+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Repetidora Passiva - Dúvida de Antenas.

    Olá caros usuário do under-linux.

    Eu não estou envolvido diretamente com informática (IT), na verdade eu sou um "faz-de-tudo-um-puco" aqui na empresa. E desta vez, estou tentando encontrar uma solução para o nosso sinal de NEXTEL fraco dentro do escritório.

    Talvez eu não esteja no local 100% indicado para solicitar ajuda, mas é que após exaustivas buscas na internet, a respeito do assunto (no brasil e páginas "gringas") o único lugar aonde eu encontrei informações (em português) bastante técnica e frequentado por usuários experientes no assunto, foi aqui. Acho que a experiência e conhecimento de alguns usuários que montam links com antenas (que eu andei lendo por aqui) podem me ajudar neste pequeno "projeto". Espero que os admins/mods deste fórum possam entender o que eu estou fazendo aqui, pois literalmente, eu não sei mais aonde procurar informações/ajuda.

    Antes de pedir ajuda, preciso explicar a nossa situação:

    Assinamos Nextel, e recebemos os aparelhos faz 1 semana. Infelizmente, o sinal dentro do escritório é existente, porém muito instável, tornando a utilização praticamente impossível. O curioso é que da "porta para fora" da empresa, logo em frente (na calçada) o sinal é bom e o serviço funciona. Passamos para "porta adentro" e o sinal "some".

    Cheguei a conclusão que o sinal na região é bom, e o que impede que o serviço funcione dentro do escritório é o simples fato do escritório estar no térreo da empresa, abaixo de um outro andar e tem um outro detalhe, ambos os lados da empresa, possuem edificações mais altas. E apenas para constar, ao subir no telhado da empresa (próximo a caixa d'água) o sinal é excelente.

    Pesquisando na internet, descobri que existem duas soluções no mercado:

    - Repetidoras, mas são caríssimas e na servem na verdade em regiões onde na verdade há muito pouco sinal. E na verdade, isso não ocorre aqui, na rua e no telhado há sinal nextel, só não há dentro do escritório da empresa.

    - Repetidoras Passivas (ou "quebra-esquinas").

    Minha primeira dúvida é, saber se o conceito que eu tenho de Repetidora Passiva está correto:
    Uma antena de alto-ganho instalada no teto da empresa, e com um cabo coaxial, de um lado conectamos a antena de alto-ganho (do teto) e na outra ponta, conectamos uma antena menor, antena que ficará alocada no teto do escritório. Resumindo, a antena interna (menor), irá retransmitir a potência da antena maior (externa)... isso esta correto ou eu estou "viajando demais"?

    Se meu conceito estiver correto, eu poderia comprar as antenas Aquario e tentar montar este esquema? A respeito da antena, eu a Aquario não comercializa antenas específicas para NEXTEL (que utiliza a tecnologia IDEN), mas apenas para GSM/CMDA, mas ao pesquisar, descobri que a Nextel utiliza frequencia 800MHZ, e as antenas CDMA da aquario funcionam em 800MHZ (824 a 894 MHz), será que são compatíveis?

    No meu esquema, eu estou pensando em comprar o seguinte equipamentos:

    Antena para ser colocada dentro do escritório:
    http://www.aquario.com.br/?action=pr...e&c=1&s=1&p=19

    Antena para ser colocada no teto da empresa:
    http://www.aquario.com.br/?action=pr...he&c=1&s=1&p=1

    Só preciso encontrar adaptadores para conectar as pontas de cada antena entre elas.

    Se alguém tiver alguma solução alternativa e quiser opinar, por gentileza, ficarei bastante grato.
    Realmente preciso encontrar uma solução, visto que não posso dizer aos funcionários, que toda vez que quiserem utilizar o Nextel, eles terão que ir à calçada da rua.

    Obrigado desde já.
    Última edição por ranja1real; 20-06-2009 às 15:10.

  2. #2

    Padrão

    Interessante, existem algumas soluções desse tipo no mercado, agora se funcionam já é outros 50, quando fizer os seus testes (e acho que fará), poste aqui o resultado.

