+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas simples

    Galera to com algumas duvidas que foram levantadas por um conhecido meu.

    1. Para estar devidamente regular com o que diz a Anatel eu posso usar qtos DBI (Cartão + Antena), em minha torre em 2.4 GHZ? (Um cartão R52H + Paniel de 12 DBI estaria correto)
    2. Na frequencia 5.8 GHZ eu posso usar qtos DBI forem necessários para fazer Ponto-a-Ponto
    3. Eu como provedor tenho que armazenar todos os logs de acessa a sites de clientes para uma possível fiscalização da policia ferderal?(eu sabia que quem teria que ter estes dados armazenados eram os fornecedores de links Embratel, Telefonica, OI)Mas Fui informado por um cara que quis potar uma pressão que tinha trabalhado na PF e falou que os provedores menores também tinha que armazenar estes dados.
    4. Um painel setorial de 12 DBI com um cartão R52H conseguem atender um cliente a que distancia com visada perfeita?
    5. Como já vi falar muito aqui no forum sobre adaptador mini-pci (RB14) que ele pode não funcionar corretamente com 4 cartões pois o slot pci pode não fornecer energia suficiente para ele, e se eu usar 2 cartões neste adaptaro ao invés de 4 tenho maiores chances de obter sucesso neste uso.
    6. Qual o cartão que suporta o maior numero de usuários conectados simultaneamente fornecendo 256 Kbps para os clientes(que seja homologado).

    Bom pessoal estas são minhas duvidas sei que são muitas mas to juntando essas perguntas a um tempo para não ficar enchendo tanto o forum perguntando varias vezes. Assim pergunto uma vez só.

    galera agradeço antecipadamente pela ajuda.

  2. #2

    Padrão

    1 - sim estaria correto, setando a potencia em até 100mw (pq acima disso só gera ruido)
    2 - não é bem assim, use apenas o que o cartão fornece.
    3 - é o correcto, fazer os logs, mas hoje existem n ferramentas para isso.
    4 - concerteza até 5kms de distância.. (aqui com painel de 14 da hyperlink atendi até 10kms)
    5 - PC-AP pra ficar encima de torre é complicado, a não ser que seja auto-portante ou tenha alguma coisa pra você ficar em pé lá.. use routerboard RB433AH ou RB600A que você vai bem e não tem que se preocupar com manutenção.
    6 - acredito que o melhor cartão é o XR2 da Ubiquit, porém você pode usar o r52h que não irá se arrepender, basta colocar todos os clientes com sinal bom abaixo de -68, e eu acredito que você vá conseguir 30 usuarios simultaneos de 256kbps.


  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    1 - sim estaria correto, setando a potencia em até 100mw (pq acima disso só gera ruido)
    2 - não é bem assim, use apenas o que o cartão fornece.
    3 - é o correcto, fazer os logs, mas hoje existem n ferramentas para isso.
    4 - concerteza até 5kms de distância.. (aqui com painel de 14 da hyperlink atendi até 10kms)
    5 - PC-AP pra ficar encima de torre é complicado, a não ser que seja auto-portante ou tenha alguma coisa pra você ficar em pé lá.. use routerboard RB433AH ou RB600A que você vai bem e não tem que se preocupar com manutenção.
    6 - acredito que o melhor cartão é o XR2 da Ubiquit, porém você pode usar o r52h que não irá se arrepender, basta colocar todos os clientes com sinal bom abaixo de -68, e eu acredito que você vá conseguir 30 usuarios simultaneos de 256kbps.

    Bom é como o colega ai estar falando voce com esse equipamento acima não tera dor de cabeça

    http://telworld.com.br/Lista.htm

  4. #4

    Padrão

    1. Para estar devidamente regular com o que diz a Anatel eu posso usar qtos DBI (Cartão + Antena), em minha torre em 2.4 GHZ? (Um cartão R52H + Paniel de 12 DBI estaria correto)
    2. Na frequencia 5.8 GHZ eu posso usar qtos DBI forem necessários para fazer Ponto-a-Ponto
    3. Eu como provedor tenho que armazenar todos os logs de acessa a sites de clientes para uma possível fiscalização da policia ferderal?(eu sabia que quem teria que ter estes dados armazenados eram os fornecedores de links Embratel, Telefonica, OI)Mas Fui informado por um cara que quis potar uma pressão que tinha trabalhado na PF e falou que os provedores menores também tinha que armazenar estes dados.
    Eu acho que não fui muito claro em minha pergunta, vou tentar corrigir

    Na 1º pergunta eu e refiro ao que diz a legislação da ANATEL a respeito de potencia de antena X cartão se não me engano somando os dois eu não posso ultrapassar "33 DBI" eu não sei se é o correto isto que estou afirmando, se puderem me responder.

    Na 2º pergunta eu não quiz dizer que vou estrapolar o máximo de potencia do cartão só preciso saber se existe um máximo de potencia para utilizar como na pergunta acima ou se eu posso estrapolar este valor para fazer ponto-a-ponto.

    Na 3º pergunta não fui bem claro, mas o que me informaram é que eu necessitaria armazenar os logs de acesso por aproximadamente 10 anos para que se houvesse problema de algum cliente meu com a PF eu teria que passar os logs deste cliente para e policia. Pergunto pois 10 anos de logs mesmo que seja logs do squid que é só texto simples vai me dar uma qtde de dados razoavel a ainda mais dez anos vou ter que ter ulguns terabytes para este fim. É isto mesmo que devo fazer??

    E a galera que respondeu agradeço muito vcs foram de grande ajuda

  5. #5