+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik + Lan House

    Olá a todos! Será q vou encontrar aqui uma boa alma que possa me ajudar? Rss...

    Brincadeira a parte, vamos ao que interessa...estou na seguinte situação:=

    Tenho uma lan onde administro 18 maquinas ligadas em um switch 3com 24p, onde está ligado meu modem D-Lixo 500B, com um link de 4 MB da teleCômica. Como esse negócio de "Lan House" não está + virando muita coisa devido a grande concorrência (burra), que cobra R$1 a hora, decidi montar um provedor(zim), e distribuir a net no bairro. Caí matando na net procurando como fazer...achei interessante a idéia do Mikrotik, e então pesquisei ainda mais sobre como instalá-lo, configurá-lo, e etc...já instalei o Mikrotik v3.22 em um PIII 1.2 c/ 256 de RAM e um HD de 20GB (não sei se é exagero, mas dizem que posso usar o espaço p/ armazenar páginas em cache, o que seria beem interessante), consegui configurá-lo p/ discar PPPoE, criei um profile de controle de banda, tudo certim (pelo menos eu acho)...a principal duvida (até agora) é a seguinte: comprei um Ap Zinwell G220 (que vai chegar na terça), e gostaria de saber como eu ligo isso tudo agora... :-/...então, Recaptulando...

    - LAN HOUSE c/ 18 máquinas
    - Switch 3com 24p
    - Modem D-Link 500B
    - Mikrotik c/ 2 placas de rede Ethernet
    - AP Zinwell G220

    Bem, eu acho que seria + ou - isso:

    Modem ligado na ether1 (entrada) do Mikrotik, e Switch ligado na ether2 (saída), onde o AP e as máquinas da LAN seriam ligados(as) no switch...está correto?? Se sim, como ficariam as configs das maquinas da LAN (inclusive o servidor da lan, onde uso o VSCyber)...entrariam nas regras do Mikrotik??

    Bom pessoal, desculpem aê o livro, mas é que eu queria explicar o máximo possível p/ q vcs pudessem entender...

    Quem puder me ajudar c/ isso, eu ficarei mto grato...de verdade...vlw a todos, e um grande abraço!!



  2. #2
    Sempre na luta Avatar de jacksonezidio
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    208
    Posts de Blog
    1

    Post

    Citação Postado originalmente por tibehrius Ver Post
    Olá a todos! Será q vou encontrar aqui uma boa alma que possa me ajudar? Rss...

    Brincadeira a parte, vamos ao que interessa...estou na seguinte situação:=

    Tenho uma lan onde administro 18 maquinas ligadas em um switch 3com 24p, onde está ligado meu modem D-Lixo 500B, com um link de 4 MB da teleCômica. Como esse negócio de "Lan House" não está + virando muita coisa devido a grande concorrência (burra), que cobra R$1 a hora, decidi montar um provedor(zim), e distribuir a net no bairro. Caí matando na net procurando como fazer...achei interessante a idéia do Mikrotik, e então pesquisei ainda mais sobre como instalá-lo, configurá-lo, e etc...já instalei o Mikrotik v3.22 em um PIII 1.2 c/ 256 de RAM e um HD de 20GB (não sei se é exagero, mas dizem que posso usar o espaço p/ armazenar páginas em cache, o que seria beem interessante), consegui configurá-lo p/ discar PPPoE, criei um profile de controle de banda, tudo certim (pelo menos eu acho)...a principal duvida (até agora) é a seguinte: comprei um Ap Zinwell G220 (que vai chegar na terça), e gostaria de saber como eu ligo isso tudo agora... :-/...então, Recaptulando...

    - LAN HOUSE c/ 18 máquinas
    - Switch 3com 24p
    - Modem D-Link 500B
    - Mikrotik c/ 2 placas de rede Ethernet
    - AP Zinwell G220

    Bem, eu acho que seria + ou - isso:

    Modem ligado na ether1 (entrada) do Mikrotik, e Switch ligado na ether2 (saída), onde o AP e as máquinas da LAN seriam ligados(as) no switch...está correto?? Se sim, como ficariam as configs das maquinas da LAN (inclusive o servidor da lan, onde uso o VSCyber)...entrariam nas regras do Mikrotik??

