+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace 10km 5.8

    boa tarde, estou precisando fazer um enlace de mais ou menos 10km, gostaria que me indicassem equipamentos, o enlace eh pra ligar uma fazenda, ja fiz teste com 2 nanos 5.8 com antenas ziroks 27dbi, soh que passou apenas 1.5mb.
    as coordenadas são:
    Ponto A: 25°42'35.38"S
    51°38'55.77"O
    ELEV: 1058

    Ponto B: 25°42'06.49"S
    51°44'11.10"O
    ELEV: 1029

    na fazenda tem um elevador de grãos de 32 mt e na cidade uma torre de 20 mt.

  2. #2

    Padrão

    use os nanos porem com antena de Oiw , são bem melhores pra alinhar do que a zirok

  3. #3

    Padrão

    amigo acho que tinha alguma coisa de errado na configuração da suas nano, só 1,5 Mbits? é meio que impossível, quanto ficou de sinal? Vc viu se as antenas estavam com a mesma polaridade?
    Outro equipamento que lhe recomendo a usar para fechar ponto a ponto é a RouterBoard com um cartão XR5 ai vc não vai ter dor de cabeça.

    Falows...

    Citação Postado originalmente por lflisboa Ver Post
    boa tarde, estou precisando fazer um enlace de mais ou menos 10km, gostaria que me indicassem equipamentos, o enlace eh pra ligar uma fazenda, ja fiz teste com 2 nanos 5.8 com antenas ziroks 27dbi, soh que passou apenas 1.5mb.
    as coordenadas são:
    Ponto A: 25°42'35.38"S
    51°38'55.77"O
    ELEV: 1058

    Ponto B: 25°42'06.49"S
    51°44'11.10"O
    ELEV: 1029

    na fazenda tem um elevador de grãos de 32 mt e na cidade uma torre de 20 mt.

  4. #4

    Padrão

    Sim fiz e refis as configurações..
    a esqueci de mencionar apenas de um lado estava com antena outro estava apenas a nano, por algum motivo que desconheço quando eu conectava a antena na nano ela não conectava na outra nano, creio que tenha algum problema com essa antena pois ja revisei N vezes os cabos, testei varias vezes tbm, e a outra que esta na fazenda esta funcionando normalmente.
    ahhhh mais uma coisa, tive uma baixa ontem aki, deu uma chuva durante a madrugada e não sei como entrou agua em uma das nanos : /
    talvez eu pegue outra esse fds pra tentar novamente, soh fiquei curioso com o esquema da antena.

  5. #5

    Padrão

    amigo so uma pergunta na nano que vc usou a antena vc setou ela para antena externa né?, pode ser problema com a antena também de disco que vc comprou.

    ve ai e posta os resultados....

  6. #6

    Padrão

    opa setei sim, entaum quando eu setava ela pra antena externa ela perdia a conexão, ai eu voltava pra horizontal ela conectava com sinal baixo tipo -80, hoje ta desabando agua aki, mais semana que vem quando o tempo firmar denovo vou colocar outra nano e ver se encontro o problema da antena.
    vlew pela força, depois posto os resultados aki..


  7. #7

    Padrão

    opa..
    troquei ontem a nano lah. voltou a funcionar como antes, com cerca de 2 MBs soh, a antena da base continuou não funcionando, troquei cabos e talz mais nda.
    creio que seja a antena mesmo, não tem outra explicação, quando der tempo vou trocar ela pra testar...

    vlew pela ajuda..

  8. #8

    Padrão

    Amigo com ctz eh prob nessa antena, pq nano com antena externa tem q passar bem mais q esses 1,5 mb ae... tem gente q fecha essa distancia com a antena "ONBOARD" do nano passando mais de 6 mb... vai de nano q fica bom, cuso benenfico otimo! nda contra RB e cartoes claro, ate prefiro hehehe

  9. #9
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    IFlisboa,
    Usando as duas nano , terás os valores abaixo nesse enlace:

    Distância entre TORRE A e TORRE B é 8,8 km (5,5 miles)
    Azimute do Norte Verdadeiro = 275,8°, Azimute do Norte Magnético = 292,6°, ângulo de elevação = 0,2112°
    Variação de altitude é 39,9 m
    Modo de propagação é linha de visada, espaço livre mínimo 3,5F1 a 6,4km
    Freqüência média é 5840,000 MHz
    Espaço Livre = 126,6 dB, Obstrução = 8,8 dB, Urbano = 2,1 dB, Floresta = 0,0 dB, Estatísticas = 3,9 dB
    Perda total de propagação é 141,4 dB
    Ganho do sistema de TORRE A até TORRE B é 146,0 dB ( corner.ant em 275,8° ganho= 14,0 dB )
    Ganho do sistema de TORRE B a TORRE A é 146,0 dB ( corner.ant em 95,8° ganho= 14,0 dB )
    Pior recepção é 4,6 dB sobre o sinal necessário a encontrar
    50,000% de tempo, 50,000% de locais, 70,000% de situações.

    Já dá pra teres uma idéia legal de como direcionar as nanos.
    Simulei usando canais a 5mhz (6mbps) -94dbm de sensibilidade. pol horizontal.
    De repente melhore o seu enlace apenas setando as configurações.