+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Projeto de Rede

    Olá galera, estou precisando de ajuda.
    peguei recentemente um predio para distribuir internet para os aptos. o lance é que so tenho uma opção de distribuição dos pontos, que seria pelo duto de antena coletiva. aí que vem o problema, pois o duto desce do terraço até o primeiro andar em todas as colunas, e vem derivando na caixa de passagem de cada apto da coluna do 18º até o 1º andar. gostaria de saber se tem alguma solução para descer um cabo cat5 e ir colocando tipo um divisor para rj45 sem uso de energia, para derivar em cada apto.

  2. #2

    Padrão

    Se o sistema de distribuição da coletiva (tomadas tap e cabos) estiverem em perfeita ordem te recomendo a solução HPNA3 coaxial da CIANET networking .

  3. #3

    Padrão

    eu trabalho com foco em edificios

    interligo eles com 5.8
    no edificio, instalo um servidor (assim, ja faco o controle localmente)
    a cada 3 ou 4 andar, instalo um switch.

    exemplo:
    servidor + 1switch= terreo
    2switch =2 andar
    3switch=5 andar
    4switch=8 andar
    5switch=11 andar

    e assim vai...
    do servidor, sai 1 cabo que liga no 1switch
    do 1switch, sai 1 cabo para cada switch
    q ai, sai o cabo parao apt... assim evito mtos saltos, e todos ficam iguais... sem mto cascateamento...
    todos eles passam pelas caixas de distribuicao(telefone+tv cabo) que fica no edificio.

    nos edificios mais novos, ja tem uma caixa so para a internet, ficando melhor o trabalho.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por amauryf Ver Post
    Se o sistema de distribuição da coletiva (tomadas tap e cabos) estiverem em perfeita ordem te recomendo a solução HPNA3 coaxial da CIANET networking .

    obrigado pela dica, mas ja conheco essa forma e nao seria economicamente viavel entende.
    1 modem custa R$195,00, fora que a tubulacao esta sem nada portanto eu teria que distribuir os cabos coaxiais. to tentando ver uma forma mais barata.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    eu trabalho com foco em edificios

    interligo eles com 5.8
    no edificio, instalo um servidor (assim, ja faco o controle localmente)
    a cada 3 ou 4 andar, instalo um switch.

    exemplo:
    servidor + 1switch= terreo
    2switch =2 andar
    3switch=5 andar
    4switch=8 andar
    5switch=11 andar

    e assim vai...
    do servidor, sai 1 cabo que liga no 1switch
    do 1switch, sai 1 cabo para cada switch
    q ai, sai o cabo parao apt... assim evito mtos saltos, e todos ficam iguais... sem mto cascateamento...
    todos eles passam pelas caixas de distribuicao(telefone+tv cabo) que fica no edificio.

    nos edificios mais novos, ja tem uma caixa so para a internet, ficando melhor o trabalho.

    deixa eu tentar explicar + ou - o cenario.
    1 - predio com 18 andares, 10 colunas de apto, ou seja, apto 1810(18° andar) a 110(1°andar) seria 1 coluna, 1809(18° andar) a 109(1° andar) outra coluna, entendeu.
    2 - tem um tubo descendo em cada coluna dessa, e vai derivando em cada andar, ou seja, 1 unico tubo para servir 18 aptos, passando na caixa de cada apto.
    se eu tentar passar 1 cabo para cada 1 nao daria pois o 1° tubo ficaria entupido.
    agora uma duvida. se eu pegar um cabo utp e fizer uma emenda para ligar mais de 1 pc neste mesmo cabo, oq aconteceria?

  6. #6
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão

    Citação Postado originalmente por novatojpa Ver Post
    deixa eu tentar explicar + ou - o cenario.
    1 - predio com 18 andares, 10 colunas de apto, ou seja, apto 1810(18° andar) a 110(1°andar) seria 1 coluna, 1809(18° andar) a 109(1° andar) outra coluna, entendeu.
    2 - tem um tubo descendo em cada coluna dessa, e vai derivando em cada andar, ou seja, 1 unico tubo para servir 18 aptos, passando na caixa de cada apto.
    se eu tentar passar 1 cabo para cada 1 nao daria pois o 1° tubo ficaria entupido.
    agora uma duvida. se eu pegar um cabo utp e fizer uma emenda para ligar mais de 1 pc neste mesmo cabo, oq aconteceria?
    Seria 1 tubo para cada coluna ou 1 tubo para as 10 colunas?

    Caso sejá 1 tubo para as 10 colunas, não teria como você está por andar colocando 1 switch? Desse switch iria sair 1 cabo para o switch do proximo andar e os outros cabos distribuir para cada apto. Também poderia está passado do 1º andar ao 18º andar os cabos que sai do switch do 1º andar ou colocar a cada 3 ou 6 andar 1 switch.

    Exemplo:

    Seria 6 switch no total, no caso de a cada 3 andar.

    ficaria assim.

    1 switch -> 1 cabo - servidor / 1 cabo - switch (3º andar) / 1 cabo - switch (2º andar) / outras portas aptos.

