Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão

    atualizei meu server para a versão 3.25, justamente para fazer um teste com hotspot pois no momento só amarro ipxmac e queue simple cada cliente /30, servidor Dell PowerEdge 840 tudo intel nunca havia travado antes com a versão 3.20, depois de atualizar blz ficou normal de inicio não travou, mais foi só começar a testar o hotspot que começou a travar todo dia, tirei o hotspot e não travou mais.....

    acho que é bug do hotspot ou alguma conf errada, não sou expert no assunto,a pena é porque no site da mikrotik essa versão esta como stable e de stable ela parece não ter nada pois várias pessoas passam pelo mesmo problema...

  2. #42

    Padrão

    Citação Postado originalmente por piu12 Ver Post
    atualizei meu server para a versão 3.25, justamente para fazer um teste com hotspot pois no momento só amarro ipxmac e queue simple cada cliente /30, servidor Dell PowerEdge 840 tudo intel nunca havia travado antes com a versão 3.20, depois de atualizar blz ficou normal de inicio não travou, mais foi só começar a testar o hotspot que começou a travar todo dia, tirei o hotspot e não travou mais.....

    acho que é bug do hotspot ou alguma conf errada, não sou expert no assunto,a pena é porque no site da mikrotik essa versão esta como stable e de stable ela parece não ter nada pois várias pessoas passam pelo mesmo problema...

    Amigo como vc ta cadastrando seus clientes no hotspot?

    Você usa DHCP?

  3. #43

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunocabrini Ver Post
    Amigo como vc ta cadastrando seus clientes no hotspot?

    Você usa DHCP?
    cadastrados no users, mas não uso hotspot ainda, adicionei outra placa de rede e rodei o hotspot em cima dela e liguei na mesma rede fisica, cadastrei um ip na placa do hotspot ex.: 172.22.2.1/30 no servidor e na minha máquina IP 172.22.2.2 MASK 255.255.255.252 GW 172.22.2.1, o hotspot só pra min, ai em IP Binding joguei um 192.168.0.0/16 pra nao pedir altenticação para toda a rede 192.168 onde estão todos os meus clientes, o hotspot é só na minha máquina só pra testar, deu tudo certo, paginas de aviso e bloqueio tava já preparando para começar a virar os clientes para o hotspot, quando ele travou.... no host do hotspot só tinha o meu ip mais ninguem, reiniciei e depois travou denovo, tirei o hotspot depois de umas 4 ou 5 travadas e conecidencia ou não, a 3 dias ele não trava...

    não sei se fiz algo errado, como disse numca usei hotspot, estou tentado pelas vantagens da altenticação e paginas de aviso e coisas do genero, ainda não desisti, tenho mais 2 servidores com a versão 3.20 rodando, vou testar neles.

  4. #44

    Padrão

    Citação Postado originalmente por piu12 Ver Post
    cadastrados no users, mas não uso hotspot ainda, adicionei outra placa de rede e rodei o hotspot em cima dela e liguei na mesma rede fisica, cadastrei um ip na placa do hotspot ex.: 172.22.2.1/30 no servidor e na minha máquina IP 172.22.2.2 MASK 255.255.255.252 GW 172.22.2.1, o hotspot só pra min, ai em IP Binding joguei um 192.168.0.0/16 pra nao pedir altenticação para toda a rede 192.168 onde estão todos os meus clientes, o hotspot é só na minha máquina só pra testar, deu tudo certo, paginas de aviso e bloqueio tava já preparando para começar a virar os clientes para o hotspot, quando ele travou.... no host do hotspot só tinha o meu ip mais ninguem, reiniciei e depois travou denovo, tirei o hotspot depois de umas 4 ou 5 travadas e conecidencia ou não, a 3 dias ele não trava...

    não sei se fiz algo errado, como disse numca usei hotspot, estou tentado pelas vantagens da altenticação e paginas de aviso e coisas do genero, ainda não desisti, tenho mais 2 servidores com a versão 3.20 rodando, vou testar neles.
    Você usa DHCP?
    Quando vc cadastra seus clientes na aba users vc coloca ip neles?
    Digita em New Terminal o seguinte comando:
    /system hardware print
    verifica se multi-cpu esta no, se estiver yes pode ser esse o problema, tenta desativa-lo
    Última edição por brunocabrini; 03-07-2009 às 12:01. Razão: compelmentar a mensagem

  5. #45

    Arrow SUCESSO TOTAL COM HOT SPOT + RB433

    Tô de volta amigos, realmente estou surpreso com o desempenho das RB433 com o HotSpot acreditem nao mudei nada alem dos PC-AP para RB433 e tá igual uma rocha a bagaça não travou mais, vejam meu print de UPtime com mais de 5 dias, isso era impossivel com o PC-AP, agora já me decidi vou migrar o restante que ainda teima em travar, neste domingo vou migrar outra torre para RB433. Bom fica a dica se quiser dormir em paz mete o pé nesta porcaria de PC-AP e seja feliz com a simplicidade das RB433 ou então saia do HotSpot e fique só com o PPPoE.