    Bom pessoal, desculpem aê o livro, mas é que eu queria explicar o máximo possível p/ q vcs pudessem entender...

    Quem puder me ajudar c/ isso, eu ficarei mto grato...de verdade...vlw a todos, e um grande abraço!!



    Boa noite parceiro

    Ja vou te adiantar q fiquei preocupado em ver q vc vai usar o seu link da LAN pra compartilhar via wireless... vc sabe q cliente de lan quer internet rapida neh!
    O Mikrotik vai te ajudar mto, vc pode fazer um cache full tanto pros clientes da LAN qnto pros clientes da wireless, fica esperto com seu link pra nao ficar no gargalo.


    vc pode usar assim:

    ==Modem== | ==Mikrotik== | ==LAN==

    ||
    ==WIRELESS==


    Mikrotik:
    ether1 > modem
    ether1 > switch


    No Mk vc faz o nat para a rede, se for a mesma soh um nat;

    Se for 2 redes diferentes, ex:
    Faixa de ip da LAN > 192.168.0.0/24
    Faixa de ip da WIRELESS > 10.0.0.0/24

    Ai vc faz uma regra de nat pra cada uma;

    Configura o Webproxy, faz um cache full, seus clientes irao endoidar.

    O basico vc encontra no wiki:
    Mikrotik - UnderLinux Wiki

  3. #3
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jacksonezidio Ver Post
    Boa noite parceiro

    Ja vou te adiantar q fiquei preocupado em ver q vc vai usar o seu link da LAN pra compartilhar via c... vc sabe q cliente de lan quer internet rapida neh!
    O Mikrotik vai te ajudar mto, vc pode fazer um cache full tanto pros clientes da LAN qnto pros clientes da wireless, fica esperto com seu link pra nao ficar no gargalo.


    vc pode usar assim:

    ==Modem== | ==Mikrotik== | ==LAN==

    ||
    ==WIRELESS==

    Mikrotik:
    ether1 > modem
    ether1 > switch


    No Mk vc faz o nat para a rede, se for a mesma soh um nat;

    Se for 2 redes diferentes, ex:
    Faixa de ip da LAN > 192.168.0.0/24
    Faixa de ip da WIRELESS > 10.0.0.0/24

    Ai vc faz uma regra de nat pra cada uma;

    Configura o Webproxy, faz um cache full, seus clientes irao endoidar.

    O basico vc encontra no wiki:
    Mikrotik - UnderLinux Wiki
    So dando um Up! vai funcionar so que repasar sinal e cobrar pelo mesmo e crime.
    você poderá ficar ate sem a lan pensa antes de levantar a antena e da uma pesquizada.

  4. #4

    Padrão

    podem me ajudar a configurar meu Mikrotik??

  5. #5

    Padrão

    Fala galera...um help, please...eu posso fazer cache full no mesmo PC q esta instalado meu servidor MK??

    As configs:

    PIII 1.2 | 256 RAM | 20GB HD | 2 Placa de Rede Realtek RTL8139

    um amigo meu disse que nao posso fazer cache full que vai travar...confere a informação??

    Vlw ae!!

  6. #6
    Sempre na luta Avatar de jacksonezidio
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    208
    Posts de Blog
    1

    Post

    Citação Postado originalmente por tibehrius Ver Post
    Fala galera...um help, please...eu posso fazer cache full no mesmo PC q esta instalado meu servidor MK??

    As configs:

    PIII 1.2 | 256 RAM | 20GB HD | 2 Placa de Rede Realtek RTL8139

    um amigo meu disse que nao posso fazer cache full que vai travar...confere a informação??

    Vlw ae!!

    Pode sim tranquilo.
    recomendo trocar as placas de rede RTL8139 por placas 3com...
    abraço.

  7. #7

    Padrão

    Quer dizer que não da pau?? Da pra rodar de boa??

  8. #8
    Sempre na luta Avatar de jacksonezidio
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    208
    Posts de Blog
    1

    Post

    Citação Postado originalmente por tibehrius Ver Post
    Quer dizer que não da pau?? Da pra rodar de boa??

    Sim pode usar tranquilo.