+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Queue Tree faz alocação de banda mesmo sem uso ?

    Olá pessoal, por favor quem souber me tire essa duvida, tenho um link de 02 MB (Full), crei em Queue Tree, as regras de banda para cada tipo de serviço. O qual esta limitando perfeitamente, porem estou tendo muitos problemas referente a VOIP, mesmo com o link no consumo de 30% apenas, ou seja ainda 70% livre. Porem quando ligo o servidor VOIP fora do MK fica perfeito.

    Dai me bateu uma duvida :

    Ao criar as regras de tráfego por serviço, exemplo :

    SSH - 800 k
    FTP - 300 k
    VOIP - 700 K
    WEB - 1 M

    ao definir isso em QUEUE TREE, o MK já esta segurando essas velocidades no link para os serviços "mesmo que os serviços listados, não esteja consumindo" ? (tenho quase absoluta certeza que não, mas gostaria de tirar essa duvida. Pois caso sim seria a explicação para o meu problema.)

    valeu a todos ...

  2. #2

    Padrão

    As regras de firewall de seu Mk precisam estar na hierarquia correta, não adianta nada marcar os pacotes no mangle e determinar velocidades na queue tree sem dar permições adequadas no firewall filter, por que a conexão tem um ''caminho'' dentro do MK e o filter está antes da queue tree.

    Seu problema são as configurações de seu firewall.

  3. #3

    Padrão

    O que costuma atrapalhar muito VoIP, é latencia na rede...

    VoIP, diferente do que muitos imaginam, não consome muita banda não, porém precisa estar numa rede com latencia baixa.

    Dá uma verificada aí e poste prá gente ver.

  4. #4

    Padrão

    ele nao aloca a banda.. ele limita ...

    ele limita a medida que o consumo for aumentando .. quando passar o limite ele faz os limites..

    para poder fazer a limitação que voce deseja.. o ideal eh manter uma hierarquia (imagem anexo)

    uma queue-tree com o total de download do link.. e as outras.. como "parent" desta ...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         queue-tree.jpg
Visualizações:	197
Tamanho: 	32,7 KB
ID:      	4684  

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rockeiromaiden Ver Post
    O que costuma atrapalhar muito VoIP, é latencia na rede...

    VoIP, diferente do que muitos imaginam, não consome muita banda não, porém precisa estar numa rede com latencia baixa.

    Dá uma verificada aí e poste prá gente ver.

    Ola amigo, primeiramente valeu pela força.

    quanto a latência e justamente ai meu desespero, pois so para você ter uma idéia o cliente tem tempo de resposta de 23ms se oscilação. E o que mais me intriga e o fato de ligar fora do MK e ficar perfeito, o que comprava que e algo relacionado a config. do meu MK.

    Quanto ao Firewall > Filter

    esta : chain forward TCP e UDP ( todas as portas ).
    * uma regra para cada ip em uso.

    Já em Queue Type estou usando :

    Kind : red
    Queue Size : 200
    Min Threshold : 169
    Max Threshold : 190
    Burst : 180
    Avg : 1000

    MK versao 3.22

    a media de pacotes de toda a rede esta entre 20 a 78 packest queue.

    sugere algo ?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    ele nao aloca a banda.. ele limita ...

    ele limita a medida que o consumo for aumentando .. quando passar o limite ele faz os limites..

    para poder fazer a limitação que voce deseja.. o ideal eh manter uma hierarquia (imagem anexo)

    uma queue-tree com o total de download do link.. e as outras.. como "parent" desta ...

    Ola amigo sim esta exatamente desta forma.

    --- TOTAL ENTRADA
    --------- SERVICO VOIP ( x de banda ).

    --- TOTAL SAIDA
    --------- SERVICO VOIP ( x de banda ).

  7. #7

    Padrão

    muda de RED pra SFQ ..

    pode resolver.. RED (Randomly Early Detection) .. ele começa a dropar pacotes assim q a queue enche... para que o protocolo ip abaixe a transferencia...

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    muda de RED pra SFQ ..

    pode resolver.. RED (Randomly Early Detection) .. ele começa a dropar pacotes assim q a queue enche... para que o protocolo ip abaixe a transferencia...
    nunca usei essa função/algoritimo qual uma margem inicial de valores que poderia esta usando em :

    Pertub : ex: 15
    Allot : ex: 1514


    ( sei que vai depender de testes mas, queria apenas uma base inicial ).

    Valeu pela força .

    Sds