Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace 45 KM - Cartão CM10 + Hyperlink

    Boa noite pessoal.

    Estou postando para ver a opinião de vocês á respeito do material que pretendemos usar para fechar um enlace de 45 KM.

    Serão 2 antenas Hyperlink 33Dbi, 2 RB 600 com 2 cartões CM-10.

    Qual a opinião de vocês á respeito do equipamento e da possivel qualidade do link?
    A visada conforme o Radio Mobile e Google Earth é boa.

    Torres de 55m em cada lado e praticamente mesma elevação do solo.

    Semana que vem iremos fechar, ai posto fatos reais, mas por enquanto gostaria de dicas e opiniões para evitar futuros problemas.

    Obrigado

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Boa noite pessoal.

    Estou postando para ver a opinião de vocês á respeito do material que pretendemos usar para fechar um enlace de 45 KM.

    Serão 2 antenas Hyperlink 33Dbi, 2 RB 600 com 2 cartões CM-10.

    Qual a opinião de vocês á respeito do equipamento e da possivel qualidade do link?
    A visada conforme o Radio Mobile e Google Earth é boa.

    Torres de 55m em cada lado e praticamente mesma elevação do solo.

    Semana que vem iremos fechar, ai posto fatos reais, mas por enquanto gostaria de dicas e opiniões para evitar futuros problemas.

    Obrigado
    Vc já comprou o material? Eu iria de rb433ah ou rb411ah ao invés de RB600. Usei aqui e pela primeira vez tive problemas de travamento de RB, com uma RB600. E o ponto ficava a 100 kms daqui, pela estrada. É do meus enlaces pra link Unotel. Troquei ela por 2 RB411ah, o que permitiu aumentar o troughput (1 cartão apenas por RB) e também terminar com o travamento.

    E cartões, eu não conheço o CM10, usei pra 52 kms 2 XR5 com essas antenas de 33 dbi mesmo q vc citou. Consegui impressionantes -55 de sinal. Ás vezes ainda oscila e chega a -52, foi o máximo de sinal que vi.

  3. #3

    Padrão

    Opa. Obrigado pela resposta.

    Sim, ja compramos o material.

    Sobre a RB 600 ela teoricamente nao tem mais processamente que a RB433? Porque o problema de travamento sera?

    Nos vamos usar 1 cartao na CM10 na RB 600 que fica na torre principal e na outra RB 2 cartoes, 1 CM10 e 1 R52H ligado numa omni so para distribuir o sinal na regiao.

    Nos iriamos de XR5 mas ouvimos falar bem do CM10 e resolvemos arriscar.

    Ah, e as antenas, compramos como sendo Hyperlink mas chegaram OIW. São boas também?

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Opa. Obrigado pela resposta.

    Sim, ja compramos o material.

    Sobre a RB 600 ela teoricamente nao tem mais processamente que a RB433? Porque o problema de travamento sera?

    Nos vamos usar 1 cartao na CM10 na RB 600 que fica na torre principal e na outra RB 2 cartoes, 1 CM10 e 1 R52H ligado numa omni so para distribuir o sinal na regiao.

    Nos iriamos de XR5 mas ouvimos falar bem do CM10 e resolvemos arriscar.

    Ah, e as antenas, compramos como sendo Hyperlink mas chegaram OIW. São boas também?
    RB600 tem menos processamento que a RB433ah. Mas tem mais q a RB433. A 433ah é 680 mhz, a RB600 é 400 mhz. Quanto as antenas, são boas sim! Quanto ao travamento da minha rb600 ainda são sei, não tive tempo de procurar a causa, ela está encostada num canto.

  5. #5

    Padrão

    Fizemos a instalação do enlace mas ainda não está bom.
    Sinal ficou em -79 e pelo teste no bandwidth está passand 2MB..... Muitissimo pouco.
    Estamos usando cabo cellflex de 3mt comprados na computech. Por mim usaria cabos mais curtos mas eles só tinham deste tamanho e como ouvi falar bem deste cabo resolvi usar.

