+ Responder ao Tópico

PCC



  1. #221

    Padrão

    Citação Postado originalmente por impar Ver Post
    Caros colegas sou usuário do forum ha algum tempo mas na maioria das vezes para consultas apenas, mas chegou a minha hora de pedir HELP também.

    Minha necessidade é a seguinte

    Link 1 -----\ / ---- Rede 1 (192.168.0.0/24)
    Link 2 ------> MKT Controler< ----- Rede 2 (192.168.1.0/24)
    Link 3 -----/ \ ---- Rede 3 (192.168.2.0/24)

    Sendo que cada link mencionado já se encontram roteado na mesma rede correspondente como ex:

    Link 1 (192.168.0.1 ) na Rede 1 (192.168.0.0/24)

    Em linhas gerais é o seguinte gostaria de usar a "facinante" solução PCC nos meus links mas disponibilizar todos para as 3 redes, seguindo os wiki e tutoriais situados aqui no forum e no da Mikrotik não alcancei de fazer as configurações necessarias para a minha necessidade.

    Conto com a compreensão de todos e apoio

    *** Obs: Estou usando Router OS 4.1 Level 5

    Alessandro Dias
    melhor postar os script para podermos analisar

  2. #222

    Padrão

    impar poste suas configs de /ip route ; /ip firewall mangle para que possamos ver...

  3. #223

    Padrão Regras solicitadas

    Segue regras solicitadas ... peguei da maneira que ta no AP-PC com MK 4.1 Level 5

    Desde já agradeço

    ip-firewall-mangle.txt

    ip-firewall-nat.txt

    ip-route.txt

    Acrescentando mais informações:

    Uso o The Dude para monitoramento completo da minha rede e nele verifico que até tem um consumo nos outros links (Link1 e Link3) mas o consumpo não fica dividido e o Link 2 chega a estourar
    Última edição por impar; 25-10-2009 às 15:26. Razão: + Informações

  4. #224

    Padrão No aguardo de ajuda

    Caro colegas

    Ainda estou no aguardo de uma ajuda dos experts em pcc será que tem algum filho de Deus para me ajudar


    Alessandro Dias

  5. #225

    Padrão

    Help-me

    Fiz um Balance de 3 links com uma RB 450 cada link com 2 MB todos ips validos da mesma operadora.. usando a receita de bolo que o tiagomatias mandou aew para todos..

    entao meu problema é o seguinte:

    RB 450 faz o balance manda para um servidor mikrotik onde tenho controde de clientes, proxy paralelo, hotspot pppoe e etc .

    fiz o dst-nat da RB 450 para o servidor mk

    segui a dica de fazer a regra do mangle forçando sair pelo link defaut

    adicionando em mangle e routes as devidas regras...
    deu certo de fora consegui entrar no server mk.. porem. o balance para de funcionar todo o trafego sai pelo link defaut... os outros links ficam sem uso... desabilitado a regra no mangle que força sair pelo link defaut.. tudo volta a funcionar normal mas perco acesso.
    Última edição por tcomweb; 02-11-2009 às 01:31.

  6. #226

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    Olá amigo em primeiro lugar se vc estiver usando ADSL vc deve usar os modens em bridge, caso contrário teu sistema vai parar mesmo. Com relação a marcação vc deve fazer as três marcações sim, uma para link de 256 e duas para o link de 512. A unica coisa que vc deve editar nas suas regras é aumentar as marcações da chain prerouting em markconection. Só isso, o seu PCC deve funcionar legal. Agora tenta fazer mesmo errando, é a única maneira de aprender é tentando. Abraços
    Não entendi do sistema parar caso os modens estejam roteados, pois nesse outro post: https://under-linux.org/f131343-pcc-...links-por-m4d3, é inciado, mostrando exemplos com 3 modens roteados sem nenhuma restrição referente a ADSL.
    Última edição por Mirandapb; 02-11-2009 às 02:54.

  7. #227

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kilder Ver Post
    sim, vai ter de usar o masquerade no mk do meio tbm!!
    a questão do link aqui, fiz um com 5 links, se um deles cai, funciona normal, agora não sei te dizer com certeza, se com 2 links acontece a mesma coisa!
    poderia passar a regras de masquerade estou com essa dificuldade.

  8. #228

    Padrão

    Ola amigo.... tudo bem... primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo topico e informar que funciona perfeitamente esse tipo de balanceamento... no entanto estou num mato sem cachorro...rsrsrs


    minha topologia esta dessa forma


    link1----\
    link2---->> RB450g (pcc - balanceando) ---> RB1000 (fazendo controle dos cliente e QOS)
    link3----/


    fiz o pcc em uma rb450g balanceando 3 link ambos os modens em bridge....

    direcionei um ip Fazendo Nat para o mikrotik e pronto... tudo funcionando blz....

