+ Responder ao Tópico

PCC

1. Por hora estou usando akee marcação por portas... segue abaixo o cenário:

Proxy + Thunder
    1 Link marcado para porta 80 e outros
    1 Link como default para segurar p2p e outros
    1 Link marcado para sites de vídeos

Caso algum usuário abra um p2p,o link default segura a bronca e não afeta a navegação.
    Caso algum usuário abra um site para ver vídeo,o link designado para isso segura a bronca.
    Caso algum usuário esteja apenas navegando,fazendo down(http,ftp etc),o link designado para a porta 80 segura a bronca.

Nesse Caso do PCC pode ser feito algo semelhante?
    Explicando...

Link-1 marcado para porta 80
    Link-2 marcado para porta 80
    Link-3 marcado para porta 80
    Link-4 marcado para ser default,assumindo assim os p2p e outros...
    Link-5 marcado para sites de vídeos etc

Então ficaria assim na pratica...

Cliente 1 entra e o PCC o jogara para o link 1 ... Cliente 2 entra e o PCC o jogara para o link 2
    Cliente 3 entra e o PCC o jogara para o link 3 ... Cliente 4 entra e o PCC o jogara para o link 1
    Cliente 5 entra e o PCC o jogara para o link 2 ... Cliente 6 entra e o PCC o jogara para o link 3

e assim por diante...

Entao a porta 80 ficaria bem balanceada entre os usuários,e as sujeiras como p2p e vídeos ficariam com links especificos...

Nesse caso apenas Links 1,2 e 3 seriam marcados para o PCC,no entanto os 5 links serão marcados no mangle para redirecionar as suas devidas portas...

É possivel esse cenário no PCC? Irei iniciar hoje a tarde alguns testes e gostaria dos cometários e sugestões dos colegas...

Obrigado...
    Última edição por BillGates; 19-08-2009 às 09:58.

2. Citação Postado originalmente por BillGates Ver Post
    Por hora estou usando akee marcação por portas... segue abaixo o cenário:

Proxy + Thunder
    1 Link marcado para porta 80 e outros
    1 Link como default para segurar p2p e outros
    1 Link marcado para sites de vídeos

Caso algum usuário abra um p2p,o link default segura a bronca e não afeta a navegação.
    Caso algum usuário abra um site para ver vídeo,o link designado para isso segura a bronca.
    Caso algum usuário esteja apenas navegando,fazendo down(http,ftp etc),o link designado para a porta 80 segura a bronca.

Nesse Caso do PCC pode ser feito algo semelhante?
    Explicando...

Link-1 marcado para porta 80
    Link-2 marcado para porta 80
    Link-3 marcado para porta 80
    Link-4 marcado para ser default,assumindo assim os p2p e outros...
    Link-5 marcado para sites de vídeos etc

Então ficaria assim na pratica...

Cliente 1 entra e o PCC o jogara para o link 1 ... Cliente 2 entra e o PCC o jogara para o link 2
    Cliente 3 entra e o PCC o jogara para o link 3 ... Cliente 4 entra e o PCC o jogara para o link 1
    Cliente 5 entra e o PCC o jogara para o link 2 ... Cliente 6 entra e o PCC o jogara para o link 3

e assim por diante...

Entao a porta 80 ficaria bem balanceada entre os usuários,e as sujeiras como p2p e vídeos ficariam com links especificos...

Nesse caso apenas Links 1,2 e 3 seriam marcados para o PCC,no entanto os 5 links serão marcados no mangle para redirecionar as suas devidas portas...

É possivel esse cenário no PCC? Irei iniciar hoje a tarde alguns testes e gostaria dos cometários e sugestões dos colegas...

Obrigado...
    sim, tudo que vc disse dá para fazer sim, agora me responde uma coisa, para qual finalidade isso? se o loadbalaced pcc balancea de forma perfeita os links !

3. Citação Postado originalmente por tiagomatias Ver Post
    sim, tudo que vc disse dá para fazer sim, agora me responde uma coisa, para qual finalidade isso? se o loadbalaced pcc balancea de forma perfeita os links !

Antes eu trabalhava apenas com links adsl,hoje mesclo dedicado + adsl...

Vamos dizer que temos 3 links ADSL balanceados (8MB/400k),ai por coincidencia varios usuarios de um dos links estajam fazendo download,outros em p2p,outros enviando fotos para o orkut etc...
    Como ficaria a navegação em geral nesse link? Nao ficaria sobrecarregada?

Vlw...

4. Obrigado pelo o pessoal que respondeu sobre a minha dúivda lá em cima do balanceamento e divisão de banda diferentes. Bom, eu queria deixar bem claro uma coisa:

A questão não é pegar um script e copiar e colar no Mikrotik, o problema é que muita gente é novata no MK, o que é interessante num aprendizado é o how to passo a passo e não é o que acontece aqui, simplesmente um script com marcação de pacotes e rotas que para um leigo que esta começando a andar no mk fica dificil entender.

Eu sugiro que os autores dos scripts coloquem os comentários do que estão fazendo, sei que isso é chato, mas até incentiva a leigo a estudar, pois ele vai descobrir como se comporta determinada regra. Foi esse metódo que Tom Swan no seu best seller "Tecle e Aprenda C", ensinou muita gente (inclusive eu) a apreder programar em C.

Abraços

5. Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    Obrigado pelo o pessoal que respondeu sobre a minha dúivda lá em cima do balanceamento e divisão de banda diferentes. Bom, eu queria deixar bem claro uma coisa:

A questão não é pegar um script e copiar e colar no Mikrotik, o problema é que muita gente é novata no MK, o que é interessante num aprendizado é o how to passo a passo e não é o que acontece aqui, simplesmente um script com marcação de pacotes e rotas que para um leigo que esta começando a andar no mk fica dificil entender.

Eu sugiro que os autores dos scripts coloquem os comentários do que estão fazendo, sei que isso é chato, mas até incentiva a leigo a estudar, pois ele vai descobrir como se comporta determinada regra. Foi esse metódo que Tom Swan no seu best seller "Tecle e Aprenda C", ensinou muita gente (inclusive eu) a apreder programar em C.

Abraços
    certo,
    nada melhor doque o wiki da propria mikrotik

PCC - MikroTik Wiki

tenho certeza absoluta que já tinha postado os links aonde qualquer iniciante possa ler e compreender as regras, mas para via das duvidas esta ai o link q ensina/explica cada linha, se divirta.
    Só para esclarecer uma coisa, aqui n foi feito em forma de how to, é simplesmente um topico sobre o balanceamento via PCC, quem conhece lendo uma vez apenas já sabe o q siguinifica as regras, e quem n conhece, já fiz o favor de postar aonde possa ler, aprender e compreender. Agora ter q ficar desenhando um cenaria para cada um q tiver duvida, fica complicado. Me perdoe a forma da expressao, mas leia o manual da mikrotik sobre filter rules, mangle etc que ao bater o olho nas regras saberá o q esta escrito. Isso serve para qualquer pessoa, how to como passo a passo do caminho das pedras n estará aprendendo nada.

Tópicos Similares

1. PCC Balance de 3 a 16 links - Por: M4D3
    Por m4d3 no fórum Redes
    Respostas: 509
    Último Post: 30-05-2016, 12:59
  2. Ajuda PCC Mikrotik
    Por marsilba no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 19-09-2009, 20:32
  3. Problemas depois de implementar PCC
    Por antonoel no fórum Redes
    Respostas: 2