    Tive que seta a potencia do cartão em 30db de cada lado senao o final ficava em torno de -85.

    Mas nós alinhamos mais ou menos a antena na primeira torre e fomos para a outra.
    Amanhã iremos fazer o ajuste ao mesmo tempo nas duas antenas, com um cara em cada lado falando pelo celular.

    Vamos ver se melhora.

  6. #6

    Padrão

    Na opinião de vocês.

    Será que se eu tivesse usado XR5 teria um desempenho melhor?

    Nunca usei um XR5 e esse é meu primeiro enlace de grande distância. Me falaram bem do CM10, inclusive comparando com o XR5. E utilizamos boas antenas nas duas pontas (OIW 33 DBI), cabos cellflex, 2 RB600, as torres tem boa altura, apesar do segundo terreno ser um pouco mais alto (e as duas torres tem a mesma altura e as antenas estão no topo das duas).

    To meio sem idéia do que fazer pra melhorar isso.

  7. #7
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Gustavo, para enlaces de alta disponibilidade e grande troughput o XR5 é o indicado sim.
    Porque isso? Porque possui uma tecnologia muito mais sólida que o cm10, NA MINHA OPINIÃO , é claro.
    Acredito sim que este hardware seja o responsável, casando com uma boa RB bem alimentada, por enlaces rápidos, e estáveis.
    Não posso te dizer se o CM10 te atenderá 100%, o que sei é que tendo visada 100% , o XR5 é um canhão, rápido e confiável.

  8. #8

    Padrão

    Opa.

    Voltei para informar os dados reais.
    Alinhamos as duas antenas e conseguimos sinal em torno de -59. Achei muito bom.
    Só que estou querendo saber que banda consegue passar neste link.

    Como faço isso?

    Se olho na aba registration vejo por exemplo 36Mbps/54Mbps de um lado. Isto não é a banda que está passando. Certo?
    Com o bandwidth test do MK passa no maximo 2MB. Não estou acreditando nesta informação. É muito pouco.

    Como medir isso com precisão?

    Pois preciso saber quantos clientes vou poder atender neste enlace.
    Obrigado !

  9. #9

    Padrão

    Estive analisando o Uptime do WDS na aba Registration e percebi que o WDS cai de vez em quando.

    Porque podem estar ocorrendo estas quedas se o sinal ficou tão bom? (em torno de -59db)

  10. #10
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Cara, tem que ter algum problema ae. com sinal -59 vc deveria estar passando no minimo 10mb e não 2mb.
    Se tiveres como trocar esse cartão e testar...senao vai testando os canais pra ver se tem alguma diferença.
    vc conferiu esse enlace quanto á problemas no trajeto???
    pode ser algum problema de interferência tbm, morro, predio , alguma coisa.
    se quiser ,posta as coordenadas que calculo aqui pra vc.

  11. #11

    Padrão

    Certo, mas vc diz que tinha que passar mais de 10mb medindo pelo bandwidth test do MK?

    Estou usando o canal 5745. Você recomendaria usar um canal mais alto ou mais baixo?


    Agora estou sem as coordenadas, mas eu tinha jogado isso no radio mobile e deu certo.
    Mas vou pegar as coordenadas novamente e te envio.

    E quanto ao problema do WDS estar meio instavel, vc tem algum palpite?

    Valeu mesmo.

  12. #12

    Padrão

    Já usei cm10 e me arrependi.

    Hoje uso Xr5 e r52h. Dizem que o R5h é filé, mas naum é homologado.

    Num enlace de 50km, com r52h consegui 6mbps full. Oiw 33 e rb433AH. Antes com CM10 dava 1,5 mbps full, nunca consegui ativar nstreme ou turbo nessa distância com o cm10, caía muito.