    Mas quando cheguei em casa eu não coseguia mais acessar a RB1000 porque os ips validos estão todos no balanceamento na rb450G...

    Para que fique mais facil esta assim meus ips

    Link1 -200.100.50.132 - ip valido telefonica (somente 1 ip)
    link2 - 201.91.222.100 - ip valido telefonica (esse eu tenho mais 3 ips validos sobrando)
    link3 - 200.100.40.132 - ip valido telefonica (somente 1 ip)

    Na saida para a rb1000 eu criei um ip 10.5.10.1/24 fazendo nat

    Então na logica eu nunca vou conseguir acessar minha rb1000 externamente por esse ip

    Gostaria de saber como eu faço pra eu conseguir passar um ip valido para a rb1000 e se eu pegar 1 ip do link dois direcionando ele para a rb1000 não vou ter problema no balanceamento

    Obrigado e aguardo seu retorno

  9. #229

  10. #230

    Padrão

    amigos resulmindo esse sistema ppc ele manda
    conexao1>link1
    conexao2>link2
    conexao3>link1
    conexao4>link2

    ou

    cliente1>link1
    cliente2>link2
    cliente3>link1
    cliente4>link2

    ?

  11. #231

    Padrão

    Pelas explicações ja citadas, balanceia por conexões e não por grupos de clientes. Isso é meu entendimento. E voce pode modificar(dividir) o peso de cada link de acordo com suas necessidades, ou seja soma dos links dividido por o de menor valor=nº de contadores.

  12. #232

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunophsp Ver Post
    ?
    PCC ou per connection queue ou fila por conexão entendeu?
    Última edição por numlock; 07-11-2009 às 22:43.

  13. #233

    Padrão

    Citação Postado originalmente por exclusivenet Ver Post
    Chego então ao fim desse tópico, com as conclusões que graças a ajuda dos amigos, consegui fazer o balance funcionar, e realmente o meu problema deve ser esse que você citou, falta de link, no meu entender com o balance eu iria melhorar, mas acredito que seu eu manter os servidores separados, e tentar colocar por exemplo o proxy no que tiver mais "gargalo", terei uma melhora na minha rede, até que a Oi resolva liberar upgrade dos meus links, pois estou tentando a tempos e não consigo, viver no interior e mexer com tecnologia é complicado ..
    temos hoje esses 2 links um de 256 e outro de 512 e pagamos a bagatela de 4.600,00 e o pior de tudo e que não conseguimos ampliar o link, e a cidade está se desenvolvendo, cada dia + clientes compram computadores e querem internet , o concorrente que eu tinha , tinha um link de 128k da Oi, e não conseguiu sobreviver, pois o que arrecada com os seus clientes nao pagavam o link.
    então tenho uma lista grande de clientes em espera e eu procurando soluções para poder agregar esses clientes, novamente achei que com o balance iria ser a solução.

    No mais, volto a agradecer a todos por me ajudar nessa jornada, hoje faz 12 dias que estou com dedicação total a esse trabalho "balance" (12 dias topado, dia e noite), com poucas horas de descanço e chego a conclusão que realmente aprendi com os amigos do forum, mas infelizmente fiquei preso as limitações da Operadora a minha cidade.

    Att
    Helder Cavalcante


    Você conhece internet via satélite unidirecional? Resolve o seu problema. No Brasil é representado pela Bellfort Systems... (Ragio) Ragio - Internet por Satelite

    Visite o site.

    Abraços.

  14. #234

    Padrão

    Olá a todos.

    Fiz o balanceamento aqui, deu tudo certo. Divisão dos pacotes de forma semelhante. Até aí tudo bem, mas quando ativo o web-proxy (na mesma máquina) ele está passando pela rota default e não pelo load balance. Isso é normal? no caso terei que usar proxy em paralelo?

  15. #235

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vipnet Ver Post
    Olá a todos.

    Fiz o balanceamento aqui, deu tudo certo. Divisão dos pacotes de forma semelhante. Até aí tudo bem, mas quando ativo o web-proxy (na mesma máquina) ele está passando pela rota default e não pelo load balance. Isso é normal? no caso terei que usar proxy em paralelo?
    Quando se faz esse balaceamento vc deve deixar uma maquina exclusiva para o PCC!!

  16. #236

    Padrão

    =boa noite unders....