    E pensem amigos os pontos de problemas são menores, em um PC temos a Placa Mãe, as Memórias, HD ou Flash Memory, Processador, Fonte etc..

    Eu to cansado de não dormir em paz e tomei uma ação radical comprei um monte de RB e to trocando tudo ao todo são 16 RB para trocar. EU fiz da seguinte forma RB433AH nos Enlaces e RB433 nos clientes, para quem nao sabe os enlaces usam mais recursos do hardware que os clientes. E se alguem se interessar daqui uns dias vou tá cheio de PC pra vender. Para PPPoE funciona que é uma maravilha só da problema no maldito HotSpot. Conf MB ASUS 6PCI e Pentium3 933Mhz com 256Mb RAM e IDE Memory Flash 128MB.

    Segue print da RB433 abaixo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         RB433 ROCK SOLID.jpg
Visualizações:	214
Tamanho: 	301,3 KB
ID:      	4808  

  6. #46

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunocabrini Ver Post
    Você usa DHCP?
    Quando vc cadastra seus clientes na aba users vc coloca ip neles?
    Digita em New Terminal o seguinte comando:
    /system hardware print
    verifica se multi-cpu esta no, se estiver yes pode ser esse o problema, tenta desativa-lo
    não uso DHCP não, e na aba user coloco ips neles sim... vou ver se o multiCPU esta ativado... obrigado

  7. #47

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunocabrini Ver Post
    Você usa DHCP?
    Quando vc cadastra seus clientes na aba users vc coloca ip neles?
    Digita em New Terminal o seguinte comando:
    /system hardware print
    verifica se multi-cpu esta no, se estiver yes pode ser esse o problema, tenta desativa-lo
    o meu multcpu estava yes... mudei para "no" agora ativei o hotspot pra testar em casa. tomara que não trave mais.. obrigado

    até agora não travou não.... acho que era isso mesmo... TOMARA...
    Última edição por piu12; 04-07-2009 às 14:55.

  8. #48

    Padrão

    Citação Postado originalmente por piu12 Ver Post
    o meu multcpu estava yes... mudei para "no" agora ativei o hotspot pra testar em casa. tomara que não trave mais.. obrigado
    Aguardando resultado do teste!

  9. #49

    Padrão

    Citação Postado originalmente por piu12 Ver Post
    o meu multcpu estava yes... mudei para "no" agora ativei o hotspot pra testar em casa. tomara que não trave mais.. obrigado
    Essa função de multi-cpu eh apenas ara PC-AP nao eh??

    acho q nao deve ter em RB.. eu soh uso RB.. eh q tou com uma 433 q dah 100% o tempo todo..

    jah fiz tudo.. trokei cartao. trokei rb.. trokei caixa hermetica.. coloquei ventoinha...

    uso hotspot + radius e ainda nao consegui resolver isso.

  10. #50
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Tenho servidores rodando com 2.950, 3.13 e 3.20, sem problemas.

    O que posso disser com os anos de experiencia, é que o linux precisa de hardware realmente 100 %. Um exemplo, tinha um server com 128 ram e fui mudar apenas a memoria para 512 (so troquei o pente de memoria) começou automaticamente a dar erro de versao do mk, erro de licenca ... Depois de sofrer umas 3 horas, conversando com um amigo ele me perguntou se havia colocado a memoria antiga no lugar... Eu tinha pensado em tudo, mas com os telefones tocando não pensei na propria memória. Coloquei no lugar a antiga e voltou tudo a rodar. Comprei uma kingston de 1 G e coloquei, esta rodando normalmente agora.

    Certa vez, montei 2 servidores para um cliente, ele comprou 2 maquinas iguais. Uma rodava e a outra congelava. Trocamos a maquina e esta bem até hoje.

    O que posso falar é que essas versões funcionam sem problemas.

    Esses travamentos são 70% configuração.
    Última edição por sergio; 02-08-2009 às 13:19.

  11. #51

    Padrão

    É colegas,

    Querendo fazer a coisa certinha, comprei 2 servidores intel, hd sata, placa de rede tudo intel mesmo e licensa level 5 paga 1 giga de kingston!

    No incio com a vs. 3.20 de cara ficou uma kaka, tudo ruim... fui pra versão 3.13 e rodou bem, só o webproxy que num presta, ficou funcioando sem webproxy tudo blz por uma semana, quando menos espero, começa os travamentos, ai rebooto e volta, se passa 2 dias trava novamente depois 1 dia e começou de 5 em 5 minutos, incrivel!

    Troquei de MAQUINA, OUTRA MAQUINA TUDO DIFERENTE ATÉ AH com licença 24hs e a mesma kaka.

    Moral, to com este investimento parado por nao resolver esse problema...

    O pessol ta falando em mult cpu, vo ate testar, mais o problema meu aki, é que se eu deixar o servidor apenas com minhas maquinas do escritorio rodando nele, num trava, se eu jogar peso nele com a rede dos clientes para tudo!

    Num sei mais o que fazer !!!
    Última edição por sergio; 02-08-2009 às 13:20.