    Já em um enlace de 95,6km, usando Emctest de 37dbi dual, RB 433ah, em uma polarização R52H e na outra Xr5.

    com xr5, troughput de 15 mbps full.
    com R52h, troughput de 10 Mbps full.

    Nunca Usei Cellflex, somente rgc213 cortado fora das medidas. rs

    Toque esse cartão aí.

    Abraços

    Fábio

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Vc já comprou o material? Eu iria de rb433ah ou rb411ah ao invés de RB600. Usei aqui e pela primeira vez tive problemas de travamento de RB, com uma RB600. E o ponto ficava a 100 kms daqui, pela estrada. É do meus enlaces pra link Unotel. Troquei ela por 2 RB411ah, o que permitiu aumentar o troughput (1 cartão apenas por RB) e também terminar com o travamento.

    E cartões, eu não conheço o CM10, usei pra 52 kms 2 XR5 com essas antenas de 33 dbi mesmo q vc citou. Consegui impressionantes -55 de sinal. Ás vezes ainda oscila e chega a -52, foi o máximo de sinal que vi.
    Opa Xande... Neste caso vc usou bonding?
    Vlw

  14. #14
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Opa Xande... Neste caso vc usou bonding?
    Vlw
    Não, uso 2 RBs no caso 1 pra receber e outra pra mandar... é um enlace "do meio", pra fazer a repetição entende?

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Não, uso 2 RBs no caso 1 pra receber e outra pra mandar... é um enlace "do meio", pra fazer a repetição entende?
    Ah tá... achei que fosse uma "ponta" de um enlace em dual (1 rb para tx e outra para rx unidas por bonding)...

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Certo, mas vc diz que tinha que passar mais de 10mb medindo pelo bandwidth test do MK?

    Estou usando o canal 5745. Você recomendaria usar um canal mais alto ou mais baixo?


    Agora estou sem as coordenadas, mas eu tinha jogado isso no radio mobile e deu certo.
    Mas vou pegar as coordenadas novamente e te envio.

    E quanto ao problema do WDS estar meio instavel, vc tem algum palpite?

    Valeu mesmo.

    Amigo, AQUI o melhor canal que eu consegui foi o 5785 foi o de melhor througput e mais estavel.
    agora que ativei o turbo voltou pro 5760 se não me engano, porém ainda ta otimo..
    parece que a OIW só trabalha em 5.740+ e 5.8ghz (bem) ,
    outra coisa que você tem que fazer aí é FIXAR o DATA RATE, (imagem em anexo)
    pois ai o cartão não vai ficar trocando a modulação e tirando seu througput..

    outra coisa, é o ACK, você deve deixar UM lado em Dynamic e no outro você vai setando e vai vendo qual que é o melhor (eu fiz assim tambem usei a calculadora de ack porém desse jeito aqui fico melhor).

    Mais uma coisa, N-streme deve estar ATIVADO se não tu Não consegue nada (apesar que consegui 5mb full sem ativa-lo)

    outra coisa, ATIVA O BEST FIT e poem 4000 no valor..

    só pra te animar "quando terminei meu enlace tambem achei que só ia dar 5mb ou 2mb .. depois que eu fiz os ajustes, mexi em tudo que dava, aí sim.. fiquei feliz.."

    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         data-rate.jpg
Visualizações:	325
Tamanho: 	44,0 KB
ID:      	4793  

  17. #17

    Padrão

    Obrigado pelas dicas.

    Agora estou no provedor, estou afim de ativar o NSTREME mas tenho receio de ativar aqui e cair lá no outro lado e não voltar sozinho, pois já tem clientes usando.

    Para ativar o NSTREME seria o caso só de ativar o Enable NSTREME ou tem mais alguma configuraçao a se fazer?

    Será que se eu ativar na RB que está na outra torre primeiro e depois alterar aqui não terei problemas do lnk não voltar e eu ter que ir até la?

