+ Responder ao Tópico

André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Posts de Blog
    15

Padrão

O PPPoE é uma excelente forma de autenticação. Adotado pelas grandes telecom.

Menor tráfego broadcast;
    Maior segurança;
    Isola os clientes (+ ou -);
    Maior mobilidade, ou seja, como o cliente recebe as configurações quando se autentica, fica fácil alterar as configurações dos clientes;
    Possível também enviar paginas de aviso;
    Exige qualidade do serviço prestado para um bom funcionamento.

Hotspot

Aparentemente mais simples;
    Mais estável;
    O cliente só navega após ter sido autenticado, salvo quando há regra de liberação no ip-binding;
    Tela de aviso, e tela de bloqueio de fácil implementação;
    Pode ser usar cookie como forma de autenticação;

É possível usar pppoe e hotspot no mesmo servidor.

Padrão

interhome, eu utilizo uma regra no filters da bridge bloqueando o broadcast, não tive sucesso na implantação do pppoe, mas pelo sistema que estou utilizando, ele também contabiliza acessos de hotspot, um dos problemas que tive com pppoe, era que a conexão simplesmente "congelava", o cliente tinha que ficar desconectando e reconectando para voltar a navegar, sem o pppoe, não há problema nenhum, navega normalmente, a média de sinal era de -60, não sei o que acontecia, o ping dos clientes com pppoe era de 10~15, os outros era 1~5, não sei se pode ser isso, mas o concentrador ficava em uma rb, preciso montar um servidor com mk só para a finalidade de roteamento da rede, e fazer mais alguns testes e definitivamente ver se vai ser "viável" o pppoe ou hotspot, gostei muito do pppoe, a facilidade de configuração, etc...

André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Posts de Blog
    15

Padrão

Uma Rb é um hardware bem "rustico" comparando com um Pc. Ela realiza muito bem as suas funções, porem tem que se considerar a sua arquitetura. PPPoe requer bastante memória a mais.

Padrão

Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    O PPPoE é uma excelente forma de autenticação. Adotado pelas grandes telecom.

Menor tráfego broadcast;
    Maior segurança;
    Isola os clientes (+ ou -);
    Maior mobilidade, ou seja, como o cliente recebe as configurações quando se autentica, fica fácil alterar as configurações dos clientes;
    Possível também enviar paginas de aviso;
    Exige qualidade do serviço prestado para um bom funcionamento.

Hotspot

Aparentemente mais simples;
    Mais estável;
    O cliente só navega após ter sido autenticado, salvo quando há regra de liberação no ip-binding;
    Tela de aviso, e tela de bloqueio de fácil implementação;
    Pode ser usar cookie como forma de autenticação;

É possível usar pppoe e hotspot no mesmo servidor.
    Olá,

Eu estou utilizando pppoe nos clientes que utilizam rádio, clientes que utilizam placa pci estou usando ip x mac.
    Eu estou querendo deixar somente pppoe para clientes com rádio e hotspot clientes com placa pci, porem eu não consegui deixar os dois ativos na mesma bridge, quando eu ativo o hotspot o clientes pppoe caem na tela de autenticação e não conseguem sair de lá, você falou acima que tem como usar os dois serviços no mesmo servidor, teria como vc passar como que daria para fazer?

Obrigado

Eng. Eletricista/Eletrôni Avatar de MarceloGOIAS
    Ingresso
    Feb 2007
    Posts de Blog
    2

Padrão

Colega,

por que não deixa somente PPPoE?

Bem configurado é um excelente sistema de autenticação. Quem usa PPPoE e tem problemas é porque está mal configurado.

Citação Postado originalmente por eduardomansano Ver Post
    Olá,

Eu estou utilizando pppoe nos clientes que utilizam rádio, clientes que utilizam placa pci estou usando ip x mac.
    Eu estou querendo deixar somente pppoe para clientes com rádio e hotspot clientes com placa pci, porem eu não consegui deixar os dois ativos na mesma bridge, quando eu ativo o hotspot o clientes pppoe caem na tela de autenticação e não conseguem sair de lá, você falou acima que tem como usar os dois serviços no mesmo servidor, teria como vc passar como que daria para fazer?

Obrigado

Padrão

Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Colega,

por que não deixa somente PPPoE?

Bem configurado é um excelente sistema de autenticação. Quem usa PPPoE e tem problemas é porque está mal configurado.
    Marcelo, o meu pppoe está redondinho, estou usando ele com o sagu-pro, mais o problema de colocar pppoe em clientes com placas é o maledeto discador, se for usar o discador do windows, tem um bug que ele não grava a senha, e precisa ficar colocando toda vez que for discar, tentei usar discadores personalizados e não fui muito feliz com eles, por calsa de travamentos e bugs nos discadores, eu me fiz de cobaia e não gostei nda do resultado .
    Se você conhecer algum discador descente, que de para colocar ele para inciar automaticamente quando a maquina for ligada me avisa.

Por esse motivo que resolvi optar pelo hotspot, e eu tenho a vantagem que o sagu-pro trabalha com pppoe e hotspot eu so preciso escolher um dos dois que ele ativa ele no mk.

Valeu marcelo!