+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Equipamentos para provedor,esses servem?

    Estou montando um pequeno provedor e vou começar com 20 clientes mas podendo chegar a 90 então quero colocar aqui o que vou usar para vcs me darem dicas e confirmarem se estou certo para deixar uma rede robusta:

    -servidor mikrotik celeron 2.8ghz/512mb ddr2/80GB duas placas de rede intel
    -servidor de cache full linux + thunder cache interligado no mk: core 2 duo 2.8ghz/4GB ddr2-800 ocz lifetime/500GB sata II 32mb cache + uma placa de rede intel


    wireless:

    no ponto do condominio para distribuir para as casas:

    -uma routerboard com 3 slots + 3 cartões mk R52H (um dos cartões vai ser usado no ptp onde fica o servidor) ficando dois cartões para o condomínio
    -2 setoriais de 90 graus com 14dbi hiperlink para até os 90 clientes


    quero saber se os cartões + setoriais suportam os 90 clientes?


    Internet:

    vamos colocar 512k de link dedicad embratel + 1mb adsl loadbalance ficando o velox para o emule, msn e etc...


    até quandos clientes posso colocar nesse link partindo do principio que vou vender 128k down 2 64k up??

  2. #2

    Padrão

    cada cartão atende cerca de 30~ 45 clientes online,
    porem a 128k acho que aguenta um pouco mais sim..

    512k da pra atender poucos usuarios, a magica começa depois dos 2mbps..
    mas acredito que uns 30 dá pra atender sim..
    mas o cache que vai fazer milagre.

  3. #3

    Padrão

    com 1 mb dá para servir uns 35 a 40 cliente simultaneos (que não sejam muito exigentes) como o amigo disse, com 2 mb a festa começa... , em termos de equipamento vc está com boas configurações, mas lembrando que quanto mais memória ram, melhor.

  4. #4

    Padrão

    então para começar os 512k dá para fazer 128k/64k em 20 clientes? ou mesmo assim preciso do 2mb de velox adsl para jogas msn, emule e p2p em geral?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    Estou montando um pequeno provedor e vou começar com 20 clientes mas podendo chegar a 90 então quero colocar aqui o que vou usar para vcs me darem dicas e confirmarem se estou certo para deixar uma rede robusta:

    -servidor mikrotik celeron 2.8ghz/512mb ddr2/80GB duas placas de rede intel
    -servidor de cache full linux + thunder cache interligado no mk: core 2 duo 2.8ghz/4GB ddr2-800 ocz lifetime/500GB sata II 32mb cache + uma placa de rede intel


    wireless:

    no ponto do condominio para distribuir para as casas:

    -uma routerboard com 3 slots + 3 cartões mk R52H (um dos cartões vai ser usado no ptp onde fica o servidor) ficando dois cartões para o condomínio
    -2 setoriais de 90 graus com 14dbi hiperlink para até os 90 clientes


    quero saber se os cartões + setoriais suportam os 90 clientes?


    Internet:

    vamos colocar 512k de link dedicad embratel + 1mb adsl loadbalance ficando o velox para o emule, msn e etc...


    até quandos clientes posso colocar nesse link partindo do principio que vou vender 128k down 2 64k up??

    Amigo, eu trabalho com provedor de internet wireless a 1 ano e acho que seu trabalho esta sendo muito robusto, seu próprio MK faria o cache perfeitamente sem nenhum problema pois o próprio MK esta muito robusto.

    Eu tenho um servidor que atende 650 clientes com MK (Athlon 1333 mhz, 448MB, HD 30 GB de cache) porem tenho um link de 6 Mb e vendo link de 128k, 300k, 600k e 1Mb com 10% de garantia de banda.

    O que vc pode fazer é criar um script para ele limpar o cache toda a semana ou entam 2 vezes por semana.

    já vi link de 1Mb (Sem Cache) aguentar 110 clientes de 128k mas isso depende muito da rede a media mesmo é 1Mb (Sem Cache) aguentar no 75 clientes, depende muito da rede, 512k nunca peguei uma informação concreta, mas com cache vc deve aguentar uns 60 Clientes, Outra coisa não aconselho usar Cache Full, os assinantes irão reclamar de internet fica lenta em alguns sites e outros abrem na hora nem pensa em duas vezes, e todo mundo sabe que da suporte a residencial é um saco, imagine vc tendo que explicar o que é servidor de web proxy ao cliente. husahsua

    Bloqueie a porta do p2p warez e limita os restantes dos p2p para 128k. ai seu servidor MK estará redondinho.

    Já no caso do seu cartão e Antena, não tem limite de cliente, o que manda mesmo é o trafego na RB. Como calcular isto, neste link abaixo vem dizendo o quanto cada RB suporta de trafego. No seu caso aconselho a utilizar a RB 433 em bridge com protocolo rstp, pois ela aguenta em media 55 mbps de trafego simultaneo.

    http://www.routerboard.com/pdf/tests_april_2009.pdf

    Espero ter lhe ajudado mesmo com esses erros ortográficos.
    Última edição por racke; 24-06-2009 às 10:42.