+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão O que aconteceu com Wimax?

    Vou ser breve com minha duvida...
    Eu como muitos Gerentes e Tecnicos de TI pelo Brasil a fora ainda ta na expectativa sobre o Wimax tao divulgado que iria revolucionar o acesso sem fio a internet, e iria dar a nos donos de provedores wireless uma chance de competir com a grandes teles que vendem adsl e querem fazer o monopolio do serviço no brasil, aquele mesmo wimax que dispensa kit cliente com antena externa, que seria uma "mao na roda" pra quem instala, e uma gigante comodidade pra quem usa. Entao fica ai a pergunta:

    "Cadê o Wimax tao esperado?"

    Abraço a todos!

  2. #2
    Sempre na luta Avatar de jacksonezidio
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    208
    Posts de Blog
    1

    Post

    Citação Postado originalmente por robertoprovenet Ver Post
    Vou ser breve com minha duvida...
    Eu como muitos Gerentes e Tecnicos de TI pelo Brasil a fora ainda ta na expectativa sobre o Wimax tao divulgado que iria revolucionar o acesso sem fio a internet, e iria dar a nos donos de provedores wireless uma chance de competir com a grandes teles que vendem adsl e querem fazer o monopolio do serviço no brasil, aquele mesmo wimax que dispensa kit cliente com antena externa, que seria uma "mao na roda" pra quem instala, e uma gigante comodidade pra quem usa. Entao fica ai a pergunta:

    "Cadê o Wimax tao esperado?"

    Abraço a todos!

    Tmb faço a mesma pergunta: Cadê???


    "Até o fim de 2010, mais de 800 milhões de pessoas no mundo terão acesso à tecnologia WiMax, considerada a “banda larga da banda larga” que promete, num primeiro estágio, velocidades de conexão de mais de 13Mbps.
    Pelo menos é o que prevê o WiMax Fórum, consórcio que reúne fornecedores de infraestrutura e dispositivos compatíveis com a tecnologia. Pelo andar da carruagem, no entanto, pode ser que o Brasil não apareça tão cedo no mapa da adoção do WiMax, que vem sendo tratado pela indústria como complemento do DSL, cable e MMDS, formas de conexão já em uso por aqui.
    Mas por que cargas d´água o WiMax não sai do papel? Burocracia parece ser o consenso da indústria, uma vez que há um ecossistema montado em torno dele. Para que “aconteça”, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) precisa definir data e regras para o leilão das frequências que tornará possível a exploração da tecnologia.
    Mas depois de uma série de consultas públicas e reuniões, a Agência parece ter colocado a discussão em gavetas inacessíveis. No mundo, o WiMax vem sendo adotado nas frequências 2,5GHz e 3,5GHz, esta última sendo a favorita aqui no Brasil. Em 2003, houve um leilão de licenças de 3,5GHz e operadoras como Telefônica e Embratel compraram faixas de frequência, que não chegaram a 14% do montante.
    Ou seja, ainda há 86% das faixas ociosas. Enquanto isso, a indústria já tem produtos prontinhos para funcionar nas novas redes, como notebooks e smartphones, que já saem de fábrica com chipset WiMax. Só a Intel, “madrinha” da tecnologia, terá, até 2010, cem modelos de notebooks compatíveis com redes WiMax."


    Matéria completa:
    AdNews - Cara, cadê meu WiMax?

  3. #3

    Padrão

    pelo alto custo do wimax.... acho q nao vai aparecer tao cedo aqui!

  4. #4

    Padrão

    Caros,

    estão preocupados com WiMAX? A Embratel e outras empresas de grande porte compraram a frequência de 3.5GHz. A menos que tenham milhões em caixa WiMAX esqueçam. Frequência cara, equipamentos ERB caríssimos, equipamentos clientes impraticáveis.

    Tenho pensado ultimamente que talvez não venha a vingar, mesmo com a força da Embratel que já tem ERBs em funcionamento.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Caros,

    estão preocupados com WiMAX? A Embratel e outras empresas de grande porte compraram a frequência de 3.5GHz. A menos que tenham milhões em caixa WiMAX esqueçam. Frequência cara, equipamentos ERB caríssimos, equipamentos clientes impraticáveis.

