nunca testei.