    Grande abraço.

  3. #3

    Padrão

    M4d3, com certeza, quando eu realizar os testes e se eles funcionarem (espero que sim) postarei não apenas o resultado como também fotos e o "relatório" de como eu montei este esquema, minha situação não são redes Wireless, e sim Nextel (800 mhz), mas acredito que se o esquema funcionar, ele pode servir de referência para qualquer outro projeto de repetidoras passivas, pois o princípio será o mesmo, o que mudará serão as antenas.

    Minha dúvida principal, é a respeito da alimentação elétrica das antenas.
    Como as antenas estarão conectadas apenas entre si (antena externa, ligada em uma antena interna), não há fonte de energia elétrica (como ocorre nas repetidoras/amplificadoras, aonde a antena externa é conectada à um amplificador e este possui uma saída para a antena interna e não é preciso mencionar que este amplificador precisa ser conectado à uma tomada), será que vai funcionar? Faz sentido isso?

    Acredito que pessoas que já têm uma experiência profissional/técnica no assunto de antenas, poderia me dar uma "luz". Pois se o meu raciocínio estiver incorreto, de nada adianta adquirir as antenas.

    Apenas por curiosidade, eu pesquisei, e as duas antenas da Aquario (mencionadas no meu primeiro post) irão me custas uns R$200,00 mais ou menos. Contra R$1.900 de uma repetidora/amplificada (a mais barata).

    Obrigado mais uma vez.

  4. #4

    Padrão

    a única repetidora de sinal para area interna q vi foi a da aquario tb, que diz funcionar em um raio de 20 metros, acho pouco a area alcançada pelo o preço sugerido.

  5. #5
    Não Registrado
    Visitante

    Smile ANTENAS PASSIVAS EM TRANSMISSAO DE DADOS

    Olá "ranja1real". Usamos em nossa empresa uma solução parecida com a sua, um conjuto de 2 antenas da CELTA (Celta - Antenas e Componentes) para "iluminar" uma áera de sombra onde não se conseguia utilizar um telefone da Embratel (Vesper) na frequencia de 1,9Ghz, que aliás é sofrivel aqui em Belém do Pará, uma descaso total por parte da Embratel para com os clientes da LIVRE. No protótipo utilizamos duas antenas sendo uma CE-16019a (chamada antenal coaxial) com lóbulo de radiação quase circular na área de sombra (internamente) e outra CE-2032/1.9 tipo grade na área externa apontada em direção a ERB. O conjunto teve um rendimento satisfatório, dentro do esperado para este tipo de configuração passiva de baixo custo. Entretanto salientamos que tal arranjo funciona somente quando o sinal na área externa é de Bom para Ótimo a Excelente, caso contrário não deve ser implementado. Neste ponto quem "empurra" o sinal para baixo é a antena de grade, pelo excelente sinal recebido consegue refletir até a omini ou antena coaxial como queiram denominar. Apesar de originalmente ser trato na frequencia de 800Mhz, nosso arranjo em 1,9Ghz possui a mesma base. Esperamos ter contribuido. Abraços a todos.
    Emanoel Augusto Guimaraes Rodrigues
    Tecnólogo em Redes



    Entre para nossa comunidade, atraves do site Radio Apeu FM - Brazil

  6. #6
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão problemas com o sinal nextel na empresa

    bom dia,

    será q vc poderia me mandar por e-mail o esquema, de como vc fez ??? cabo, antenas, conectores, etc, para eu poder ter uma base de refewrencia
    sem mais obrigado , e-mail : [email protected]

  7. #7

    Padrão provedor de internet

    olá pessoal sou meio leigo nesta area... mas queria saber como receber um link dedicado, seria por meio de uma antena? por meio de fios da mesma forma q chega a adsl?
    estou com planos de montar um provedor de internete e gostaria de ter alguns esclarecimentos.
    sei q posso esta adquirindo o link dedicado, esta homologando equipamento e tudo mais... mas em rela ção ao recebimento do link dedicado e minha duvida obrigado.