    Tenho pensado ultimamente que talvez não venha a vingar, mesmo com a força da Embratel que já tem ERBs em funcionamento.
    alguem aqui ja parou pra pensar o que se gasta pra fazer um monitor de lcd? hj pagamos pela tecnologia aqui no brasil e nao pelo custo real de produção, enquanto outros paises fazem conferencia pelo telefone celular estamos aqui na espera que a anatel faça alguma coisa de boa, pois a unica coisa que vejo sao as teles tomando de conta do mercado e a anatel feito morta, queria memo era que o Fernando Henrique Cardoso passasse na minha frente... kkkk

  6. #6

    Padrão

    boa discução, eu dei uma pesquizada ai e encontrei algumas empresas q dizem q estão vendendo um equipamento pré wimax, mas na verdade acho que são uns picareta naum me deram nenhuma informação real, primeiro me ligou uma mulher dizendo que a empresa vendia esses equipamentos e falo que o engenheiro deles iria me ligar e dar informações, ai ele disse que nas ERBs colocaria 4 paineis de 90 em 2.4ghz e no cliente iria antena cliente, ap...
    ai eu falei q isso já uso q tenho interesse em wimax por causa dos kit cliente q não serão instalados... o cara se enrrolo todo e fiko de me retorna com modelos de equipamentos, to até hj esperando eheeheh

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    boa discução, eu dei uma pesquizada ai e encontrei algumas empresas q dizem q estão vendendo um equipamento pré wimax, mas na verdade acho que são uns picareta naum me deram nenhuma informação real, primeiro me ligou uma mulher dizendo que a empresa vendia esses equipamentos e falo que o engenheiro deles iria me ligar e dar informações, ai ele disse que nas ERBs colocaria 4 paineis de 90 em 2.4ghz e no cliente iria antena cliente, ap...
    ai eu falei q isso já uso q tenho interesse em wimax por causa dos kit cliente q não serão instalados... o cara se enrrolo todo e fiko de me retorna com modelos de equipamentos, to até hj esperando eheeheh
    aconteceu parecido comigo, ja entrei em contato com esses fornecedores de 2.4ghz mais o wimax que eles conhecem eh soh o 5.8GHz, outro tipo nao sabem dizer nada ainda...
    complicadissimo...

  8. #8

    Padrão

    3G e WiMAX |

    Tecnologias complementares ou concorrentes?
    Qual será a tecnologia de banda larga que vai dominar as próximas gerações de redes móveis? Ninguém tem ainda a resposta, mas duas delas começam a despontar na escala de interesse da indústria e das operadoras. A tecnologia de terceira geração, ou WCDMA, e o WiMAX ensaiam uma disputa que pode repetir a queda de braço vista nas redes de segunda geração, nas quais o GSM e o CDMA brigaram pela preferência do mercado. Ainda é cedo para se anunciar o vencedor e até mesmo para saber se haverá um, mas fornecedores e operadoras começam a escolher suas armas. A boa notícia é que os dois lados podem sair ganhando, pois a tendência é de que as tecnologias se complementem, e não concorram diretamente entre si.

    Bom na minha opinião exemplo: eu trabalhei em um provedor de internet sem fio e vi o custo de uma torre com 3 radios e 3 antenas ja foi um pouco caro e é uma tecnologia simples.
    imagina a winmax?
    a 3g ja usam as antenas instaladas de celulares das grandes operadoras claro,oi,vivo e tim.
    temos velox,spedy,3g,virtual entre outras essa winmax tem q ser muito boa pra competir com tantas empresas não acha?

  9. #9

    Padrão

    Pelo que andei pesquisando, o grande problema para nós é o fato dos equipamentos Wimax serem fabricados em sua grande maioria para operar em 3.5 Ghz, o que exigirá compra de faixa de frequência.

    O Equipamento em si não acredito ser o maior obstáculo, basta entrar no site do WimaxForum e ver a quantidade de modelos que já foram testados e certificados por eles: WiMAX Forum Product Showcase | WiMAX Forum
    Só não temos disponível no Brasil pra comprar porque ainda não há demanda suficiente que justifique algum fornecedor investir na importação e homologação junto à Anatel.

    Portanto acredito que para o Wimax se tornar viável para nós, restam as seguintes alternativas:
    1-Nos unirmos em uma grande associação e fazer a compra da faixa de frequencia quando da realização do leilão. Ex.: Unotel realizar a compra de faixa de frequência em 3,5 Ghz para que seus associados utilizem (não sei ainda se isso é permitido).
    2-Os fabricantes começarem a produzir equipamentos Wimax em frequência não licenciada.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por robertoprovenet Ver Post
    Vou ser breve com minha duvida...
    Eu como muitos Gerentes e Tecnicos de TI pelo Brasil a fora ainda ta na expectativa sobre o Wimax tao divulgado que iria revolucionar o acesso sem fio a internet,
    E isso vai mesmo. Pode ser que seja na figura da própria tecnologia WiMAX, pode ser que seja na forma da sua irmã LTE. A crise econômica atrasou um pouco os projetos pelo mundo, mas eles virão. Na mão das operadoras.

