+ Responder ao Tópico

PCC

1. brother, se nao me engano, o pppoe não funciona com o PCC, pra fazer o balanceamento vai na página 5 desse mesmo post, e tem as regras do tiagomatias, que foi as mesmas que eu usei!

2. Citação Postado originalmente por kilder Ver Post
    opa, estou com um problema, usei as regras que o tiago passou, mais quando adiciona os gateways, o primeiro gateway fica Ativo e Estático, mais os outros 2 os gateways ficam marcados em azul, achei que podia ser algo que eu fiz errado, apaguei tudo, e fiz novamente, agora pela explicação da wiki da mikrotik, e tá o mesmo problema, alguem testou o PCC na v3.27?
    Caro Kilder,

da para notar pelo que escreveu que esta engatinhando ainda sobre os assunto a respeito de balanceamento de link e roteamento. Tome muito cuidado com copia e cola, q muito das vezes da resultados inesperados e na grande maioria nada bons. Te aconcelho a ler mais o manual da mikrotik para poder entender o funcionamento de cada ferramenta em especifico de acordo com a sua necessidade. Mas vamos a explicação do pq das rotas estarem da forma que relatou.

Não sei se reparou, mas cada rota padrão adicionada tem uma DISTANCIA, essa distancia em outras palavras diz qual é a prioridade ou qual é a rota que vai ser usada primeiro caso ela esteja UP, o numero colocado nela tem um valor de peso, quanto menor o numero ela será a primeira a ser usada, exemplo:

imagine 3 rotas com as seguintes distancias:

distancia=1
    distancia=2
    distancia=3

cada uma com um gateway diferente. O Mikrotik vai jogar o trafego na rota que que estiver com a distancia menor no caso a "1" e assim sucessivamente. Caso o link da distancia=1 fique DOWN a distancia=2 vai assumir etc.

Não tem nada de errado nas regras que colocou, quando as distancias estão de backup ou não sendo usadas no momento aguardando o link cair para ela assumir, ela fica em AZUL como relatou.

A grosso modo é isso ai, como ja disse acima, leia bastante, o manual da mikrotik explica tudo certinho, e é o melhor material que existe.

Copiar e colar é bom sim e ajuda muito, mas entender como que ela funciona é fundamental para poder adaptar com sua necessidades.

abraços

3. Citação Postado originalmente por ElonPJr Ver Post
    Amigo vc pode me ajudar? eu estou com dois links adsl do net virtua que me dão ip validos dhcp e precisava de um tuto ou regaras para fazer um load no 3,27 rb1000u com hot e pppoe vc tem ou sabe onde tem pra me ajudar? Tenho 99 clientes e estou tendo problemas por favor me ajude....
    obrigado
    Te aconselho a começar a ler por aqui:
    >>> http://www.mikrotik.com/testdocs/ros/3.0/ip/route.php
    >>> ECMP load balancing with masquerade - MikroTik Wiki
    >>> NTH load balancing with masquerade - MikroTik Wiki
    >>> NTH load balancing with masquerade (another approach) - MikroTik Wiki
    e por ultima este que vai resolver seu problema
    >>> PCC - MikroTik Wiki

Depois de enternder o funcionamento, acredito que se ler esse topico do inicio vai conseguir fazer qualquer balanceamento que quiser.

abraços
    Última edição por tiagomatias; 07-08-2009 às 13:13.

4. segue em anexo a parte do mangle um que prentedo testar esse fim de semana pra 6 link sendo dois links full de 2mb ether 1 e ether2 o resto link de 2mb normais.

5. segue anexo
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
    • Tipo de Arquivo: txt pcc.txt (7,3 KB, 524 visualizações)

Tópicos Similares

1. PCC Balance de 3 a 16 links - Por: M4D3
    Por m4d3 no fórum Redes
    Respostas: 509
    Último Post: 30-05-2016, 12:59
  2. Ajuda PCC Mikrotik
    Por marsilba no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 19-09-2009, 20:32
  3. Problemas depois de implementar PCC
    Por antonoel no fórum Redes
    Respostas: 2