    O Data Rates eu já fixei em 24Mbps mas ainda está caindo. O ACK eu não sei como availar. Você disse que deixou um lado em default e foi mexendo no outro lado até achar o que fica melhor, mas com base em que parametro eu sei se ficou melhor? Se o link não cair mais ?

    Pois se for isso, o link sempre demora a cair, então vai ser dificil achar o melhor valor.

    Essa semana chegam os XR5, vamos trocar, mas segundo o vendedor, a diferença entre os cartóes é muito pequena.

    Obrigado !

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Obrigado pelas dicas.

    Agora estou no provedor, estou afim de ativar o NSTREME mas tenho receio de ativar aqui e cair lá no outro lado e não voltar sozinho, pois já tem clientes usando.

    Para ativar o NSTREME seria o caso só de ativar o Enable NSTREME ou tem mais alguma configuraçao a se fazer?

    Será que se eu ativar na RB que está na outra torre primeiro e depois alterar aqui não terei problemas do lnk não voltar e eu ter que ir até la?

    O Data Rates eu já fixei em 24Mbps mas ainda está caindo. O ACK eu não sei como availar. Você disse que deixou um lado em default e foi mexendo no outro lado até achar o que fica melhor, mas com base em que parametro eu sei se ficou melhor? Se o link não cair mais ?

    Pois se for isso, o link sempre demora a cair, então vai ser dificil achar o melhor valor.

    Essa semana chegam os XR5, vamos trocar, mas segundo o vendedor, a diferença entre os cartóes é muito pequena.

    Obrigado !
    Amigo, deixe o data rate em 36mb! (é o essencial pra rede pra trafegar uma boa taxa e super estavel)
    outra coisa ative primeira o Nstreme na ponta de lá, depois que você ativa ele na RB perto de você..
    o ACK calculando com calculadoras da net em 45km fica: 300 a 330,
    o meu aqui ficava 405 , mas eu acabei dexando em 60!

    o melhorar parametro é não cair mais,
    a potencia deixe em DEFAULT e não mexa mais..
    outra coisa, tente trocar os pigtails dos cartões, (o que ta ai perto de você) e vê como tá..
    se tiver centelhador, RETIRE.
    e após fazer esses testes, poste aqui pra nós!
    *vendedor não sabe de NADA, me fala algum vendedor que sobe em torre e faz enlace pra ver como é a perfomace?

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabimdiTereza Ver Post
    Já usei cm10 e me arrependi.

    Hoje uso Xr5 e r52h. Dizem que o R5h é filé, mas naum é homologado.

    Num enlace de 50km, com r52h consegui 6mbps full. Oiw 33 e rb433AH. Antes com CM10 dava 1,5 mbps full, nunca consegui ativar nstreme ou turbo nessa distância com o cm10, caía muito.

    Já em um enlace de 95,6km, usando Emctest de 37dbi dual, RB 433ah, em uma polarização R52H e na outra Xr5.

    com xr5, troughput de 15 mbps full.
    com R52h, troughput de 10 Mbps full.

    Nunca Usei Cellflex, somente rgc213 cortado fora das medidas. rs

    Toque esse cartão aí.

    Abraços

    Fábio

    Essa antena de 37 dbi é homologada qual o custo da mesma

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Gustavo, para enlaces de alta disponibilidade e grande troughput o XR5 é o indicado sim.
    Porque isso? Porque possui uma tecnologia muito mais sólida que o cm10, NA MINHA OPINIÃO , é claro.
    Acredito sim que este hardware seja o responsável, casando com uma boa RB bem alimentada, por enlaces rápidos, e estáveis.
    Não posso te dizer se o CM10 te atenderá 100%, o que sei é que tendo visada 100% , o XR5 é um canhão, rápido e confiável.

    Sr Leandro dias atras estivemos conversando aqui num topico ao qual o Sr. me passou uma viabilidade de enlace, gostaria de tratar alguns detalhes inclusive alguma prestação de serviços de engenharia da sua parte e se possivel mande uma msg privada para conversarmos, no mais obrigado.

    Fabio