    Citação Postado originalmente por robertoprovenet Ver Post
    e iria dar a nos donos de provedores wireless uma chance de competir com a grandes teles que vendem adsl e querem fazer o monopolio do serviço no brasil, aquele mesmo wimax que dispensa kit cliente com antena externa, que seria uma "mao na roda" pra quem instala, e uma gigante comodidade pra quem usa.
    Esta parte já fica mais para o departamento de lendas urbanas como o home-do-saco, a loira-do-banheiro e o lobisomem.
    Ninguém do WiMAX (ou LTE) jamais disse isso. Isso foi uma lenda urbana criada por vários fatores, que vão desde de erro de jornalista (eles pegam uma nota de 2 páginas de um fabricante, resume em 2 parágrafos sem saber o que estão dizendo) até a esperança de milagre por parte dos provedores.

  11. #11

    Padrão

    wimax nao vai pra frente tao cedo... alto custo nas frequencias, dinheiro para loteamento nas cidades para implantação de antenas, tecnologias concorrentes como o proprio 3G... as proprias operadoras que adquiriram as frequencias em leilão preferem investir na tecnologia que ja possuem, do que na propria wimax... A propria Nortel que era uma das principais parceiras da tecnologia wimax, preferiu largar a tecnologia e investir em tecnologias como a LGE (Long Term Evolotion) que promete ser a tecnologia de 4ª geração (4G), que esta vindo por ai... enquanto que contra a 3g, a propria wimax ja ta tendo uma briga acirrada, imagina com a 4G? Enquanto a wimax trabalha com o pico de ate 70Mbps e um raio de abrangencia de ate 50km, a LGE consegue picos de ate 160Mbps e um raio de ate 100km. Durante uma apresentação no 3GPP, um stand que estava na apresentação usando a tal tecnologia, conseguiu baixar um arquivo de 200Mb em 10 segundos...

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por liecht Ver Post
    wimax nao vai pra frente tao cedo... alto custo nas frequencias, dinheiro para loteamento nas cidades para implantação de antenas, tecnologias concorrentes como o proprio 3G... as proprias operadoras que adquiriram as frequencias em leilão preferem investir na tecnologia que ja possuem, do que na propria wimax... A propria Nortel que era uma das principais parceiras da tecnologia wimax, preferiu largar a tecnologia e investir em tecnologias como a LGE (Long Term Evolotion) que promete ser a tecnologia de 4ª geração (4G), que esta vindo por ai... enquanto que contra a 3g, a propria wimax ja ta tendo uma briga acirrada, imagina com a 4G? Enquanto a wimax trabalha com o pico de ate 70Mbps e um raio de abrangencia de ate 50km, a LGE consegue picos de ate 160Mbps e um raio de ate 100km. Durante uma apresentação no 3GPP, um stand que estava na apresentação usando a tal tecnologia, conseguiu baixar um arquivo de 200Mb em 10 segundos...
    Bom eu aguardo para ver a tecnologia, pois até o momento o esperado que seria o 3G não foi, pois não presta, é como se fosse uma internet discada.
    Por isso eu não boto fé sem ver essas tecnoligias funcionando.

  13. #13

    Padrão

    na verdade o 3G fuciona... e nao fuciona mal nao... mas o que acontece é que 3G só fuciona onde realmente tem 3G... nao é todo o lugar do Brasil que ja tem 3G... minha cidade tem 450 mil habitantes e 3G so foi chegar em novembro do ano passado aqui na cidade... o que acontece é que mtas cidades ainda nao tem 3G, mas as operadoras vendem a internet falando que já que internet 3G... o modenzinho que vc recebe, trabalha com 2G e com 3G, mas se na sua cidade ainda nao tem 3G, só tem o 2G, o seu modem vai fucionar com a tecnologia 2G... a representante de uma operadora vende 3G na sua cidade; quando na sua cidade tiver 3G, sua conexao vai usar 3G... mas se so tem 2G, entao vc ainda tera de esperar um pouco...

  14. #14

    Padrão

    Bullshit!!! nao aguento mais ouvir falar nesse wimax, ja se fala nisso desde que fiz meu primeiro curso de wireless, e olha q faz tempo hein... e esse negocio de Pré-wimax eu tudo lorota fiada de vendedor pra te enfiar o produto, de preferencia por produtos que ja emplacaram no mercado e que vc vê relatos de pessoas q usaram e deram certo... abraço

  15. #15

    Padrão

    Sim, verdade,

    apareceram vários equipamentos "pre-WiMax" no mercado. Pura embromação. E o pior: muitos compraram. São equipamentos em modulação OFDM em 5.8GHz com algumas alterações, mas no final das contas não fazem nada a mais em relação aos ISM comuns.

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    Bullshit!!! nao aguento mais ouvir falar nesse wimax, ja se fala nisso desde que fiz meu primeiro curso de wireless, e olha q faz tempo hein... e esse negocio de Pré-wimax eu tudo lorota fiada de vendedor pra te enfiar o produto, de preferencia por produtos que ja emplacaram no mercado e que vc vê relatos de pessoas q usaram e deram certo... abraço