+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Lightbulb Cache-videos + Thunder-cache! Será que fica bom?

    CacheVideos + Thunder-Cache! Será que fica bom?

    Bom, a resposta eu ainda nao sei, estou postando esse topico para reunir aqui os interessados em estudar essa ideia!

    A dias atras vi um amigo comentando que faria algo do tipo mas nao vi nenhum topico especifico, visto que, os dois tipos de proxy sao excelentes porem cada um com suas vantagens, mas a ideia eh porque nao utilizar as duas?!

    Aqui estou planejando algo do tipo: CacheVideos= Responsavel somente por videos(que sao varios) Thunder-cache= Responsavel por Windows-update e atualizacao de antivirus, rapidshare, 4shared entre outros.

    o CacheVideos AINDA nao faz cache do globo.com, mas esta no projeto deles como proximo passo. vc pode ver isso no site do desenvolvedor no link TODO list , CacheVideos

    Informacoes do Thunder-Cache vc encontra no site do desenvolvedor Thunder-Cache

    Conto com o apoio de vcs
    abracos

  2. #2

    Padrão

    Stevens, eu posso ta flando besteira mais no meu ponto de vista servidores cada um empenhando um papel mais tera qualidade e velocidade na sua rede.
    Como vc disse o thunder cache deixando para atualização de antivirus e windows update, e compartilhado como 3shared. sharex, e rapidshare. Vc teria uma qualidade bem mais alta, e deixando os video para o cachevideos, eu nunca o usei, tem que comparar o nivel de processamento de um e do outro.

    Se flei besteira me desculpe so novo em linux...

    t +
    Última edição por sergio; 19-07-2009 às 10:43.

  3. #3
    Assessoria a provedores Avatar de paulojrandrade
    Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Dourados, Brazil
    Posts
    291
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Stevens, bom dia, faz sentido na maneira q vc pensa, mas como foi falado cada um trabalha de uma maneira, a dificuldade do ThunderCache é o controle dele, tudo ele pega a full por mais q vc sete na variavel uma velocidade pre estabelicidade, pelo q vi no Cachevideos ele ja faz um controle melhor. Mas, no thunder aqui consigo marcar os arquivos pelo apache para na mangle do mk eu conseguir fazer cachefull. Agora no Cachevideos já nao sei se seria possivel.

    Mas espero q os amigos com mais conhecimento, possam amadurecer essa ideia.

    Vlw

  4. #4
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão

    Opa galera valeu pelo apoio! Hj consegui fazer os dois funcionarem com a função cache_peer do Squid, cada um fazendo cache respectivo e sem duplicidade.... mas estou sem tempo vou apresentar a monografia hj... consegui funcionar na bancada..... mas provavelmente amanha ou depois eu posto as config que fiz... pra gente poder aprimorar elas!

    abraços

  5. #5
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por paulojrandrade Ver Post
    Stevens, bom dia, faz sentido na maneira q vc pensa, mas como foi falado cada um trabalha de uma maneira, a dificuldade do ThunderCache é o controle dele, tudo ele pega a full por mais q vc sete na variavel uma velocidade pre estabelicidade, pelo q vi no Cachevideos ele ja faz um controle melhor. Mas, no thunder aqui consigo marcar os arquivos pelo apache para na mangle do mk eu conseguir fazer cachefull. Agora no Cachevideos já nao sei se seria possivel.

    Mas espero q os amigos com mais conhecimento, possam amadurecer essa ideia.

    Vlw
    Isso mesmo paulo... vlw pela força... foi um post seu q li vc falando sobre a possibilidade de trabalhar com os dois servidores juntos!
    abraço

  6. #6
    Assessoria a provedores Avatar de paulojrandrade
    Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Dourados, Brazil
    Posts
    291
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    putz... vc conseguiu... posta ai a receita pois até hoje nao consegui nao...

    Grande Abraço

  7. #7

    Padrão

    Isso é muito bom, pra gente colocar em funcionamento e ver o dá , dae as conclusões rodando em diversas situações.........
    Última edição por sergio; 19-07-2009 às 10:45.

  8. #8
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão CacheVideos + Thunder-Cache (Primeira configuracao)

    Bom vou tentar resumir o maximo possivel do que eu fiz.

    Vamos considerar que o Videocache e o Thundercache ja esta instalado e funcionando individualmente...

    No VC (Videocache) coloquei uma placa de rede so para se comunicar com o thunder, ela tem o ip 192.168.200.1/30

    No thunder eu coloquei uma placa tbm somente para comunicar com o VC; o ip 192.168.200.2/30

    Resumindo a solicitacao chega primeiro ao VC e se solicitado determinado site ela vai para o Thunder-cache.

    O thunder possui uma lista chamad thunder.lst, nela possui os dominios o qual ele vai fazer o cache.

    a minha depois de editada
    thunder.lst
    Código :
    avast.com
    .avg.com
    .windowsupdate.com
    .grisoft.com
    .avgate.net
    .globo.com
    .terra.com
    .ytimg.com
    .eset.com
    .orkut.com
    .4shared.com

    Usei no squid o ICP (Internet Cache Protocol) para fazer a comunicação entre os caches, se n me engano utiliza protocolo UDP.

    adicionei esta regra ao squid.conf do thundercache

    Código :
    #Parent Proxy
    icp_port 3131
    icp_access allow all
    #cache_peer 192.168.200.1 parent 8080 3131 proxy-only

    Feito isso seu Thunder-cache esta pronto para receber requisições do VC

    Bom ai vai o que eu adicionei no squid.conf do VC e obtive exito em enviar somente determinados dominios para o thunder.(Essa foi a parte mais complicada)

    Código :
    http_port 192.168.2.1:8080 transparent
     
    acl proxy src 192.168.200.0/24
    miss_access deny proxy
     
    # Libera para a rede local
    acl redelocal src 192.168.2.0/24
    acl squid src 192.168.200.0/24
    http_access allow squid
    http_access allow localhost
    http_access allow redelocal
     
     
     
    ## ICP PARENT PROXY
    icp_port 3131
    acl thunder src 192.168.200.2
    cache_peer 192.168.200.2 parent 3128 3131 proxy-only
    cache_host_domain 192.168.200.2 avast.com .avg.com .windowsupdate.com .grisoft.com .avgate.net .globo.com .terra.com .ytimg.com .eset.com .orkut.com .4shared.com
    acl thundercache dstdomain -i avast.com .avg.com .windowsupdate.com .grisoft.com .avgate.net .globo.com .terra.com .ytimg.com .eset.com .orkut.com .4shared.com
    cache deny thundercache
    icp_access deny all


    *Obs: detalhe que meu Videocache esta escutando na porta 8080 e o thunder na 3128

    Boa Sorte a vcs
    abraços

  9. #9
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão

    Galera o negocio parece que ficou bom ein... todos videos fazendo cache... globo.com e windowsupdate ok... orkut tbm ta fazendo cache... e os servidores tao trabalhando com memoria cheia... vou ver o relatorio do videoscache pra postar...

  10. #10
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão

    video-cache e thunder-cache atualizaram as versoes... a vida de cachear videos nao é facil rsrs...