Amigos, no site da Anatel, tem logo de frente, o processo de compra da Brasil Telecom pela Oi Telemar.

São 1200 e tantas páginas. Acho que nestas alturas ninguém vai ler tudo, mas deem uma olhada no último .pdf.

Tem lá recurso de Abrappit como terceira parte interessada, pedindo transparencia nas negociações.
E cita muita matéria da imprensa condenando o processo.
O teor é de novembro de 2008 e portanto nestas altura já arcaíco, pois a fusão foi efetivada com a mudança no Plano Geral de Outorgas.
Mas dá para sentir bem como as coisas são tratadas no nível superior.

Seguidamente tenho lido aqui no forum que precisamos de entidades para nos representar, mas chego a conclusão que entidades existem várias e todas tem lutado no mesmo sentido, mas sem encontrar eco nas esferas políticas e judiciais.
Temos Abramulti, Abrappit, Anid e outras mais que no momento não me vem a mente. Todas louváveis nos seus objetivos e atos. Mas sem poder.

Ao ler este último pdf tive a plena sensação de desemparo total, apesar das entidades representativas trabalharem exaustivamente para evitar esta fusão.
Os interessados na compra chegam a petulância de citar em documentos que a compra das ações da BrasilTelecom será feita por algumas sociedades citadas na defesa deles,e assim não há concentração de mercado e monopólio, mas que todos sabemos que estas mesmas são controladas por uma holding.

Parece que estamos num país do "faz de conta".
Faz de conta que abrimos uma consulta pública, faz de conta que a justiça analisa e julga, e outros tantos faz de conta.
Mas no fundo, no fundo tudo é carta marcada. As decisões já estão tomadas previamente. Mas faz de conta que é analizado, discutido. Pois os resultados são sempre funestos, mesmo com o repudio das entidades e sociedade civil.

Estou que não aguento mais esta podridão. E ísto é só para citar um exemplo.
Em todas as esferas existe um tipo de negociação parecida.
Definitivamente estamos perdidos a médio e longo prazo. E o pior é que quando o país acordar, já vai ser tarde. Tudo estará desmantelado.
O próximo sonho do todo-poderoso agora é ser presidente da Petrobrás, quando entregar o atual cetro de presidente.