+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas com ponto a ponto

    Olá Pessoal,

    Estou passando alguns sufocos, tenho a torre principal a 200m de altura da cidade (morro) e os clientes começam a 4Km e terminan a 12Km, nesta torre tenho RB433 com 3 cartões sendo UM em 5.8Ghz (ponto a ponto com o link a 6Km) e DOIS em 2.4Ghz que possuem antena zirok grade 24dbi em canais diferentes (3/7) direcionadas a 75 graus (/__), uma das antenas em 2.4Ghz atende DUAS outras torres com 15 clientes cada...

    Enfim.. quero colocar mais uma RB433 para colocar um PAINEL em 5.8Ghz para fazer "ponto a ponto" com as torres que estão na mesma direção, gostaria de saber se eu colocar um PAINEL 17dbi e antenas DISCO/GRADE 5.8Ghz 27dbi em 7Km e outra a 12Km terá uma boa captação de sinal e estabilidade?


    Obrigado pessoal,

    Anderson

  2. #2

    Padrão

    é um teste a se fazer,
    a de 7kms vai dar certinho,
    agora a de 12 é capaz de não dar problema não..
    porém use antena de 29db solida, e faz um alinhamento fino...

    acho que você vai conseguir até uns 9mb nesse de 12km..

  3. #3

    Padrão

    Tenho uma situação parecida aqui e funciona muito bem, a maior distancia esta em 13,5 km,
    mas cada caso um caso, so testando mesmo, vai depender muito dos niveis de ruido em sua regiao, visada , etc...

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    é um teste a se fazer,
    a de 7kms vai dar certinho,
    agora a de 12 é capaz de não dar problema não..
    porém use antena de 29db solida, e faz um alinhamento fino...

    acho que você vai conseguir até uns 9mb nesse de 12km..
    Olá Yondaime,

    Se der 9Mb em 12Km ficarei muito satisfeito... ficaria muito melhor do que os 1Mb atuais.


    Anderson

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iacosta Ver Post
    Tenho uma situação parecida aqui e funciona muito bem, a maior distancia esta em 13,5 km,
    mas cada caso um caso, so testando mesmo, vai depender muito dos niveis de ruido em sua regiao, visada , etc...
    Olá Iacosta,

    Visão limpa não é o problema... ruido/interferencia em 5.8Ghz é muito baixa, tem somente 5 equipamentos na frequencia ao longo do percurso.

    Que tipo de antena voce utiliza no painel e na recepção.


    Anderson

  6. #6

    Padrão

    Oi UsadosMAC

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Estou passando alguns sufocos, tenho a torre principal a 200m de altura da cidade (morro)
    A sua antena está em uma posição privilegiada... para captar todas as interferências da cidade.
    Espero que seja uma cidade pequena, aonde não venha se instalar no futuro outro provedores, pois qualquer coisa que for instalado na cidade vai gerar interferência no seu sistema.

    Cuidado

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    e os clientes começam a 4Km e terminan a 12Km, nesta torre tenho RB433 com 3 cartões sendo UM em 5.8Ghz (ponto a ponto com o link a 6Km) e DOIS em 2.4Ghz que possuem antena zirok grade 24dbi em canais diferentes (3/7) direcionadas a 75 graus (/__), uma das antenas em 2.4Ghz atende DUAS outras torres com 15 clientes cada...

    Enfim.. quero colocar mais uma RB433 para colocar um PAINEL em 5.8Ghz para fazer "ponto a ponto" com as torres que estão na mesma direção, gostaria de saber se eu colocar um PAINEL 17dbi e antenas DISCO/GRADE 5.8Ghz 27dbi em 7Km e outra a 12Km terá uma boa captação de sinal e estabilidade?
    Pelo que entendi, até agora, na torre você só instalou antenas direcionais de alto ganho. Isso é bom, porque quanto maior o ganho, menos interferência das redondezas a antena pega.

    Agora você quer colocar uma antena painel que deve ter uma abertura bem maior. Isso quer dizer que ela pega sinais (inclusive interferência) vindas de uma área maior. Isso pode dar problema.