  12. #52

    Padrão

    Amigos estou a mais de 3 dias sem travar e isso não acontecia antes, era no maximo 1 dia. Desativem o multicpu com a função abaixo e sejam felizes.

    para ver se estar ativado
    /system hardware print

    para desativar
    /system hardware set multi-cpu=no

    Obs. Tirei do post abaixo
    https://under-linux.org/f126763-erro...nho-mikrotik-2

    Abraços a todos

    Bruno Cabrini
    Última edição por brunocabrini; 04-07-2009 às 21:48. Razão: complemento de creditos

  13. #53

    Thumbs up Thank's

    Tambem estou fazendo um teste em outra torre que ainda tem PC-AP e por incrivel que pareça até hoje nao travou já tem mais de 12h de Up-time.

    Obrigado pela dica.

    Tomara que pare de travar pois em vez de eu trocar os PC-AP por RB vou é adicionar novas celulas para atender meus clientes.

    []s

  14. #54

    Lightbulb Mais uma migracao de sucesso!

    Bom amigos hoje levantei as 6:00h da manha cravados no relogio e fomos para torre trocar o PC-AP por 2 RB433, chegamos por volta das 6:40h um frio de matar mas temos que resolver o pepino afinal alguem tem que Se-Fu*** e esse alguem era eu, bom chegamos descemos o trambolho do PC-AP e colocamos as maravilhas modernas das RB, tivemos que trocar todos os cabos das antenas e isso tomou um pouco de tempo, mas em fim por volta das 10:00h terminamos e tava todo mundo acessando seus Orkuts e MSN afinal aqui a internet so serve para isto mesmo, ah e tirando alguns espertinhos que diz para os pais que precisa da internet pra fazer trabalho de escola e vive ligando reclamando que o Mu-Online e o RagNarok ta dando Lag... o infeliz com 600k ainda reclam; Mas fazer o que dependo destas pestinhas para sobreviver, pois então foi isso, trocamos o PC-AP por 2 RB433 e ta tudo uma maravilha desta vez usei 3 cartoes r52h 350...

    Mas ainda to com 3 PC-AP em produção e fiz o teste de desabilitar o Multi-CPU e até o momento ninguem mais travou.. Agora é so esperar e rezar.

    Tive uma noticia muito boa esta sexta, finalmente meu link de fibra de 34MB vai ser instalado. Uffa!! Até parece um sonho, nao aguentava mais esses enlaces de 80km para trazer internet aqui pra roça.

    []´s

  15. #55
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Não troco PC-AP por Routerbord, nem me pagando.

  16. #56

    Arrow

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Não troco PC-AP por Routerbord, nem me pagando.
    Duvido que nao troque, quero ver se voce estiver com seus PC-AP travando todo dia e clientes te ligando reclamando que a net ta fora, se voce nao troca por qualquer coisa que resolva seu problema e te traga paz...

    PC-AP aqui rodou por 2 anos em PPPoE quando colocamos o HotSpot começou os problemas.

    []s

  17. #57

    Exclamation ESSA *@**@ TRAVOU DE NOVO!!!

    E amigos nao adiantou nada desligar a Multi-CPU a porcaria do PC-AP travou de novo, ja as RB estao ROCK SOLID tem up de mais de 9Dias enquanto o PC_AP Mal dura 2 Dias.

    Nao vejo a hora de trocar tudo por RB.

    Semana que vem troco mais um PC-AP por uma RB se Deus Permitir.

    []s

  18. #58

    Padrão Vamos lá

    Ola Bender,

    1. qual versão/serviços vc usa tanto nesse PC-AP?
    2. se quizer ajuda, me manda via MP como faço pra ter acesso e ver "in loco" o problema....

    Um abração e até mais....

  19. #59

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunocabrini Ver Post
    Amigos estou a mais de 3 dias sem travar e isso não acontecia antes, era no maximo 1 dia. Desativem o multicpu com a função abaixo e sejam felizes.

    para ver se estar ativado
    /system hardware print

    para desativar
    /system hardware set multi-cpu=no

    Obs. Tirei do post abaixo
    Erro estranho Mikrotik.. - Página 2

    Abraços a todos

    Bruno Cabrini

    Bom dia, como esta ai seu pc-ap, esta com quantos dias ja em up, ja tinha desistido do mk-ap quando vc postou esse macete, ja estou com 1 d em up, espero nao que nao trave mais...

  20. #60

    Arrow

    Citação Postado originalmente por hodnyldo Ver Post
    Ola Bender,

    1. qual versão/serviços vc usa tanto nesse PC-AP?
    2. se quizer ajuda, me manda via MP como faço pra ter acesso e ver "in loco" o problema....

    Um abração e até mais....
    Opa, Aqui uso a Versao 3.24 / PPPOE, HOTSPOT, AP VIRTUAL, DHCP mais nada e uso um servidor Radius VIGO para autenticar os clientes no HotSpot.

    Estou sem acesso externo aos meus mikrotiks. Mas posso tirar um export com as conf.

    []`s