Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Hotspot Mikrotik travando todo dia

    Amigos não sei mais o que fazer, tenho uma rede com 7 torres com mikrotik 3.13 em PC-AP Configuração MB ASUS - P3 933Mhz - DIMM 128MB e Memory Flash 128MB e AG530 e de uns tempos pra cá minhas dores de cabeça começaram aumentar, antes eu trabalhava só com PPPoE e comecei a migrar para o Hot Spot após implantar o VIGO7 achando que seria mais fácil trabalhar, e ter um controle melhor, até por que o meu maior problema com o PPPoE era com o cliente que desconfigurava tudo e me gerava trabalho extra e desconforto para o cliente que nunca entende que o problema foi gerado por ele mesmo na maioria das vezes.

    Mas após começar a trabalhar com o HOTSPOT meus problemas aumentaram, os meus mikrotiks começaram a travar sem explicação alguma simplesmente trava e só volta após desligar da energia e religar, eu não sei mais o que fazer, sei que não é hardware até porque o problema não ocorre apenas em um mikrotik e sim em quase todos, e eu ainda continuo usando o PPPoE junto com o hot spot e no hot spot trabalho com DHCP apena amarro Mac a interface wireless e uso WPA2.

    Só hoje a torre que uso para acessar travou 2 vezes em menos de 2h.

    Já ia me esquecendo, em algumas torres uso Também RB433 com cartões R52H.

    Algum colega já passou por isso e tem alguma idéia de que seja isso?

    []'s
    Última edição por Bender; 21-06-2009 às 23:33.

  2. #2

    Padrão

    Amigo, as torres estão em Modo Bridge? ou é um hotspot em cada RB?
    poste mais detalhes tal como fonte que você usa.. enlaces , para que agente possa dar uma opnião mais certa..
    e tambem poste de como é seu servidor com o Vigo..

  3. #3

    Padrão

    Da uma verificada em suas fontes de preferencia a fontes com maior amperagem , pois quase sempre os travamentos de RB,s são relativos a fontes de baixa amperagem, quando se aumenta os serviços nessas Rb exige-se mais das fontes

  4. #4

    Padrão

    É um hotspot em cada mikrotik, aqui é tudo roteado, nada em bridge. São PC-AP com fonte comum essas de R$ 50,00 mas antes só com o pppoe nunca tinha travado, o inferno começou após implantar o HotSpot e nas RB433 uso só fonte de notebook de 18v 4A e catões R52H.

    Meu servidor com o VIGO é um DELL Inspiron Dual Core 2Ghz, 2GB RAM, HD Sata 80GB rede Broadcom 10/100Mbps ligado em um switch 3COM 10/100 que sobe para torre onde recebe as autenticações dos clientes no Radius server.

    Os enlaces são tudo em 5.8 alguns com AG530 em PC-AP outros com R52H nas RB433.

    Já percebi que alguns dos travamentos ocorre quando o cliente digita a senha errada na pagina de login do hotspot e em vez de exibir a mensagem de erro de usuario e senha ele simplesmente trava o AP e isso ta ficando frequente de uns dias pra cá. Ai temos que nos deslocar até a torre e desligar da energia e religar e torcer para não travar novamente.

    []´s
    Última edição por Bender; 21-06-2009 às 23:51.

  5. #5

    Padrão

    Mesmo problema.... pelo que parece a partir da versão 3.13 do mikrotik pra frente os servidores que tem hotspot configurado tem travado realmente....alguém esta usando hotspot+radius com mikrotik acima da versão 3.13?

  6. #6

    Padrão

    Pode ser algum bug dessa versão 3.13, agora, prá vc atualizar todas suas RBs sem ter certeza é complicado...

    Porque você não centraliza o hotspot em um servidor, e deixa os APs somente como AP (sem hotspot, podem ser roteadas, se você achar melhor do que bridge)...

    Ah, de uma olhada também nos LOGs da RB quando trava, pode ser útil (e poste aqui prá gente).