    Se é para fazer ponto a ponto a ponto (ou seja, serão apenas 2 conexões nesta antena), minha sugestão é você colocar um divisor de potência 1:2 e colocar duas antenas 27dBi no lugar da PAINEL. Você vai captar menos interferência e jogar mais sinal aonde interessa.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mlrodrig Ver Post
    Oi UsadosMAC



    A sua antena está em uma posição privilegiada... para captar todas as interferências da cidade.
    Espero que seja uma cidade pequena, aonde não venha se instalar no futuro outro provedores, pois qualquer coisa que for instalado na cidade vai gerar interferência no seu sistema.

    Cuidado



    Pelo que entendi, até agora, na torre você só instalou antenas direcionais de alto ganho. Isso é bom, porque quanto maior o ganho, menos interferência das redondezas a antena pega.

    Agora você quer colocar uma antena painel que deve ter uma abertura bem maior. Isso quer dizer que ela pega sinais (inclusive interferência) vindas de uma área maior. Isso pode dar problema.

    Se é para fazer ponto a ponto a ponto (ou seja, serão apenas 2 conexões nesta antena), minha sugestão é você colocar um divisor de potência 1:2 e colocar duas antenas 27dBi no lugar da PAINEL. Você vai captar menos interferência e jogar mais sinal aonde interessa.

    Oi Mlrodrig,

    Ai está a questão....

    Nesta semana me deparei com um novo provedor na cidade, pelo que verificamos ele tambem esta no "morro" e outra coisa... ele tem pelo menos 1 torre no percurso dos meu cliente que esta mais distante... lá ele utiliza 2 setoriais da EMCTEST...

    O que verificamos é que este cliente a 12Km tem um sinal de 50% constante no AP, no MK -78dbm (atualmente) e o ACK a 400, antes o ACK estava a 100, 70.... até mesmo cliente proximos começaram a ficar com ACK alto... antes tinham 58, 70 no maximo.. agora começaram a ficar com 150, 190...

    Mudei o canal que amenizou um pouco, mas continua ruim para muitos... independente se estão pertos ou mais longes.

    Alguem pode me ajudar, alguma sugestão.


    Anderson

  8. #8
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Faça um estudo dos canais ae na sua região , tem que haver algum canal "limpo".
    Também te indico trocar seus cabos por cellflex 3/8 (mais curto possivel) que com certeza teus enlaces ficarão 100%.
    Uma duvida me surgiu...Vc disse que tem um provedor ou mais de um no caminho dos seus clientes...Por que vc não coloca uma base mais perto dos seus clientes? Seria o ideal.
    Avalie com seriedade essa dica, pois não adianta vc estar em cima de um morro se os seus clientes precisam atravessar os sinais dos outros provedores pra chegar no seu sinal.
    Faça um estudo detalhado dessas situações.
    Com calma e planejamento seu provedor fará sempre um bom trabalho.
    Boa Sorte.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Faça um estudo dos canais ae na sua região , tem que haver algum canal "limpo".
    Também te indico trocar seus cabos por cellflex 3/8 (mais curto possivel) que com certeza teus enlaces ficarão 100%.
    Uma duvida me surgiu...Vc disse que tem um provedor ou mais de um no caminho dos seus clientes...Por que vc não coloca uma base mais perto dos seus clientes? Seria o ideal.
    Avalie com seriedade essa dica, pois não adianta vc estar em cima de um morro se os seus clientes precisam atravessar os sinais dos outros provedores pra chegar no seu sinal.
    Faça um estudo detalhado dessas situações.
    Com calma e planejamento seu provedor fará sempre um bom trabalho.
    Boa Sorte.

    Olá Leandrolopeswifi,

    Referente aos clientes mais longes (12Km) onde tem provedores no caminho consegui resolver mudando canal por canal... agora o problema permanece nos clientes mais proximos.

    Configurei para um canal mais "limpo", de certa forma melhorou para alguns clientes... só para se ter uma base este novo provedor esta um pouco mais alto cerca de 15m que nós e 250m nas nossas costas e utilizando 2 setoriais que parecem ser de 17dbi da EMCTEST sendo que a cidade e bairros estão em uma posição de 70 graus ( /__ ), neste raio mudando os canais consigo atender alguns clientes porem outros ficam muito ruim apesar de ter um otimo sinal... o ping da time out...

    Obs: estamos falando em clientes até 5Km com sinal em -65 podendo trafegar até 18Mb no minimo.


    Anderson