+ Responder ao Tópico

PCC

1. Citação Postado originalmente por BillGates Ver Post
    Antes eu trabalhava apenas com links adsl,hoje mesclo dedicado + adsl...

Vamos dizer que temos 3 links ADSL balanceados (8MB/400k),ai por coincidencia varios usuarios de um dos links estajam fazendo download,outros em p2p,outros enviando fotos para o orkut etc...
    Como ficaria a navegação em geral nesse link? Nao ficaria sobrecarregada?

Vlw...
    Por este motivo q a mikrotik desenvolveu o PCC para jogar um pacote para cada link via um algoritimo dela mesma, assim nunca vai saturar o link caso a carga seja dividida corretamente. N tem mas a necessidade de ficar jogando certos serviços em links separados.

2. Citação Postado originalmente por tiagomatias Ver Post
    certo,
    nada melhor doque o wiki da propria mikrotik

PCC - MikroTik Wiki

tenho certeza absoluta que já tinha postado os links aonde qualquer iniciante possa ler e compreender as regras, mas para via das duvidas esta ai o link q ensina/explica cada linha, se divirta.
    Só para esclarecer uma coisa, aqui n foi feito em forma de how to, é simplesmente um topico sobre o balanceamento via PCC, quem conhece lendo uma vez apenas já sabe o q siguinifica as regras, e quem n conhece, já fiz o favor de postar aonde possa ler, aprender e compreender. Agora ter q ficar desenhando um cenaria para cada um q tiver duvida, fica complicado. Me perdoe a forma da expressao, mas leia o manual da mikrotik sobre filter rules, mangle etc que ao bater o olho nas regras saberá o q esta escrito. Isso serve para qualquer pessoa, how to como passo a passo do caminho das pedras n estará aprendendo nada.

Certo Tiago, você não tem que me pedi perdão, pois na verdade você não me ofendeu , mas com certeza o Wiki do PCC explica tudinho (quase tudo)! Já tinha implementado auqi o PCC, mas não estava acertando configurar o balance dos links que eu te falei, mas agora esta ok. Eu fiz essa sujestão apenas para evitar perguntas repetitivas que acontecem ao longo desse tópico. Mas é isso ai, vou testar e ver como se comporta.

Abraços e obrigado novamente.

3. Citação Postado originalmente por tiagomatias Ver Post
    Por este motivo q a mikrotik desenvolveu o PCC para jogar um pacote para cada link via um algoritimo dela mesma, assim nunca vai saturar o link caso a carga seja dividida corretamente. N tem mas a necessidade de ficar jogando certos serviços em links separados.
    Obrigado pelas explicações tiago,irei fazer uns testes akee e comparar as duas formas de balance.

Logo depois volto aqui e posto como foram os resultados...

t+

4. Amigos, tenho uma dúvida parecida com a do BillGates.
    Seguinte: Tenho 02 adsl 4megas e 01 de 2megas. (Brasil telecom)
    porém o up das mesmas é de 412k (se não me engano).
    Como o pessoal upa mta foto pelo orkut, manda e-mails pesados e videos no youtube o link fica no talo para UP e sobrando no Down, acontece de o msn não entrar e etc.
    Penso q ao usar o pcc e várias pessoas que upam cairem no mesmo link o problema ocorre-rá.
    Então penso q é válido por exemplo marcar a saida dos sites que o pessoal mais upa para uma adsl e o balanceamento para as outras duas.
    Então esquema ficaria assim:
    02 ADSL 4Mb -> Balanceador PCC -> MK controle <- Linux Squid -> ADSL 2Mb
    Clientes

Esse Linux iria fazer o cache e via tcp_outgoing_address mandaria sites tipo youtube, orkut, hotmail para a adsl de 2Megas.

Peço aos colegas que avaliem minha idéia e me digam se tem sentido, ou se só eu usar o PCC com os 3 links ficaria melhor.

5. Pessoal,

Instalei o PCC aqui na minha rede, de início tive uns problemas com ID ALTA no emule e resolvi colocando as seguintes regras:

Estou usando uma RB450.

/ip firewall nat
    add action=masquerade chain=srcnat comment="BALANCEAMENTO 1x1" disabled=no \
    out-interface="MODEM #1"
    add action=masquerade chain=srcnat comment="" disabled=no out-interface=\
    "MODEM #2"
    add action=dst-nat chain=dstnat comment=DMZ disabled=no in-interface=\
    "MODEM #1" to-addresses=172.0.0.2
    add action=dst-nat chain=dstnat comment="" disabled=no in-interface=\
    "MODEM #2" to-addresses=172.0.0.2

172.0.0.2 = MK(x86) autenticador.

Ocorre que, estou tendo problemas com Rádio Uol, ela só funciona quando quer. Alguém mais está passando por isso?

PS: Fiz o PCC hoje(21/08) de acordo com o Wiki da MK.

Abs.
    Última edição por xnetinho; 21-08-2009 às 22:22.

Tópicos Similares

1. PCC Balance de 3 a 16 links - Por: M4D3
    Por m4d3 no fórum Redes
    Respostas: 509
    Último Post: 30-05-2016, 12:59
  2. Ajuda PCC Mikrotik
    Por marsilba no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 19-09-2009, 20:32
  3. Problemas depois de implementar PCC
    Por antonoel no fórum Redes
    Respostas: 2