+ Responder ao Tópico

PCC

1. Citação Postado originalmente por fasseabra Ver Post
    Amigos, tenho uma dúvida parecida com a do BillGates.
    Seguinte: Tenho 02 adsl 4megas e 01 de 2megas. (Brasil telecom)
    porém o up das mesmas é de 412k (se não me engano).
    Como o pessoal upa mta foto pelo orkut, manda e-mails pesados e videos no youtube o link fica no talo para UP e sobrando no Down, acontece de o msn não entrar e etc.
    Penso q ao usar o pcc e várias pessoas que upam cairem no mesmo link o problema ocorre-rá.
    Então penso q é válido por exemplo marcar a saida dos sites que o pessoal mais upa para uma adsl e o balanceamento para as outras duas.
    Então esquema ficaria assim:
    02 ADSL 4Mb -> Balanceador PCC -> MK controle <- Linux Squid -> ADSL 2Mb
    Clientes

Esse Linux iria fazer o cache e via tcp_outgoing_address mandaria sites tipo youtube, orkut, hotmail para a adsl de 2Megas.

Peço aos colegas que avaliem minha idéia e me digam se tem sentido, ou se só eu usar o PCC com os 3 links ficaria melhor.
    vamos pensar como vc!!
    as suas adsl são todas com o mesmo UPload, o balanceamento PCC no algoritimo dela ela joga um pacote para cada link por vez, exemplo
    primeiro pacote cliente01 > adsl1
    segundo pacote cliente02 > adsl2
    terceiro pacote cliente03 > adsl3

e por ai vai....

pensando assim se vc tem 3 links com 400k de upload vc tem na verdade 1200k de upload para trabalhar.

se vc fizer como esta pensando forçando sites q fazem bastante upload como orkut, youtube e msn para apenas uma adsl, vc vai ter apenas 400k de upload para trabalhar com todos esses serviços. Não ha vantagem alguma vc fazer isso.

lógico que por algum conhecidencia acontecer que neste sorteio do algoritimo em jogar os clientes nos links como explicado acima, acontecer dele jogar a maioria dos clientes em apenas um link vai dar lentidão mesmo, mas fazer oq né, é melhor ele mesmo jogar os clientes em forma aleatoria pelo seu proprio algoritimo de balanceamento doque vc jogar tudo em um link apenas, pq vc n estará resolvendo o problema.

Sua idéia seria valida se vc tivesse 1 link DEDICADO e varios adsl, assim vc faria com que os sites que precisa de mais UP para o link dedicado, mas no seu caso n é o q acontece.

2. Obrigado amigo TiagoMatias, boa observação, vou colocar em prática todos os links no pcc , e se eu notar falta UP peço mais uma ADSL

3. Citação Postado originalmente por tiagomatias Ver Post
    vamos pensar como vc!!
    as suas adsl são todas com o mesmo UPload, o balanceamento PCC no algoritimo dela ela joga um pacote para cada link por vez, exemplo
    primeiro pacote cliente01 > adsl1
    segundo pacote cliente02 > adsl2
    terceiro pacote cliente03 > adsl3

e por ai vai....

pensando assim se vc tem 3 links com 400k de upload vc tem na verdade 1200k de upload para trabalhar.

se vc fizer como esta pensando forçando sites q fazem bastante upload como orkut, youtube e msn para apenas uma adsl, vc vai ter apenas 400k de upload para trabalhar com todos esses serviços. Não ha vantagem alguma vc fazer isso.

lógico que por algum conhecidencia acontecer que neste sorteio do algoritimo em jogar os clientes nos links como explicado acima, acontecer dele jogar a maioria dos clientes em apenas um link vai dar lentidão mesmo, mas fazer oq né, é melhor ele mesmo jogar os clientes em forma aleatoria pelo seu proprio algoritimo de balanceamento doque vc jogar tudo em um link apenas, pq vc n estará resolvendo o problema.

Sua idéia seria valida se vc tivesse 1 link DEDICADO e varios adsl, assim vc faria com que os sites que precisa de mais UP para o link dedicado, mas no seu caso n é o q acontece.

Tiago duas perguntas simples: como é (desculpe sou novo nessa área) a regra no mangle para encaminhar todo o meu upload para o link full que eu tenho aqui? tenho algo similar como o que acontece nessa situação do nosso amigo, tenhos dois links 8Mbits com 516 de up e tenho um full de 2Mbits, e também se é possível utilizar o PCC e hotspot na mesma máquina ou é aconselhável dividilos?
    Última edição por DSSS; 22-08-2009 às 13:37.

4. Tiago, implementei o pcc e ficou tudo certo, parece q esta funcionando mto bem. Tenho ainda algumas dúvidas.
    01 - Coloquei 02 adsl de 4Mb com os modens em router. Tem como colocar os modens no modo Bridge? Se sim o que eu preciso alterar ou verificar?
    02 - Estou tentando acessar o MK de minha casa pela minha adsl e não consigo, preciso criar alguma regra? pois coloquei DMZ nos modens direto p/ o MK e não acessa.

Só isso, desculpe estar explorando seu conhecimento, mas caiu um raio na minha torre e queimou metade dos meus aparelhos, estou numa correria p/ arrumar tudo. Vlw.

5. Citação Postado originalmente por fasseabra Ver Post
    Tiago, implementei o pcc e ficou tudo certo, parece q esta funcionando mto bem. Tenho ainda algumas dúvidas.
    01 - Coloquei 02 adsl de 4Mb com os modens em router. Tem como colocar os modens no modo Bridge? Se sim o que eu preciso alterar ou verificar?
    02 - Estou tentando acessar o MK de minha casa pela minha adsl e não consigo, preciso criar alguma regra? pois coloquei DMZ nos modens direto p/ o MK e não acessa.

Só isso, desculpe estar explorando seu conhecimento, mas caiu um raio na minha torre e queimou metade dos meus aparelhos, estou numa correria p/ arrumar tudo. Vlw.
    Ola fasseabra,

01 - apenas colocar o modem em bridge e criar o Discador PPPoE no mikrotik para discar sua adsl, não esquece de mudar no mangle que suas interfaces serão agora as interfaces PPPoE
    02 - já deveria acessar sim, bastaria colocar os modem em dmz apontando para os ips dos mikrotik, deve ser alguma coisa errado ou firewall nesta maquina q pode estar bloqueando o acesso externo, mas mudando so modem para bridge alem de vc ter um desempenho melhor no link acaba essa duvida de não acessar ele de fora por estar algo errado no dmz.

abraços

Tópicos Similares

1. PCC Balance de 3 a 16 links - Por: M4D3
    Por m4d3 no fórum Redes
    Respostas: 509
    Último Post: 30-05-2016, 12:59
  2. Ajuda PCC Mikrotik
    Por marsilba no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 19-09-2009, 20:32
  3. Problemas depois de implementar PCC
    Por antonoel no fórum Redes