    2 switch -> 1 cabo - switch (6º andar) / 2 cabo - switch (4º e 5º andar) / outras portas aptos.

    etc...

    Obs.: Assim seria no maximo 3 cabos UTP no tubo.

    Uma pergunta em cada andar tem um caixa de passagem?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por angelangra Ver Post
    Seria 1 tubo para cada coluna ou 1 tubo para as 10 colunas?

    Caso sejá 1 tubo para as 10 colunas, não teria como você está por andar colocando 1 switch? Desse switch iria sair 1 cabo para o switch do proximo andar e os outros cabos distribuir para cada apto. Também poderia está passado do 1º andar ao 18º andar os cabos que sai do switch do 1º andar ou colocar a cada 3 ou 6 andar 1 switch.

    Exemplo:

    Seria 6 switch no total, no caso de a cada 3 andar.

    ficaria assim.

    1 switch -> 1 cabo - servidor / 1 cabo - switch (3º andar) / 1 cabo - switch (2º andar) / outras portas aptos.

    2 switch -> 1 cabo - switch (6º andar) / 2 cabo - switch (4º e 5º andar) / outras portas aptos.

    etc...

    Obs.: Assim seria no maximo 3 cabos UTP no tubo.

    Uma pergunta em cada andar tem um caixa de passagem?

    tem 1 tubo para cada coluna de apto, ou seja 1 tubo para 18 aptos(do 18° até o 1° andar). nesse tubo so tem caixinha na sala de cada apto, nao cabe nada.
    esta tubulação é diferenta da que passa o telefone e etc.

  8. #8

    Padrão

    se essa tubulucao eh diferente da do telefone... pq nao tenta passar pela do telefone?
    nao existe outra tubulucao?

    nao tem como colocar mais de 1 pc em cada cabo...
    na verdade.. tem como colocar somente 2 pcs em cada cabo... mas ai ja eh gambiarra demais.. eusheus

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    se essa tubulucao eh diferente da do telefone... pq nao tenta passar pela do telefone?
    nao existe outra tubulucao?

    nao tem como colocar mais de 1 pc em cada cabo...
    na verdade.. tem como colocar somente 2 pcs em cada cabo... mas ai ja eh gambiarra demais.. eusheus
    a tubulacao do telefone esta entupida, nao tem como chegar perto, pq vai dar merda. pq ja estao passando NET, TELEFONE, COLETIVA, INTERFONE E O CONCORRENTE DE INTERNET.
    so me sobrou esta passagem que era da antena coletiva mas esta ja nao existe mais nesta tubulacao.

  10. #10
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão

    Já testou quantos cabos passam no tubo?

    Será que passa 9 cabos sem problema?
    Sua internet chega como no predio? Wireless ou Cabo?

    Porque me sugiu uma ideia aqui.

    Você poderia fazer um PtP do 1º andar para 18º andar. Ficaria do lado de fora. Assim você poderia colocar só 9 ou 8 cabo do 1º andar até o 8º ou 9º e do 18º ao 9º ou 10º andar.

    Assim seria menos cabo.

  11. #11

    Padrão

    hehehe, tb nao posso colocar nada por fora do predio, nem um prego. so posso usar mesmo essa tubulacao.

  12. #12

    Padrão

    Amigo, acho que entendi seu problema. Se você descer o cabo coluna a baixo e for colocando um adaptador T em cada apartamento? Duas pontas dariam prosseguimento a rede coluna a baixo e 1 ponta ligaria o cliente.

    Adaptador T - :: UtilNet :: - Produtos para Rede

    Já vi um com 3 fêmeas também, acho que seria mais adequado

    Sucesso no empreendimento.
    Última edição por izaufernandes; 23-06-2009 às 17:22.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por izaufernandes Ver Post
    Amigo, acho que entendi seu problema. Se você descer o cabo coluna a baixo e for colocando um adaptador T em cada apartamento? Duas pontas dariam prosseguimento a rede coluna a baixo e 1 ponta ligaria o cliente.

    Adaptador T - :: UtilNet :: - Produtos para Rede

    Sucesso no empreendimento.

    positivo amigo. era esse o meu problema, mas esse T funcionaria sem ter problemas?
    pois como me disseram antes so posso ligar 1 pc em cada cabo, entao esse T por acaso teria algum funcionamento parecido com switch, mas com apenas 3 portas?
    e muito obrigado pela dica.

  14. #14
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão

    Citação Postado originalmente por izaufernandes Ver Post
    Amigo, acho que entendi seu problema. Se você descer o cabo coluna a baixo e for colocando um adaptador T em cada apartamento? Duas pontas dariam prosseguimento a rede coluna a baixo e 1 ponta ligaria o cliente.

    Adaptador T - :: UtilNet :: - Produtos para Rede

    Já vi um com 3 fêmeas também, acho que seria mais adequado

    Sucesso no empreendimento.

    migo não teria nenhum tipo de problema em horario de pico?

  15. #15

    Padrão

    nao poderia colocar algum equipamento na casa do cliente?