+ Responder ao Tópico

PCC

1. Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    Tiago duas perguntas simples: como é (desculpe sou novo nessa área) a regra no mangle para encaminhar todo o meu upload para o link full que eu tenho aqui? tenho algo similar como o que acontece nessa situação do nosso amigo, tenhos dois links 8Mbits com 516 de up e tenho um full de 2Mbits, e também se é possível utilizar o PCC e hotspot na mesma máquina ou é aconselhável dividilos?
    o que vc pode fazer é antes das regras do PCC, fazer a marcação de pacotes para os sites/serviços que consome mais UPLOAD como exemplo msn, orkut, alguns sites de email etc e jogar eles no seu link dedicado, essa é uma das formas, outra é vc usar rotas staticas no /ip route filtrando os esses serviços que disse antes e forçar ele sair apenas pelo seu link dedicado.

já fica uma mistura de loadbalaced pcc com rotas staticas

2. Citação Postado originalmente por fasseabra Ver Post
    Tiago, implementei o pcc e ficou tudo certo, parece q esta funcionando mto bem. Tenho ainda algumas dúvidas.
    01 - Coloquei 02 adsl de 4Mb com os modens em router. Tem como colocar os modens no modo Bridge? Se sim o que eu preciso alterar ou verificar?
    02 - Estou tentando acessar o MK de minha casa pela minha adsl e não consigo, preciso criar alguma regra? pois coloquei DMZ nos modens direto p/ o MK e não acessa.

Só isso, desculpe estar explorando seu conhecimento, mas caiu um raio na minha torre e queimou metade dos meus aparelhos, estou numa correria p/ arrumar tudo. Vlw.

Referente a questão nº 2 já esta resolvida. consegui acessar o MK, não era nada, rs.

Ref. a questão nº 1 vou verificar e mudar os modens p/ bridge, se pintar algum problema posto aki, Obrigado Tiago.
    Última edição por fasseabra; 25-08-2009 às 13:26.

3. Citação Postado originalmente por tiagomatias Ver Post
    Ola fasseabra,

01 - apenas colocar o modem em bridge e criar o Discador PPPoE no mikrotik para discar sua adsl, não esquece de mudar no mangle que suas interfaces serão agora as interfaces PPPoE
    02 - já deveria acessar sim, bastaria colocar os modem em dmz apontando para os ips dos mikrotik, deve ser alguma coisa errado ou firewall nesta maquina q pode estar bloqueando o acesso externo, mas mudando so modem para bridge alem de vc ter um desempenho melhor no link acaba essa duvida de não acessar ele de fora por estar algo errado no dmz.

abraços
    Coloquei os modens em Bridge, só tive q lembrar de desmarcar o Default route, o resto foi só adaptar as interfaces no mangle. Vlw Tiago.

Não estava conseguindo acessar o meu MK principal pois qdo digitava o IP do link caia no meu MK com PCC. Consegui resolver e vou postar pois posso ajudar alguém com essa mesma dificuldade.
    A estrutura esta assim:
    02 ADSL 4Mb => MK com PCC => MK principal => Clientes.

1º - Mudei a porta do meu Winbox do MK com PCC.
    IP -> Sevices
    Alterei a porta default do winbox para a 8290.
    Agora para acessar o winbox do MK com PCC tenho q colocar 189.74.xx.xxx:8290

2º - Criei uma regra redirecionando a porta default do winbox (8291) para o IP do MK principal. O IP 192.168.50.2 é a interface Link do MK principal.
    IP -> Firewall -> NAT
    add action=dst-nat chain=dstnat comment="" disabled=no dst-port=8291 in-interface=wan1-pppoe protocol=tcp to-addresses=192.168.50.2 to-ports=8291

3º - Para acessar o MK principal o IP de onde eu estiver tem q estar fora do Balance. Seguindo o Script do Tiago tem no Mangle a regra "FORA DO LOADBALACED".
    Eu adicionei o IP de onde estou lá em IP -> Firewall - Address List.
    add address=189.72.239.109 comment="COLOCAR O IP PARA FICAR FORA DO BALANCE - BART" disabled=no list=loopback

Depois é só alterar o IP qdo for preciso.

Espero ter ajudado. Vlw galera.
    Última edição por fasseabra; 28-08-2009 às 00:23.

4. olá a todos no foro, este é minha primeira participacion tenho estado lendo desde faz um tempo os pós e são muito interessantes, hare uso de um tradutor do site já que meu idioma é o espanhol...

no que respecta ao balanço por PCC, em meu caso tenho uma ADSL de 4 mb e uma ADSL de 2 mb, minha dúvida é com respeito a que valores devo modificar neste tipo de balanceamiento para que o 60% do trafico de minha rede saia pela ADSL de 4 mb e o 40% do trafico saia pela ADSL de 2mb

e outra dúvida é com respeito a: dst-address-type=!local

!local pode ser qualquer palavra? ou a que se refere?

agradecere as respostas

saludos

5. Citação Postado originalmente por mikrotikuser Ver Post
    olá a todos no foro, este é minha primeira participacion tenho estado lendo desde faz um tempo os pós e são muito interessantes, hare uso de um tradutor do site já que meu idioma é o espanhol...

no que respecta ao balanço por PCC, em meu caso tenho uma ADSL de 4 mb e uma ADSL de 2 mb, minha dúvida é com respeito a que valores devo modificar neste tipo de balanceamiento para que o 60% do trafico de minha rede saia pela ADSL de 4 mb e o 40% do trafico saia pela ADSL de 2mb

e outra dúvida é com respeito a: dst-address-type=!local

!local pode ser qualquer palavra? ou a que se refere?

agradecere as respostas

saludos

Olá amigo,
    Ref. a questão 1
    Ocorreto é vc somar as duas adsl 4 + 2 = 6Mb e dividir em 3 de 2Mb.
    Faça assim com os links as regras de INPUT, OUTPUT e PREROUTING com marcação de MARK ROUTING não mudam, não se acrecenta nada, o q vai acrecentar são as regras de PREROUTING com marcação de MARK CONNECTION, nelas que vc vai dividir o trafego por igual, no caso a divisão seria:
    2 marcação para 1 link de 4MB
    1 marcação para 1 link de 2MB
    (essa explicação foi copiada do Tiago nesse mesmo post).

Ref. a questão 2.
    dst-address-type=!local
    Esta correto, a que ela se refere não sei explicar direito, mas acredito que seja a respeito dos destinos dos pacotes.

Tópicos Similares

1. PCC Balance de 3 a 16 links - Por: M4D3
    Por m4d3 no fórum Redes
    Respostas: 509
    Último Post: 30-05-2016, 12:59
  2. Ajuda PCC Mikrotik
    Por marsilba no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 19-09-2009, 20:32
  3. Problemas depois de implementar PCC
    Por antonoel no fórum Redes
    Respostas: 2