  7. #7

    Padrão

    2 dicas! seu eu fosse vc colocava tudo em bridge, fica muito melhor o gerenciamento. Outra coisa atualiza pra versão mais atual do MK e posta os resultados ai.
    PRocure um programa de monitoração CHAMADO PRTG ele gera graficos de consumo de tudo de seu mikrotik (Parecido com o DUDE - porem 10 vezes melhor). E pode ele para monitorar os seus mikrotiks ai.

    Posta mais detalhes de suas torres e configurações para podermos te ajudar....

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leomj Ver Post
    Mesmo problema.... pelo que parece a partir da versão 3.13 do mikrotik pra frente os servidores que tem hotspot configurado tem travado realmente....alguém esta usando hotspot+radius com mikrotik acima da versão 3.13?
    Eu já não sei mais o que fazer, estou desesperado, o pessoal do VIGO diz que o problema é no meu mikrotik mas antes de por esta porcaria de radius do vigo nunca tinha travado. Antes eu só usava o PPPoE agora que estou migrando para o HOtSpot os problemas começaram.

    Estou a ponto de enlouquecer com tantos travamentos.

  9. #9

    Padrão

    o melhor que vocÊ tem a fazer de inicio é um upgrade ou downgrade da versão do mikrotik nas torres,
    depois se não der certo, é você não deixar as rbs fazendo o controle de hotspot,
    se mesmo assim persistir..

    é hora de mudar de solução e mandar o pessoal da Vigo se fufu.

  10. #10

    Padrão

    Salve galera, aqui fazendo testes com hotspot tive esses mesmos problemas de travar ao digitar a senha(mesmo digitando a senha certa) depois de muita dor de cabeça criei uma bridge e coloquei a interface dos clientes nela, nunca mais travou....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bridge.JPG
Visualizações:	377
Tamanho: 	115,7 KB
ID:      	4680  

  11. #11

    Exclamation

    Pois é aqui eu ja fiz as Bridge mas continua travando.

    Aqui eu uso PPPoE e HotSpot na mesma interface fisica mas eu fiz AP-Virtual para usar os hotspot, mas tenho algumas torres apenas com a interface primaria sem ap-virtual e tb travam.
    Segue print de uma delas.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         BDG_HSPT.jpg
Visualizações:	228
Tamanho: 	285,9 KB
ID:      	4686  
    Última edição por Bender; 22-06-2009 às 12:12.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leomj Ver Post
    Mesmo problema.... pelo que parece a partir da versão 3.13 do mikrotik pra frente os servidores que tem hotspot configurado tem travado realmente....alguém esta usando hotspot+radius com mikrotik acima da versão 3.13?

    eu uso com a versao 3.17. . mas nao li o topico todo.. eu uso RB 433.. nao uso pc-ap...

    um abraço

  13. #13

    Arrow

    Citação Postado originalmente por eugeniomarques Ver Post
    eu uso com a versao 3.17. . mas nao li o topico todo.. eu uso RB 433.. nao uso pc-ap...

    um abraço

    Opa, mas a minha pergunta é que se o seu sistema tem travado tb, pois aqui eu tenho enfrentado constantes travamentos com meus PC-AP e algumas RB433. Estou fazendo um Up neste momento em uma torre para teste para a versao 3.25 e seja o que deus quiser. Uso HOTSPOT e PPPOE.

    Tomara que funcione e cesse os travamentos.

    []´s

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Bender Ver Post
    Opa, mas a minha pergunta é que se o seu sistema tem travado tb, pois aqui eu tenho enfrentado constantes travamentos com meus PC-AP e algumas RB433. Estou fazendo um Up neste momento em uma torre para teste para a versao 3.25 e seja o que deus quiser. Uso HOTSPOT e PPPOE.

    Tomara que funcione e cesse os travamentos.

    []´s
    cara minha rb433 tem chegado a 100% de quando em vez e com isso dah uma travada...

    tb uso hotspot + radius...

    estou trocando hj para uma rb433ah com a mesma versao pra ver... caso continue.. vou fazer up para 3.25.. e ver tb.. de qquer forma.. vc tah mais perto do seu teste.. posta aki o resultado..

    um abraço..