    =tenho pouco conhecimento com mk e tenho um provedor funcionando ja bom tempo com esta configuração abaixo...
    =funciona perfeito com arp,queue,web e cache,,,,
    =veja por favor alguem que ja usou algo parecido e como fazer para melhorar,pois atualmente são 3 pcmk e 1 gerenciador ,4 pc ligado,.,.

    t
    link1 192.xxx.xxx.xx 4mb------pcmk xxx.xxx.2.1 ----- o
    link2 189.xxx.xxx.xx 4mb------pcmk xxx.xxx.3.1------ r wireles=======
    link3 187.xxx.xxx.xx 2mb------pcmk xxx.xxx.4.1------ r
    e


    ==estou mudando para pcc,pois li todo este topico e parece promissor e o fim de tantos pcs ligado..
    ==como tenho pouca experiencia com mk,tenho este projeto e não sei se funciona ou como termina-lo,,,,veja exemplo

    ==comprei a licensa 4.2,instalei em 1 p4 , 3.0 , hd 80gb , 1mb memoria ddr1 montei o script de acordo com tuto do forum,,
    ==como ficaria a configuração,pois não tem como parar a rede e ficar fazendo teste,.,


    t
    link1 192.xxx.xxx.xx 4mb------ o
    link2 189.xxx.xxx.xx 4mb------pcc-- ip ???--ip? pcmk r ??? wireles=======
    link3 187.xxx.xxx.xx 2mb------ r
    e

    ==minhas duvidas são com relação as configurações..
    ==como fica os ip de entrada do pcmk ?
    ==visto que ja foi balanceado pelo pcc (tem de ter no pcmk as configuração semelhante a de hj ip e gateway ) ou so arp e queue ?
    == o web proxy será feito no pcmk certo?

    gostaria da ajuda de quem ja passou por esta situação e ver como foi resolvido..,

  17. #237

    Padrão

    sera que ninguem ja passou por este problema e pode me ajudar ???

    ja fiz o pcc ,ta rodando legal

    é que tenho 3 red de clientes com faixa diferente 2.1 , 3.1 e 4.1 com 3 serv pc mk rodando e não sei como resolver

    sera que ter de ir na casa de cada cliente e trocar o ip ???
    pois ja tentei varias maneiras e não da certo..

    ajudem,,,,,

  18. #238

    Padrão nao consigo acessar mais os modens depois do pcc

    implementei o load balance por pcc em uma rb 493ah aqui ficou filé, porem nao estou conseguindo mais acessar as paginas de configs dos modens, ja quebrei a cabeça aqui mais nao descobri o pq



    lembrando que utilizo hotspot como servidor principal e depois uma rb 493 ah fazendo o pcc.

    desse servidor hotspot eu consigo pingar ate a interface que esta ligada ao modem, porem os modens nao.
    desde ja grato

  19. #239

    Padrão pcc com 3 link , 1 fica sempre no talo

    amigo,por favor ,,,,,gostaria de sua ajuda,,pois vc diz que ta funcionando perfeito
    ,pois ja reli este topico 4 x desde o inicio,,3 x o foro internacional e vi muintos colegas com meu problema tambem,e nenhum posto como foi resolvido,ja refiz a configuração pcc 4 vezes e sempre ta o mesmo problema ,os link trabalha por igual por algum tempo e vai diminuindo a carga ficando sempre o link 1 sobrecarregado,,quando retira o cabo do link 1 o 2 assume ,colocando novamente o cabo do link eles trabalha por 10 minutos por igual e vai baxando carga do 2 até zera,,,ja sobrecarreguei pra ver se ta saindo pelos demail e não ta fica faltando link;.;.

    minha red ta assim,,

    link 4mb adsl-------------
    link 4mb ip fixo----------- pc p4 3.0 com pcc 4.2 fazendo controle de clientes por arp e queue--link 2mb dedicado--------

    somente 1 computador fazendo balance, queue,arp com programa 4.2;;

    por favor passa pra mim onde estou errando

  20. #240

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vie190 Ver Post
    amigo,por favor ,,,,,gostaria de sua ajuda,,pois vc diz que ta funcionando perfeito
    ,pois ja reli este topico 4 x desde o inicio,,3 x o foro internacional e vi muintos colegas com meu problema tambem,e nenhum posto como foi resolvido,ja refiz a configuração pcc 4 vezes e sempre ta o mesmo problema ,os link trabalha por igual por algum tempo e vai diminuindo a carga ficando sempre o link 1 sobrecarregado,,quando retira o cabo do link 1 o 2 assume ,colocando novamente o cabo do link eles trabalha por 10 minutos por igual e vai baxando carga do 2 até zera,,,ja sobrecarreguei pra ver se ta saindo pelos demail e não ta fica faltando link;.;.

    minha red ta assim,,

    link 4mb adsl-------------
    link 4mb ip fixo----------- pc p4 3.0 com pcc 4.2 fazendo controle de clientes por arp e queue--link 2mb dedicado--------

    somente 1 computador fazendo balance, queue,arp com programa 4.2;;

    por favor passa pra mim onde estou errando

    Rapaz vc usa a versao 4.0 do mk se sim nao use esta versao e sim a 2.38 a unica que funciona bem com pcc a versao 4.0 é voltada para as redes N.... nem na versao 3.30 o pcc funciona direito.