  15. #15

    Exclamation

    Citação Postado originalmente por eugeniomarques Ver Post
    cara minha rb433 tem chegado a 100% de quando em vez e com isso dah uma travada...

    tb uso hotspot + radius...

    estou trocando hj para uma rb433ah com a mesma versao pra ver... caso continue.. vou fazer up para 3.25.. e ver tb.. de qquer forma.. vc tah mais perto do seu teste.. posta aki o resultado..

    um abraço..
    Cara me ferrei feio aqui, por volta das 23:00 de ontem eu fiz o up para versao 3.25 e advinha?
    Corrompeu o sistema do mikrotik tivemos que ir para torre descer o pc da torre ir para bancada e ficamos a noite toda tentando resolver e nao teve solução o memory flash abriu o bico e nem queria mais reinstalar o sistema do mikrotik, estou virado, to com mais de 48h no ar sem dormir. Essa 3.25 literalmente me tirou o sono.

    E os radios continuam travando sem explicação, estou pensando em abandonar os mikrotiks.

    Ta tudo uma merd@ trava de 30 em 30 minutos to vendo a hora de corromper outro sistema ai to lascado. o meu serviço virou uma droga só tem cliente reclamando nao sei mais o que eufaço.

  16. #16

    Padrão

    Vc já experimentou tirar o hotspot das RBs? (deixar só no servidor)

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Bender Ver Post
    Cara me ferrei feio aqui, por volta das 23:00 de ontem eu fiz o up para versao 3.25 e advinha?
    Corrompeu o sistema do mikrotik tivemos que ir para torre descer o pc da torre ir para bancada e ficamos a noite toda tentando resolver e nao teve solução o memory flash abriu o bico e nem queria mais reinstalar o sistema do mikrotik, estou virado, to com mais de 48h no ar sem dormir. Essa 3.25 literalmente me tirou o sono.

    E os radios continuam travando sem explicação, estou pensando em abandonar os mikrotiks.

    Ta tudo uma merd@ trava de 30 em 30 minutos to vendo a hora de corromper outro sistema ai to lascado. o meu serviço virou uma droga só tem cliente reclamando nao sei mais o que eufaço.
    eu atualizei pra 3.25 e ta tudo normal, provavelmente sua rb ja estava com problemas antes disso, mas prq nao tenta colocar o hotspot num servidor embaixo com as rbs em bridges?

  18. #18

    Padrão

    Eu to quase apelando para versao 2.9.x;

    Aqui só hoje travou mais de 5 vezes o mesmo pop.

    to quase ficando doido com esse troço.
    Última edição por sergio; 02-08-2009 às 13:15.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Bender Ver Post
    Eu to quase apelando para versao com crack tb.

    Aqui só hoje travou mais de 5 vezes o mesmo pop.

    to quase ficando doido com esse troço.

    é amigos, aki acontece a mesma coisa, de 5 em 5 min o mk trava tmb to pra ficar doido, irei testa a versao crack, se alquem ja tiver testato posta ai o resultado.

  20. #20
    Mikrotiando..
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    326
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Tenho 3 MK´s
    1 - com versão 3.13 (rb433)
    2 - com versão 3.25 (pc-ap/ placa mãe gigabyte+celeron 2.4+1gb memoria+compact -flash)
    3 - com versão 2.9.51 (pc-ap / mesma configuração do acima com 512 memoria)

    Todos com hotspot, sem problema nenhum, no terceiro uso proxy pararelo com thundercache,
    no segundo uso proxy no proprio MK.

    Tive 2 casos de travamento:

    Essas placas da gigabyte, tem apenas 3 slot pci, arrumei uma placa asus com 6 slot e resolvi troca-la apenas para ter mais slot pci, resultado:
    Trabalhou por 2 horas e travou, reiniciei e voltou normal por mais 17 minutos.
    Depois arrumei outra asus (modelo diferente), durou uns 5 minutos e começou o travamento..

    (solução: voltei a gigabyte.)
    obs. uso essas 2 asus com windows sem problemas..

    Tenho um cliente que configurei o MK com uma asus e o dele está durando um pouco mais, fica quase 2 dias sem travar..

    Sei que muitos usam a asus sem problema, mas infelizmente não tenho sorte com essa marca.
    Última edição por sergio; 02-08-2009 às 13:16.